Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º cultivo - PF TEK - Puerto Rico

Diário de cultivo completo.
Substrato de 2-1-1 esterelizado na panela de pressão em 4 copos de requeijão de 250ml e 1 de 500ml.
Fiz a Seringa de 10ml com 1/4 do carimbo de esporos, munido de luvas e mascara, sobre a tampa pré-desinfectada do forno da cozinha aquecido e coloquei na geladeira por 2dias.
Fiz a inoculação na noite do 30/01 (12horas após a esterelização) também munido de luvas e mascara, sobre a tampa pré-desinfectada do forno da cozinha aquecido. (4 inoculaçoes equidistantes e uma inoculaçao central em cada copo)
Os guardei em 3 potes de sorvete desinfectados. Coloquei os 3 potes dentro de um saco preto novo e coloquei o saco na gaveta de cima do armario de roupas.
Após 5 dias abri e o micelio já tinha começado a se desenvolver em todos os copos e nenhum indicio de contaminação.
hoje, com 15 dias a parte de cima do copo está toda colonizada. e nenhum indicio de contaminação.
Um dos copos de 250ml era mais largo (mas com o mesmo mls dos outros) e já está quase todo colonizado.
*pretendo inocular 40ml de agua mineral ( ou destilada ) nos bolos e os colocar por um dia na geladeira antes de aniversariar.
inoculo mais ou 40ml está bom?

Agora estou na correria de montar o terrario. Já comprei um isopor de 40ml.
e vou no centro esses dias para comprar a bomba de ar/mangueira ( colocar 2 pontos com pedra porosa dentro do terrario ) + bomba para fonte/mangueira cristal (para sistema de refrigeração) + lã acrilica + vidro 4mm para substituir a tampa do isopor + argila expandida + silicone antifungo.
Estou esperando xegar um termo-higrometro digital que comprei de fora. ( não sei se chegará a tempo).
Onde moro faz uma média de temperatura: dia 30º, noite 28º.
Ando um pouco preocupado sobre o controle de temperatura ( principalmente na hora da frutificação; já que o sistema que pretendo fazer será o de serpentina com água gelada nas paredes do terrário e na frutificação a temperatura tem q ser mais do que a da pinagem. Será que desativando a bomba de agua e deixar ativada só a de ar consigo deixar a temperatura perto dos 26º?).
Já cogitei a aquisição de um termostato e pastilhas de peltier mas acho que não vou compra-las nesse 1º cultivo.

Acho que tambem comprarei um termometro para fazer alguns testes de refrigeração no terrário antes de aniversariar os bolos.

Aceito sugestões e criticas.

*posteriormente posto fotos.
*Todas as dicas colhidas aqui nessa comunidade.
 
Última edição por um moderador:
Parabéns pelo cultivo, você parece ter estudado bastante e estar atento aos detalhes. Cuidado com informação muito antigas pelo fórum, como por exemplo, incubar no escuro não é necessário.
pretendo inocular 40ml de agua mineral ( ou destilada ) nos bolos e os colocar por um dia na geladeira antes de aniversariar.
inoculo mais ou 40ml está bom?
Me parece muita água para o bolo conseguir absorver de uma vez só. O micélio não é tão permeável, ele absorve água bem lentamente. Eu nunca experimentei essa tek, mas pelo que vi no shroomery o pessoal injeta normalmente 5~10ml e repete algumas vezes ao longo do flush.
Ando um pouco preocupado sobre o controle de temperatura ( principalmente na hora da frutificação; já que o sistema que pretendo fazer será o de serpentina com água gelada nas paredes do terrário e na frutificação a temperatura tem q ser mais do que a da pinagem. Será que desativando a bomba de agua e deixar ativada só a de ar consigo deixar a temperatura perto dos 26º?).
Já cogitei a aquisição de um termostato e pastilhas de peltier mas acho que não vou compra-las nesse 1º cultivo.
Eu não me preocuparia tanto (e de fato não me preocupo) com a temperatura tão milimetricamente controlada. Se você conseguir manter na casa dos 28°~29° eles não sofrerão. Talvez você esteja planejando gastar mais do que seria interessante gastar com esse cultivo, não? Mantenha em mente que o principal gatilho de pinagem é a troca de ar (aumento de disponibilidade de oxigênio) e a perda de umidade pelo substrato. Outra coisa: será que esse esquema da serpentina funcionará? Pelo que eu tentei visualizar mentalmente, me parece que logo a serpentina e a água que correrá nela ganhará calor do ambiente. E o que alimentará o sistema constantemente com mais água gelada? O metal é um ótimo condutor térmico, aquece tão bem quanto resfria, e por isso normalmente a serpentina é colocada dentro de um ambiente térmico, isolado, em contato direto com gelo.
 
termostato e pastilhas de peltier

Como funcionaria? Basta colocar a pastilha de peltier dentro do terrário e ligar ao termostato programado?

