Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo - MDK -PESA - PF TEK

Diário de cultivo completo.
Olá.
Após criar vergonha na cara, estudar um pouco sobre técnicas, decidi começar o meu cultivo.
Decidi começar com a técnica mais simples. A PF Tek realmente parece muito simples e eficiente.
Enviei o pedido para a ProFungos segunda passada (28/01) e, para a minha surpresa, a carta chegou lá antes do esperado. Quinta-feira ela já estava em manaus, foi retirada sexta-feira e postada no mesmo dia. Deve vir pra cá segunda que vem, chegando o carimbo eu começarei o cultivo.

01/02/2013 11:22 AC SALDANHA MARINHO - MANAUS/AM Postado

Os textos à diante são sobre como pretendo fazer o cultivo, que deve começar semana que vem, no máximo na outra. Editarei o primeiro post conforme for atualizando. Qualquer comentário e principalmente esclarecimento das dúvidas são muito bem vindas. Ainda sim, estou em constante estudo, então posso, porventura, acabar sanando minhas próprias dúvidas.

Estou em dúvida sobre os primeiros procedimentos. Meu espaço é limitado (um kitnet muito pequeno), e para ajudar, eu tenho uma gata. Minha casa é cheia de pêlos e não é o local mais estéril do mundo. Pretendo fazer os procedimentos usando o banheiro como câmara de lysol. Meu banheiro não é completamente emporcalhado. Mas, será que usando bastante lysol (o suficiente para encher o banheiro, que é pequeno), mantendo fechado por 10 minutos e fazendo os procedimentos lá, seria o suficiente para garantir um local estéril ou a limpeza do banheiro influenciaria muito?
A confecção das seringas me preocupa por este sentido. Não tenho uma glovebox e nem pretendo usar uma. Não sou o mestre dos "faça você mesmo" e tenho certeza que além de mal confeccionada, eu teria problemar em usar. Li um pouco sobre fazer na boca do fogão mas não sei a confiabilidade deste método, já que é bem pouco usado. Só consegui encontrar álcool 46,2º aqui aos redores, e sei que não é o suficiente para uma esterilização, mas tenho lysol (aquele com cheiro enjoativo, infelizmente nem o neutro encontrei, as coisas por aqui estão dificil de encontrar).
Uma vantagem (ou desvantagem) da minha casa é que há pouquissima corrente de ar. Usando o banheiro como câmara de lysol, ou mesmo a pia da cozinha/sala (lembrem-se, é um kitnet, é tudo junto), acho que teria pouca chance de microorganismos aparecerem, devido à falta de corrente de ar.

As fotos são das coisas que adquiri até agora. Há dois tipos diferentes de arroz integral (comprei os dois bem rústicos, mercado público de POA), um é "Arroz Cateto" (o que tem uma foto separada, pode ver que os grãos são pequenos e não aparentam ser de arroz) e o outro é "normal" (grãos de arroz normais), eu acho. Não sei qual seria melhor para utilizar, pois não conheço muito de arroz. Pretendo fazer 8 bolos PF com eles, 6 em copos de 280ml e 2 em copos que não tenho certeza, mas aparentam ter 200ml (formato menor e mais arredondado, semelhante à copos de whisky, são os que estão separados na caixa na foto). Pretendo usá-los o mais inteiriço possível, vou dar uma quebrada bem à bangu, mas o objetivo é usá-los quase inteiros.
Essa caixa verde foi a organizadora mais barata e adequada que encontrei, mas estou em dúvida em relação à essa cor. Para o terrário, terei que passar fita isolante dos lados e fechar o topo com um papel filme daqueles transparentes? Ou há alguma forma de fazer uma gambiarra na tampa para que ela permita a entrada adequada de luz? E a caixa em si, tem um tamanho adequado (pode-se perceber que cabem os 8 copos com folga, pretendo manter os 8 bolos, ou a quantidade que vingar, dentro deste terrário).
A caixa menor, com tampa preta, pretendo usar (dentro de uma sacola preta) como local de inoculação dos bolos. Infelizmente ela é muito pequena para uma glovebox. A regulagem de temperatura será feita manualmente com garrafas de gelo.

