Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo Spawn - Milho - PESA e CL.

Diário de cultivo completo.
Materiais/Ingredientes

1 e 1/2 Quilo de Milho de Pipoca
CL de PESA
Márcara N95
Água sanitária
Álcool gel Protex

Calcário
Álcool gel 70

Álcool convencional 70


Borrifador
Seringa de 20 ml (sem a agulha)
Chumaços de algodão
Guardanapos

Glove Box
Colher
Vidros/jarrinha de 600ml
Filtros de café
Panela de pressão

Escorredor de macarrão
Bacia
Isopor de 55 litros

Embalagem para bolo
Aquecedor de aquário
Recipiente para o aquecedor
Termômetro
Microporo


17/07 - Despejo os milhos em um recipiente de vidro grande e plano. Coloco um dedo, acima dos amarelinhos, de água. Acrescento uma colher de água sanitária e mexo com uma colher para diluir bem a solução. - TEMPO: 24 Horas. - Obs: Após 10 horas percebo que, devido a bsorção, o "um dedo" acima do milho sumiu. Mexo novamente para fazer descer o milho seco da superficie.


18/07 - Escorro a água, enxaguo e repito o processo: um dedo, água sanitária, colher, mexidas, etc. TEMPO 24 horas

19/07 - Escorro a água, acrescento a mesma quantidade de água (1 dedo acima) e acrescento uma colher de calcário (giz). Mexo bem. TEMPO 24 horas

20/07 - Escorro, enxaguo e coloco-os em uma panela de pressão com 3 dedos de água e conto 30 minutos à partir do início da pressão. Abaixo o fogo assim que começa a fazer barulho.
Espero esfriar, abro a panela, coloco os em um escorredor, deixo na janela tomando sol em cima de uma bacia e cubro com um pano de prato (tomo cuidado para o pano não entrar em contato com o milho). Mexo os grãos a cada 30 minutos para ajudar na secagem.

21/07 - Esterilização fracionada - Tyndalização
Preparo um spray de 300ml (preciso comprar um maior) com água e uma colher de água sanitária. Assepsia dos vidros: Borrifo com spray de água sanitária os vidros e as tampas. Deixei agindo por 10 minuto. Seco os vidros com um pano limpo/novo e álcool 70%.
Com o spray, borrifo o ambiente todo (cozinha) e em toda a superfície de uma mesa de vidro deixando agir por 10 minutos. Borrifo mais no ambiente e coloco no centro da mesa: o escorredor (com os milhos), os vidros recém enxutos e as tampas preparadas com microporo (interno e externo) . Distribuo os milhos nos 5 vidros ocupando cerca de 85% seus interiores. Com filtro de café recortados em tiras, vedo as roscas dos mesmos.
Coloco-os em uma panela de pressão com panos de prato enrolados entre eles e acrescento 3 dedos de água. Deixo pegar pressão, abaixo o fogo e conto 30 minutos. Espero sair a pressão, abro a panela ainda quente e coloco os vidros dentro de uma caixa de isopor (esterilizada previamente, com água sanitária) por 16 horas, pelo menos.

22/07 - Repito o processo

23/07 - Repito o processo

24/07 - Borrifadas na mesa, no ambiente, álcool gel Protex sempre ao lado, N95, touca, etc. De vez em sempre borrifo ao redor da mesa, para cima. Após esfriar os vidros/milho, retiro do isopor, estrategicamente colocado ao lado da GB (água sanitária e álcool 70). Ficou apertado pra caramba mas consegui colocar os cinco potes (600 ml), uma seringa (20 ml) lacrada, Um potinho CL de PESA (presente de uma amiguíssima aqui do CM), álcool gel 70, chumaços de algodão e guardanapos.
Abro as tampas dos vidros e após sugar o conteúdo de CL do frasco, despejo cerca de 2,5 ml distribuídos equidistantemente um do outro na superfície dos mesmos. Fecho os vidros, vedando-os com o filtro de café na rosca, como estavam. Demorei 30 minutos para finalizar essa etapa. Abrir vidros com luvas é um teste de paciência dos bons.
Dentro do Isopor de 55 litros: Aproveitei que tinha embalagens plásticas de bolo em casa (antigo negócio de meu tio), e decidi recortar, na tampa, uma pequena janela (nada secreta) e colocar um filtro de café na mesma, prendendo com fita isolante. Mantenho então o ambiente interno (redoma de plástico) a uma temperatura média de 26 C na primeira semana e aumento para 28,5 após ler vários posts falando que o ideal é de 30. Como a temperatura dentro do vidro sempre é de +2 graus +ou -, fiquei na dúvida se ao se referirem à temperatura ideal falam da temperatura interna do vidro ou do isopor, fiquei com medo de estragar tudo. Resolvi não arriscar.

