Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo - MDK -PESA - PF TEK

Diário de cultivo completo.
Olá.
Após criar vergonha na cara, estudar um pouco sobre técnicas, decidi começar o meu cultivo.
Decidi começar com a técnica mais simples. A PF Tek realmente parece muito simples e eficiente.
Enviei o pedido para a ProFungos segunda passada (28/01) e, para a minha surpresa, a carta chegou lá antes do esperado. Quinta-feira ela já estava em manaus, foi retirada sexta-feira e postada no mesmo dia. Deve vir pra cá segunda que vem, chegando o carimbo eu começarei o cultivo.

01/02/2013 11:22 AC SALDANHA MARINHO - MANAUS/AM Postado

Os textos à diante são sobre como pretendo fazer o cultivo, que deve começar semana que vem, no máximo na outra. Editarei o primeiro post conforme for atualizando. Qualquer comentário e principalmente esclarecimento das dúvidas são muito bem vindas. Ainda sim, estou em constante estudo, então posso, porventura, acabar sanando minhas próprias dúvidas.

Estou em dúvida sobre os primeiros procedimentos. Meu espaço é limitado (um kitnet muito pequeno), e para ajudar, eu tenho uma gata. Minha casa é cheia de pêlos e não é o local mais estéril do mundo. Pretendo fazer os procedimentos usando o banheiro como câmara de lysol. Meu banheiro não é completamente emporcalhado. Mas, será que usando bastante lysol (o suficiente para encher o banheiro, que é pequeno), mantendo fechado por 10 minutos e fazendo os procedimentos lá, seria o suficiente para garantir um local estéril ou a limpeza do banheiro influenciaria muito?
A confecção das seringas me preocupa por este sentido. Não tenho uma glovebox e nem pretendo usar uma. Não sou o mestre dos "faça você mesmo" e tenho certeza que além de mal confeccionada, eu teria problemar em usar. Li um pouco sobre fazer na boca do fogão mas não sei a confiabilidade deste método, já que é bem pouco usado. Só consegui encontrar álcool 46,2º aqui aos redores, e sei que não é o suficiente para uma esterilização, mas tenho lysol (aquele com cheiro enjoativo, infelizmente nem o neutro encontrei, as coisas por aqui estão dificil de encontrar).
Uma vantagem (ou desvantagem) da minha casa é que há pouquissima corrente de ar. Usando o banheiro como câmara de lysol, ou mesmo a pia da cozinha/sala (lembrem-se, é um kitnet, é tudo junto), acho que teria pouca chance de microorganismos aparecerem, devido à falta de corrente de ar.

As fotos são das coisas que adquiri até agora. Há dois tipos diferentes de arroz integral (comprei os dois bem rústicos, mercado público de POA), um é "Arroz Cateto" (o que tem uma foto separada, pode ver que os grãos são pequenos e não aparentam ser de arroz) e o outro é "normal" (grãos de arroz normais), eu acho. Não sei qual seria melhor para utilizar, pois não conheço muito de arroz. Pretendo fazer 8 bolos PF com eles, 6 em copos de 280ml e 2 em copos que não tenho certeza, mas aparentam ter 200ml (formato menor e mais arredondado, semelhante à copos de whisky, são os que estão separados na caixa na foto). Pretendo usá-los o mais inteiriço possível, vou dar uma quebrada bem à bangu, mas o objetivo é usá-los quase inteiros.
Essa caixa verde foi a organizadora mais barata e adequada que encontrei, mas estou em dúvida em relação à essa cor. Para o terrário, terei que passar fita isolante dos lados e fechar o topo com um papel filme daqueles transparentes? Ou há alguma forma de fazer uma gambiarra na tampa para que ela permita a entrada adequada de luz? E a caixa em si, tem um tamanho adequado (pode-se perceber que cabem os 8 copos com folga, pretendo manter os 8 bolos, ou a quantidade que vingar, dentro deste terrário).
A caixa menor, com tampa preta, pretendo usar (dentro de uma sacola preta) como local de inoculação dos bolos. Infelizmente ela é muito pequena para uma glovebox. A regulagem de temperatura será feita manualmente com garrafas de gelo.