Um componente que estou tendo muita dificuldade de encontrar atualmente é a argila expandida para a confecção do terrário. Não acho que seja impossível de achar, porém, gostaria de saber se tem alguma alternativa que seja tão, ou mais eficaz e que seja fácil de ser encontrada. A vermiculita também foi uma dificuldade, encontrei o local pesquisando aqui no fórum (Loja Zimmer em Porto Alegre, pra quem mora na região, pode ir que é tranquilo). Outra coisa que tenho que providenciar é a panela de pressão, estou vendo se consigo uma emprestada para fazer os procedimentos, mas já estou de olho em adquirir uma própria.

É isso! Estou otimista, mesmo sendo meu primeiro cultivo. Minha maior preocupação é a paranóia com a esterilização mesmo, principalmente porque meu kitnet é muito pequeno, como eu disse, é um pouco "jogado" além de cheio de pêlos. De resto, seguirei os guias à risca e PF Tek é auto-explicativa.

[]'s
Foto 0175.jpgFoto 0176.jpgFoto 0177.jpgFoto 0178.jpgFoto 0179.jpg

Desde usar argila expandida, usa perlita, pode ser encontrada em qualquer loja de botânica.

Qualquer um dos dois tipos de arroz serve.

O problema de usá-los quase inteiros é que vão absorver menos água. Sugiro que tente quebrá-los bem.

Quanto ao controle de temperatura no terrário, só se for muito quente que vc precisaria de usar algo pra resfriar.
O problema com garrafas de gelo dentro do terrário é que parte da umidade do ar se condensa no exterior das garrafas, por isso elas ficam com várias gotículas de água, e isso diminui a umidade relativa do ar.
Eu aconselharia tentar sem as garrafas de gelo, caso não frutifique por muito tempo, aí sim vc poderia tentar usá-las.
Eu mesmo nunca usei nada pra resfriar, e a temperatura onde moro é em torno de 33 graus Celsius, sendo as vezes mais quente que isso.

Boa sorte no cultivo!!!!!!!!

Desde usar argila expandida, usa perlita, pode ser encontrada em qualquer loja de botânica.

Nas próximas botânicas que passar, perguntarei por ambas. Obrigado!
Achei que a perlita costumava ser mais difícil de encontrar do que a argila expandida, por isso, se não estava encontrando uma, nem tentei pesquisar pela outra. Semana que vem vou ter que sair à caça novamente.

O problema de usá-los quase inteiros é que vão absorver menos água. Sugiro que tente quebrá-los bem.

Ah, obrigado! Havia visto algumas sugestões de próprios users para usar o arroz o mais inteiro possível. Vou quebrá-lo bem, neste caso.

Quanto ao controle de temperatura no terrário, só se for muito quente que vc precisaria de usar algo pra resfriar.
O problema com garrafas de gelo dentro do terrário é que parte da umidade do ar se condensa no exterior das garrafas, por isso elas ficam com várias gotículas de água, e isso diminui a umidade relativa do ar.
Eu aconselharia tentar sem as garrafas de gelo, caso não frutifique por muito tempo, aí sim vc poderia tentar usá-las.
Eu mesmo nunca usei nada pra resfriar, e a temperatura onde moro é em torno de 33 graus Celsius, sendo as vezes mais quente que isso.

Boa sorte no cultivo!!!!!!!!

Muito obrigado pelos votos de boa sorte! O problema é que, até onde li, à 31ºc havia estagnamento do crescimento. Vi alguns cultivos (gringos) onde o micélio se desenvolveu em temperaturas como 18-20 graus e desenvolveu bem (acredito que bem mais devagar), mas achei que não acontecia o mesmo à temperaturas altas. A temperatura aqui não dá trégua, no sul, o verão é MUITO quente. Ontem, os termômetros de rua marcavam 40ºc debaixo do sol. Hoje choveu e está marcando 20. Então, tenho medo de que essa variação prejudique muito o crescimento ou pior ainda, mate o fungo!
Minha idéia primária era deixar a temperatura natural mesmo mas pesquisei melhor e achei que fosse muito prejudicial.

Obrigado a todos! Estou ansioso esperando o carimbo. Desculpem o excesso de perguntas.