Eu andava procurando algum tipo de "compressor pequeno" para usar na minha incubadora, e nunca tinha ouvido falar nestas pastilhas, talvez seja o que eu preciso...

De resto, acompanhando :).
 
Malahov,
Pode crer. Se nao me engano, acho que ja li um relato de uma pessoa q injetou 100ml (nao lembro se deu certo ou n); estava em dúvida se 40ml seria pouco pois estava pensando sobre o dunk (q axo q absove mais do que 40ml) mas como vc disse e eu fui atras de verificar, o dunk geralmente é feito só no 2 flush.
Enfim, acho que vou seguir sua dica, aplicarei apenas 10ml em 2 dos 5potes para acompanhar a diferença.

Sobre o mecanismo da serpentina e resfriamento, vou colocar agua + gelo em uma bolsa termica e a bomba dentro da bolsa. E a bolsa ao lado do isopor com as mangueiras ligadas a ele. Pensei em comprar canos de cobre, pela melhor conducao, mas acho que vai encarecer muito. Mas vou pesquisar qual o valor.
E a 'serpentina' vou maquinar um jeito de fixa-la ao meio das paredes do isopor (pois se ficar em contato com a agua ira alterar mais na humidade do que na temperatura.) e vou introduzi-la por um furo no Isopor e tira-la por outro furo na mesma parede do isopor. (furos vedados posteriormente)

Vo ve se consigo comprar hj a bomba de ar, argila expandida e o termômetro para medir os parâmetros de temperatura do terrario ao longo do dia.
Também vou verificar a temperatura e tempo de degelo colocando 1 ou 2 garrafas de 500ml com agua congelada no terrario. Para saber se será necessário mesmo a bomba de agua gelada e a serpentina. (apesar de achar que esse método de garrafas de gelo fica mais propicio a contaminação)

*duvida..
Sobre os furos que irão servir de exaustão de co2, qual um bom diâmetro? Já li relatos que fizeram 4 (ou 2) furos com 5mm; outros fizeram furos de 5cm e outros furos ainda maiores.
Tendo em mente que usarei uma bomba de ar de aquario.

ExPoro,
Pelo q li das pastilhas peltier, elas transferem a temperatura de um lado para outro da pastilha. Deixando-a com um lado frio e um lado quente. Sendo necessário um cooler na parte quente para balanceamento/resfriamento Em terrarios de isopor é necessário colocar um condutor térmico de fora pra dentro do isopor e colar a pastilha nesse condutor ou entao colar a pastilha na tampa de vidro do isopor. Pois ela libera muito calor de um lado. E ira derreter o Isopor caso fique em contato direto. No fórum tem falando mais sobre ela e o mecanismo. O termostato seria para deixar a temperatura controlada. Ligando e desligando a pastilha na temperatura pré-determinada. (necessita tambem de um relé e uma fonte de pc e um dissipador de calor, alem do cooler, só para o mecanismo da peltier.)
Eu poderia usar apenas um termostato para controlar minha bomba com a agua gelada, ligando-a e desligando-a eletricamente pelo relé quando atingir a temperatura pré-determinada, mas ira encarecer ainda mais meu cultivo agora. Entao acho que nao vou compra-lo agora.
 
Última edição por um moderador:
acho que ja li um relato de uma pessoa q injetou 100ml
Então, tem que ver qual era o volume desse bolo, pensar na proporção substrato x água.
pensando sobre o dunk (q axo q absove mais do que 40ml)
Mas como eu te disse, o pessoal reinjeta durante o flush várias vezes água.
Agora entendi, a serpentina ficará dentro do isopor, faz sentido. Não sei porque eu estava imaginando um terrário de caixa plástica e a serpentina correndo por fora, perdão.
Sobre os furos que irão servir de exaustão de co2, qual um bom diâmetro?
Difícil dizer. Tem gente que faz poucos furos bem grandes, outros que fazem furinhos, mas eu não sei o que é melhor. Meus terrários de 30 e 35L têm 14 furos de 3/8'' (quase 1cm), mas no próximo cultivo to planejando ampliar para uns 24 furos. Você precisa ir regulando, sentindo a necessidade. ;) Eu também uso bomba de aquário de 35L/h.
 
