Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo - MDK -PESA - PF TEK

Diário de cultivo completo.
Olá.
Após criar vergonha na cara, estudar um pouco sobre técnicas, decidi começar o meu cultivo.
Decidi começar com a técnica mais simples. A PF Tek realmente parece muito simples e eficiente.
Enviei o pedido para a ProFungos segunda passada (28/01) e, para a minha surpresa, a carta chegou lá antes do esperado. Quinta-feira ela já estava em manaus, foi retirada sexta-feira e postada no mesmo dia. Deve vir pra cá segunda que vem, chegando o carimbo eu começarei o cultivo.

01/02/2013 11:22 AC SALDANHA MARINHO - MANAUS/AM Postado

Os textos à diante são sobre como pretendo fazer o cultivo, que deve começar semana que vem, no máximo na outra. Editarei o primeiro post conforme for atualizando. Qualquer comentário e principalmente esclarecimento das dúvidas são muito bem vindas. Ainda sim, estou em constante estudo, então posso, porventura, acabar sanando minhas próprias dúvidas.

Estou em dúvida sobre os primeiros procedimentos. Meu espaço é limitado (um kitnet muito pequeno), e para ajudar, eu tenho uma gata. Minha casa é cheia de pêlos e não é o local mais estéril do mundo. Pretendo fazer os procedimentos usando o banheiro como câmara de lysol. Meu banheiro não é completamente emporcalhado. Mas, será que usando bastante lysol (o suficiente para encher o banheiro, que é pequeno), mantendo fechado por 10 minutos e fazendo os procedimentos lá, seria o suficiente para garantir um local estéril ou a limpeza do banheiro influenciaria muito?
A confecção das seringas me preocupa por este sentido. Não tenho uma glovebox e nem pretendo usar uma. Não sou o mestre dos "faça você mesmo" e tenho certeza que além de mal confeccionada, eu teria problemar em usar. Li um pouco sobre fazer na boca do fogão mas não sei a confiabilidade deste método, já que é bem pouco usado. Só consegui encontrar álcool 46,2º aqui aos redores, e sei que não é o suficiente para uma esterilização, mas tenho lysol (aquele com cheiro enjoativo, infelizmente nem o neutro encontrei, as coisas por aqui estão dificil de encontrar).
Uma vantagem (ou desvantagem) da minha casa é que há pouquissima corrente de ar. Usando o banheiro como câmara de lysol, ou mesmo a pia da cozinha/sala (lembrem-se, é um kitnet, é tudo junto), acho que teria pouca chance de microorganismos aparecerem, devido à falta de corrente de ar.

As fotos são das coisas que adquiri até agora. Há dois tipos diferentes de arroz integral (comprei os dois bem rústicos, mercado público de POA), um é "Arroz Cateto" (o que tem uma foto separada, pode ver que os grãos são pequenos e não aparentam ser de arroz) e o outro é "normal" (grãos de arroz normais), eu acho. Não sei qual seria melhor para utilizar, pois não conheço muito de arroz. Pretendo fazer 8 bolos PF com eles, 6 em copos de 280ml e 2 em copos que não tenho certeza, mas aparentam ter 200ml (formato menor e mais arredondado, semelhante à copos de whisky, são os que estão separados na caixa na foto). Pretendo usá-los o mais inteiriço possível, vou dar uma quebrada bem à bangu, mas o objetivo é usá-los quase inteiros.
Essa caixa verde foi a organizadora mais barata e adequada que encontrei, mas estou em dúvida em relação à essa cor. Para o terrário, terei que passar fita isolante dos lados e fechar o topo com um papel filme daqueles transparentes? Ou há alguma forma de fazer uma gambiarra na tampa para que ela permita a entrada adequada de luz? E a caixa em si, tem um tamanho adequado (pode-se perceber que cabem os 8 copos com folga, pretendo manter os 8 bolos, ou a quantidade que vingar, dentro deste terrário).
A caixa menor, com tampa preta, pretendo usar (dentro de uma sacola preta) como local de inoculação dos bolos. Infelizmente ela é muito pequena para uma glovebox. A regulagem de temperatura será feita manualmente com garrafas de gelo.