Um componente que estou tendo muita dificuldade de encontrar atualmente é a argila expandida para a confecção do terrário. Não acho que seja impossível de achar, porém, gostaria de saber se tem alguma alternativa que seja tão, ou mais eficaz e que seja fácil de ser encontrada. A vermiculita também foi uma dificuldade, encontrei o local pesquisando aqui no fórum (Loja Zimmer em Porto Alegre, pra quem mora na região, pode ir que é tranquilo). Outra coisa que tenho que providenciar é a panela de pressão, estou vendo se consigo uma emprestada para fazer os procedimentos, mas já estou de olho em adquirir uma própria.

É isso! Estou otimista, mesmo sendo meu primeiro cultivo. Minha maior preocupação é a paranóia com a esterilização mesmo, principalmente porque meu kitnet é muito pequeno, como eu disse, é um pouco "jogado" além de cheio de pêlos. De resto, seguirei os guias à risca e PF Tek é auto-explicativa.

[]'s
Foto 0175.jpgFoto 0176.jpgFoto 0177.jpgFoto 0178.jpgFoto 0179.jpg

Ta chique no úrtimo o negócio mesmo. Vamo que o próximo vai dar certo.
O cobweb tava bem desenvolvido ali mesmo... Foi uma delícia borrifar este filho da puta com a mistura, ele desapareceu completamente mesmo. Acho que foi por causa da pasteurização mal feita no substrato, por falta de microondas. Enfim, já comprei um microondas, acho que vou tentar casing novamente com o copo de MDK que está estagnado em 90%. Quanto aos contaminados, estão separados dos outros. Os de whisky mantém um belo desenvolvimento, acho que 70% de colonização cada.

BLZ, estou torcendo pro SUCESSO do seu cultivo. Hoje, além do descarte e higienização total do lab e equipamentos, comprei 4 seringas de 10cc pra hidratar e preparar para o cultivo, desta vez livre daquele bolor fdp, dos Ianomamis e dos Xapruri que tenho por aqui. Comprei também 15 placas de petri de 90X15mm pra cultivar os esporos.

Óh Grande Cogumelo, cuide de nossos cultivos! :D

Apenas para informação, caso queira tentar usar a tecnica de combate contra cobweb (funciona melhor para casings/bulk, pois em bolos vai pegar direto no micélio).
Não faça uma mistura com água oxigenada, compre aquelas para "curativos", veja no rótulo se tem concentração "3%". Se tiver, é essa mesma. Aplique ela sobre toda a superficie do bulk, aplique bastante mesmo. Faça isso mais duas vezes em intervalos de 12 horas.
O primeiro motivo de talvez isso funcionar é porque o micélio de cubensis está SOB o substrato, enquanto a água oxigenada está sendo aplicada SOBRE o mesmo (o micélio de cobweb desenvolve nas partes não-colonizadas de substrato). Logo, muita parte dela não está afetando o micélio saudável (que ainda não colonizou o substrato). Além disso, oxigênio é muito mais letal ao cobweb, tanto que uma das maiores causas de cobweb é a falta de oxigenação/troca de ar. E por fim, o cobweb geralmente não vem sozinho, claro. Ele aparece nas partes não-colonizadas pelo cubensis, subsequentemente atacando o micélio do mesmo. A água oxigenada é menos prejudicial ao micélio de cubensis do que a contaminação de cobweb, então, mesmo que aplicada diretamente, as chances de "sucesso" são maiores.

E por fim de tudo (eu li o seu tópico, AshtarSherry, hahah) saiba que cogumelos afetados por cobweb não são prejudiciais à saúde. Tanto que você comeu micélio de cobweb e está aí, inteirão, certo? Claro que não é nem um pouco seguro para tirar carimbos.

Enfim, não estou dizendo que vai dar certo. Como eu disse, é apenas um teste.

