Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo - MDK -PESA - PF TEK

Diário de cultivo completo.
Olá.
Após criar vergonha na cara, estudar um pouco sobre técnicas, decidi começar o meu cultivo.
Decidi começar com a técnica mais simples. A PF Tek realmente parece muito simples e eficiente.
Enviei o pedido para a ProFungos segunda passada (28/01) e, para a minha surpresa, a carta chegou lá antes do esperado. Quinta-feira ela já estava em manaus, foi retirada sexta-feira e postada no mesmo dia. Deve vir pra cá segunda que vem, chegando o carimbo eu começarei o cultivo.

01/02/2013 11:22 AC SALDANHA MARINHO - MANAUS/AM Postado

Os textos à diante são sobre como pretendo fazer o cultivo, que deve começar semana que vem, no máximo na outra. Editarei o primeiro post conforme for atualizando. Qualquer comentário e principalmente esclarecimento das dúvidas são muito bem vindas. Ainda sim, estou em constante estudo, então posso, porventura, acabar sanando minhas próprias dúvidas.

Estou em dúvida sobre os primeiros procedimentos. Meu espaço é limitado (um kitnet muito pequeno), e para ajudar, eu tenho uma gata. Minha casa é cheia de pêlos e não é o local mais estéril do mundo. Pretendo fazer os procedimentos usando o banheiro como câmara de lysol. Meu banheiro não é completamente emporcalhado. Mas, será que usando bastante lysol (o suficiente para encher o banheiro, que é pequeno), mantendo fechado por 10 minutos e fazendo os procedimentos lá, seria o suficiente para garantir um local estéril ou a limpeza do banheiro influenciaria muito?
A confecção das seringas me preocupa por este sentido. Não tenho uma glovebox e nem pretendo usar uma. Não sou o mestre dos "faça você mesmo" e tenho certeza que além de mal confeccionada, eu teria problemar em usar. Li um pouco sobre fazer na boca do fogão mas não sei a confiabilidade deste método, já que é bem pouco usado. Só consegui encontrar álcool 46,2º aqui aos redores, e sei que não é o suficiente para uma esterilização, mas tenho lysol (aquele com cheiro enjoativo, infelizmente nem o neutro encontrei, as coisas por aqui estão dificil de encontrar).
Uma vantagem (ou desvantagem) da minha casa é que há pouquissima corrente de ar. Usando o banheiro como câmara de lysol, ou mesmo a pia da cozinha/sala (lembrem-se, é um kitnet, é tudo junto), acho que teria pouca chance de microorganismos aparecerem, devido à falta de corrente de ar.

As fotos são das coisas que adquiri até agora. Há dois tipos diferentes de arroz integral (comprei os dois bem rústicos, mercado público de POA), um é "Arroz Cateto" (o que tem uma foto separada, pode ver que os grãos são pequenos e não aparentam ser de arroz) e o outro é "normal" (grãos de arroz normais), eu acho. Não sei qual seria melhor para utilizar, pois não conheço muito de arroz. Pretendo fazer 8 bolos PF com eles, 6 em copos de 280ml e 2 em copos que não tenho certeza, mas aparentam ter 200ml (formato menor e mais arredondado, semelhante à copos de whisky, são os que estão separados na caixa na foto). Pretendo usá-los o mais inteiriço possível, vou dar uma quebrada bem à bangu, mas o objetivo é usá-los quase inteiros.
Essa caixa verde foi a organizadora mais barata e adequada que encontrei, mas estou em dúvida em relação à essa cor. Para o terrário, terei que passar fita isolante dos lados e fechar o topo com um papel filme daqueles transparentes? Ou há alguma forma de fazer uma gambiarra na tampa para que ela permita a entrada adequada de luz? E a caixa em si, tem um tamanho adequado (pode-se perceber que cabem os 8 copos com folga, pretendo manter os 8 bolos, ou a quantidade que vingar, dentro deste terrário).
A caixa menor, com tampa preta, pretendo usar (dentro de uma sacola preta) como local de inoculação dos bolos. Infelizmente ela é muito pequena para uma glovebox. A regulagem de temperatura será feita manualmente com garrafas de gelo.