27/07 - A colonização do Sr. PESA estava indo de vento em popa. 15% de três vidros já apresentava sinais de colonização. Resolvi, erroneamente, eu sei, chacoalhá-los. Sempre antes de abrir o isopor, que fica em meu quarto, borrifo o ambiente todo e também nas frestas de abertura da tampa. Pulverizo também o interior dela e como ainda tem o plástico/embalagem de bolo até chegar aos vidros, fico mais à vontade de "sentar o dedo" no gatilho de água sanitária. Álcool gel nas mãos também. Uso a máscara N95 ou simplesmente prendo a respiração na hora de abrir a tampa e dar uma conferida.

01/08 - Chacoalhada Master. Fiquei com medo de deixar colonizar muito e não conseguir desgrudar os milhos dos vidros. Um deles não cabia direito na panela de pressão e teve que ficar deitado. Tive que colocar menos água na panela (é o que está com uma tampinha vermelha). É o mais difícil para chacoalhar e o que parece ter uma melhor aparência. Mesmo assim fiz o que vi num vídeo e "desci a lenha" em um rolo de fita adesiva grossa. Descido que não chacoalharei mais. Já estava na hora!!!

07/08 - Após a última chacoalhada, quatro vidros estão como eu os havia deixado. Parece que a colonização parou. Agora, aquele que estava mais difícil e que eu chacoalhei apenas uma vez há 6 dias está colonizando bem mais forte, na minha leiga opinião, claro.

Gostaria de algumas ideias para o meu bulk, contando que usarei um isopor de 80 litros (maior) e formas plásticas de bolo (igual a que eu tenho dentro do isopor de 55 litros, só que de forma diminuta, cerca de 2 litros a base) com cobertura para cada uma delas. Instalarei bomba de aquário, aquecedor e iluminação LED (fria) para direcionamento aos rebentos.
IMG028.jpgIMG029.jpgIMG030.jpgIMG031.jpgIMG033.jpg
 
Um dia vou partir para o bulk também, quando eu me sentir mais seguro.

Pensava o mesmo: "quando estiver mais seguro". Fiz com a maior insegurança do mundo (nossos colegas do CM que o digam). Apurrinhei-os até não querer mais. Então decidi pelo bulk, após, por acidente, ter ido minha PF por água abaixo.

Nada contra, mas PF-Tek nunca mais. Rende pouco, pelo trabalho que dá.

Nunca concordei que para aprender a dirigir o ideal é um fusca!

Um abraço Dan. Valeu pelas visitas.
 
  • Inclinei a 45º todos os terrários (lembrei só agora). Tomara que não tenha gotejado no meu cultivo. (Foto)
Eu desenvolvi uma solução para isso sem precisar inclinar o terrário, o que faz com que a água fique acumulada em um canto.

É mais como inclinar apenas a tampa, mas não necessariamente. =P
Mais tarde eu posto umas fotos pra tu ver como é.
 
a primeira vez que acertei a mao foi desmanchando bolos que nao frutificavam nem f... e fazendo bulk com eles...
 
Eu nunca tive boas experiências só com bolo. Até hoje só consegui com casing.

Mas acho que o bolo deve ter suas vantagens. Por exemplo, deve ser a maneira mais segura de se conseguir carimbos limpos. Procede?
 
