Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo. Milho e bulk de palha e po de coco.

Diário de cultivo completo.
Olá pessoal, quero relatar minha experiencia do meu primeiro cultivo de Psilocybe cubensis Strain Ipiaú. Sou grato aos parceiros, Paranoid, que cedeu o carimbo e vem me dando umas dicas e TheHunter, com quem venho tirei várias dúvidas no início do cultivo. Grato pelas contribuições da comunidade CM para o meu aprendizado.

Para o desenvolvimento do micélio eu escolhi o milho de pipoca como substrato, porque é facil de encontrar e barato.

O cultivo começou dia 15/10. Como tem fases vou separar por procedimento e dia.

Procedimentos:

15/10 - hidratação dos grãos de milho.
Materiais: milho de pipoca, água da torneira e panela de pressão.
O milho foi fervido na panela de pressão (água 3 dedos acima do nivel dos grãos) por tres dias seguidos. No primeiro dia por 10 min, no segundo dia (16/10) por 6 min, no terceiro (17/10) até levantar fervura e, então, enfriar. Quando esfriaram os grãos foram escorridos e, dentro de um recipiente coberto com um prato, colocados em repouso na geladeira (frostfree) por 24 horas, para retirar o excesso de umidade. Os grãos hidratados dobraram, ou triplicaram, em volume.

16/10 - hidratação dos esporos (seringa de esporos)

Materiais: uma seringa de 10ml (com agulha), uma glove, um isqueiro, uma faca, um copo de cachaça, papel aluminio, plastico filme pvc, água mineral fervida (10min).
Na glove, esterilizei a seringa com agua quente, puxei e esguichei 3X e dai suguei e deixei esfriar no interior da seringa. A mesma água foi usada para hidratar os esporos. quando esfriou, despejei a água no copo, aqueci a ponta da faca até ficar em brasa, esperei esfriar e raspei o carimbo inteiro. Suguei e esguichei a agua com esporos afim de misturar. suguei novamente, pus o protetor da agulha, embalei a seringa em papel aluminio e filme pvc então levei à geladeira até o dia da inoculação (18/10). A seringa foi virada 1 vez/dia

18/10 - esterilização do milho
Materiais: 7 recipientes de vidro (5 de 200ml e 2 de 300ml), papel alumínio para cobrir e panela de pressão.
Coloquei milho hidratado até 2/3 dos 7 recipientes e cobri com 2 folhas de papel aluminio, apertando na boca do copo, mas deixando espaço para passagem de ar. Fervi na pressão por 1 hora e deixei esfriar com a panela fechada até o dia seguinte (por isso fiz a noite).

19/10 - inoculação dos esporos
Materiais: glovebox, seringa de esporos, papel alumínio e fita adesiva.
Primeiramente, foi feita a limpeza da glove, com alcool 70% e hipoclorito de sodio bem diluido. Inoculei 2 a 3 furos por frasco. Em cada furo foi injetado 1ml da seringa. Coloquei mais uma camada de papel aluminio, apertando bem a boca do frasco e passei fita adesiva para vedar. Envolvi os frascos num saco plástico e guardei dentro de uma caixa de papelão bem fechada.

23/10 - Primeiros sinais de vida
Houve sinais de germinação em 3 dos 7 frascos (E assim continuou até o final). Foram observados alguns circulos de cor esbranquiçada sobre o milho.
26/10 - Já havia micélio cobrindo 2 a tres graos em cada ponto de colonização dos frascos.

A colonização prosseguiu rapidamente. Aos 17 dias de inoculado o primeiro frasco já estava 100% colonizado (parece algo como algodão doce, só um pouco mais denso), e com 28 dias (16/11) preparei bulk.

15/11 - Substrato Bulk
Materiais: 50% pó de coco, 45% fibra de casca de coco, 2,5% de borra de café, 2,5% de farinha de casca de ovo
O pó de coco foi comprado em casa de material agricola; a fibra de coco foi conseguida na rua, descasquei o coco piquei as fibras bem pequenas com tesoura deixando secar ao sol. Depois pasteurizei a fibra em água a 80°C por 1 hora. Escorri a fibra, hidratada e pasteurizada, até apertar e escorrer uma gota apenas. Misturei todos os ingredientes na proporção citada acima, acondicionei em 2 frascos de vidro, cobri com um quadrado de papel aluminio e esterelizei na panela depressão por 1 hora, deixando secar até o dia seguinte.