Última edição:
Paciência e perseverança, é isso que nos resta a nó, cogumelófilos. Eu optei por lançar tudo num pequeno pasto que tenho aqui em casa, e estou providenciando as coisas para fazer um novo cultivo, desta vez com esporos apropriados e esterilização plena e absoluta. Veremos o que rola. Valeu! :cool:

2013-03-04 16.58.54.jpg

Pois é, cogumelos de pasto é dose. Sempre vem com uma surpresa ou outra.
Se quiser domesticar, tenta fazer igual a galera diz. Traz o cogumelo com o bulk inteiro, na merda e tudo, e vai domesticando eles na manha no seu quintal.

Mas então, sobre o cobweb, pelas informações que adquiri até agora é o mais "fácil" de combater (porque contaminação fácil mesmo de resolver não existe), exatamente pelo excesso de fragilidade ao H2O2 (água oxigenada, se quiser informações em inglês, geralmente é chamado de "peroxide"). Todos os fungos são frágeis a àgua oxigenada, mesmo em baixas concentrações. A água oxigenada caseira, para ferimentos, vem com a concentração padrão de 3%. Essa concentração é o suficiente para destruir o micélio do cobweb (que é mais frágil e desenvolve mais rápido que o de cubensis), porém, só causará algum dano ao micélio de cubensis.
Entenda que ali no casing (no meu caso, um bulk) o que está acontecendo neste caso é uma disputa entre fungos (no caso, o mofo que causou o cobweb, e o micélio de cubensis). O micélio de cobweb desenvolve muito mais rápido quando há pouca oxigenação e bastante umidade (no caso, era a fase de recuperação do crumble and case então ele deveria mesmo estar nessas circunstâncias), assim, tendo mais chance de colonizar o substrato inteiro e depois atacar o micélio de cubensis (micélio rival). Ao borrifar as áreas de cobweb com água oxigenada, elas aparentemente desaparecerão, na verdade elas foram "destruidas", soltando milhoes e milhoes de esporos ao redor do substrato inteiro, como sempre. Logo, você aplica a água oxigenada na superfície inteira (quando aplicada no micélio de cubensis, este apenas muda um pouco seu aspecto, fica um pouco mais espumoso, mas não reage tão bruscamente quanto o de cobweb), combatendo tudo (ou a maioria) do que estiver ali, apenas ferindo um pouco o micélio de cubensis (enquanto, o cobweb se bastante desenvolvido é o suficiente para eliminar o micélio de cubensis, tirando a chande de desenvolvimento do mesmo).
Com outros fungos e mofos não é tão simples. Alguns são tão resistentes quanto o próprio micélio de cubensis, portanto, aguentando tanto (ou mais) a água oxigenada, inutilizando a técnica.

Como você está aprendendo, assim como eu, achei interessante compartilhar estas informações. Cobweb é uma contaminação comum, então, sempre que você avistar ela, logo no inicio se possível, vale a pena tentar combater (pois cobweb geralmente letal ao micélio, então, entre tentar ou deixar morrer pro cobweb...). No shroomery, um forum gringo de cultivo, há diversos relatos de combate bem sucedido com o infame "peroxide". Obrigado pelos votos de boa sorte e desejo o mesmo.

Edit: O casing está em luz ambiente com poucas trocas de ar para promover desenvolvimento micelial antes da frutificação, a princípio.

Sexto dia do primeiro bulk, segundo dia do novo bulk, feito com o spawn de MDK que estava estagnado.
O primeiro bulk, a princípio, está se recuperando bem do tratamento. Não apresentou muita expansão no substrato, porém, as partes que já estavam crescendo estão aprecentando muito mais opacidade hoje, um aspecto mais forte, de micélio mesmo, provavelmente por terem sido fragilizados após a aplicação da água oxigenada. Já vejo alguns rastros de micélio rizomórfico surgindo debaixo do substrato, bom sinal (cobweb se desenvolve em cima do substrato). Uma parte que parecia levemente acinzentada ontem (to com um trauma de cobweb agora, to vendo cobweb em tudo... haha) já tomou aspecto claro de micélio hoje. Isso demonstra que o spawn está desenvolvendo. O problema é que fiz algumas (várias) trocas de ar nesses primeiros dias, e o spawn ta precisando de CO2. Vou deixar ele lá fechado, acho que ta livre mesmo de cobweb, espero que consiga desenvolver, mesmo que tardiamente.