Muito obrigado pelos votos de boa sorte! O problema é que, até onde li, à 31ºc havia estagnamento do crescimento. Vi alguns cultivos (gringos) onde o micélio se desenvolveu em temperaturas como 18-20 graus e desenvolveu bem (acredito que bem mais devagar), mas achei que não acontecia o mesmo à temperaturas altas. A temperatura aqui não dá trégua, no sul, o verão é MUITO quente. Ontem, os termômetros de rua marcavam 40ºc debaixo do sol. Hoje choveu e está marcando 20. Então, tenho medo de que essa variação prejudique muito o crescimento ou pior ainda, mate o fungo!
Minha idéia primária era deixar a temperatura natural mesmo mas pesquisei melhor e achei que fosse muito prejudicial.

Obrigado a todos! Estou ansioso esperando o carimbo. Desculpem o excesso de perguntas.

Então, existe muita informação por aí, e as vezes as coisas ficam confusas!
O micélio é mais resistente do que a gente imagina. Lembre-se, menos é mais, quanto menos tentar mudar as coisas, melhor elas caminham, pelo menos digo isso para os principiantes.
Acho melhor vc aumentar a troca de ar no terrário do que colocar garrafas de gelo, para amenizar a temperatura. Dessa forma você fica com a umidade relativa alta, e troca gasosa alta também, dois fatores altamente importantes na fase de frutificação, principalmente para iniciar a pinagem.
Portanto, é melhor tentar sem a garrafa, e se demorar muito pra frutificar, aí vc pode tentar com a garrafa.
É só minha opiniao, pelas experências que tive. Mas caso ache que necessite usar a garrafa, não custa nada tentar!!

Abraços!!!

Concordo lamela mais oq resolveria de verdade era um termometro ajuda a controla
temperatura, depois q me basiei por ele me ajudou bastante.

Então, existe muita informação por aí, e as vezes as coisas ficam confusas!
O micélio é mais resistente do que a gente imagina. Lembre-se, menos é mais, quanto menos tentar mudar as coisas, melhor elas caminham, pelo menos digo isso para os principiantes.
Acho melhor vc aumentar a troca de ar no terrário do que colocar garrafas de gelo, para amenizar a temperatura. Dessa forma você fica com a umidade relativa alta, e troca gasosa alta também, dois fatores altamente importantes na fase de frutificação, principalmente para iniciar a pinagem.
Portanto, é melhor tentar sem a garrafa, e se demorar muito pra frutificar, aí vc pode tentar com a garrafa.
É só minha opiniao, pelas experências que tive. Mas caso ache que necessite usar a garrafa, não custa nada tentar!!

Abraços!!!

Acho que aconteceu um engano. Ele tá falando das garrafas de gelo pra controlar a temperatura na colonização. Pelo visto você entendeu que seria na frutificação. Pra colonização é bom manter a temperatura de 27ºC no ambiente. Essa é a temperatura ótima para o desenvolvimento do micélio. Ah, e sempre no escuro.

Anão, desejo boa sorte aí no cultivo e espero que tudo dê certo. Qualquer dúvida, estamos sempre ai.

Acho que aconteceu um engano. Ele tá falando das garrafas de gelo pra controlar a temperatura na colonização. Pelo visto você entendeu que seria na frutificação. Pra colonização é bom manter a temperatura de 27ºC no ambiente. Essa é a temperatura ótima para o desenvolvimento do micélio. Ah, e sempre no escuro.

Anão, desejo boa sorte aí no cultivo e espero que tudo dê certo. Qualquer dúvida, estamos sempre ai.

Exatamente isso.

LamelaAzul eu agradeço a dica, mas eu não pretendia influenciar nada no terrário (talvez um termostato no inverno, pois o inverno aqui é bem rigoroso). Pro terrário, eu acho que vou abrir alguns buracos e colocar com Band-Aid grande ou algo assim. Eu acho que me expressei errado, muitas vezes me confundo em termos, mas era realmente sobre a colonização. Ouvi falar que o micélio não desenvolve, nem coloniza corretamente, à altas temperaturas (no caso, em um ambiente fechado aqui, em dias de muito calor, deve passar um pouquinho dos 30, no máximo uns 32), a ponto de 31ºc estagnar o desenvolvimento. Eu sei que a temperaturas mais baixas ele desenvolve bem, porém, mais lentamente (às vezes o dobro ou triplo de tempo), eu não tenho pressa, desde que desenvolva bem. Mas meu medo é de não colonizar devido à altas temperaturas, entendeu?