Voltei.
E com muita alegria venho informar que 3 bolos já começaram a pinar.
O terrário, seguindo os conselhos do @Malahov preferi deixar mais xuxa mesmo e deixei a serpentina de lado. Coloquei 2 garrafas de 500ml e fiquei trocando de 13/13h e em 6/6h quando dava. Um borbulhador de aquario 24h ligado, com uma mangueira dividida em duas pontas, uma dentro de uma xicara com agua sanitaria diluida e outra com uma esponja para filtar o ar. Ainda sem termometro e hidrometro. Borrifo água sanitaria diluida uma vez por dia no terrário ou quando percebo que está sem gotículas nas paredes. Fiz 6 furos de uns 5mm na parede do terrário 4 em cada lateral menor e 2 na parte maior. E coloquei pedaços de esponja nos furos. Não coloquei uma tampa de vidro, deixei a tampa de isopor mesmo e achei uma laterna minha que tem uns 30 leds, ae só coloco na tampa do isopor ela ligada, e da pra perceber que a luz ultrapassa a tampa do isopor e ilumina dentro. (deixo ligada +/- 12h por dia)
Primeiro (20/02) aniversariei um dos bolos que estava colonizado (quando tirei, percebi que ainda faltava uma parte do selo colonizar, retirei a camada de selo não colonizado que consegui.) Fiz somente um cold shock na geladeira de 12h. e coloquei no terrário.
Uma semana depois (27/02) aniversariei mais dois bolos. Fiz cold shock na geladeira, nao recordo se foi de 12h ou 24h. E coloquei no terrário.
Na sexta feira (04/03) um parente proximo faleceu e tive que viajar, voltei no domingo e quando cheguei percebi que tinham começaram a pinar, principalmente os dois que coloquei por ultimo.
Nesse mesmo dia aniversariei mais um dos bolos. Fiz um cold shock de 24h e coloquei no terrário.
Tenho mais um ( o do pote maior) que ainda esta terminando de colonizar, fiquei pensando em fazer um casing com ele. Mas tenho que estudar mais sobre como faze-lo.
Me veio uma duvida tb, de que como coloquei um dos bolos por ultimo (e esse não esta pinando ainda), se fico colocando garrafas com agua gelada no terrário ainda, no momento estou colocando 1 garrafa.

01 - 5 dias.jpg 5 dias Colonização 15 dias pote pequeno..jpg 15 dias copo menor. pins (2).jpg Pins 06/03
pins.jpg Pins 06/03 terrario 1 20-02.jpg Terrário 20/02 Terrario 27-02.jpg Terrário 27/02
terrario 04-03.jpg Terrário 06/03
 
Última edição por um moderador:
:eek: Faça isso não. A água sanitária, mesmo diluída é fungicida. Seus bolos não estão ficando azulados? Eu mesma uma vez enxaguei mal uma perlita que deixei de molho em água sanitária e o resíduo deixou um cheiro forte que fez muito mal aos meus bolos.
Tudo em excesso no cultivo de cogumelos é ruim. O pessoal aqui do forum tende a ser neurótico demais com assepsia, mas acho que tá na hora de alguém tomar coragem, encher o peito, e falar pra galera que tá começando dar uma relaxada, que não é isso tudo não... Pronto falei! :whistle:
 
Tudo em excesso no cultivo de cogumelos é ruim. O pessoal aqui do forum tende a ser neurótico demais com assepsia, mas acho que tá na hora de alguém tomar coragem, encher o peito, e falar pra galera que tá começando dar uma relaxada, que não é isso tudo não... Pronto falei! :whistle:

É aquilo de que quando vira bolo totalmente colonizado não contamina tão facilmente mais. Que depois que aniversaria não faz tanto sentido isolar totalmente o bolo de contaminantes, mas apenas criar as condições pra reduzir a chance de contaminações recorrentes em terrários. O bolo 100% colonizado não é como o substrato não colonizado, pois aquele já é protegido pelo micélio, logo já se protege de contaminações de substratos não colonizados. :coffee:
 
O pessoal aqui do forum tende a ser neurótico demais com assepsia, mas acho que tá na hora de alguém tomar coragem, encher o peito, e falar pra galera que tá começando dar uma relaxada, que não é isso tudo não... Pronto falei!
Exatamente. O pessoal relaxa na assepsia da inoculação e fica obcecado com a assepsia dos terrários, quando devia ser o contrário. Eu também acho que isso é uma preocupação derivada da ansiedade do começo, logo o pessoal vê que não é por aí, que depois de colonizado ele só vai contaminar quando estiver esgotado (vários flushes) ou estiver em más condições de frutificação (alta temperatura, falta de troca de ar/ ar parado).
 
:eek: Faça isso não. A água sanitária, mesmo diluída é fungicida. Seus bolos não estão ficando azulados? Eu mesma uma vez enxaguei mal uma perlita que deixei de molho em água sanitária e o resíduo deixou um cheiro forte que fez muito mal aos meus bolos.

Não, estão com aspectos normais.
Borrifo nas paredes do terrário. Ok, vou colocar água mineral mesmo então.
Em relação as garrafas de gelo, voces acham que devo continuar colocando?
 