O segundo spawn deu primeiro sinal de vida hoje! Um lindo micélio branco nascendo pelo canto do pote (por um canto semelhante ao do outro, o canto direito. Curioso.), por enquanto é só isso! Tenho a impressão de que este teve uma camada um pouco maior de substrato, porém, pasteurizado mais efetivamente. Enfim, se chegar cobweb, já sabe... Já jurei de morte todas as gerações do desgraçado. Se aparecer aqui, vai pra banha.

Última edição:
Apenas para informação, caso queira tentar usar a tecnica de combate contra cobweb

Melhor descartar logo os cultivos contaminados com cobweb.

Outro ponto, vocês dois já leram as Regras e se atentaram para este ponto:

:teo_seta_direita: Artigo 12 - Edite as suas mensagens

§ Único Não poste uma nova mensagem se você puder utilizar a que já postou para corrigir ou adicionar algo.

Isso quer dizer, não postem novas mensagens sem com pouco espaço de tempo ou mensagens de outros usuários entre elas.

Estou tendo que continuamente mesclar mensagens que deveriam ter sido editadas.

Que fique claro que essa questão da edição das mensagens previstas nas regras é uma posição oficial da moderação, AshtarSherry, e que não deve ser objeto de ratings positivos ou negativos.

Falta de colaboração ou desrespeito a esse itens serão objetivos de rating "improdutivo" ou warning.

Grato,

Prezado Ecuador, por gentileza não se irrite. Só coloquei aquele smiley cobrindo o rosto de vergonha minha por ter cometido uma infração às regras da comuna. Queira me perdoar, garanto que não vai acontecer outra vez. O meu único objetivo é justamente de aprender e colaborar no que estiver ao meu alcance. Grato. :blackalien:

Salve comunidade CM.
Estou tripando na ocasião deste post. É um post simbólico, ele vai dar uma pausa nas atualizações constantes, necessidades fúteis de perguntas tão bobas, entre outros.
Primeiro, queria dizer que essa trip são com os MDK. Uma bela seringa proporcionada por um amigo, se quiser, pode se pronunciar aqui no forum. Já considero como um irmão, um amigo pessoal, trocamos muitas informações neste que foi nosso primeiro cultivo. Informações valiozissimas, enfim... Ainda te devo uma. Pode pedir a strain. EU TENHO QUE ACERTAR DA PROXIMA VEZ!

Enfim, queria dizer que houve sim falta de comprometimento meu. Não foi exatamente falta de comprometimento... Estou no fim do seguro desemprego, correndo atrás de trampo, várias coisas na vida pessoal acontecendo... Além disso, claro, e mais evidente: a falta de dinheiro.
Claro, é apenas uma "desculpa" pessoal. Eu poderia ter sido bem sucedido e muito provavelmente ainda serei, venho aqui também pedir um intermédio, ainda podemos dizer que é o primeiro cultivo.

Primeiro acho que devo explicações sobre os cogumelos que estão ocasionando esta maravilhosa trip, não consigo transcrever a alegria pelos meus dedos, me desculpem (e desculpem se ficar muito grande também, pensem nisso como uma compensação para a falta de fotos, que de qualquer forma só seriam vergonhosas a não ser pelos lindissimos, apesar de escassos, cogumelos...)