16/11 - Preparação do bulk
Materiais: substrato, vasilha plastica, papel alumínio, filme pvc, 150ml de graos colonizados.
Foi usada uma vasilha plastica retangular medindo 30X15cm e altura de 5cm. O interior foi forrado com papel alumínio, limpei com alcool 70%. Com uma colher limpa, foi feita uma camada de 3cm de substrato esterilizado, adicionei os grãos dispersando bem sobre o substrato e depois cobri com mais uma fina camada de substrato.
A proporção de grãos / substrato foi cerca de 6:1.
Cobri o bulk com um filme pvc (por 24h) e coloquei no meu terrario improvisado numa caixa de papelão.

19/11 - Observei que a colonização do substrato bulk está ocorrendo bem. O micelio forma uma nuvem esbranquiçada e em algumas partes apresenta aspecto rizomorfico e alguns adensamentos.
Deixei a luz natural penetrar pela claraboia do terrário.

23/11 - Os adensamentos do micélio continuam progredindo. Apesar de não ter um higrômetro, senti que a umidade estava baixa, então, usando uma seringa, esguichei 5ml de água nas paredes do terrário.
__________________________________________________________________________
Até agora é isso que tenho. Ainda tem 2 frascos de milho 100% colonizados. O que acham vocês, entendedores dos paranauês?
Será que corro risco de perde-los se nao por para frutificar imediatamente?

Forte abraço e Boas viagens a todos.

__________________________________________________________________________
25/11 - O micélio está se espalhando cada vez mais na superficie do substrato (vide foto do dia). Creio que coloquei muito substrato, por isso o bulk está demorando de colonizar por completo. Vou colocar uma lampada fluorescente para guiar a formação dos pins.

28/11 - O substrato está uns 80-90% colonizado. São visíveis tufos de micélio se formarem na superfície (vide foto do dia). Deixei o cooler ligado 24h e esguicho agua nas paredes do Terrário, mas ainda não recoloquei na luminosidade.
 

Anexos

  • 20151120_081337.jpg
    20151120_081337.jpg
    116.1 KB · Visualizações: 128
  • 04.11 (7).jpg
    04.11 (7).jpg
    83.5 KB · Visualizações: 123
  • 04.11 (2).jpg
    04.11 (2).jpg
    106 KB · Visualizações: 124
  • 28.10 (8).jpg
    28.10 (8).jpg
    132.5 KB · Visualizações: 115
  • 28.10 (5).jpg
    28.10 (5).jpg
    84.7 KB · Visualizações: 117
  • 28.10 (4).jpg
    28.10 (4).jpg
    87.5 KB · Visualizações: 117
  • 26.10 (4).jpg
    26.10 (4).jpg
    88.4 KB · Visualizações: 114
  • 26.10 (2).jpg
    26.10 (2).jpg
    90.7 KB · Visualizações: 114
  • 26.10 (1).jpg
    26.10 (1).jpg
    103.3 KB · Visualizações: 114
  • 23.10 (7).jpg
    23.10 (7).jpg
    98.7 KB · Visualizações: 116
  • 20151125_150004.jpg
    20151125_150004.jpg
    116.7 KB · Visualizações: 119
  • 28.10 (1).JPG
    28.10 (1).JPG
    117.5 KB · Visualizações: 116
Última edição:
Até agora é isso que tenho. Ainda tem 2 frascos de milho 100% colonizados. O que acham vocês, entendedores dos paranauês?
Será que corro risco de perde-los se nao por para frutificar imediatamente?
Não tem problema, não é obrigatoriamente um processo "colonizou por completo sou obrigado a frutificar", se quiser, pode segurar um pouco ainda.
 
@Mulambo, eu não entendi direito. Você não incubou o bulk antes de aniversariar?
Malahov, como é "incubar"? Se incubar significa mantê-lo num local escuro, com temperatura (+/-) constante e aerado, sim, incubei e continuo incubando, até hj, no proprio terrário. Vou colocar uma luz artificial sobre a tampa do (pseudo) terrario.
 
Malahov, como é "incubar"? Se incubar significa mantê-lo num local escuro, com temperatura (+/-) constante e aerado, sim, incubei e continuo incubando, até hj, no proprio terrário. Vou colocar uma luz artificial sobre a tampa do (pseudo) terrario.
É que você disse:
Deixei a luz natural penetrar pela claraboia do terrário.
E não se ilumina o bulk durante a incubação, quando deve aguardar ele colonizar 100% o substrato nutritivo.
 
a descrição tá ótima @Mulambo ! Vou até usar esse diário como guia, na próxima vez eu pretendo fazer meu primeiro casing com milho. Boa sorte aí Irmão!
 