Putz Mr. Dan (Amsterdan?! - rs), essa eu não sei lhe responder mas se alguém aqui do CM puder avaliar meus cogus, para ver se estão aptos, gostaria de sacar carimbos também.
 
Putz Mr. Dan (Amsterdan?! - rs), essa eu não sei lhe responder mas se alguém aqui do CM puder avaliar meus cogus, para ver se estão aptos, gostaria de sacar carimbos também.

Pode tirar carimbos dos frutos, independente do modo como cresceram, se em bulks ou bolos, casings, etc.
Só vai diferenciar quando forem provenientes de um cultivo outdoor, ai ao certo, nem se deve carimbar.
 
26/08 --> 39 dias após inoculação
--> 14 dias após Bulk
--> 04 dia após pinagem

Temperatura 24º C - Bombinha de aquário constante

Gostaria de umas ajudinhas:

1) Tirei as últimas fotos há 10 minutos atrás. Será que já posso colher os maiores e colocá-los no túnel de vento?

2) Borrifei há 3 dias, no começo da pinagem, cerca de 200 ml em cada terrário. Tenho dúvidas pois não abri nem para colocar a argila estendida, tenho medo de afogá-los:

a) Quanto posso considerar adequado (estou sem higrômetro) borrifar no meu terrário?

b) Ouvi falar que as borrifadas são apenas entre os flushs, confere?


Obrigadaço
6.jpg7.jpg8.jpg9.jpg10.jpg11.jpg12.jpg13.jpg14.jpg15.jpg16.jpg17.jpg18.jpg19.jpg20.jpg21.jpg22.jpg23.jpg
 
Já pode colher os maiores, S-martinowski.

Os que já romperam o véu já estão passando do melhor ponto para a colheita, aliás.

Quanto à quantidade de água, você vai ter que avaliar. Não há como indicar uma quantidade só olhando fotos do seu terrário. Nessa fase de frutificação o ideal é que a umidade caia um pouco. Não precisa mais ficar naquela umidade altíssima de 95-99%. Mas deve ter água suficiente para sustentar o crescimento rápido dos cogumelos.
 
Tá lindo rapaz, agora é só literalmente colher os frutos! Aguardando os próximos flushes!
 
Putz Mr. Dan (Amsterdan?! - rs), essa eu não sei lhe responder mas se alguém aqui do CM puder avaliar meus cogus, para ver se estão aptos, gostaria de sacar carimbos também.

Hehehehe. É segredo. Tem a ver com o meu nome civil, que vcs nunca vão deduzir, hahaha (será que é Dancleison? NÃO!)
Só isso mesmo ;p

Ta de parabéns com o cultivo. Show de bola! Um dia eu chego lá.

Faça um ótimo proveito.
Abraço!
 
Então... terei que, para não precisar ficar abrindo e colhendo aos poucos, retirar os que estão + ou - do mesmo tamanho?


Pode fazer uma colheita diária sem problemas.
 
27/08 --> 40 dias após inoculação
--> 15 dias após Bulk
--> 05 dia após pinagem

Temperatura 24º C - Bombinha de aquário constante

Quantidade
Fiz uma primeira colheita antes (sem fotos) e consegui 13 cogus. Nessas fotos foram mais 62. Dá a maior dó quando, no desprendimento, veem mais um, ou dois, pequenino grudado com o irmão maior :(.


Colheitas Parciais
Como trabalho há apenas 30 passos dos terrários, penso em fazer duas ou três colheitas diárias. Assim aproveito para aguardar o momento mais maduros (em psicoatividade) deles.

Limpeza e Secagem
Limpei eles com uma pequena faca de cozinha e coloquei-os em coadores de papel (foto) de cabeça para baixo. Depois fiz pequenos picotes (uns 20) e deixei-os tomando um vento no ventilador.

Dúvida
Agora... entre tirar pouco antes do tempo e pouco depois. Qual a melhor opção? Gostaria de "limpar a área" para dar mais espaço para os que estão chegando.

