Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo Spawn - Milho - PESA e CL.

Diário de cultivo completo.
Materiais/Ingredientes

1 e 1/2 Quilo de Milho de Pipoca
CL de PESA
Márcara N95
Água sanitária
Álcool gel Protex

Calcário
Álcool gel 70

Álcool convencional 70


Borrifador
Seringa de 20 ml (sem a agulha)
Chumaços de algodão
Guardanapos

Glove Box
Colher
Vidros/jarrinha de 600ml
Filtros de café
Panela de pressão

Escorredor de macarrão
Bacia
Isopor de 55 litros

Embalagem para bolo
Aquecedor de aquário
Recipiente para o aquecedor
Termômetro
Microporo


17/07 - Despejo os milhos em um recipiente de vidro grande e plano. Coloco um dedo, acima dos amarelinhos, de água. Acrescento uma colher de água sanitária e mexo com uma colher para diluir bem a solução. - TEMPO: 24 Horas. - Obs: Após 10 horas percebo que, devido a bsorção, o "um dedo" acima do milho sumiu. Mexo novamente para fazer descer o milho seco da superficie.


18/07 - Escorro a água, enxaguo e repito o processo: um dedo, água sanitária, colher, mexidas, etc. TEMPO 24 horas

19/07 - Escorro a água, acrescento a mesma quantidade de água (1 dedo acima) e acrescento uma colher de calcário (giz). Mexo bem. TEMPO 24 horas

20/07 - Escorro, enxaguo e coloco-os em uma panela de pressão com 3 dedos de água e conto 30 minutos à partir do início da pressão. Abaixo o fogo assim que começa a fazer barulho.
Espero esfriar, abro a panela, coloco os em um escorredor, deixo na janela tomando sol em cima de uma bacia e cubro com um pano de prato (tomo cuidado para o pano não entrar em contato com o milho). Mexo os grãos a cada 30 minutos para ajudar na secagem.

21/07 - Esterilização fracionada - Tyndalização
Preparo um spray de 300ml (preciso comprar um maior) com água e uma colher de água sanitária. Assepsia dos vidros: Borrifo com spray de água sanitária os vidros e as tampas. Deixei agindo por 10 minuto. Seco os vidros com um pano limpo/novo e álcool 70%.
Com o spray, borrifo o ambiente todo (cozinha) e em toda a superfície de uma mesa de vidro deixando agir por 10 minutos. Borrifo mais no ambiente e coloco no centro da mesa: o escorredor (com os milhos), os vidros recém enxutos e as tampas preparadas com microporo (interno e externo) . Distribuo os milhos nos 5 vidros ocupando cerca de 85% seus interiores. Com filtro de café recortados em tiras, vedo as roscas dos mesmos.
Coloco-os em uma panela de pressão com panos de prato enrolados entre eles e acrescento 3 dedos de água. Deixo pegar pressão, abaixo o fogo e conto 30 minutos. Espero sair a pressão, abro a panela ainda quente e coloco os vidros dentro de uma caixa de isopor (esterilizada previamente, com água sanitária) por 16 horas, pelo menos.

22/07 - Repito o processo

23/07 - Repito o processo

24/07 - Borrifadas na mesa, no ambiente, álcool gel Protex sempre ao lado, N95, touca, etc. De vez em sempre borrifo ao redor da mesa, para cima. Após esfriar os vidros/milho, retiro do isopor, estrategicamente colocado ao lado da GB (água sanitária e álcool 70). Ficou apertado pra caramba mas consegui colocar os cinco potes (600 ml), uma seringa (20 ml) lacrada, Um potinho CL de PESA (presente de uma amiguíssima aqui do CM), álcool gel 70, chumaços de algodão e guardanapos.
Abro as tampas dos vidros e após sugar o conteúdo de CL do frasco, despejo cerca de 2,5 ml distribuídos equidistantemente um do outro na superfície dos mesmos. Fecho os vidros, vedando-os com o filtro de café na rosca, como estavam. Demorei 30 minutos para finalizar essa etapa. Abrir vidros com luvas é um teste de paciência dos bons.
Dentro do Isopor de 55 litros: Aproveitei que tinha embalagens plásticas de bolo em casa (antigo negócio de meu tio), e decidi recortar, na tampa, uma pequena janela (nada secreta) e colocar um filtro de café na mesma, prendendo com fita isolante. Mantenho então o ambiente interno (redoma de plástico) a uma temperatura média de 26 C na primeira semana e aumento para 28,5 após ler vários posts falando que o ideal é de 30. Como a temperatura dentro do vidro sempre é de +2 graus +ou -, fiquei na dúvida se ao se referirem à temperatura ideal falam da temperatura interna do vidro ou do isopor, fiquei com medo de estragar tudo. Resolvi não arriscar.