Boa @Mulambo, parabéns pelos sucessos.
Uma alternativa para os potes 100% colonizados durarem mais é colocar na geladeira, a temperatura baixa irar diminuir o metabolismo do micelio, e consequentemente a degradação do milho.
A incubação que o amigo @Malahov falou é importante logo quando se monta um bulk, porque o micelio precisa de um tempo pra se regenerar de 4-5 dias, mas como você montou um casing, (não utilizou nada nutritivo - húmus ou esterco), não vejo problema em ir diretamente pro terrario.
 
Última edição:
mas como você não utilizou nada nutritivo
Mas então não é bulk... é casing. Realmente eu não tinha prestado atenção ao que ele usou como substrato, eu me atentei mais ao título "bulk". Neste caso não deve se mesmo esperar colonização completa, mas ressalto que é necessário rever os termos utilizados no diário.
 
É que você disse:

E não se ilumina o bulk durante a incubação, quando deve aguardar ele colonizar 100% o substrato nutritivo.
Ok Malahov, eu tirei da luz e hj já esta mais colonizado. Quase em ponto de pinar.
Bom eu achei que essa técnica seria "bulk". Segundo o glossário do CM "é chamado de bulk ou Camada de bulk qualquer grande quantidade de Substrato medianamente nutritivo usado para cultivo de cogumelos em larga escala. O termo pode ser usado ainda para camadas de materiais que servem para fornecer água e nutrientes a um Spawn. Diferente da definição de casing.


Valeu, EmBusca! O milho é mesmo o substrato mais fácil para os iniciantes. Aos poucos vamos nos aprimorando e evitando as perdas na produção. Sucesso nos seus cultivos Brother. Abraço
 
Segundo o glossário do CM "é chamado de bulk ou Camada de bulk qualquer grande quantidade de Substrato medianamente nutritivo usado para cultivo de cogumelos em larga escala.
Exatamente, mas a fibra de coco não é um substrato considerado nutritivo, por isso a observação do @Paranoid sobre isso ser um casing e não bulk. Por exemplo, eu também usei pó de coco em meu casing cujo diário está ativo no momento. Sobre a incubação a diferença é que o casing pode ser aniversariado direto ou incubar por alguns poucos dias, enquanto o bulk, por ser um substrato nutritivo, deve-se incubar até colonização total e só depois aniversariar para frutificar. É como se o bulk fosse um bolo enorme, por assim dizer.
Edit: inclusive, há outras dicas importantes a acrescentar: Não há porque pasteurizar nada se você depois vai esterilizar. Uma vez que a pasteurização deixa parte dos microorganismos vivos e a esterilização elimina todos. Se for um bulk, apenas pasterize; se for um casing, esterilize.
Agora vamos juntar os fatos: seu substrato não é nutritivo e está esterilizado; ele já recebeu luz e está pinando. Conclusão: volte a colocar seu casing na luz o mais rápido possível, inclusive porque está pinando, aumente a troca de ar e colha os frutos do seu trabalho.
 
Última edição:
mas a fibra de coco não é um substrato considerado nutritivo
Há muita discussão sobre isso, e há quem discorde.
usei pó de coco em meu casing
Acho que o objetivo do uso é que define a técnica. Usar a fibra/pó em camada para cobrir o substrato é diferente de mistura-la ao spawn e aguardar colonização.
A fibra é bem versátil, e acho que pode ser usada em ambas as técnicas, bulk ou casing.
Não há porque pasteurizar nada se você depois vai esterilizar
Isso é verdade, @Mulambo. Se era pra ser bulk, você poderia ter pasteurizado, apenas, todo a substrato. Fica a dica para esses outros copos já colonizados.

Acho que deveria ter aguardado a colonização completa, @Mulambo. A pasteurização é uma forma de preparar o substrato nutritivo, mantendo-o resistente à contaminação. Com o substrato esterilizado, ele não tem a mesma resistência, e por isso seria de suma importância que você aguardasse a colonização completa. E o nome disso ainda assim seria bulk. Ou Mulambo's Tek.
 
