Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º cultivo: TAZ em Milho - Erros e acertos

Diário de cultivo completo.
Salve irmandade!

Após semanas invadindo dezenas de pastos pelo interior do estado de SP, camuflado com roupas verdes e ter doado meu sangue a milhares de mosquitos, sem ser recompensado pelo elemental Cogumelo desisti das caçadas e resolvi iniciar meu primeiro cultivo.

Metodo: Inoculação em milho
Raça/Strain: TAZ
Fornecedor: Camarada solidário

Seringas:
Recebi os esporos e procedi cuidadosamente com o procedimento de confecção de seringas. Para a água da seringa utilizei ÁGUA DESMINERALIZADA (água de bateria encontrada em postos de combustível). Fervi a água, deixei esfriar e fiz as seringas na tampa do forno, tomando muito cuidado com as temperaturas para não matar os esporos. Deixei as seringas na geladeira por 4 dias para hidratar bem os esporos.

Preparação do Milho:
Cometi alguns erros nesta etapa (ver mais abaixo). Utilizando milho para pipoca deixei-o de molho por aproximadamente 30 horas e após fervi por 30 minutos em panela tampada. Esterilizei os potes com álcool e enchi com o milho quente. Fechei com 2 camadas de papel alumínio e 1 camada de filtro de cafe entre elas. Vedei utilizando fita isolante. Deixei na panela de pressão sem tampar (não cabiam) por mais 30 minutos em água fervendo. Deixei esfriar por 24 horas. Até aqui não esterilizei corretamente o milho por absoluta falta de tempo devido a imprevistos que ocorreram durante as etapas. Com medo de contaminação levei ambos os potes ao forno de microondas por 4 minutos, de onde sairam extremamente quentes e o milho mais aberto do que antes. Foi uma alternativa de emergência e também uma experiência de extermínio das bactérias e fungos do milho antes da inoculação. Deixei esfriar por 24 horas.

Conservação:
Por enquanto estou mantendo os dois potes de milho guardados numa caixa de isopor, no escuro, sem controlar a temperatura. A cada 2 dias tiro para observar.

Erros cometidos:
- Não "escolhi" os grãos de milho (esqueci).
- Não deixei o milho de molho com a água sanitária. (esqueci)
- Não fervi o milho pelo tempo correto.
- Não esterilizei os potes com milho na panela de pressão tampada e pelo tempo correto.
- Enchi demais os potes com milho, deveria ter deixado pela metade.

Histórico:
Fechamento dos potes: 08/abril/07
Inoculação: 10/abril/07
Data de agitação: 15/abril/07 (5 dias após inocular, método Boca, rolando os potes)
Data das fotos 1,2,3 e 4: 16/abril/07 (6 dias após a inoculação, 1 dia após agitar)

Dúvidas:
- Apareceram umas manchas nos locais onde a seringa perfurou (ver foto 4), isso é normal?
- Nem todos os esporos injetados nos potes viraram hifas. Muitos ficaram colados nos vidros. Isso é normal?
- Gotas de água dentro dos potes são normais?
- Um dos potes está com as hifas mais esparsadas do que o outro, porém mais densas. O outro estão mais homogêneas porém mais finas. O que é isso?
- Quando saberei que as hifas viraram micélio?
- Quando saberei que estou livre de contaminação?
- Quando poderei tirar dos potes para o casing?


Me ajudem a melhorar e aprender. Todas as críticas são bem-vindas.
potes.jpgpote1.jpgpote2.jpgmanchas_potes.jpg
 
Windstream, acho que vc pecou na esterilização mesmo, o resto está correto. Não é fundamental que vc não encha o frasco, pode ser do jeito que vc fez, só que não será possível acelerar a colonização sacudindo o pote.

Outro erro foi ter posto no microondas. As partículas do forno agem em moléculas de água e provavelmente seu milho perdeu umidade no processo.

De resto, tudo está normal.