27/07 - A colonização do Sr. PESA estava indo de vento em popa. 15% de três vidros já apresentava sinais de colonização. Resolvi, erroneamente, eu sei, chacoalhá-los. Sempre antes de abrir o isopor, que fica em meu quarto, borrifo o ambiente todo e também nas frestas de abertura da tampa. Pulverizo também o interior dela e como ainda tem o plástico/embalagem de bolo até chegar aos vidros, fico mais à vontade de "sentar o dedo" no gatilho de água sanitária. Álcool gel nas mãos também. Uso a máscara N95 ou simplesmente prendo a respiração na hora de abrir a tampa e dar uma conferida.

01/08 - Chacoalhada Master. Fiquei com medo de deixar colonizar muito e não conseguir desgrudar os milhos dos vidros. Um deles não cabia direito na panela de pressão e teve que ficar deitado. Tive que colocar menos água na panela (é o que está com uma tampinha vermelha). É o mais difícil para chacoalhar e o que parece ter uma melhor aparência. Mesmo assim fiz o que vi num vídeo e "desci a lenha" em um rolo de fita adesiva grossa. Descido que não chacoalharei mais. Já estava na hora!!!

07/08 - Após a última chacoalhada, quatro vidros estão como eu os havia deixado. Parece que a colonização parou. Agora, aquele que estava mais difícil e que eu chacoalhei apenas uma vez há 6 dias está colonizando bem mais forte, na minha leiga opinião, claro.

Gostaria de algumas ideias para o meu bulk, contando que usarei um isopor de 80 litros (maior) e formas plásticas de bolo (igual a que eu tenho dentro do isopor de 55 litros, só que de forma diminuta, cerca de 2 litros a base) com cobertura para cada uma delas. Instalarei bomba de aquário, aquecedor e iluminação LED (fria) para direcionamento aos rebentos.
IMG028.jpgIMG029.jpgIMG030.jpgIMG031.jpgIMG033.jpg
 
Ta Lindo esse micelhão! O preparo do milho pareceu ter dado certo!! ótimas vibrações para o cultivo!!
 
Eu iria de húmus + vermiculita, é ótimo para quem nao tem acesso a esterco (bovino ou equino).
Pó de fibra de coco + vermiculita também é bem válido.
Está bem bonito o aspecto do micélio no milho.
Se conseguir uma boa troca de ar no terrário vai ser o ideal para garantir o sucesso dos bulks
 
Dá mais um tempo pro micélio, logo ele fecha todos os grãos.

Mr. Tupy,

Obrigadaço pela dica. É ótimo ter alguém com o seu "calibre" para me ajudar nessa empreitada.

O vidro com tampinha vermelha é o único que não fechou completamente.

Hoje fui dar uma olhada e o buraco na camada de milho fechou em 50%. Acredito que até amanhã está no ponto.

Valeu Tupy
 
Fala Mr. Martinowski, pelo que entendi você está planejando um bulk? estou certo?
https://teonanacatl.org/threads/spawn-e-bulk-pesa.6938/page-2#post-113574

Depois que dominar, tente um esterco ou correções de pH, no momento não se preocupe com isso, vá de simples:

01 copo de milho colonizado
01 copo de húmus
01 copo de vermiculita
misture tudo

acrescente água na vermiculita até ela ficar bem molhada, isso vale para o húmus também, depois:
esterilize o copo com vermiculita 10min no microondas
esterilize o copo com húmus 10min no microondas

A umidade ideal, depois de sair do microondas e esfriar é quando você pega um punhado na mão aperta e sai somente uma gota de água.
 
acrescente água na vermiculita até ela ficar bem molhada, isso vale para o húmus também, depois:
esterilize o copo com vermiculita 10min no microondas
esterilize o copo com húmus 10min no microondas

esterilizar não é tão seguro como pasteurizar. Toda vez que esterilizei esse tipo de material e outros componentes para bulk tive contaminação, isso porque o material é rico em nutrientes e estéril é alvo fácil para outros micros.

Pasteurizar deixa micros benéficos que evitam a proliferação de micros indesejáveis
 
exato, acredito que os 10min em microondas não "esterilizam" nada, é só modo de dizer mesmo, na melhor das hipóteses deixa micros benéficos e mata alguns outros.
 
esterilizar não é tão seguro como pasteurizar.
Então... Só pra ver se entendi direito:

O processo que o Tupy informou é uma pasteurização, correto?