Um componente que estou tendo muita dificuldade de encontrar atualmente é a argila expandida para a confecção do terrário. Não acho que seja impossível de achar, porém, gostaria de saber se tem alguma alternativa que seja tão, ou mais eficaz e que seja fácil de ser encontrada. A vermiculita também foi uma dificuldade, encontrei o local pesquisando aqui no fórum (Loja Zimmer em Porto Alegre, pra quem mora na região, pode ir que é tranquilo). Outra coisa que tenho que providenciar é a panela de pressão, estou vendo se consigo uma emprestada para fazer os procedimentos, mas já estou de olho em adquirir uma própria.

É isso! Estou otimista, mesmo sendo meu primeiro cultivo. Minha maior preocupação é a paranóia com a esterilização mesmo, principalmente porque meu kitnet é muito pequeno, como eu disse, é um pouco "jogado" além de cheio de pêlos. De resto, seguirei os guias à risca e PF Tek é auto-explicativa.

[]'s
Foto 0175.jpgFoto 0176.jpgFoto 0177.jpgFoto 0178.jpgFoto 0179.jpg

A vedação adicional com papel alumínio não é suficiente? Eu não tenho micropore aqui, nem durex. Achei que o papel alumínio seria suficiente.
Não estou apressado. É que meus horários estão ruins mesmo. Tenho ficado acordado até tarde normalmente, se ainda estiver quente eu durmo e faço amanhã.

Então, a segunda camada de alumínio, pelo que você disse, não foi junto com os bolos pra panela de pressão. Logo, elas não estão esterilizadas. Então, se você botar por cima dos furos destampados, existe algum risco de contaminação. Pode usar qualquer tipo de fita, pra vedar. Durex, micropore, esparadrapo, fita crepe, fita isolante. Creio que qualquer coisa sirva. Se ainda assim não tiver, faça bastante questão de deixar a tampa de alumínio que vai por cima da tampa de inoculação bem estéril.

A inoculação foi feita ontem, em um pequeno banheiro, bem esterilizado. Todo fechado, uma aplicação de lysol e aguardei 10 minutos, eu havia retirado o máximo das coisas que podia, só estava o banheiro lá.
Levei a panela, esterilizei os arredores dela e minhas mãos. Fiz a esterilização da agulha com uma chama de isqueiro e fiz o processo o mais rápido possível. Eu cobri os furos após cada aplicação, deixando a seringa sobre uma superfície esterilizada. A vedação foi feita novamente com fita isolante.
A temperatura está em 27ºC constante naturalmente. Acabei de checar o termômetro.
Um dos bolos teve o papel aluminio em cima rasgado. Porém, deixei pouco tempo exposto, espero que não tenha dado tempo de entrar nada, mas se entrar não ficarei surpreso.
Tomara que, caso algo tenha contaminado, o micélio seja forte e prevaleça! De qualquer forma, o aprendizado está sendo muito válido.
Uma pergunta nessa fase de incubação, estou deixando dentro de uma mala fechada, tem algum problema? Ele está dentro de uma caixa (aquela com tampa preta) e esta caixa dentro de uma mala.
Não tirei fotos pois acho que não há nada de muito válido que possa ser transmitido através de fotos deste processo e ele tem que ser executado o mais rápido possível. Assim que eu perceber algum sinal de micélio eu posto fotos.

Boa, Anão!

Agora é só esperar. Não tem problema deixar na mala não. O lugar tem que ser escuro e tentar manter a temperatura de 27ºC.
Daqui a uns 2~3 dias é possível ter um sinal de micélio.

Boa Sorte Anão!

segura a ansiedade nesse momento é crucial. como algum irmão aí ja comentou. menos é mais!
sigo acompanhando seu diário e lhe desejando boa sorte no cultivo.
bons estudos!