Sorte!
 
windstream, blzinha?

Pela foto que vc postou, a respeito dos furos nos potes, me parece que não tem nada vedando os furos!
Era ideal vc ter colocado algum durex ou micropore para tampar esses furos e assim combater contaminações!

Desculpe se há algum tipo de durex por ali, porém não o vi!
Espero que esses detalhes nos furos nao seja algum indicio de contaminação!
Boa sorte no seu cultivo amigo!
Good Vibes \o/
Abração
 
Quando esse branco pálido se transformar num branco forte, como leite, o milho estará totalmente colonizado.

Prepare o material para montagem dos casing, pois não demora muito a colonização se completar.
 
A colonização do milho é interessante, inicialmente é bem rápida, mas, para colonizar 100% demora um pouco (pelo menos em meus cultivos), provavelmente devido a diminuição do oxigênio no pote.

Eu não fervo o milho antes de colocar nos potes, deixo de molho por 24h pelo menos.

Gostei muito da técnica de tyndalização para o milho.

Estou com 3 potes 95% colonizados sem qualquer vestígio de contaminação.

Se contaminar (só um pouco) faça um outdoor, nunca leve contaminantes para o terrário.

Good Vibes!
 
Onda de Vento! Parabéns pelo primeiro cultivo!

Dúvidas:
- Apareceram umas manchas nos locais onde a seringa perfurou (ver foto 4), isso é normal?

Nunca vi nada parecido, mas também não me parece preocupante! Assim como MadHater perguntou.... Esse furos por acaso estão abertos? Fique de olho!

- Nem todos os esporos injetados nos potes viraram hifas. Muitos ficaram colados nos vidros. Isso é normal?
- Gotas de água dentro dos potes são normais?

Notei que nos cultivos com a strain TAZ, o micélio libera/expele/sei-la bastante água na parede dos potes. Parece ser uma característica do micélio TAZ. A única coisa que pode preocupar é o fato que nessa água pode se dar a possibilidade de desenvolver muitos outros microorganismos como micróbios e/ou outros contaminantes.

- Quando saberei que estou livre de contaminação?

Nunca se sabe! Sempre de olho! O micélio primeiro de tudo busca cobrir toda superfície do substrato justamente para proteger o que é seu! Isso diminui bastante as chances dos inimigos atacarem.

- Quando poderei tirar dos potes para o casing?

Aguarde de 3 a 5 dias DEPOIS que o micélio cobrir toda superfície visível do substrato.

De qualquer forma, suas fotos mostram que o micélio esta se desenvolvendo bem.

Que as melhores vibrações atinjam seu micélio, para que possa crescer e se desenvolver completamente, forte e sadio! E como sempre, boas vibrações para todos do fórum!

:pos:
 
Grande Wind!! vos saúdo por ter começado seu cultivo. Prepare-se para o que será a experiência mais intensa de sua vida.

Fora os erros (q vc já aprendeu), tudo ok, deixo minhas boas vibrações a vc e ao cultivo.

As manchas me parecem somente o filtro de café úmido, e perfurado. Percebi que vc colocou fechou eles com fita adesiva = correto. Pode-se utilizar micropore, no momento da inoculação, ou , se perceber alguma freiada no desenvolvimento do micélio e a umidade no substrato inoculado estiver ok, vc pode fazer um furo, e logo fechar ele com micropore. Isso promove trocas gasosas do interior do pote / exterior, mas para isso é necessário a presença dos filtros, como vc usou.

Tenha paciência, jovem Jedi. Aproveite para ler, e estudar muito como montar seu casing, e estude sobre frutificação.

paz e luz!!!
 
Ai Windtream E Bom Saber Que Vc Esta Cultivando, Apezar Dos Deslizes Tomara Que De Tudo Certo....
 