Depois que dominar, tente um esterco ou correções de pH, no momento não se preocupe com isso, vá de simples:
Gostaria de fazer com a correção de PH também, com calcário e borra de café né. Só tenho dúvida quanto a entrada dos dois no microondas (calcário e café).

01 copo de milho colonizado
01 copo de húmus
01 copo de vermiculita
misture tudo

acrescente água na vermiculita até ela ficar bem molhada, isso vale para o húmus também, depois:
esterilize o copo com vermiculita 10min no microondas
esterilize o copo com húmus 10min no microondas

Li em outros posts sobre aquecer em três fases de 10 minutos cada. Gostaria de garantir.

Vocês sabem como é trabalhoso até chegar até aqui né. E, além do mais, até sexta feira estarei inoculando mais uns 8 vidros com TKSSS (CL). Gostaria de fazer como fazem os profissionais (mesmo estando distante de ser um)

Por favor, me ajudem aí.
 
Pasteurizar não é para substrato, esse deve ser esterilizado, muito bem esterilizado.
Pasteurizar é para o material de montagem do bulk.
É justamente isso que você leu:
3 fases, aquecimento controlado(70ºC) e intervalo entre fases de 24 horas.
 
12 e 13/08 (25 dias após inoculação)

BULK

Material ---> Pó de fibra de coco + humus + calcário + borra de café / 45% + 45% + 5% + 5% - proporção de 1:4

Terrário ---> 2 Caixas organizadoras de 28 litros cada, 1 embalagem para bolo devidamente furadas e com microporo e 8 embalagens pequenas para bolo (ver fotos).

Acondicionamento do bulk - Após 3 sessões de 10 minutos, com 24 horas de intervalo, aguardo esfriar e misturo o material junto ao bulk. Retirei praticamente grão por grão do pote que parecia um pote de algodão ao abrir. Cheiro suave. Alvo. Forrei as embalagens pequenas e grandes com 0,5 cm de vermiculita e adicionei em colheradas o material em cima. Envolvi em filme plástico as pequenas embalagens e fiz 5 furos bem distantes entre si com a ponta de uma tesoura. Na embalagem plástica de bolo maior, fiz furos do tamanho de moedas de 1 centavo e coloquei microporo. "Microporei" também a junção entre uma parte e outra da embalagem, pois não deixarei dentro das caixas organizadoras (nem cabe) (ver fotos).

Obs: Até hoje cedo estavam todas as embalagens em uma enorme caixa de isopor que arranjei. Estavam com termostato e tudo o mais. Aí, com a ajuda do Cosmik, Mauricio, tupy e outros, fui convencido a deixá-los do lado de fora da incubadora. Sofrendo as intempéries do dia a dia comum. Acho que eu estava ficando bitolado com tanto controle e, ainda relutante, tomei a grande decisão.





Outras Informações:

  • Microondas e Filme: Assim que terminava o ciclo eu abria e já ia lacrando com filme, quase me queimando. E passava mais uma vez. Quando eu tinha dúvida, passava novamente.
  • Cerâmica: Fiz uso da cerâmica. Não lembro quem disse ser melhor para isso. Encontrei e então usei.
  • Lysoform x Água Sanitária: Putz. No segundo dia, usaram toda a água sanitária em casa e então foi Lysoform mesmo. Mas não usei muito próximo pois sei que é fungicida. Usei diluição de 1:10
  • Parte superior do terrário: Quando fecho a tampa, não consigo ficar muito confiante sobre a vedação. Acho que vou adaptar microporo nas bordas.
  • Sem Luvas: Não usei luvas, mas passava o álcool gel após manusear objetos suspeitos.
  • Sem GB: Não usei GB mas borrifava em 360º a cada 10 minutos em volta da mesa.
  • Mesa: Água sanitária. Depois, álcool 92 e guardanapo. Deixava sempre úmida pois sei que só há problema se o micélio entrar em contato direto com o álcool.
  • Soprador: Encontrei numa grande loja de automóveis, numa madrugada, um apetrecho enchedor de bolas e bexigas. Como o bicho custava R$ 1,99 (promoção), resolvi comprar dois. Retirei a mola interna (única peça de metal) e penso em usar como um substituto do abanador para os futuros baldes. Vai que eu use só esses hein! Nem precisarei usar a bombinha nova. É só colocar um microporo na entrada de ar.
  • Fotos: a) Existe uma foto muito ruim (só dava foco no filme plástico), mas que dá pra perceber o micélio em forma radial. Espero que seja bom sinal. b) Resolvi mostrar uma parte do material utilizado sobre a mesa. c) Resolvi usar "redomas", feitas de embalagens de bolo. Queria evitar a entrada de contaminantes na hora do preparo.
  • Vermiculita: Deixava a vermiculita esfriando do lado de fora de casa (após o molho com água sanitária e microondas). Fiz 3 sessões de 10 minutos em um espaço de 2 horas.
Aquele...
IMG039.jpgIMG040.jpgIMG051.jpgIMG054.jpgIMG055.jpgIMG057.jpgIMG063.jpgIMG064.jpgIMG066.jpgIMG083.jpgIMG085.jpgIMG086.jpgIMG092.jpgIMG098.jpgIMG100.jpgIMG101.jpgIMG102.jpgIMG104.jpg
 
