Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º cultivo: TAZ em Milho - Erros e acertos

Diário de cultivo completo.
Salve irmandade!

Após semanas invadindo dezenas de pastos pelo interior do estado de SP, camuflado com roupas verdes e ter doado meu sangue a milhares de mosquitos, sem ser recompensado pelo elemental Cogumelo desisti das caçadas e resolvi iniciar meu primeiro cultivo.

Metodo: Inoculação em milho
Raça/Strain: TAZ
Fornecedor: Camarada solidário

Seringas:
Recebi os esporos e procedi cuidadosamente com o procedimento de confecção de seringas. Para a água da seringa utilizei ÁGUA DESMINERALIZADA (água de bateria encontrada em postos de combustível). Fervi a água, deixei esfriar e fiz as seringas na tampa do forno, tomando muito cuidado com as temperaturas para não matar os esporos. Deixei as seringas na geladeira por 4 dias para hidratar bem os esporos.

Preparação do Milho:
Cometi alguns erros nesta etapa (ver mais abaixo). Utilizando milho para pipoca deixei-o de molho por aproximadamente 30 horas e após fervi por 30 minutos em panela tampada. Esterilizei os potes com álcool e enchi com o milho quente. Fechei com 2 camadas de papel alumínio e 1 camada de filtro de cafe entre elas. Vedei utilizando fita isolante. Deixei na panela de pressão sem tampar (não cabiam) por mais 30 minutos em água fervendo. Deixei esfriar por 24 horas. Até aqui não esterilizei corretamente o milho por absoluta falta de tempo devido a imprevistos que ocorreram durante as etapas. Com medo de contaminação levei ambos os potes ao forno de microondas por 4 minutos, de onde sairam extremamente quentes e o milho mais aberto do que antes. Foi uma alternativa de emergência e também uma experiência de extermínio das bactérias e fungos do milho antes da inoculação. Deixei esfriar por 24 horas.

Conservação:
Por enquanto estou mantendo os dois potes de milho guardados numa caixa de isopor, no escuro, sem controlar a temperatura. A cada 2 dias tiro para observar.

Erros cometidos:
- Não "escolhi" os grãos de milho (esqueci).
- Não deixei o milho de molho com a água sanitária. (esqueci)
- Não fervi o milho pelo tempo correto.
- Não esterilizei os potes com milho na panela de pressão tampada e pelo tempo correto.
- Enchi demais os potes com milho, deveria ter deixado pela metade.

Histórico:
Fechamento dos potes: 08/abril/07
Inoculação: 10/abril/07
Data de agitação: 15/abril/07 (5 dias após inocular, método Boca, rolando os potes)
Data das fotos 1,2,3 e 4: 16/abril/07 (6 dias após a inoculação, 1 dia após agitar)

Dúvidas:
- Apareceram umas manchas nos locais onde a seringa perfurou (ver foto 4), isso é normal?
- Nem todos os esporos injetados nos potes viraram hifas. Muitos ficaram colados nos vidros. Isso é normal?
- Gotas de água dentro dos potes são normais?
- Um dos potes está com as hifas mais esparsadas do que o outro, porém mais densas. O outro estão mais homogêneas porém mais finas. O que é isso?
- Quando saberei que as hifas viraram micélio?
- Quando saberei que estou livre de contaminação?
- Quando poderei tirar dos potes para o casing?


Me ajudem a melhorar e aprender. Todas as críticas são bem-vindas.
potes.jpgpote1.jpgpote2.jpgmanchas_potes.jpg
 
PINS!!! Nasceram PINS!!!

Após mais uma semana voltei de viagem doido para abrir os baldes e ver o que tinha... num balde tenho 4 pins e no outro balde tenho 2 pins gordotes!!!!

Ainda estou seriamente em dúvida sobre a existência de CobWeb... já comparei diversas fotos de cobweb com os meus baldes e como nunca ví cobweb ao vivo antes ainda não seí... quando vejo as fotos do cultivo do INFECTED acho que meu cultivo está indo bem como o dele... e ás vezes quando olho fotos de cobweb fico crente que estou com uma "P" infestação de cobweb nos dois baldes pois esse "micélio duvidoso" não para de crescer sobre a camada de vermiculita... como eu queria ter uma máquina fotográfica para postar as fotos aqui e vocês me tirarem essa dúvida de uma vez por todas!!!