Pretendo usar aquele pote menor de tampa preta para isso, acho que vou isolá-lo com fita isolante para ficar escuro, aí coloco gelo ou água gelada embaixo da caixa que consequentemente abaixa a temperatura dentro.

[]

Última edição:
Achei que a perlita costumava ser mais difícil de encontrar do que a argila expandida, por isso, se não estava encontrando uma, nem tentei pesquisar pela outra. Semana que vem vou ter que sair à caça novamente.

Mas aqui no Brasil é bem mais dificil mesmo de se encontrar perlita!

Argila expandida vc encontra em qq gardem center, perlita não.
Argila expandida vc encontra em qq hiper mercado, perlita não.

Hoje em dia um lugar facil para encontrar perlita são nas growshops que tem surgido brasil a fora, mas o preço é meio salgado também.

O google é seu pastor e nada lhe faltará!:LOL:

Reitero o que o Ecuador disse sobre grãos de arroz inteiros. Recentemente produzi uns bolos com um arroz integral de mercado que não consegui quebrar direito no liquidificador, o resultado foi que o arroz não fica bem misturado com a vermiculita e essa irregularidade da mistura pode prejudicar o crescimento do micélio em algumas partes.

Reitero o que o Ecuador disse sobre grãos de arroz inteiros. Recentemente produzi uns bolos com um arroz integral de mercado que não consegui quebrar direito no liquidificador, o resultado foi que o arroz não fica bem misturado com a vermiculita e essa irregularidade da mistura pode prejudicar o crescimento do micélio em algumas partes.

Eu não tenho liquidificador. Os grãos de arroz cateto, são menores (foto 0179), talvez mais difíceis de quebrar, são tipo sementinhas, mas talvez misture melhor com a vermiculita do que o formato normal de grãos de arroz. Estava pensando em usar alguma coisa de pilão e socar sobre alguma superfície, bem improvisado.
O objetivo era usar pedaços grandes pois, como disse, havia lido que podia ser melhor e que a consistência farinácea não era tão boa. Vou tentar quebrar o máximo possível, então.
Vou comprar um termômetro amanhã. Naquele pote menor cabem todos os copos e um termômetro desses comuns. Caso a temperatura esteja muito alta, ponho uma garrafa de gelo em baixo ou ao redor do pote.
Obrigado a todos pelas dicas até agora. Sei que a ansiedade é algo ruim, mas só não to abrindo o rastreamento a cada minuto porque sei que os correios não funcionam fim de semana, hahaha!

Fala irmão!!!

Tudo bem que dizem que a consistência farinácea não é boa, mas já cultivei bolos com o arroz triturado até virar farinha, e funcionou MUITO bem. Tanto que nos EUA, os cultivadores utilizam Farinha de arroz integral, que já vende pronta no supermercado, e é bem fininha. Se a vermiculita for muito fina, aí complica um pouco usar o arroz integral muito triturado, mas se ela for intermediária é melhor.
Eu gosto de triturar até formar uma farinha mas que dá pra ver vários grãos de arroz quebrados no meio.

Boa sorte na empreitada! :)

So cuidado na textura pra não ficar tudo empapado.

So cuidado na textura pra não ficar tudo empapado.

Com farinha, usando a quantidade de água da receita padrão, não fica empapado.

Obrigado a todos pelos votos e pelas respostas.
Meu carimbo da ProFungos chegou hoje. Eu havia limpado a casa inteira, ela estava selada e esterilizada na medida do possível (acredito que o ambiente estivesse bem estéril, bastante lysol havia sido sprayado).
Porém, não estou muito confiante na confecção da seringa. Aconteceram algumas coisas que eu acredito que possam ter ferrado a seringa, ela provavelmente está contaminada. O carimbo estava um pouco mais fraco do que eu esperava (digamos que na metade inferior, ele tinha uns 30% de opacidade de esporos) e eu tive um pouco de dificuldade na hora de tirar os esporos para o shotglass (mais uma vez, subestimei a dificuldade de uma tarefa tão simples, acabei me ferrando).
Tenho certeza que vi alguns pontinhos caindo na água, porém, ao misturar tudo, não formou nenhum núcleo de esporos. Não tem nada visivel na água, ela parece levemente mais acizentada, mas pode ser por causa do plástico da seringa.
O ambiente estava selado mas durante a confecção, por um imprevisto, a porta foi aberta por alguns segundos. O processo inteiro deve ter levado em torno de 5 minutos. A seringa foi guardada em um ziplock dentro da geladeira e está hidratando, porém como eu disse, não estou confiando muito, infelizmente.
Sobrou metade do carimbo (que mesmo assim, é pouco, porém agora já sei melhor como tirar). Apesar disso, não tenho certeza se acabei contaminando o carimbo também. Enfim, esgotarei todas as possibilidades. Caso não consiga, eu tenho uma seringa alternativa aqui com um MDK, que parece muito confiável.
Desistir não é uma alternativa!