Um componente que estou tendo muita dificuldade de encontrar atualmente é a argila expandida para a confecção do terrário. Não acho que seja impossível de achar, porém, gostaria de saber se tem alguma alternativa que seja tão, ou mais eficaz e que seja fácil de ser encontrada. A vermiculita também foi uma dificuldade, encontrei o local pesquisando aqui no fórum (Loja Zimmer em Porto Alegre, pra quem mora na região, pode ir que é tranquilo). Outra coisa que tenho que providenciar é a panela de pressão, estou vendo se consigo uma emprestada para fazer os procedimentos, mas já estou de olho em adquirir uma própria.

É isso! Estou otimista, mesmo sendo meu primeiro cultivo. Minha maior preocupação é a paranóia com a esterilização mesmo, principalmente porque meu kitnet é muito pequeno, como eu disse, é um pouco "jogado" além de cheio de pêlos. De resto, seguirei os guias à risca e PF Tek é auto-explicativa.

[]'s
Foto 0175.jpgFoto 0176.jpgFoto 0177.jpgFoto 0178.jpgFoto 0179.jpg

Índio, a água foi temperatura ambiente, da torneira. Este foi o único copo que "trincou", refiz o bolo dele hoje e verifiquei que a trinca é interna do vidro. Não sei se prejudica em algo, mas não abriu nenhuma fenda.

Os 3 copos que não demonstraram desenvolvimento foram reiniciados, junto com um novo (de whisky). Após uma semana de espera sem qualquer desenvolvimento, desconfiei de contaminação bacteriana mas não parecia ser o caso. Não havia nenhum cheiro ruim, o cheiro era puro de vermiculita (cheirei o selo assim que abri) e aquele cheirinho agradável do bolo PF. Acho que não estavam contaminados, não entendi o porque de não terem desenvolvido.

Mesma receita, tudo igualzinho, dessa vez os copos não foram vedados antes de irem pra panela de pressão (e por isso acabaram soltando o papel alumínio um pouco, mas eu estava em uma câmara esterilizada e fiz o sagrado selo de vermiculita). 2 copos de whisky e 2 copos americanos, inoculados com uma seringa de 20ml de PESA dividida igualmente entre todos os copos e furos, da forma tradicional. Desta vez a confecção da mesma foi muito mais simples, pois eu já sabia como fazer.
Foi metade do carimbo, pois estava meio fraquinho (não chegou a formar núcleos). Desta vez foram bastante esporos.
Os outros 4 copos continuam demonstrando desenvolvimento. O MDK esta claramente desenvolvendo mais rápido, na verdade mais rápido do que eu esperava. Tua seringa tava foda, Mago_Gnomo! Os mexicano tão gostando de trabalhar! Ao meu ponto de vista, parece estar muito bem, porém vou deixar isto a cargo dos mais experientes.

O copo que demonstra desenvolvimento do micélio por debaixo da vedação está muito rizomórfico. Este eu tenho certeza que é de cubensis. Está lindíssimo.
Os outros 2 copos estão estranhos. Eles parecem estar ficando levemente rizomórficos, começando a lembrar o de cubensis. Porém, não estão desenvolvendo igual ao MDK. O MDK começa a desenvolver em certos "pontos", e vai se espalhando a partir destes (como achei que realmente deveria ser). Estes outros dois copos de PESA, é como se o micélio estivesse se desenvolvendo lentamente ao redor do copo inteiro, formando uma espécie de "névoa" (um dos copos a semelhança com o micélio de cubensis parece maior) tanto que acho que em algumas das fotos nem vai dar pra ver nada. Não sei se é micélio de outra coisa ou se é característica da strain.

MDK - Como podem ver, anda bem.
PESA 01 - Como podem ver, parece um início de micélio. Bem fraco, ainda.
PESA 02 - Como suspeitei, não da pra ver muita coisa. A olho nu, pessoalmente, parece estar formando uma "névoa branca" ao redor de todo o copo. Em alguns pontos, particularmente, está ficando semelhante ao micélio do PESA 01.
PESA 03 - Como podem ver, uns 2cm de progresso desde a última vez, e está bem opaco e rizomórfico. Espero que o progresso por debaixo da fita (acabei colocando demais nesse!) esteja indo bem e que em breve domine o copo todo.

Agora que há progresso, seria melhor deixá-los lá parados, completamente sem mexer?
Estive lendo no Shroomery que algumas pesquisas recentes mostraram que algumas horas de luz ambiente indireta é saudável e ajuda o desenvolvimento do micélio (falaram algo sobre 10 horas). É verdade?
Daqui a alguns dias abrirei a mala novamente para ver o progresso dos novos copos inoculados. Dessa vez estou um pouco mais confiante, vamos ver!

