Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo - MDK -PESA - PF TEK

Diário de cultivo completo.
Olá.
Após criar vergonha na cara, estudar um pouco sobre técnicas, decidi começar o meu cultivo.
Decidi começar com a técnica mais simples. A PF Tek realmente parece muito simples e eficiente.
Enviei o pedido para a ProFungos segunda passada (28/01) e, para a minha surpresa, a carta chegou lá antes do esperado. Quinta-feira ela já estava em manaus, foi retirada sexta-feira e postada no mesmo dia. Deve vir pra cá segunda que vem, chegando o carimbo eu começarei o cultivo.

01/02/2013 11:22 AC SALDANHA MARINHO - MANAUS/AM Postado

Os textos à diante são sobre como pretendo fazer o cultivo, que deve começar semana que vem, no máximo na outra. Editarei o primeiro post conforme for atualizando. Qualquer comentário e principalmente esclarecimento das dúvidas são muito bem vindas. Ainda sim, estou em constante estudo, então posso, porventura, acabar sanando minhas próprias dúvidas.

Estou em dúvida sobre os primeiros procedimentos. Meu espaço é limitado (um kitnet muito pequeno), e para ajudar, eu tenho uma gata. Minha casa é cheia de pêlos e não é o local mais estéril do mundo. Pretendo fazer os procedimentos usando o banheiro como câmara de lysol. Meu banheiro não é completamente emporcalhado. Mas, será que usando bastante lysol (o suficiente para encher o banheiro, que é pequeno), mantendo fechado por 10 minutos e fazendo os procedimentos lá, seria o suficiente para garantir um local estéril ou a limpeza do banheiro influenciaria muito?
A confecção das seringas me preocupa por este sentido. Não tenho uma glovebox e nem pretendo usar uma. Não sou o mestre dos "faça você mesmo" e tenho certeza que além de mal confeccionada, eu teria problemar em usar. Li um pouco sobre fazer na boca do fogão mas não sei a confiabilidade deste método, já que é bem pouco usado. Só consegui encontrar álcool 46,2º aqui aos redores, e sei que não é o suficiente para uma esterilização, mas tenho lysol (aquele com cheiro enjoativo, infelizmente nem o neutro encontrei, as coisas por aqui estão dificil de encontrar).
Uma vantagem (ou desvantagem) da minha casa é que há pouquissima corrente de ar. Usando o banheiro como câmara de lysol, ou mesmo a pia da cozinha/sala (lembrem-se, é um kitnet, é tudo junto), acho que teria pouca chance de microorganismos aparecerem, devido à falta de corrente de ar.

As fotos são das coisas que adquiri até agora. Há dois tipos diferentes de arroz integral (comprei os dois bem rústicos, mercado público de POA), um é "Arroz Cateto" (o que tem uma foto separada, pode ver que os grãos são pequenos e não aparentam ser de arroz) e o outro é "normal" (grãos de arroz normais), eu acho. Não sei qual seria melhor para utilizar, pois não conheço muito de arroz. Pretendo fazer 8 bolos PF com eles, 6 em copos de 280ml e 2 em copos que não tenho certeza, mas aparentam ter 200ml (formato menor e mais arredondado, semelhante à copos de whisky, são os que estão separados na caixa na foto). Pretendo usá-los o mais inteiriço possível, vou dar uma quebrada bem à bangu, mas o objetivo é usá-los quase inteiros.
Essa caixa verde foi a organizadora mais barata e adequada que encontrei, mas estou em dúvida em relação à essa cor. Para o terrário, terei que passar fita isolante dos lados e fechar o topo com um papel filme daqueles transparentes? Ou há alguma forma de fazer uma gambiarra na tampa para que ela permita a entrada adequada de luz? E a caixa em si, tem um tamanho adequado (pode-se perceber que cabem os 8 copos com folga, pretendo manter os 8 bolos, ou a quantidade que vingar, dentro deste terrário).
A caixa menor, com tampa preta, pretendo usar (dentro de uma sacola preta) como local de inoculação dos bolos. Infelizmente ela é muito pequena para uma glovebox. A regulagem de temperatura será feita manualmente com garrafas de gelo.

Um componente que estou tendo muita dificuldade de encontrar atualmente é a argila expandida para a confecção do terrário. Não acho que seja impossível de achar, porém, gostaria de saber se tem alguma alternativa que seja tão, ou mais eficaz e que seja fácil de ser encontrada. A vermiculita também foi uma dificuldade, encontrei o local pesquisando aqui no fórum (Loja Zimmer em Porto Alegre, pra quem mora na região, pode ir que é tranquilo). Outra coisa que tenho que providenciar é a panela de pressão, estou vendo se consigo uma emprestada para fazer os procedimentos, mas já estou de olho em adquirir uma própria.

É isso! Estou otimista, mesmo sendo meu primeiro cultivo. Minha maior preocupação é a paranóia com a esterilização mesmo, principalmente porque meu kitnet é muito pequeno, como eu disse, é um pouco "jogado" além de cheio de pêlos. De resto, seguirei os guias à risca e PF Tek é auto-explicativa.

[]'s
Foto 0175.jpgFoto 0176.jpgFoto 0177.jpgFoto 0178.jpgFoto 0179.jpg
 
Está correto, RainSpirit. Porém, não acredito que a diferença para o desempenho superior entre Grãos de Centeio e Grãos de Milho se deva por este motivo. Aliás, também não tenho certeza de que é este seja o único motivo pelo qual eles são melhores que FAI + Vermiculita
Na minha opinião, e podem haver informações erradas aqui, é o seguinte: FAI + Vermiculita é um bom substrato, quantidade razoável de nutrientes, o suficiente para colonizar um copo em um tempo razoável e depois aniversariar um belo bolo (forma mais fácil de cultivar cogumelos), além disso, é muito mais fácil de se esterilizar (havendo inclusive a POSSIBILIDADE de se conseguir sucesso mesmo sem panela de pressão). Porém, os grãos, além de terem quantidade maior de nutrientes, são colonizados individualmente, havendo assim pouquissimo crumble. Não há como spawnar/casear um bolo PF sem quebrar, porque o micélio não coloniza a farinha individualmente, muito menos os pequeníssimos grãos de vermiculita (um bom exemplo disso é o processo de "chacoalhar" grãos, enquanto "chacoalhar" um bolo PF é burrice). A diferença é que os grãos necessitam panela de pressão, além de terem alguns procedimentos um pouco mais complicados no início.
 
Decidi trazer uma fotinho do segundo flush, inclusive das condições do terrário. Eu sei que vocês vão querer me matar, estou implorando vosso perdão, comunidade CM! Simplesmente não consegui achar perlita nem argila expandida, e achei que não havia tanta necessidade para apenas um bolo. Aliás, lembra que eu disse que achava estranho aniversariar aquele bolo, que tinha poucas esperanças?
Ele já renovou todas as minhas esperanças. Olha que lindo.

Se possível, peço para mudar o status para completo. Eu simplesmente não podia pedir por um primeiro cultivo melhor. Erros, acertos, superação. Obrigado comunidade CM, obrigado por tudo e novamente perdão pela foto horrível. Mal tenho dinheiro pra comer, fico devendo fotos de maior qualidade para futuros cultivos. :whistle:
Foto 0238.jpg
 
Back
Top