Última edição:
boas vibrações, tá muito bom, agora é só aguardar! :)

eu só deixaria uma troca de ar nesses bulks.
 
Valeu pela força galera!!!

Que pena. Com essas atualizações, não consigo ter uma ideia de quantas pessoas estão visualizando minhas fotos (visualizações = 0). Chego a tirar o triplo de fotos que eu posto. Dá tanto trabalho selecioná-las para vocês avaliarem meu cultivo :(.

Mas logo, logo normaliza tudo né? :feliz:

Aquele... à todos
 
19/08 --> 32 dias após icoculção
--> 7 dias após Bulk

Vocês não sabem (sabem sim) o quanto é bom receber incentivos!!! Muitíssimo Obrigado pela torcida :)

Resolvi adaptar algumas coisas e tirar outras:
  • Tirei os filmes que envolviam as quentinhas plásticas. (foto)
  • Fiz um distribuidor de oxigênio (já vi alguém do CM dizendo que fez, acho). (Foto)
  • Inclinei a 45º todos os terrários (lembrei só agora). Tomara que não tenha gotejado no meu cultivo. (Foto)

Observando:
A "nuvem" cresceu bastante. Notam-se vários aglomerados brancos.
Nada de pinar!!! Grrrr!

Portabilidade:
Houve dias em que levei o micélio para perto do sol. Passou duas ou três horas com uma temperatura de 29 C e depois levei de volta para seu lugar (23 C).


Por enquanto é só.

Aquele...
Bolo.jpgBandeja.jpg4band.jpgBandeja2.jpgEsquema.jpgIMG158.jpg
 
22/08 --> 35 dias após inoculação
--> 10 dias após Bulk
--> 0 dia após pinagem


Pinou!!!
Enfim aconteceu a tal da pinagem. Agora creio que posso dizer que o trabalho todo que eu fiz está dando resultado. Os rebentos estão mostrando a cabeça. Ontem só aparecia umas bolinhas brancas.

Espremidos
O bulk da embalagem de bolo, que eu fiz no dia seguinte aos outros, pinou primeiro e maior (foto 1). Lembrei que, quando eu fui fazer a mistureba com o spawn, tive que espremê-lo para sair o excesso de água (chegou a encher um copo americano). Achei que eu tinha posto tudo a perder, e não é que foi o primeiro a pinar! Partindo do princípio que era o mais úmido, resolvi borrifar água nos outros (cerca de 200ml em cada terrário).

Gotículas
Lavei bem um borrifador que eu usava com água sanitária e água. Dá para perceber as gotículas nas fotos. Espero que não os tenha afogado.

Umidade relativa
A umidade em São Paulo está muito baixa. Ainda hoje vou colocar argila expandida e água mineral para garantir. Já fervi a argila e colocarei uma colher de sopa de água sanitária também.

Temperatura
A temperatura está em 24º C dentro dos terrários. Parece bom.

Troca gasosa
A bomba está ligada na velocidade máxima, dia e noite. Tenho pedras porosas, mas estou em dúvida sobre usar ou não. Talvez não precise mexer no time que, até agora, está ganhando.

Próximos passos
Acho que daqui por diante não tem muito segredo. É só aguardar eles, quase abrirem os chapéus, colhê-los, túnel de vento, sílica laranja e pronto.

Amanhã é meu niver e não me lembro de presente nenhum, tão prazeroso e trabalhoso, como este.

As velas estão crescendo no próprio bolo. Inédito!!!


Agradeço a todos pela torcida!!! E pelas dicas também, claro!
1.jpg2.jpg3.jpg
 
Sou meio quietão aqui mas to sempre acompanhando!

Ta de parabéns. Um dia vou partir para o bulk também, quando eu me sentir mais seguro.
 
Back
Top