NeuroFX, MadHater, Mauricio, TapyKala, Kliphos, Becheleni, MuiLok e frederic:
Muito obrigado pela participação de vocês e pelas dicas postadas... fiquei muito contente em saber que vocês estão me acompanhando... saibam que todos vocês contribuiram bastante para que eu conseguisse chegar até aqui. Obrigado a todos os que compartilharam seu conhecimento e nos possibilitam aprender. Irei fazer o mesmo pelos novatos.

Está dando certo! Iniciei o cultivo em baldes!

Ontem, 12 dias após fechar os potes com milho considerei que o micélio já havia colonizado totalmente os potes de milho e iniciei o cultivo utilizando baldes... curiosidade: durante estes 12 dias os potes permaneceram lacrados e sem qualquer troca de ar, mesmo assim o micélio colonizou agressivamente no início e depois mais lentamente até o final.

... felizmente após uma esterilização deficiente não houve contaminação. Teria sido a esterilização de emergência que fiz utilizando o microondas? teria sido por não haver feito troca de ar?... não seí, apenas estou muito feliz que não contaminou!

Utilizando a idéia do membro Karirí:
https://teonanacatl.org/threads/caminhando-para-o-simples-balde-saco-de-lixo.112/
...e do membro Infected:
https://teonanacatl.org/threads/thai-koh-samui-1°cultivo-balde-pó-de-coco.1060/
resolvi fazer meu primeiro cultivo utilizando baldes e sacos. Achei a idéia deles extremamente eficaz e simples, além de estar de acordo com minha disponibilidade de tempo, logistica e espaço necessário.

Substrato utilizado:
- 1 Kg de humus de minhoca (supermercado)
- 1 Kg de esterco de curral (supermercado)
- 1/2 Kg de Pó de Casca de Côco (supermercado)
- 10 gramas de Carbonato de Cálcio (farmácia manipulação)
- 1 litro de água desmineralizada (loja de auto-peças)
Obs: as quantidades acima foram misturadas e divididas por 2 baldes.

Preparação:
Utilizando um dos baldes, previamente desinfetado, misturei todos os ingredientes acima, SECOS, deixando bem homogêneo. Após estar bem misturado adicionei água até a textura ficar úmida ao ponto de espremer e sair algumas gotas, coincidiu exatamente com 1 litro de água desmineralizada para a proporção acima. Tirei uma foto macro da textura (veja fotos abaixo).

Esterilização:
Utilizando uma fronha limpa colocada no outro balde, virei o balde da mistura sobre ela e dei um nó. Comprei um caldeirão médio (R$ 33,00) e utilizei um suporte de fondue para não deixar a fronha com o substrato encostar na água. Deixei o substrato dentro da fronha e por sua vez dentro do "CALDEIRÃO DO BRUXO" por 2 horas. A esterilização atingiu altíssimas temperaturas e só esfriou no dia seguinte. Não recomendo a esterilização deste substrato no microondas pois ele certamente fará com que toda a água do substrato evapore deixando-o seco e impróprio para cultivo. O método do "Caldeirão do bruxo" não só esteriliza como permite que todo o vapor da água em ebulição hidrate ainda mais o substrato. (veja fotos)

Inoculação:
No dia seguinte o substrato esterilizando já estava frio. Abri a fronha e dividi o substrato igualmente pelos dois baldes, deixando uma sobra na fronha para cobrir o milho depois. Abri um pote de milho de cada vez e coloquei dentro do saquinho Ziplock para quebra-lo. Curiosidade: o cheiro que saiu dos potes de micélio colonizado era extremanete ácido (parecia cheiro de fluído de pilhas só que ainda mais forte). Um dos potes não adiantou dar umas batidinhas no fundo, tive que esterilizar uma faca e quebrar o milho antes de pôr no saquinho. Coloquei o milho de cada pote em cada balde numa camada esparsada pelo diâmetro do balde. Depois cobri com uma fina camada do substrato, cerca de 0,3 a 0,5 centímetros de espessura. (Veja fotos abaixo) Para finalizar utilizei uma bombinha de pulverização, previamente esterilizada, e pulverizei bastante água desmineralizada para dentro dos sacos e baldes antes de fechar.