Última edição:
Exatamente, mas a fibra de coco não é um substrato considerado nutritivo, por isso a observação do @Paranoid sobre isso ser um casing e não bulk. Por exemplo, eu também usei pó de coco em meu casing cujo diário está ativo no momento. Sobre a incubação a diferença é que o casing pode ser aniversariado direto ou incubar por alguns poucos dias, enquanto o bulk, por ser um substrato nutritivo, deve-se incubar até colonização total e só depois aniversariar para frutificar. É como se o bulk fosse um bolo enorme, por assim dizer.
Edit: inclusive, há outras dicas importantes a acrescentar: Não há porque pasteurizar nada se você depois vai esterilizar. Uma vez que a pasteurização deixa parte dos microorganismos vivos e a esterilização elimina todos. Se for um bulk, apenas pasterize; se for um casing, esterilize.
Agora vamos juntar os fatos: seu substrato não é nutritivo e está esterilizado; ele já recebeu luz e está pinando. Conclusão: volte a colocar seu casing na luz o mais rápido possível, inclusive porque está pinando, aumente a troca de ar e colha os frutos do seu trabalho.
Obrigado pela dica Malahov, Já pus na luminosidade, sob uma janela pra economizar essa energia. Estou deixando o cooler ligado todo o tempo.
Como eu usei pó de coco, isso não seria nutritivo?. Eu acho que o meu está mais para bulk.
Usei o 2º spawn e o terceiro frasco colonizado eu coloquei na geladeira (seguindo a dica do @Paranoid) para aguentar até o proximo fim de semana quando devo preparar um novo substrato.
Estou com um po de xaxim aqui em casa. Alguem recomenda esse substrato?
 
Última edição:
A mesma água foi usada para hidratar os esporos. quando esfriou, despejei a água no copo, aqueci a ponta da faca até ficar em brasa, esperei esfriar e raspei o carimbo inteiro.

Você usou o carimbo inteiro :eek:, espero que tenha sido um carimbo bem ralo, porque um bom carimbo da pra fazer no mínimo uns 10 cultivos.

Parabéns pelo sucesso até o momento, esperando os cogumelos surgirem.
^^
 
Diário de cultivo continuação:
30/11: preparação do 2º casing (pseudo-bulk).
MAterial (substrato): cerca de 600ml de po de coco + 600ml de fibra de coco + duas colheres de sopa de farinha de casca de ovo.
O substrato foi esterilizado na PP por 1h (na noite de 29/11). Uma vasilha rasa (de 1,8L) foi forada com papel aluminio, devidamente limpos com alcool 70%. Foi feita uma camada com pouco mais da metade do substrato. Adicionou-se uma camada com 150ml de spawn. E, por fim, uma camada com o restante do substrato, deixando os graos totalmente cobertos. O material foi coberto com um filme pvc e acondicionado em uma caixa térmica.
3X ao dia o casing é aerado (abanado). (vide foto do 2º casing - dia 02/12)

01/12: Corpos de frutificação do 1º casing.
A nuvem esbranquiçada já cobre grande parte da superficie do substrato. dois pequeno pins nasceram. tem cerca de 1 cm de altura. São bem pequenos, mas há sinais de outros em formação.

02/12: Surgem novos pins.
Os pins que foram avistados no dia anterior já desenvolveram e ganharam companheiros. Já contei 17. (vide fotos do dia)

O casing está desenvolvendo bem. já aparece micélio colonizando a superficie do substrato.

Portanto, Até agora o Strain Ipiaú está se mostrando bem resistente. Os "netos" do @Paranoid rsrs. Digo isso porque as condições do cultivo depois do spawn foram em meio a uma reforma na casa, e assim, muita poeira pela casa, etc e tal. Mas ta tudo bem. MAs também é bom ressaltar o sucesso do (psedo) terrario, que está em plena atividade e sem contaminação.

Abraços de paz à todos.
 

Anexos

  • 2º casing.jpg
    2º casing.jpg
    79.8 KB · Visualizações: 73
  • 02.12.2015 (03).jpg
    02.12.2015 (03).jpg
    64.8 KB · Visualizações: 77
  • 02.12.2015 (02).jpg
    02.12.2015 (02).jpg
    93.6 KB · Visualizações: 75
Última edição:
Veeenha logo com as fotos desse primeiro flush, seu @Mulambo, que eu to ligado já rolou! :deolho::unhas:
Se sua fome permitir, lembra de tirar uns carimbos. :fome:
 
Back
Top