Foi um dos dois copos que restaram. O de PESA que contaminou com cobweb, claro que o erro FOI meu, mas sinto que aquele bolo (o ultimo de PESA, infelizmente) poderia ter sido salvo se eu tivesse visto o erro antes. Enfim, agora eu já sei que dá sim pra tentar combater o cobweb. Ele está ali, ainda falta ceifá-lo mas não tem esperança. Já dá pra ver pontos amarelados, claros indicios de combate. É quase como ver um amigo proximo lutando pra não morrer. Eu sei que vocês entendem este sentimento, aliás, só estou fazendo este texto enorme pois sei que vocês ENTENDEM meu sentimento. Estive parcialmente desanimado com as falhas, mas percebi que são todas falhas MINHAS, sempre há uma forma (e pra minha sorte, muito SIMPLES) de corrigir. As limitações sõa sempre pessoais, limitações proprias. Até agora eu não podia fazer isso pois "aquilo" não deixava, enfim, entendo o que é ser livre...

Este MDK (provavelmente ele que está falando pra vocês, não sou nem eu, hahaha), ou melhor, estes, guerreiros pra caralho. Muito guerreiros mesmo. Depois de colocar eles em um substrato que eu SABIA que era duvidoso, mas achava mais confiável que o outro, eis o resultado... Logo na primeira semana, frutos. Claro indicio de contaminação. Pelo menos os cogumelos estão lindos, a contaminação ainda não se mostrou. Só vou colher este flush e mandá-los embora, infelizmente. Cara, agora sinto que eles foram enviados pra salvar o que ainda tem do meu cultivo... Enfim, já pode colocá-lo, posso dizer finalmente e de peito cheio, com quase muito orgulho... COMPLETO.

Daqueles copos inoculados com esta seringa, varios demonstraram uma mancha alaranjada. Esta mancha em alguns cresceu, em UM quase sumiu, mas enfim, eles foram afastados dos outros, por precaução. Tem um que está lindo, quase pedindo pra ser spawnado, enfim, agora não sei se tento. Não sei se faço um lote com todos, um spawn só... Antes dessa trip a idéia era só descartar, terminar tudo, mas agora vejo que NUNCA TERMINA, na verdade está sempre começando a cada minuto.

Ainda tenho 2 copos saudáveis, lindissimos. Estão na semana de consolidação. Só que já vi que algo está errado na minha forma de cultivo. A pasteurização do substrato, muito provavelmente. Está particularmente dificil de achar as formas, agora finalmente comprei um microondas, deve ficar mais facil mas ainda sei que não é a adequada. Alias, tenho que dizer isso aqui, fibra de côco ou não serve direito ou não mistura direito com vermiculita grossa, recomento que usem o PÓ DE CÔCO MESMO.
Espero conseguir frutificá-los bem, livre de contaminantes, com flushes lindos e tirar até belos prints. É estranho essa sensação de quando algumas partes do projeto falham, a ideia de que o projeto todo está "amaldiçoado". Estes dois copos são belas partes lindissimas de spawn, só esperando para serem spawnadas ou até mesmo aniversariados como bolos e eu não via isso na minha frente. Puta merda.

Pretendo usá-los como spawn mesmo, mas como? Já decidi que vou usá-los separadamente, eu tinha dois (ou mais) experimentos em mente, vejam quais vocês concordam e quais não:

-Fazer uma camada só de bulk (sem nenhuma em baixo, pra sair frutificando logo depois, percebi que demorou muito pra colonizar a parte debaixo e demorou pra colonizar a parte de cima, provavelmente abrindo espaço para contaminantes) SOBRE o spawn.
-Usar ratios menores de spawn pra substrato, pra ver se coloniza mais rápido.

Aqueles copos que demonstraram as manchas alaranjadas, que conclui que provavelmente devam ser resultado do proprio micélio tentando combater algo, a maioria parece estar vencendo (alguns estão mais feios) deveriam ser spawnados todos juntos? Tirar as partes alaranjadas em especifico mudaria alguma coisa ou seria bobagem, visto que é apenas uma reação do proprio micélio e na verdade a contaminação não dá nem pra ver?