Agora, espero que os outros 4 comecem a desenvolver em breve!
MDK  .jpgMDK .jpgMDK.jpgPESA01 .jpgPESA01.jpgPESA02 .jpgPESA02.jpgPESA03.jpg

O 02 demonstrou hoje que é micélio de cubensis mesmo, e está saudável, porém muito preguiçoso. O MDK e o 03 estão lindos, e ainda tenho minhas desconfianças quanto ao 01. Esta "névoa" está bem estranha e tá com cara de contaminação. Ao redor de alguns grãos de arroz, quando bate reflexo da luz, parece aspecto de micélio de cubensis, mas por algum motivo ele não desenvolve. Apenas fica uma nuvem mais forte no copo, estou esperando que desenvolva tudo de uma vez e que esteja desenvolvendo por dentro ou algo assim.

O desenvolvimento está um pouco mais lento do que devia devido às altas temperaturas. O verão aqui no sul não dá trégua. O termômetro, que não é muito preciso, está fixo em 30ºc, o que significa que a temperatura está alta demais dentro dos copos. Mas não consigo pensar em nenhuma forma prática para baixar a temperatura. Um isopor com gelo deixaria o ar muito seco? O melhor é deixar assim mesmo, ou tem alguma solução prática?

Claro que tem solução! Se eles estiverem num isopor, você pode colocar uma garrafa de gelo dentro, que vai abaixar a temperatura. Pode também adicionar água gelada, mas cuidado para nao abaixar muito a temperatura ou para a água não entrar nos copos. Recomendo mais a garrafa de gelo mesmo. Tomara que continuem crescendo. Se eles começarem a estagnar, talvez seja a hora de abrir furos para respiração.

Galera, update de 2 semanas em relação ao início.

Primeiro, queria dizer que a maioria dos copos, como esperado, contaminaram. Todos os procedimentos contribuiram para o aprendizado e claro, eu ainda não desisti, porém já esgotei toda a minha fonte de PESA. Tenho este copo que parece andar bem (duas últimas fotos, 203 e 204) e o MDK também, eu acho. Espero que o de PESA vingue para que eu consiga tirar pelo menos um carimbo. Tenho a seringa de MDK sobrando e vou usá-la para reinocular 7 copos amanhã (estão esterilizando agora).

Alguns procedimentos foram feitos de forma improvisada por falta de renda. Isso contribuiu bastante para a falha parcial do projeto até agora. Não vejo necessidade de abrir outro tópico, este vai ser meu diário até eu receber os primeiros resultados, independente de quando for. Porém, se algum moderador puder adicionar a strain MDK ao título seria mais adequado, visto que só sobrou 1 copo de PESA e serão 8 de MDK.

Agradeço a todos pelas respostas até agora e vamo que vamo.
Foto 0201.jpgFoto 0202.jpgFoto 0203.jpgFoto 0204.jpg

Última edição por um moderador:
Hoje já fazia 1 semana que o PESA havia colonizado aparentemente 100%. No fim, decidi optar por tentar um double-end casing. Porém, ao procurar pó de côco, não encontrei. Encontrei apenas a fibra de côco.
Como havia visto uma foto na biblioteca, considerei que fosse o correto. Na hora, não pensei como seria pra misturar com a vermiculita grossa, porém, na hora de fazer a mistura, ficou evidente a dificuldade. A fibra não se "mistura", ela fica em varios pedaços, com aquela textura de cabelo.
Cortei ela em alguns pedaços, mas como são fibras, elas se unem umas às outras ao toque. Umedeci com água da torneira, junto à vermiculita, até ficar úmida. Tirei o excesso de umidade.
Cobri o forro do recipiente com a mistura, 50/50, adicionei o spawn (que não parecia tão colonizado por dentro, apesar de fazer tempo que havia colonizado 100% por fora, estranho...) e mais uma camada da mesma coisa.

A fibra de côco vai adicionar muita acidez à camada de layer? Dá pra corrigir alguma coisa ainda? Alguém aqui já teve sucesso com a fibra de côco em si (no shroomery, só vejo sucesso com o "coir" e todos dizem para não usar a fibra em si).