Quarto dia, nenhum sinal de desenvolvimento na maioria dos copos.
Um dos copos já mostra sinal de micélio, porém, foi o inoculado com a seringa de MDK doada (faltou um pouco para inocular o último copo que estava meio "escondido", decidi inocular com a MDK pra ver no que dava).
Acho que a minha seringa estava problemática mesmo. Estive relembrando os processos, e acho que uma hora, para completar um vácuo de ar, em um lapso mental (nervosismo de primeiro cultivo é foda) acabei usando 1ml de água não-esterilizada para completar a seringa. Não tenho certeza de ter feito isso, quase certeza. Mas a seringa de MDK tinha mais esporos, então, pode ser normal que tenha desenvolvido antes. Percebi que a temperatura tem chegado aos 30ºC às vezes, o que é ruim. Não tenho muita forma de controlar isso, mas pode estar atrasando o desenvolvimento do micélio. Vou aguardar até quinta ou sexta, se não aparecer nada nos copos, ou se contaminar, já vou recomeçar. Dessa vez, com água destilada e micropore para selar os furos do papel alumínio, além da esterilização após CADA aplicação (também esqueci dessa parte). Aí não vai ter erro.:sneaky:

Mago_Gnomo fica tranquilo que tirar esse carimbo de PESA já é uma questão de honra!

Algumas perguntas aleatórias, para caso eu tenha que reiniciar o processo: não é necessário vedar os copos para a esterilização na panela? Não tem perigo de soltar o papel alumínio?
Furos na hora da esterilização realmente ajudam?

Isso, espera mais um pouco que ele vai aparecer.

Quando eu fiz minha primeira seringa, eu acabei cometendo esse erro. Usei água destilada sem ferver ela. Por um momento eu confundi água destilada com água estéril. Não sei se esse foi o motivo, mas 2 dos 10 bolos contaminaram. Depois, quando fiz a seringa com tudo certo, os 5 bolos que inoculei ficaram 100% rapidinho.

Sobre a esterilização, você não deve vedar os copos. Você deve deixar a tampa de alumínio meio solta, para que o vapor d'água possa entrar. A esterilização por vapor é mais eficiente do que a esterilização à seco, nesse caso. Então o copo não pode estar vedado. O papel alumínio não vai soltar nem nada. Só tem que tomar cuidado pra não por muita água na panela, e por alguma maneira ela entrar nos copos. Pra isso o pessoal recomenda encher a panela até 1/3 da altura dos copos.

De resto, boa sorte aí. Tenho certeza que esses PESA's ainda vão germinar. Eles só estão tímidos...

Po, então é mais um erro para não cometer da próxima vez. Eu achei que a temperatura de fervura da água causava vapor dentro dos copos, eles estavam vedados.
Nesse caso, a esterilização é ineficiente ou apenas menos eficiente?

Eu vou aguardar. Vou ver se consigo passar em uma farmácia hoje, pego uma seringa nova, potinho de coleta, álcool 70, máscara cirúrgica, luvas e água destilada, que foi o que mais fez falta nessa primeira vez. Vou deixar ela hidratando enquanto não há sinal de desenvolvimento nos copos.

Na verdade, ainda tenho uns copos de whisky sobrando ali, acho que são 3. 24h de hidratação para a seringa é suficiente ou 48h são recomendadas?

Última edição:
Po, então é mais um erro para não cometer da próxima vez. Eu achei que a temperatura de fervura da água causava vapor dentro dos copos, eles estavam vedados.
Nesse caso, a esterilização é ineficiente ou apenas menos eficiente?

Eu vou aguardar. Vou ver se consigo passar em uma farmácia hoje, pego uma seringa nova, potinho de coleta, álcool 70, máscara cirúrgica, luvas e água destilada, que foi o que mais fez falta nessa primeira vez. Vou deixar ela hidratando enquanto não há sinal de desenvolvimento nos copos.

Na verdade, ainda tenho uns copos de whisky sobrando ali, acho que são 3. 24h de hidratação para a seringa é suficiente ou 48h são recomendadas?

A esterilização acaba sendo menos eficiente, mas não é totalmente ineficiente. Compra esses materiais de fármacia mesmo. A recomendação que eu daria é não comprar o alcool 70 por ser caro. Já que você já vai comprar água destilada, compre alcool 96 e dilua. Pra 1 litro de alcool, use 314ml de água destilada e você vai ficar com alcool 70, que é muito mais eficaz para matar microorganismos não desejados.

Sobre a hidratação da seringa, para carimbos novos, 24h é suficiente. Se o carimbo for mais velho, com mais de uns 4~5 meses, eu diria pra deixar por 48 ou mais horas.

