Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º cultivo - PF TEK - Puerto Rico

Diário de cultivo completo.
Substrato de 2-1-1 esterelizado na panela de pressão em 4 copos de requeijão de 250ml e 1 de 500ml.
Fiz a Seringa de 10ml com 1/4 do carimbo de esporos, munido de luvas e mascara, sobre a tampa pré-desinfectada do forno da cozinha aquecido e coloquei na geladeira por 2dias.
Fiz a inoculação na noite do 30/01 (12horas após a esterelização) também munido de luvas e mascara, sobre a tampa pré-desinfectada do forno da cozinha aquecido. (4 inoculaçoes equidistantes e uma inoculaçao central em cada copo)
Os guardei em 3 potes de sorvete desinfectados. Coloquei os 3 potes dentro de um saco preto novo e coloquei o saco na gaveta de cima do armario de roupas.
Após 5 dias abri e o micelio já tinha começado a se desenvolver em todos os copos e nenhum indicio de contaminação.
hoje, com 15 dias a parte de cima do copo está toda colonizada. e nenhum indicio de contaminação.
Um dos copos de 250ml era mais largo (mas com o mesmo mls dos outros) e já está quase todo colonizado.
*pretendo inocular 40ml de agua mineral ( ou destilada ) nos bolos e os colocar por um dia na geladeira antes de aniversariar.
inoculo mais ou 40ml está bom?

Agora estou na correria de montar o terrario. Já comprei um isopor de 40ml.
e vou no centro esses dias para comprar a bomba de ar/mangueira ( colocar 2 pontos com pedra porosa dentro do terrario ) + bomba para fonte/mangueira cristal (para sistema de refrigeração) + lã acrilica + vidro 4mm para substituir a tampa do isopor + argila expandida + silicone antifungo.
Estou esperando xegar um termo-higrometro digital que comprei de fora. ( não sei se chegará a tempo).
Onde moro faz uma média de temperatura: dia 30º, noite 28º.
Ando um pouco preocupado sobre o controle de temperatura ( principalmente na hora da frutificação; já que o sistema que pretendo fazer será o de serpentina com água gelada nas paredes do terrário e na frutificação a temperatura tem q ser mais do que a da pinagem. Será que desativando a bomba de agua e deixar ativada só a de ar consigo deixar a temperatura perto dos 26º?).
Já cogitei a aquisição de um termostato e pastilhas de peltier mas acho que não vou compra-las nesse 1º cultivo.

Acho que tambem comprarei um termometro para fazer alguns testes de refrigeração no terrário antes de aniversariar os bolos.

Aceito sugestões e criticas.

*posteriormente posto fotos.
*Todas as dicas colhidas aqui nessa comunidade.
 
Última edição por um moderador:
Percebi também que alguns cogus (um e outro), mudaram a cor do chapéu, ficando mais escuros. Deficiência na troca gasosa?
Provavelmente significa que eles abortaram e não vão mais se desenvolver. Pode ser calor excessivo, falta de troca gasosa, falta de umidade, qualquer fator adverso.
 
Ontem, colhi 5g de cogumelos abortados. Fui para um pequeno sítio da minha mãe com minha namorada e um casal de amigos. Lá, aproximadamente as 00h eu e meu amigo ingerimos 1,5g (cada um) e a meninas tomaram 1g (cada uma). Hoje, posso dizer que minha mente se expandiu demais depois dessa experiencia. Poucas vezes tive uma viajem tão pesada. Algo do tipo como se fosse jogado na mina cara a 'verdadeira' realidade. Sem muitos visuais, mas mais de lições e observações. Dentre elas uma experiência que você tem a sensação de que o destino existe mas que pode sofrer algumas alterações pelo livre arbítrio. Mas que de algum modo, tudo se repete, só mudam os anos e as pessoas. enfim, bateu pesado em todo mundo.
Gratidão a todos que me ajudaram aqui de alguma forma.
E o cultivo continua.... :alien:
 
Dos 4 bolos colhi cerca de 12g. (contado com as 5 que citei acima.) A grande maioria eram abortos. Somente 2 chegaram a fase madura. (Os quais eu acabei deixando abrir o chapéu, e consequentemente esporulando em cima do bolo. ;s.). Ontem fiz inoculação de uns 50ml de água mineral em um dos bolos que achei mais 'secos' e coloquei na geladeira. Faço isso com os outros também? eles estão começando a ficar com aparência seca também. - sei que algum fator (ou vários) está errado no meu terrário, e ainda nem recebi meu higrometro pra ter uma ideia do que seja. E infelizmente na semana passo a maior parte do dia fora de casa, consequentemente não da pra monitorar muito.

Ontem também 'aniversariei' os casings, e coloquei uma cama de vermiculita pasteurizada sobre os casings e os coloquei na geladeira. (tirarei quando completar 24h).
Penso em colocar um dentro do terrário que estão os bolos e o outro em um aquário de encontrei aqui em casa e tentei dar uma limpeza nele com água sanitária; vou ficar colocando garrafas de gelo e fazendo a troca de ar manualmente.