Até mais...
Colheita.jpgColheita2.jpgColheita3.jpgColheita4.jpgColheita5.jpg
 
Olá Smartin! Estão lindossss! Parabéns! Sugestão: 1- borrife água a cada 2 dias de leve, se vc sentir que o solo está seco, deixando apenas umido sem afogar; 2 -Colha sem medo, porque como disseram leva poucas horas pós abrir o veu para ele soltar os esporos, o que pode contaminar o seu solo. E cogs não vão parar de nascer então sempre vai estar colhendo, as vezes para até uma semana depois volta a toda. Parabéns novamente!
 
Olá Smartin! Estão lindossss! Parabéns! Sugestão: 1- borrife água a cada 2 dias de leve, se vc sentir que o solo está seco, deixando apenas umido sem afogar; 2 -Colha sem medo, porque como disseram leva poucas horas pós abrir o veu para ele soltar os esporos, o que pode contaminar o seu solo. E cogs não vão parar de nascer então sempre vai estar colhendo, as vezes para até uma semana depois volta a toda. Parabéns novamente!

Obrigado pelas dicas Dara. Tinha "ouvido" coisas diferentes mas acho que você está certa.

Deixei os colhidos no ventilador mas como era emprestado, tive que devolver. Será que de um dia para o outro meus cogumelos mofam/estragam deixando-os fora de uma corrente de ar? Só vou poder construir um túnel de vento amanhã.
 
Tá maravilhoso o seu trabalho! Parabéns :)

De um dia para o outro não estraga nada não.
 
Deixei os colhidos no ventilador mas como era emprestado, tive que devolver. Será que de um dia para o outro meus cogumelos mofam/estragam deixando-os fora de uma corrente de ar? Só vou poder construir um túnel de vento amanhã.[/quote]

Não sei te dizer, pois costumo depois de lava-los e seca-los bem, enrolar em papel toalha e colocar num pires dentro de uma estufa de lampada 40/60W, eles secam em um dia ou menos e ficam a ponto de esfarelar ao apertar. Outra sugestão que já usei também, meu marido utiliza uma forma redonda elétrica dessas de grelhar, forrada de areia, pois mantem o calor uniforme por toda a forma e dai ele pode utilizar pra diversas finalidades (banho de areia), as vezes aproveito um espaço e ponho um potinho de cerâmica com o cogumelo enrolado em papel toalha, tb seca a ponto de esfarelar, mas corre o risco de torrar caso deixe demais ou esqueça, vira carvãozinho psicodelico, rs. Já na lampada nunca ocorreu. Fresco já vi aqui no forum recomendarem para guardar na geladeira me parece por até 5 dias, mas não lembro aonde e nem o tipo de armazenamento. Acredito que mofem se vc deixar molhado ou em lugar de muita umidade. "Talvez", não poderia afirmar, se vc deixar enrolado em papel toalha e deixar num lugar bem seco, se for por apenas um dia não haja problema mas espere ver o que sugerem o pessoal que tem experiencia no assunto. Alias já responderam hehe
 
Tá maravilhoso o seu trabalho! Parabéns :)

De um dia para o outro não estraga nada não.


Poxa tup, obrigado :vergonhento:!!!

Vindo de você, um elogio destes já me valeu o dia.

Acabo de fabricar meu túnel de vento:

Coador de café + Garrafa Pet + Fita adesiva + Cooler (12 v) + Elástico

Agora, sabendo que de um dia para o outro não estraga nada, vou ter que deixar uns cogus na fila do túnel senão não caberão todos (rs)

[quote="costumo depois de lava-los e seca-los bem, enrolar em papel toalha e colocar num pires dentro de uma estufa de lampada 40/60W[/quote]

Valeu pela dica Dara, mas já construí meu túnel. Além do mais, fiquei encanado lendo sobre a perda de psicoatividade usando calor. Vai que... :eek:h:! (rs)

Mesmo assim muito obrigado pela ideia.
 
Back
Top