Boa sorte!

Como sei que ninguém gosta de ficar lendo só texto, aí vai umas fotinhas do MDK que está desenvolvendo bem.

O que reforça a minha insegurança quanto à seringa confeccionada por mim mesmo. Não há nenhum sinal aparente de micélio ainda em nenhum dos outros copos.

Hoje, como era terça de carnaval, tudo estava fechado. Amanhã farei a seringa.
Se não aparecer nada nos outros copos até sexta, reiniciarei com uma seringa mais confiável. O estranho é não estar aparecendo nada, nem contaminação. Eu tenho certeza de que haviam esporos na água, apenas achei que a água estivesse contaminada, era essa a minha insegurança. Espero que o carimbo esteja bem.
Foto 0182.jpgFoto 0183.jpg

Fala aí irmão. As fotos não estão muito nítidas mas parece que tem algo crescendo aí sim, e já está até grande.
Analise e compare para ver se é micélio de cubensis ou contaminação!!

Abraços e boa sorte!

Parece micélio de cubensis nesse copo mesmo, LamelaAzul . O que já era de se esperar. Esse copo foi feito com a receita PF tek normal e a seringa usada me foi passada por uma fonte confiável e armazenada adequadamente. Há um cultivo de MDK, com os mesmos esporos da seringa, aqui no forum, quase completo.
O meu medo desde o início era com a minha seringa. Estava esperando ver os arco-íris de contaminações, mas pelo contrário, não estou vendo nem micélio ainda. Sei que 4 dias não são exatamente suficientes para um desenvolvimento avançado, mas com a temperatura correta (como estava, aqui), 4 dias já é mais do que suficiente.
Aqui, uma foto de um copo inoculado com a outra seringa. Como vocês podem ver, esses pontos brancos só parecem arroz cozido mesmo. Existem outros copos com partes semelhantes, eu não lembro de ter visto esses pontos de arroz cozido assim quando tirei da panela, mas não prestei muita atenção no substrato pois estava com pressa para fazer tudo sem contaminações.
Mas o negócio é esperar. A inoculação foi feita dia 08, então se até o dia 15 não aparecer nada, darei minha sentença.
Foto 0185.jpg

O do MDK com certeza é micélio, está igualzinho aos meus quando tinham 3~4 dias. Creio que vai se desenvolver bem.
Sobre os PESA's, acho que até dia 15 é uma boa data.

Teve um dos meus copos que não germinou depois de uns 5 dias. Eu esperei mais uns 2 e nada. Ai quando eu fui abrir o copo pra ver, o substrato estava grudento, com cheiro ruim e enpapado. Creio que tenha sido algum contaminante "invisível". Porém, teve um que demorou os mesmos 5 dias e acabou aparecendo. Ele cresceu lento pra caramba, mas hoje tá saudável e 100%, só esperando pra fazer o casing dele.

Tomara que os seus PESA's só estejam tímidos mesmo...

Pois é, provavelmente uma contaminação bacteriana tenha se instalado. Eu não vou fazer a verificação pois não quero arriscar remover a tampa protetora dos furos, próxima vez vou usar micropore para poder sentir o cheiro mais facilmente em casos de contaminação. Não vou fazer agora porque mesmo que eu confirmasse a contaminação, ainda tenho que refazer a seringa e deixar hidratando então aproveito para esperar os resultados. Uma semana (do dia 08/02 até 15/02) é mais do que tempo suficiente.
Espero que o carimbo esteja bem. Amanhã faço a seringa.

Acho que vi sinal de micélio em mais um copo! Está bem fraquinho, ainda não dá pra identificar se é de cubensis. Mal da pra ver a olho nu, então imagino que com essa qualidade linda da minha câmera tecpix não vai dar pra identificar nada. Pelo menos é branco!
Acho que eles ouviram os boatos de que quem não demonstrasse serviço até sexta eu ia "passar a faca", e decidiram trabalhar!
Pelo menos é algum progresso. Acho que aqueles pontos brancos, podem ser um início de desenvolvimento de algo e não só o arroz cozido, porque eu ACHO que vi surgirem mais pontos em um dos copos.
Alguns deles não mostram sinal de nadinha, nem pontos de arroz cozido, o que confirmaria minha teoria acima. O único de whisky que foi é um deles.
Outra coisa, percebi que um dos copos americanos meio que rachou. A rachadura não chegou até a parte externa do copo, então acredito que não passe nada por ali, nem microorganismos. Mas fiquei me perguntando qual seria a causa. Este copo está sob inspeção, qualquer coisa tenho um de whisky que sobrou, e vai tomar o lugar dele no próximo cultivo.