O copo de MDK segue em um progresso aparentemente lento, não sei se estagnou. Os outros 7 copos, 6 demonstraram desenvolvimento considerável. Um não parece ter nada, ainda. Alguns parecem ter indícios de contaminantes já, mas a maioria parece saudável.
Edit: 3 copos demonstraram uma espécie de mancha alaranjada e um não demonstra nada de nada, nem provavelmente demonstrará. Em uns, menos evidente que em outros. Hoje eles fazem uma semana. Vou aguardar para ver quem vence. Qualquer coisa, faço um casing e arranco essas partes, se necessário.

De quanto em quanto tempo eu devo checar o desenvolvimento? No caso, quanto tempo em média o micélio levaria para se recuperar o crumble and casing?

Última edição:
Fotos para quem quiser analisar os pontos laranjas. A princípio, não parecem ter interrompido o desenvolvimento do micélio, alguns copos parecem estar se desenvolvendo. Em outros pontos destes mesmos copos, o micélio está lindo. Considerando que eles colonizassem o resto do copo, seria seguro arrancar apenas o ponto contaminado e fazer um casing?
Como vocês podem ver, os copos de whisky nem aparecem nas fotos. Isso porque estão colonizando bem, a princípio sem nenhum sinal dessa mancha laranja, o micélio está lindo e está em cerca de 50%.
A outra foto é o segundo dia de casing com a fibra de côco. Está tudo ocorrendo bem? :D
Foto 0219.jpgFoto 0220.jpgFoto 0221.jpgFoto 0222.jpg

Anão, eu com minha pouca experiência, diria que você já pode induzir a frutificação do casing. Comece a exposição luminosa no casing, diminua a temperatura, se possível, faça pelo menos 4 trocas de ar diárias e mantenha a umidade alta.

Esses pontos laranjas tão bem estranhos, não sei do que se trata.

Volte sempre com atualizações!

parece que é o micélio excretando(fazendo xixi)

tenho um 1 pote de spawn de milho de mazatapec nas mesmas condições...
vou montar um casing ou um bulk para ver como o micélio responde ao novo substrato, faça o mesmo!

Chegou a dupla dos magos pra salvar os meus mágicos hahaha.

Mago é verdade, eu esqueci que comecei com a idéia de aniversariar os bolos em um terrário mas decidi no fim optar pelo casing, o que se mostrou muito bom. Por enquanto, tenho gostado muito da ténica. No caso, a minha disposição eu tenho o mesmo substrato do casing da foto (vermiculita e fibra de côco), parecem estar funcionando bem. Não teria problema fazer um casing com este substrato em uma fase tão adiantada de desenvolvimento do micélio (10 dias)?

Mago_Gnomo, oloco, com apenas 2 dias? Claro, minha experiência é menor, mas achei que antes da frutificação o micélio deveria desenvolver mais ao longo do substrato, quase uniformemente. Será que já está bom?
Tenho um problema com diminuir a temperatura, tenho poucas formas. Gelo ou garrafas de gelo no máximo, mas isso não abaixaria muito a umidade do ar?
Pra ser sincero, isso já levantou umas dúvidas que eu estava planejando pesquisar agora ou daqui a pouco. Como induzir a luz sem abrir para contaminantes? A tampa branca, próxima à uma lampada, atravessaria luz suficiente (mesmo ela sendo opaca, colocando contra a luz é possivel ver uma silhueta do casing, então não é completamente opaca)? Não tenho aqueles papeis transparentes nem nada assim. Fui pego de surpresa.
Acho que não vou tentar influenciar nada na temperatura, ela fica em média uns 30 graus sempre aqui, então acredito que esteja bom.
Como você fez a sua troca de ar? Ao induzir luz, já começo a aumentar a umidade? O substrato esteve lá por 2 dias, ainda parece razoavelmente úmido, não sei se há a necessidade, mas agora com as trocas de ar haverá uma necessidade maior, correto?

Enfim, tenho que pesquisar sobre a próxima fase do casing então. Obrigado pelas respostas, magos.

Parece contaminação por bácteria Anão, retira eles da proximidade com outras colonizações saudáveis, e segue observando os possivelmente contaminados :)

Anão, pra entrada de luz seria bom a substituição da tampa de sorvete por filme plástico desses de cozinha. Ele ainda é melhor pra fazer a ventilação do casing, já que serve como um "diafragma". Pra abaixar a temperatura você pode botar o pote de sorvete numa bacia de água gelada. Cuidado com o nível dágua, pra que não entre água pelos furos de ventilação do pote. Sobre a umidade, no meu casing eu sempre borrifava água nas paredes quando elas estavam secas. Ficava uma média borrifar 1 vez por dia.