Enfim, desculpem mesmo sobre o post grande. Mil desculpas, comunidade CM. Acho que deve ser bom pra vocês ler isso, é um post de agradecimento, infelizmente sem fotos. Se não fosse vocês nada disso seria possivel. Esse sentimento de amor puro que estou sentindo agora não seria possível. Eu estive com VERGONHA de mim nos ultimos dias, e por isso andei sumido, a verdade é que nos sentimos mesmo como crianças entregando um trabalho para a professora, sempre lembrando os erros e muitas vezes não tendo nem nada pra mostrar. Mil perdões, mas vocês são todos meus irmãos.

Abraços.

Isso aí, Anão!

Que bom que seu cultivo deu certo. Acho que posso falar isso, né? Bom, você sabe que pode contar sempre comigo e com toda a comunidade. A sensação de estar tripando com os cogumelos do seu cultivo e mágica... Indescritível!

Boa sorte na continuação do seu cultivo. Tomara que tudo continue dando "certo"!

Sim. Troquei uma idéia com o Anatman recentemente. O cara é foda, dispensa comentários. Ele se dispôs em mandar um carimbo de Pan Cyan pra mim, MEU SONHOS. O foda é que só de pensar na dificuldade, primeiro tenho que consolidar minha experiência nos cubensis pra depois arriscar pancyan, aliás não sei nem como conseguir merda pois sei que pancyan só cresce na merda. Mas enfim, isso é mais pro futuro.

Obrigado por tudo. Ainda estou te devendo uma STRAIN. Agora eu estou bem mais comprometido em tirar um carimbo daqueles dois MDK, mas como sei que isso é apenas uma sensação muito muito boa de otimismo que a trip está me dando, sei das dificuldades. Abraços e boa sorte nos cultivos.

Mais uma pequena atualização com uma dúvida.
Como eu havia dito, a maioria dos copos contaminaram. Eu deixei 4 que pareciam ter um desenvolvimento um pouco melhor, pois até lá, as manchas "amareladas" poderiam ser apenas metabólitos. Ao abrir um dos bolos para spawnar, vi manchas vermelhas, então concluí que deva ser a contaminação por batom vermelho. Um dos copos já mostra uma mancha grotesca, preta com vermelho, estou pensando em jogar este copo fora sem nem tentar limpar. O outro, mostra pontos amarelados, uma pequena mancha (e mais escuros quanto mais perto da borda) e avermelhados, porém, o bolo PINOU dentro do copo. Há pelo menos uns 6 pins se desenvolvendo, como faz tempo que eu não olhava, foi uma surpresa. Porém, claro que estou com muito medo de abrir isso e soltar esporo de merda pra tudo que é lado.

Tendo isso em mente, queria saber se ainda vale o risco de tentar aniversariar esse bolo em uma câmara separada, tipo uma garrafa PET? Eu não entendi o sistema de terrário de garrafa PET e está bem difícil de achar informações no fórum, se alguém puder me mandar um tópico que tenha as informações eu ficaria agradecido.

O outro bolo que não apresentava contaminação está em um dunk e será aniversariado. Meu próximo cultivo será feito com Grãos de Centeio, quero ver se é tudo isso que dizem. Já descobri que bolos PF são melhores aniversariados mesmo, ou talvez em maiores quantidades como spawn (não um bolo sozinho).

Tendo isso em mente, queria saber se ainda vale o risco de tentar aniversariar esse bolo em uma câmara separada, tipo uma garrafa PET? Eu não entendi o sistema de terrário de garrafa PET e está bem difícil de achar informações no fórum, se alguém puder me mandar um tópico que tenha as informações eu ficaria agradecido.

O outro bolo que não apresentava contaminação está em um dunk e será aniversariado. Meu próximo cultivo será feito com Grãos de Centeio, quero ver se é tudo isso que dizem. Já descobri que bolos PF são melhores aniversariados mesmo, ou talvez em maiores quantidades como spawn (não um bolo sozinho).

Vai perder tempo isolando bolos contaminados para frutificar, tá cultivando doença, bactérias, e sabe-se lá mais o que.
Garrafa PET como terrário, digite na busca "garrafa PET" (selecione, somente títulos), vai aparecer alguns materiais.
Fique esperto com os grãos de centeio, lembre- se, não são fáceis de se usar. Vá de milho! na minha opinião, um ótimo grão para trabalhar com os p. cubensis.