Faz tempo que não borrifo mais água dentro dos baldes e hoje deixei-os o dia todo abertos ao lado da janela também aberta com uma tela protetora em cima contra insetos...

Bem, seí que cometi muitos erros até aqui... o mais grave foi ter deixado os baldes muito tempo fechados com altíssima umidade... seí que tenho grande chance de estar criando CobWeb, mas vou continuar só para ver no que dá... tenho 3 dúvidas:

1- Se os Pins abortarem ou demorarem muito para crescer ou ainda crescerem com esse "micélio duvidoso" em cima deles, isso me daria certeza de que tenho CobWeb em meus baldes?

2- Como saberei se tiver abortos? (as fotos sobre abortos na biblioteca não estão abrindo).

3- Se eu tiver certeza de ter cobweb em meus baldes como salvá-los? Devo raspar toda a camada superficial de vermiculita com cobweb e micélio juntos? Ou não adiantará nada e deverei jogar tudo no fundo do meu quintal na esperança de que nasça alguma coisa?

Obs: pelo sim pelo não iniciei hoje um novo cultivo. Já estou esterilizando mais 2 potes de milho e inocularei com a strain pesa.

Mestre Maurício, conto com seu HELP!!!

Obrigado aos demais que ajudarem também!
 
Parabens pelo cultivo!!! :pos:
Bom comeco, para um cultivo "bulk". Tenho certeza que muita experiência voce já ganhou por escolher esse método.
Se voce tem dúvidas em relação ao Cobweb, aconselho começar a tratar com H202. Basta borrifar H202 onde vc acha que esteja contaminado. Cuidado para nao borrifar em cima dos pins, pq pode causar abortos.
Wind, Cobweb é algodoado, mas ta longe de se parecer com um micelio algodoado de cubbs. Cobweb, tem uma cor mais azincentada e cresce muito rápido em relacão ao micelio de cubbs. Mas por via de duvidas, EU comecaria o tratamento (tem uma experiência com Cobweb, postado pelo Mauricio recentemente, aconselho ler). Caso esteja contaminado, não jogue fora, tente tratar!
Em relação aos abortos, os pins param de crescer e ficam escuros como se estivessem podres. No caso de abortos, retire-os para nao atrair contaminantes. Lembre-se que os cogumelos se desenvolvem muito rapido (2-3 dias). Abortos podem ser aproveitados, desde que não estejam contamidos.

Boa sorte!:pos:
 
Fala Wind


Uma coisa bem característica dessa infecção é que você detecta um foco minúsculo num ponto do casing ou bolo e em poucas horas tudo foi infectado, é muito rápido.

Pra quem já viu é bem diferente de micélio, o cobweb é uma rede fina como teia de aranha e a cor tende para o cinza em contraste com o branco leite do micélio de cubensis.

Uma foto seria bem vinda para tirar qualquer dúvida.
 
Amigos, obrigado pelo acompanhamento...

...sei que devo fotos e que não posso esperar muita ajuda sem elas...

Bem, em relação ao cultivo, minha profissão exige que eu viaje muito... neste momento estou a milhares de km de casa e só voltarei domingo...

...quem cuida de meu cultivo quando estou fora é minha adorável esposa.. segundo o que ela me disse por telefone os Pins estão crescendo... agora estão com mais de 1 cm e ela contou entre 10 a 15 por balde... orientei ela a arrancar aqueles que parecerem "pretos e murchos" (acredito que poderei identificar assim os abortos).

Vocês não imaginam como é difícil neste estágio final do cultivo estar longe dele! Não estou vendo eles crescerem! Talvez minha esposa terá que colhê-los, secá-los e colocá-los na sílica que já deixei comprada... desse jeito ela entenderá mais de cogus do que eu!

Obrigado a todos, irei postando sempre que puder.
 
Back
Top