Conservação:
Fechei os baldes com sacos de lixo azuis de 20 litros, com a boca virada para cima, e fiz um laço bem apertado em cada. Estou deixando-os no meu quarto (não tenho outro lugar) próximos á janela, mas sem incidência solar. Não farei nenhum controle de temperatura, apenas deixarei arejar daqui a alguns dias e pulverizarei mais água. Acredito que quanto menos abrir melhor.

É isso por enquanto... agora é só arejar a cada 3 ou 4 dias e borrifar água... vamos ver no que dá... nem acredito que até aqui deu tudo certo, mesmo com os erros que cometi. Mas estou esperando ansioso as CRÍTICAS e DICAS dos veteranos... mandem bala!
material.jpgagua.jpgtextura.jpgbaldes1.jpgbaldes2.jpgfronha.jpgsuporte.jpgcaldeirao.jpgpoteaberto.jpgmilhozip.jpgmilhosub1.jpgmilhosub2.jpgbaldesfim.jpg
 
Parabéns caro Wind,

Meu cultivo também foram planejados para o balde... Já está em uns 90% 95%.

Os procedimentos que vou tomar seguem a linha que você usou, que você e eu tenha-mos sortes e bençãos...

Abraços =)
 
fala Wind

Assim como você descreveu parece que tudo está certo.

O cheiro do micélio é um adocicado forte, não é enjoativo, talvez cheiro de jaca madura, já sentiu esse cheiro ?

Quanto ao aspecto é branco denso como nata de leite.

Filamentos fininhos como teia de aranha é contaminação, aí o cheiro é de azedo e dá até dor de cabeça se você cheirar por algum tempo.

Se tiver tudo legal mais alguns dias e a superfície coloniza, então está pronto para frutificar.

Eu coloco uma camada bem fininha de vermicullita em cima, o suficiente para esconder a superfície colonizada, isso evita o contato de insetos quando abrir.

Para frutificar tem que baixar a temperatura, expor a luz e deixar aberto para ter bastante oxigênio.
 
amigo

vc falou em cheiro acido??

nao é normal nao... bem provavel q seja contaminaçao...

o cheiro dos micelios é leve... como diz o Mauricio "parece de jaca"

continue com a tecnica ate o fim...

o micelio saudavel é sempre forte...

eh provavel q frutifique

good vibes
 
Talvez eu tenha achado o cheiro ácido por nunca ter cheirado uma jaca antes... rsrsrsrs lembrando bem ele era meio adocicado mesmo...

Passados 5 dias após fazer os baldes abri o saco para ver como estava. Me assustei ao ver uma enorme camada branca cobrindo quase 70% da superfície... também tem um montão de "espetos brancos", que segundo o mestre Maurício é o micélio crescendo rizomorficamente, ou seja, está indo maravilhosamente bem!

Agora vou esterilizar um pouquinho de vermiculita e colocar uma camada fina para evitar o Overlay do micélio e também contaminações... depois é só ir borrifando água e esperar frutificar.

...infelizmente estou sem máquina fotográfica para mostrar para vocês, mas já estou comprando outra e em breve postarei muitas fotos.

Maurício: Mais uma vez muito obrigado pelas ajudas... graças ás suas dicas está tudo dando certo no meu cultivo. Infelizmente não poderei seguir a idéia que você deu do saco preto com o filtro na boca por que não encontrei essa lã de edredon para comprar... pedirei á minha querida esposa que borrife água para mim e troque o ar enquanto eu estiver viajando a trabalho.

nem estou acreditando que mesmo após cometer vários erros até agora não contaminou!
 
Preocupação!!! Receio!!! Dúvida!!!

Já se passaram 2 semanas... o micélio agressivo insiste em tomar conta da superfície...