Hmm, só poderei fazer isso amanhã. No momento não tenho onde conseguir esse filme plástico. Mas não ta com aspecto de cobweb? E já tá na hora mesmo?
Amanhã o desenvolvimento micelial já vai estar maior. Acho que também vai dar pra identificar melhor se é cob ou micélio.
Abri os furos para respiração nesses copos com essa mancha amarelada e selei com micropore. A princípio não senti cheiro de nada. Em um deles, até parecia ter um cheiro bem doce, semelhante ao cheiro de maçã, mas não posso afirmar com certeza.
Amanhã, assim que tiver o filme, faço isso então. Obrigado.

Última edição:
Comprei o filme e fiz a parada.
Desenvolvimento considerável do micélio. Sei que é um casing pequeno, mas será que não é cob, pelo desenvolvimento muito rápido? Ou está certo pra 3 dias?
Independente se for ou não, confirmarei nos próximos dias. Foi pra luz, papel filme feito, temperatura reduzida. Post para adicionar as fotos da situação atual.
Foto 0226.jpgFoto 0223.jpgFoto 0224.jpgFoto 0225.jpg

Pois é, estou desconfiando.
Enfim, tudo parece cobweb? Logo, sem chance de salvação?
Só me resta esperar mas até agora tudo indica que é cobweb mesmo. Logo estranhei o desenvolvimento muito rápido. Algumas partes parecem acizentadas e o aspecto está muito, muito algodoado, além de estar muito aéreo.

Pois é, estou desconfiando.
Enfim, tudo parece cobweb? Logo, sem chance de salvação?
Só me resta esperar mas até agora tudo indica que é cobweb mesmo. Logo estranhei o desenvolvimento muito rápido. Algumas partes parecem acizentadas e o aspecto está muito, muito algodoado, além de estar muito aéreo.

Contaminado. Não adianta mais insistir em nenhum processo. Faça uma boa limpeza da área de trabalho e de todos os utensílios/ferramentas do cultivo.

Bom, não custa nada tentar. Realmente, havia uma boa quantidade de cobweb.
Fiz uma mistura de 1/10 água oxigenada e água normal. Borrifei em todo o casing (havia até uma parte de micélio na PAREDE do casing, completamente cobweb) e vi tudo desintegrar na hora. Principalmente aquela bolinha que tinha na parede, foi meu primeiro alvo, para confirmar se era cobweb... Desapareceu completamente logo na primeira borrifada. Ficaram alguns pontos brancos, o que eu acredito que seja micélio de cubensis. Com suspeita de que fossem pontos de cobweb resistentes (a maior parte do cobweb simplesmente sumiu mesmo, com a mistura, não sei se apenas ficou "invisível" por causa da umidade), acabei borrifando um pouco de água demais em alguns pontos do substrato, mas não alterou em nada o micélio. Talvez as informações de que a água oxigenada seja realmente mais letal ao cobweb do que aos outros fungos (inclusive, acho que não funciona direito com outros contaminantes, é só contra cobweb mesmo) pode ser verdade. Claro, confio na experiência de vocês e já não tenho mias esperanças, mas toda experiência é pouca.
Se essa técnica vai funcionar ou não, eu não sei. Mas se não for desenvolver cubensis ali, pelo menos cobweb também não vai. O spray letal para cobwebs está aqui.

Ajuda não, Anão. O melhor mesmo é fazer como tupy orientou. Descarta tudo sem dó nem piedade, faz uma bela faxina e esterilização do equipamento e do laboratório, e começa de novo, tomando muito cuidado com a assepsia. Na PAZ. :cool: Eu mesmo fiz isso hoje. Estava cultivando e até mascando micélia de Cobweb achando que era do Golden Magic... lol... valha-nos o Grande Cogumelo! Amém?!

É só uma experiência. Enfim, algumas fotos, após o tratamento, só como base para a experiência. Esses pontos foram borrifados diretamente também, porém, permaneceram aí como vocês podem ver. E também está notável a falta de "branco" que tinha antes (maldito cobweb).

A última é um zoom que claro, não dá pra ver muita coisa. Só que sei lá, estou achando este canto com aspecto de cobweb, mas não reagiu nem um pouco à solução. Curioso.
Foto 0230.jpgFoto 0228.jpgFoto 0227.jpgFoto 0229.jpg

Back