Em relação as garrafas de gelo, voces acham que devo continuar colocando?
Como está a temperatura aí? Se estava colocando as garrafas para manter a temperatura baixa para incentivar a pinagem, eu preciso confessar que nunca fiz isso. Talvez alguém que tenha esse costume possa te ajudar.
 
Como está a temperatura aí? Se estava colocando as garrafas para manter a temperatura baixa para incentivar a pinagem, eu preciso confessar que nunca fiz isso. Talvez alguém que tenha esse costume possa te ajudar.

Temperatura aqui ta 31º max min 28º. Era pra incentivar a pinagem sim.
 
Bem, já fiz, e ajuda sim a abaixar a temperatura. O problema é que a umidade tambem cai. Então é preciso ver se há realmente uma necessidade de se abaixar a temperatura.
Eu não estou falando de usar garrafas, isso eu fiz também.
Se estava colocando as garrafas para manter a temperatura baixa para incentivar a pinagem, eu preciso confessar que nunca fiz isso. Talvez alguém que tenha esse costume possa te ajudar.
Eu estou falando dos resultados de baixar a temperatura para incentivar a pinagem, aquela história de temperatura de pinagem sem inferior a temperatura de colonização.
 
Dúvidas sobre casing.
Li alguns materiais aqui na comunidade, mas a maioria era antigo, o que me deixou com algumas duvidas.
O substrato esterilizado e hidratado de 1 parte de vermiculita + 1 parte de fibra de coco + 1 colhe de borra de café + 1 colhe de cal é ok?
Em relação as camadas, coloco uma camada inferior ao substrato do pf cortado? Qual a quantidade de camadas de casing é ideal?
 
Sim, esse é um bom substrato. Não precisa colocar por baixo. Criar essa área úmida e aerada sob o bolo vai levar ele a pinar por baixo. A quantidade ideal é uma, embora tenha gente que faça duas, conforme você leu. Talvez esteja confundindo com bulks em camadas, mas casing não se faz esse 'pavê'. :D
 
Fotos tiradas hoje 10/03. b3b5ee60-58cd-4529-8b05-072e3389d676.jpg 9df2763e-d137-4aa2-876c-c69b26874cd1.jpg Na segunda foto, esse micelio, que lembra uma 'pelugem' ao redor dos cogumelos, é normal estar lá?!

E percebi que o crescimento dos cogus do bolo que esta com uma parte do selo de vermiculita sem ser colonizado, está mais lento do que nos outros. Posso fazer algo para mudar isso ou só espero o 2º flush e inoculo agua?
 
esse micelio, que lembra uma 'pelugem' ao redor dos cogumelos, é normal estar lá?!
É normal, mas significa que precisa de melhorar as trocas gasosas. (Y)
esta com uma parte do selo de vermiculita sem ser colonizado
Os selos de vermiculita não vão colonizar mesmo. O micélio até que permeia ele, mas não cria uma rede micelial, não, porque ele não é nutritivo.
 
Hoje, 12/03, fiz o casing. Hidratei e esterilizei o substrato que tinha perguntado se era ok. Comprei algumas marmitas de aluminio e utilizei o saco delas para despedaçar o ultimo bolo (500ml) que estava colonizando. Distribui os pedaços/farelos do bolos em duas marmitas e os cobri com o substrato. (tentando acertar na proporção de 1/4 em relação ao nível do bolo despedaço). Tampei a marmita, coloquei dentro de um saco e o saco coloquei dentro do armário. Acho que vu abrir em 5 dias pra vê a evolução.
Separei um pouco do bolo despedaçado para futuras experiências. (Já tinha separado os resquícios de farelos colonizados que haviam nos copos dos bolos anteriormente aniversariados. E esses já estavam mais colonizados.) Juntei os dois, e tirei somente um pouco para tentar fazer um outdoor. Uma parte coloquei num jarro que tem uma planta, fiz um buraco, misturei com folhas secas e um pouco de fibra de coco, cobri um pouco e molhei; fiz o mesmo ao lado de outra planta que está plantada no chão. Mas utilizei quantidades bem pequenas nas duas, já que no meu ver, o essencial eu não tenho no momento, o esterco. Coloquei mais por curiosidade mesmo, saber se dava em alguma coisa. Mas, dentro de alguns dias vou adquirir o esterco e colocarei o restante do bolo na maneira correta.

Os bolos que estão no terrário, estão indo bem. Um apresentou uma pequena mancha azul mas creio que tenha sido pelo manuseio. Mas ficarei atento. Percebi também que alguns cogus (um e outro), mudaram a cor do chapéu, ficando mais escuros. Deficiência na troca gasosa? Também parei de colocar as garrafas de gelo.
 
Back
Top