...coloquei uma finíssima camada de vermiculita seca e borrifei bastante água para deixá-la úmida...

...novamente o micélio quer tomar conta da camada de vermiculita... nada de Pins!!!....

...faço a troca de ar a cada 2 dias... a umidade deve estar bem alta pois escorrem gotas pelas paredes dos baldes, o "teto" do baldes que são os sacos plásticos formam gotículas que caem ás vezes quando mexo... umidade está alta...

... a temperatura é ambiente... deve estar uns 23 a 28 graus dentros dos baldes... chuto....

... a superfície que no início era plana está se tornando cada vez mais irregular... balanços do balde? alguma camada inferior estufou? o que será?

Apreensão: Um fino micélio algodoado apareceu... não muito fino, mas da mesma cor do micélio... será CobWeb???? parece algodão só que mais fino, quase transparente e bem branco...

... 15 dias e nada de Pins... será que está no tempo certo?

O que devo fazer?????

Obs: ainda estou sem máquina fotográfica para poder postar fotos...
 
eai Wind

então, eu dispensei um casing por tal dúvida, me pareceu ser coweb, e não quis arriscar em esperar, não foi possível guardar o casing para futuras comprovações

pelo que descreve, deve ser coweb mesmo, visto que essas elevações podem ser a formação de pins, aconteceu com meu outro casing, começou a levantar a camada, e dali nasceu um cogu mutante, tipo gordão, foi crescendo parecendo uma sclerotia, passado um tempo percebi o chapéu saindo do meio, todo deformado.

outra pode ser a temperatura, está meio quente ai não??

fiz uma experiencia aqui com um copo de vidro, deixei ele ao ar livre, com papel alumínio cobrindo a boca, destampava para a entrada de ar 2 vezez por dia, a temperatura estava até mais quente que aí e mesmo assim deram 5 minis cogus heheh, ne verdade nem estava com fé que daria algo, mais aconteceu :)

vamos ver o que os mestres falam, né!! ;)

boas vibrações para vc e seu cultivo

abraço.
 
windstream,
fazem cerca de 2 anos q não posto aqui, mas passei para ver as novidades e vi o seu cultivo, achei as fotos bem semelhantes ao meu último..

como já foi dito aqui e no post que descrevi essa técnica não é preciso borifar água, além disso, em todos cultivos poraqui o micélio cobriu toda a superficie do substrato sem maiores problemas(sem overlay). ele cobre a superfície mas não impede a formação de pins, acredito que isto se deve a alta umidade.

se vc não der um "tempo" para frutificar e ficar sempre colocando uma nova camada, ele vai ficar sempre vegetando, querendo colonizar a nova camada.

se não estiver contaminado sugiro ficar só ventilando e esperar. paciencia...

abraços e boa sorte.
K.

Preocupação!!! Receio!!! Dúvida!!!

Já se passaram 2 semanas... o micélio agressivo insiste em tomar conta da superfície...

...coloquei uma finíssima camada de vermiculita seca e borrifei bastante água para deixá-la úmida...

...novamente o micélio quer tomar conta da camada de vermiculita... nada de Pins!!!....

...faço a troca de ar a cada 2 dias... a umidade deve estar bem alta pois escorrem gotas pelas paredes dos baldes, o "teto" do baldes que são os sacos plásticos formam gotículas que caem ás vezes quando mexo... umidade está alta...

... a temperatura é ambiente... deve estar uns 23 a 28 graus dentros dos baldes... chuto....

... a superfície que no início era plana está se tornando cada vez mais irregular... balanços do balde? alguma camada inferior estufou? o que será?

Apreensão: Um fino micélio algodoado apareceu... não muito fino, mas da mesma cor do micélio... será CobWeb???? parece algodão só que mais fino, quase transparente e bem branco...

... 15 dias e nada de Pins... será que está no tempo certo?

O que devo fazer?????

Obs: ainda estou sem máquina fotográfica para poder postar fotos...
 
Back
Top