Outra pergunta, vocês saberiam dizer se, caso um copo não chegue a ficar em contato com a água na hora da esterilização na PP, ele seria esterilizado? Abrir alguns furinhos para o vapor entrar ajudaria na esterilização?
Faço essa pergunta pois na minha PP couberam os 6 copos americanos perfeitamente em um círculo. Sobrou um pequeno espaço no centro, porém o copo de whisky não entra por muito pouco. Ele até consegue ficar ali, suspenso entre os outros, mas não o suficiente para entrar em contato com a água. Eu esterilizei ele vedado, e ele está inoculado mas até agora nada. Provavelmente contaminação bacteriana.

Calma, não deve ter contaminado não, vamos aguardar. Tomara que esse pontinho branco seja o início do micélio. Vai ver amanhã de manhã já tem micélio na área. Sobre a panela, pelo pouco que sei, eu diria que pode sim esterilizar sem que o copo encoste na água. Mas o erro foi ter esterilizado o copo vedado. Ele precisa ter lugar pra passar o vapor d'água, que é o que realmente esteriliza.

E o MDK, como tá?

O do MDK acredito eu que ande bem. Vou deixar desenvolver um pouco mais para botar fotos novas, mas já houve progresso desde a última, principalmente mais pelos lados.

O micélio de PESA não está tão opaco quanto o de MDK e ainda só tem aquele. Acho que aumentou um pouco, mas ainda sim não seria possível de identificar pela foto pois não tenho uma câmera muito boa. Assim que crescer mais eu dou uma olhada. Tem uns 3 centímetros de uma névoa bem fraquinha, em uns dois pontos do copo.

Mais umas fotinhas pra galera e uma (tomara) boa notícia! Surgiram mais sinais de VIDA VISÍVEL e se todos os deuses quiserem NÃO BACTERIANA em alguns copos. As duas primeiras são do MDK, as outras são de PESA! Agora são 4 de 7. Nos copos de PESA, por enquanto, aparenta ser uma névoa beem fraquinha, muito translúcida, ainda não da pra ter certeza do que é. Um copo (última foto) mostrou um micélio bem opaco, por debaixo da vedação. Talvez por isso eu não o tivesse visto antes.
Vamos à elas:
Foto 0186.jpgFoto 0187.jpgFoto 0188.jpgFoto 0189.jpgFoto 0190.jpgFoto 0191.jpg

Mais umas fotinhas pra galera e uma (tomara) boa notícia! Surgiram mais sinais de VIDA VISÍVEL e se todos os deuses quiserem NÃO BACTERIANA em alguns copos. As duas primeiras são do MDK, as outras são de PESA! Agora são 4 de 7. Nos copos de PESA, por enquanto, aparenta ser uma névoa beem fraquinha, muito translúcida, ainda não da pra ter certeza do que é. Um copo (última foto) mostrou um micélio bem opaco, por debaixo da vedação. Talvez por isso eu não o tivesse visto antes.
Vamos à elas:

Finalmente micélio! Agora só esperar colonizar e torcer pra não contaminar. Tentar deixar na faixa de 27ºC tambem é bom.

Ta complicado aqui, dias ensolarados chegando a média em 30,5 ao dia e uma média provavel de uns 29,5.
Não tá a pior das condições, mas estou tentando dar uma gelada. Fiz uma gambiarra ali, espero que não abaixe muito a temperatura. Botei uma forma de gelo abaixo da caixa de plástico.

por acaso voce colocou água fria, ou temperatura ambiente na panela de pressão no processo de esterelizar o substrato?

se sim, esse TALVEZ pode ser o motivo de ter trincado o copo.

boa sorte no cultivo!

Back