E o outdoor, pasteurizei um esterco que colhi num pasto. Na mesma panela de pressão, mas em outro recipiente coloquei grama (mato) para pasteurizar também. pretendo fazer uma camada com esse mato em baixo do esterco e jogar o copo pf colonizado em cima, e depois cobrir com mais esterco e mais mato. Isso em um vaso grande que fica na sombra.

Vamo ver no quê que dá.

- Fotos que tirei com meu microscópio usb do chapéu do cogumelo maior. (pesava 1g; chapéu pequeno.)
Sun Mar 20 10-39-16.jpg Sun Mar 20 10-39-43.jpg Sun Mar 20 10-39-58.jpg Sun Mar 20 10-40-30.jpg Sun Mar 20 10-41-03.jpg Sun Mar 20 10-42-54.jpg
 
Última edição:
Atulizando.. Fotos de hoje. (28/03). Acabei colocando os dois casings no terrario e tirei 2 bolos (por causa do pouco espaço). Injetei 50ml de agua neles e os coloquei dentro de uma vasilha de sorvete na geladeira, a qual estou abrindo umas 2 vezes ao dia pra fazer troca gasosa.
Os casings começaram a frutificar. IMG_20160328_222225888.jpg IMG_20160328_222218681.jpg E o outdoor está evoluindo. IMG_20160328_124318919.jpg
 
Boas novas. Lindos cogus de um dos casing colhidos.
Os bolos que estavam na geladeira estavam meio secos e um pouco azuis entao esfarelei e tentei fazer um outdoor tb. Nao pasteurizei o substrato antes de coloca-los. Um coloquei em uma bacia e outro direto no vaso. Também nao estou botando muita fé nos bolos que estão dentro do terrário ainda. Mas vou esperar mais pouco e se nao der em nada vou tentar fazer um casing com eles.
Percebo também que o casing que colhi estava meio seco e também deixei alguns pins que nao tinham se desenvolvido por completo (vou ficar ligado se eles ainda vao se desenvolver mais ou não). E acho que tambem colhi um pouco depois dos chapéus terem aberto, falando nisso, assim q o chapeu abre ja sao liberados os esporos ou tem algum tempo para liberação?
Foto de ontem. IMG_20160402_182710851.jpg
Foto de hoje. 70g. IMG_20160403_102645413.jpg
 
Última edição:
falando nisso, assim q o chapeu abre ja sao liberados os esporos ou tem algum tempo para liberação?

Depende da strain e do cultivo.

Em alguns casos logo após o véu se romper já se nota o véu mais escuro por causa dos esporos. Já em outros casos, geralmente devido à strain que matura de forma tardia ou que é depositora pobre de esporos, tem que esperar bem mais para ver sinais de esporos.
 
Colhi o segundo casing no dia 4. IMG_20160404_114334353.jpg Frutos lindos. E no dia 7 colhi o outdoor que coloquei com o esterco e a fibra de coco, esses sim, muito grandes e muito lindos, IMG_20160408_065801204.jpg IMG_20160408_065911225.jpg pesando 20g os 3. O segundo outdoor esta evoluindo bem mesmo sem a pasteurização (este, nao tem o esterco). IMG_20160409_110556762.jpg
Estou conservando os cogus na geladeira (1semana ja) e na segunda vou me agilizar pra comprar carbonato de cálcio (nao axei silica gel). Vou consumir algumas gramas com amigos esses dias pra ver como esta a potência.
Pretendo tambem fazer carimbos com o maior cogumelos do outdoor.
Um dos bolos pf que esta no terrario esta começando timidamente um 2flush.IMG_20160407_075029982.jpg
 
Voltei. Os dois outdoor que coloquei no dia 4, frutificaram e já foram colhidos no dia 14. IMG_20160414_233049973.jpg IMG_20160414_233644165.jpg. Pena que fora poucos, mas bastante robustos.
Testei a potência dos que estavam na geladeira, achei bem fracos. Talvez pelo tempo que passaram na geladeira (1 semana). Uns, ingeri com mel e outros fiz um chá, nao bateram tao bem como da primeira vez. (tambem levantei a hipotese que os cogumelos abortados sejam mais potentes, mas nada que eu possa confirmar, ainda).
Ontem, colhi o 2flush de um dos bolos e esfarelei o outro bolo pf que estavam no terrario e fiz mais 2 casing com ele.
Ontem também recebi o termohigrometro e efetuei a compra de silica gel.
 
@Jow essa de aborto ser mais forte eu pensei quando tomei 6g de pó de abortos (minha ultima trip a 3 meses), nunca tinha sentido algo tão intenso com cogus, dormi por apenas 2 horas (6 da manha as 8) e fiquei o resto do dia acordado, sendo que a energia era tanta que virei a noite seguinte acordado e só dormi a tarde do outro dia.
 
Tem certeza que esse pó era só de cogu, @DMenT ? :LOL:

Mais ou menos potência / dose não faz a trip durar mais tempo (não se consumir em uma única dose), apenas aumenta a intensidade.

Você deve ter ficado acordado por conta do pico de adrenalina mesmo (acontece quando se fica um longo tempo sem dormir). Ou por ansiedade, que também pode ser deflagrada pelos cogus. Sem falar no uso de outras substâncias.
 
Back
Top