Obrigado pela dica, suspeitei exatamente disto. É uma pena.
Achei que o Grão de Centeio fosse tão difícil quanto os outros grãos, será que o milho é o melhor pra iniciante? Acho que posso até tentar fazer um misto, meu primeiro erro foi achar que todos os SPAWNS são a mesma coisa, quando na verdade os grãos são obviamente melhores de usar (por isso se chamam Bolos PF e não Spawn PF).
Meu próximo cultivo será predominantemente milho, então. Milho de pipoca, certo? Vou dar uma lida nos procedimentos. Pelo que vi é mais complicado que FAI e vermiculita, não é só pôr na panela de pressão e deu. Mas pra spawn deve ser bem melhor mesmo.

Meu terrário bem improvisado está pronto para aniversariar o único bolo saudável. É engraçado que no início, como meu plano era aniversariar todos (devia ter feito isso, enfim, vivendo e aprendendo) neste terrário, ele tem espaço pra uns 6 bolos ali sobrando, e vai ficar aquele bolinho sozinho. Espero que pelo menos ele frutifique bem pra eu conseguir tirar alguns carimbos, pra já começar no milho. Qualquer coisa, peço outro carimbo pra ProFungos.

Obrigado pela dica, suspeitei exatamente disto. É uma pena.
Achei que o Grão de Centeio fosse tão difícil quanto os outros grãos, será que o milho é o melhor pra iniciante? Acho que posso até tentar fazer um misto, meu primeiro erro foi achar que todos os SPAWNS são a mesma coisa, quando na verdade os grãos são obviamente melhores de usar (por isso se chamam Bolos PF e não Spawn PF).
Meu próximo cultivo será predominantemente milho, então. Milho de pipoca, certo? Vou dar uma lida nos procedimentos. Pelo que vi é mais complicado que FAI e vermiculita, não é só pôr na panela de pressão e deu. Mas pra spawn deve ser bem melhor mesmo.

colonizar centeio e trigo com certeza é mais difícil que milho de pipoca. Tem um maldito fungo preto que adora esse tipo de grãos. Minhas taxas de contaminação com esses grãos foram altíssimas, mas, tem gente no fórum que consegue resultados monstruosos com centeio. Olhe os diários do Cosmik e você vai saber do que to falando.

De onde você tirou essa que grãos são melhores SPAWS que bolo PF? uso bolos PF como spaw pra bulk e os resultados são ótimos.

enfim, no final das contas você vai se adaptar melhor com uma tek do que outra.

O bolo PF é um micélio muito bem consolidado no seu estado natural. Forçar um crumble é "agressivo" demais pra este substrato, claro que em um bulk ele vai comer o bulk e vai render bons frutos, mas é inegável a energia que ele gastará para se recuperar antes da frutificação, ficando assim mais ou menos "uma coisa pela outra" e resultando a mesma coisa (ou menos, as vezes mais) do que um Bolo PF aniversariado.
Já, os grãos, são próprios pra este tipo de cultivo. Se recuperam rapidamente (basicamente nem há crumble) e já saem frutificando com força.

No fim, ambos são spawns, mas o grão tem uma vantagem explícita como spawn.

No fim, ambos são spawns, mas o grão tem uma vantagem explícita como spawn.

Tendo a concordar com você, Anão?

Mas "crumble"? Seria bom você explicar? Não é um termo técnico usual aqui, embora eu saiba que os interessados poderiam pesquisar o que é.

Tendo a concordar com você, Anão?

Mas "crumble"? Seria bom você explicar? Não é um termo técnico usual aqui, embora eu saiba que os interessados poderiam pesquisar o que é.

Crumble = Fazer pedacinhos, textura quebradiça.

Acho que ele se refere à recuperação do micélio após a quebra do mesmo para a inserção no recipiente.

E como grãos de centeio tendem a ficarem mais juntos do que os de milho, os custos para essa recuperação do micélio são menores.

Estou certo Anão?

Back