Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1º Cultivo: Teonanactl - O Retorno do Micélio

Diário de cultivo problemático.
Olá Pessoal!
Estou de volta com meu cultivo que parecia estar abandonado, mas na verdade estava on hold para quando eu tivesse tempo para cuidar melhor dos meus queridos!

Iniciei este cultivo com a cultura líquida, e até aqui vocês pode conferir neste tópico:
https://teonanacatl.org/threads/teonanactl-1º-cultivo.4792/

Segui a receita padrão do forum: FAI, cremogema, balanceador de PH (usei giz), e vermiculita.
A minha vermiculita é daquela muito fininha, mas como foi a única que tive acesso, usei ela mesmo...(Nota 1 Lembrete para prestar atenção na umidade....)

Produzi com a receita 10 copos, sendo que em 2 deles (que foram devidamente marcados) não coloquei o filtro de papel porque tinha acabado. (Nota 2 Sempre conferir o material antes de começar!!! shame on me!)
Foto0076.jpg

Foram para a PP por 1 hora (de pressão), e deixei para esfriar da noite para o dia. Um dos copos virou na panela e encharcou, este foi descartado.
Foto0077.jpg

No dia 28/08 inoculei os copos com minha CL (Nota 3: Lembrar de arrumar uma agulha com o furo maior, senão entope DIRETO. Consegui uma grátis na farmácia, é só pedir agulha para aplicação.)

Os copos foram inoculados dentro da minha GEB (Glove Edredon Box!) devidamente asséptica.
Foi neste momento que ví que não tenho habilidade NENHUMA com a seringa, visto que furei meu dedo com a agulha! (Dei meu sangue literalmente por este cultivo). Troquei a agulha, e a luva. Depois do terceiro copo ficou mais fácil. Tampei os orifícios causados pela agulha, naquele esquema de um esparadrapo em cima do outro, sem maiores problemas.

Coloquei os benditos copos na minha gaveta incubadora, com uma lâmpada enrolada em papel alumínio, e eles envoltos em um saco preto. Temperatura constante a 30ºC.

Seguindo os conselhos do forum, mandei muitas vibes, e fiz muita "saliência" com minha namorada na presença deles.......rs

Deixei eles paradinhos até hoje (30/08), quando minha curiosidade tirou o melhor de mim e me fez verificar.

HOUSTON WE HAVE MYCELIUM

Fiquei muito feliz, mesmo sendo ainda um ponto pequeno, está funcionando!!!
Apenas um copo não apresentou sinal NENHUM de micélio, mas não me preocupo, pq tenho certeza que vai aparecer.

Agora é partir pra montar o terrário!

Mandem as VIBES!!!!!!
 
AS FOTOS não estão muito nítidas, sei não, parece até contaminante, o micélio não parece vigoroso, em alguns pontos ele é até disperso. Esperar mais um pouco. Tem troca de ar?
 
Fala tupynambá! As fotos são de celular, aí já viu! Tá tudo branquinho, mas realmente não tá aquele branco sólido. Não tem troca de ar, tá do mesmo jeito que quando inoculei no dia 28.
E ae o que acha? Devo tentar uma aeração ou espero mais?
 
Fala ZaoX
realmente as fotos de celular nao mostram bem a nitidez
a colonização dos copos ja esta quase 100%, eu esperaria mas uns 2 dias pra retirar o bolo

OBS:presta atenção se o cheiro é de fungo msm,na minha 1° vez eu ja cultivei Cobweb sem saber

abraço!
 
Fala tupynambá! As fotos são de celular, aí já viu! Tá tudo branquinho, mas realmente não tá aquele branco sólido. Não tem troca de ar, tá do mesmo jeito que quando inoculei no dia 28.
E ae o que acha? Devo tentar uma aeração ou espero mais?

Faça um pequeno furo e colo em cruz duas tiras de esparadrapo "micropore". Vai acelerar o processo.
 
Esse furo é so para o copo obter mas oxigênio,e acelerar esse processo de colonização

pode ficar tranquilo
 
Faça um pequeno furo e colo em cruz duas tiras de esparadrapo "micropore". Vai acelerar o processo.

se nao virar o copo de cabeca pra baixo o efeito eh apenas psicologico.
:)
(virando de cabeca pra baixo o CO2 escoa pelos furos.)
 
Opa, valeu galera pelas dicas, não tenho muita pressa, ainda tenho que deixar o terrário rodando 100% primeiro...e tenho ainda que comprar um aquecedor com termostato pra fase de frutificação (26º-28º) porque pra pinagem aqui com os 22º atuais tá beleza.
Talvez a velocidade tenha caido, porque a temperatura caiu uns 3-4º neste feriado, e continua mais baixa do que os 25º que eu tinha na colonização. Já resolvi isso, minha incubadora tá a 25,5º.
 