Parabéns pela dedicação Anão!!!!!

Pelo que descreveu, acredito que sua seringa não tenha sido contaminada. Se colocou metade do carimbo, com ctz tem esporos suficientes lá, mesmo se o carimbo estivesse bem claro. =)))) Não é necessário ver aglomerados de esporos na seringa, se vc raspou os esporos dentro do copo e sugou, pronto, não tem erro.
Quanto a porta ter sido aberta, isso pode ter sido um problema, mas provavelmente não foi tb.

To aqui torcendo pra dar tudo certo!!!

Comprei uma panela de pressão hoje. Por muita sorte, encontrei uma bem barata e que parece ótima.
Fiz a receita normal, 1/2 vermiculita, 1/4 arroz integral cateto (usei inteiro pois os grãos são pequenos, mais tarde posto fotos) e 1/4 água.
A textura me pareceu ter ficado boa, acredito que tenha feito a receita correta. Fiquei com um pouco de receio quando coloquei nos copos, pois pareciam ter ficado alguns espaços não-preenchidos, devido à vermiculita ser em grãos grandes e o arroz não ser em farinha. Eu diria que, sendo muito otimista, ficou bastante aerado. Talvez tenham ficado espaços grandes demais, veremos isso mais à diante.
Foi feito o selo de vermiculita, de aproximadamente 1 dedo no topo do copo. Ele foi vedado com papel alumínio, que foi fixado com fita isolante.
Após a inoculação, colocarei mais uma folha de papel alumínio em cima e vedarei novamente com fita isolante.
O processo de esterilização consistiu no cozimento sob pressão dos copos (um não ficou em contato com a água, espero que a pressão seja o suficiente para esterilizar, se não, o pior que pode acontecer é contaminar) durante aproximadamente 1 hora. Terminou por volta das 20:15, a panela ainda está esfriando. Como ficarei acordado até de madrugada, lá pelas 5 da manhã no máximo verei a temperatura da panela. Dessa vez, usarei o banheiro como câmara, ele está bem limpo, vou vedar, esterilizar com lysol, levar a panela lá para dentro e fazer o processo com a seringa confeccionada ontem.

Boa sorte na inoculação. Não esquece de tampar os furos com durex/micropore. O substrato ficar aerado é bom. Outra dica é a seguinte, não deixe a ansiedade tomar conta. Espera a panela esfriar por completo, pra não ter problema dos bolos estarem quentes por dentro e acabar matando os esporos.

Quando eu fui inocular os meus, fiz que nem você. Tava com planos de ficar a madrugada inteira esperando esfriar. Mas resolvi controlar a ansiedade e tirar uma boa noite de sono, pra então poder acordar cedo e fazer todos os procedimentos com bastante calma.

Outra coisa é: deixe tudo em mãos. Com esse tempo que você vai esperar a panela esfriar, planeje exatamente o que você vai fazer, como vai fazer e o que vai usar. Arquitete meticulosamente, pra não errar nada e fazer tudo perfeito. É claro que nas primeiras vezes, como foi a minha, algumas coisas podem sair do controle, mas com o planejamento certo tudo vai sair minimamente bom.

No geral, boa sorte!

A vedação adicional com papel alumínio não é suficiente? Eu não tenho micropore aqui, nem durex. Achei que o papel alumínio seria suficiente.
Não estou apressado. É que meus horários estão ruins mesmo. Tenho ficado acordado até tarde normalmente, se ainda estiver quente eu durmo e faço amanhã.

Back