Pessoal, além de não estar percebendo avanço, hoje reparei que uns 2 bolos parecem estar diminuindo de volume, como se estivessem sendo consumidos...Percebi pelo espaço que tá ficando entre o copo e o bolo. Tô meio preocupado... será que alguém aí tem uma idéia?
 
Se não tem avanço COM temperaturas ótimas, se o micélio (estagnado) perto das zonas não colonizadas parecer algodoado, pode sinalizar uma possível (talvez ainda não visível) contaminação por bactérias. Se o substrato estiver muito seco também complica o desenvolvimento, mas não como as bactérias.

O micélio pode estar realmente consumindo o substrato, podendo liberar água e entrar em envelhecimento. Se realmente não quiser ficar esperando mais para vêr o que pode acontecer, separe as áreas mais sadias dos bolos das áreas não colonizadas e suspeitas (incluindo a área colonizada por micélio estranho/estagnado). Com o micélio das áreas sadias, você pode tentar um casing ou inocular em substratos pasteurizados. Todo cuidado é necessário para não espalhar possíveis contaminantes pela área de seu cultivo.
 
Fala pessoal!
Então figurinha, o copo tá completamente branco, mas não é um branco sólido entende? Como ví em outros cultivos, o micélio vai dominando o copo, onde conseguimos ver o que o micélio consumiu ou não. No meu caso consumiu tudo, mas não com aquela densidade...
Como você disse, as condições de temperatura tem que ser mantidas, nessa semana eu dei bobeira e os bolos ficaram com um pouco de frio, mas agora estou mantendo temperatura constante de 27ºC. Vou dar mais um ou dois dias pra ver se há alteração. Vou colocar fotos pra vocês verem como tá a situação.
Agradeço por não ter esquecido do meu cultivo! Não dispenso comentários!!!!
Grande abraço!!!!
 
tos atuais dos copos e do meu aquecedor particular...

AQUECEDOR.jpg

tenho certeza que esse copo vai me render excelentes frutos......:cool:rs

Foto0132.jpgFoto0133.jpgFoto0134.jpgFoto0142.jpg Fo

Este foi o copo que murchou: Parece estar verde, mas é só o reflexo da câmera, na segunda foto dá pra perceber a "murchada".

Foto0143.jpgFoto0144.jpg

Outros copos:

Foto0145.jpgFoto0146.jpgFoto0147.jpgFoto0148.jpgFoto0149.jpg
 
ZaoX e seu cultivo teonanacatl,belezura de copos heim

curiosidade, o vermelho das unhas, sao suas? :confused::rolleyes::cool:
 
Este aquecedor depois pode virar terrário também né?

Foi difícil, mas consegui analisar as outras fotos, parece que a colonização não está completa, é possivel notar uma pinta maravilhosa... -> Não não <- ... uma parte do substrato descolonizada no fundo do(s) copos. As regiões menos densas de colonização observadas nas laterais do(s) copo(s) parecem setores de competição entre bactéria e micélio. Já presenciei coisas assim, da para salvar. Mas espere mais comentários sobre os copos mais sortudos do CM!
 
Fala pessoal!
1- As unhas pintadas são da minha amada!
2 - Sim, a pinta é maravilhosa!
3 - As bases dos copos estão com a vermiculita seca, que segui da receita padrão do CM, acho que não colonizaria mesmo.
4- Espero que dê para salvar sim, muito amor e carinho foram dedicados a esses copos! Mas de qualquer jeito vamos aguardar!

Agradeço pelo feedback! Em dois dias posto mais fotos pra acompanharmos o desenvolvimento.

Ps.: Acabei de voltar da delegacia, dois pilantras arrombaram meu veículo... Sorte que pegaram os caras no ato! - Desculpem o off-topic, mas tive que desabafar!
 
Pessoal, os copos não estão apresentando melhoras, pelo contrário, mais um copo começou a "murchar".
Observei neles o seguinte: Existe o micélio dos cubensis e alguma outra coisa, que são uns pontinhos brancos, mas não do mesmo branco que o micélio, do tamanho da ponta de uma agulha +-.
Imagino que seja a contaminação que tá impedindo o sucesso do meu cultivo.

Dispensei os copos com o "murchado", dentro de um saco plástico, não percebi cheiro nenhum.

Tô achando que é hora de abandonar esse cultivo e começar do zero.
Tenho ainda CL, será que ela talvez seja a origem da contaminação? Quando for reiniciar, vou fazer um teste, com a CL e com uma seringa de esporos.

O que vocês acham?
 
eu acho que eram PINS e voce ta jogando fora copos BONS.
faz parte do processo o micelio murchar.
 
Fala Mortan! O que você acha que devo fazer então meu velho? onde ele murchou não tava tão branco...

O que faço? continuo aguardando?

O conteúdo dos copos tá no saco de lixo ainda, usei um saco só pra isso, dá pra tentar um casing então...
 
Back
Top