Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo | Mazatapec | Casing | +Dicas

Diário de cultivo completo.
Boa tarde a todos, venho fazer minha contribuição ao fórum que tanto me auxiliou, disseminar o que aprendi :idea:, tirar algumas futuras dúvidas e receber os seus Feedbacks sobre o meu primeiro cultivo :LOL:.

Minha intenção aqui é criar um diário para que alguém com a minima experiência - como eu à pouco - possa sair daqui apto ou ao menos mais instruído para o cultivo, sempre estudando mais para um melhor esclarecimento pois só não consegue quem não se dedica.

Para novatos e futuros cultivadores - E até mesmo para os que discordam - fiquem atentos as dicas que irei destacar com o simbolo ":!:", são dicas que eu - Como bom perfeccionista - gostaria de ter lido para me ajudar em todo processo, coisas que errei e acertei que gostaria de compartilhar.

Eu me apego bastante aos detalhes, então vamos as informações :ler::

Strain: Mazatapec - Adquirido em um banco de esporos.
Substrato: 50% Vermiculita (Expandida), 25% Arroz integral (Inteiro), 25% Água (Mineral).
Casing: 1 Camada 0,5cm Vemiculita esterilizada úmida, 1 Camada Spraw colonizado, 1 Camada 1-2cm Vemiculita esterilizada úmida (Ainda será produzido :pare:).

Data de inicio 11 de Setembro

• Criação da seringa: Após borrifar uma solução de 50% Alvejante e 50% Água por todo o ambiente ao redor e esterilizar todo material com Álcool 70%, comecei o processo dentro da Glove Box (Como podem reparar na 1º Foto do anexo :fotos:), mas por complicação com as luvas de látex (Que normalmente são usadas em Glove Box caseiras), que :!:são grosseiras para trabalhar e dificultam o manuseio por falta de sensibilidade nas pontas dos dedos parte do processo foi feito fora da Glove Box com :!:bastantes borrifadas de Alvejante pra cima - Que acredito não ser correto mas funcionou muito bem, e até recomendaria, visando que não se pode inalar a substância - sem maiores complicações.
Após criada a seringa foi enrolada em papel alumínio e ficou na geladeira por algumas poucas horas, e digo que não o façam, :!:deixe ela lá por mais tempo, no minimo 1 dia inteiro, pois percebi que só faltou um pouco mais de hidratação para que meu micélio pudesse crescer mais forte.

• Preparo do substrato: Como citado a cima preparei o substrato com 50% Vermiculita, 25% Arroz integral, 25% Água. Até :!:tentei moer o Arroz integral para faz a FAI mas não deu muito certo, e por isso irei compartilhar uma técnica que foi citada por um companheiro aqui no fórum: @Hs.Krause "Meu liquidificador tem um botão de pulsar, aperto ele 3 vezes, do uma sacudida no liquidificador, mais 3 pulsadas, mais 1 chacoalhada, e assim vai até ficar no ponto." No fim das contas preparei todo subtrato em uma tigela enquanto :!:deixei os copos
esterilizando em uma panela por 10 minutos. Substrato pronto e misturado, foram para os copos cobertos com uma camada de papel alumínio... ai cometi um erro, :!:vedei o papel alumínio com a fita (que só deveria se feito após a esterilização) e os mandei para 2 panelas de pressão forradas com panos por 1 hora após pegar pressão. Uma das panelas queimou o pano por evaporação da água, mas isso não foi um problema :)!: a mancha na panela saiu facilmente com lã de aço), em seguida deixei a penela resfriando enquanto a seringa hidratava.

• Inoculação: Após algumas - poucas :facewall: - horas de hidratação parti para incubar os 4 copos, alvejante pra cima, e o ambiente estava pronto. Abri rapidamente as panelas já no local de inoculação, na panela que queimou o papel alumínio se contratiu um pouco para dentro (Como podem reparar na 2º Foto do anexo :fotos:), sem maiores problemas prossegui, inoculei os copos fora da Glove Box, nesse ponto acredito que :!:por estarem selados erroneamente eu até tive exito, 0% de contaminante até agora, pelo fato do copo já ter saído selado da panela ele não ficou exposto nenhum momento a bactérias transportadas pelo ar, e a única abertura foi o furo que fiz para inocular, e mesmo assim com o ambiente repleto de Alvejante e a seringa devidamente flambada. Em 16ml adicionei pouco mais de 2ml para cada furo, foram feitos 2 furos em diferentes extremidades, e por adicionar errado acabou sobrando apenas 1,5ml para o 4º copo (2 furos, 0,75 ml para cada furo), sem mais problemas (Inclusive o 4º copo como podem ver se desenvolveu melhor do que 3º copo, enfim). Furos selados com Micropore e os 4 copos seguiram para incubadora.

• Incubação: Minha incubado consiste em uma caixa de isopor pequena o suficiente para caber 4 copos juntos, uma base, e um espaço extra onde coloco algum material responsável por aquecer a mesma (Como podem reparar na 3º Foto do anexo :fotos:), :!:fervo a água coloco no recipiente e coloco sobre uma base que improvisei com uma caixa de ovo para não ficar diretamente em cima dos copos, e assim mantenho minha incubadora sempre aquecida, sem medição de temperatura nem nada, eu simplesmente abasteço o recipiente com água quente 2-5 vezes por dia e vem funcionando com perfeição. Antes eu utilizava uma garrafa de água mineral pequena que tornava tudo mais pratico e formal, mas após algumas cargas o plastico se deteriorou com o calor e perdi a garrafa, até tentei em outras que se derreteram assim que despejei a água, então precisa ser das mesma, pequena e forte, para aguenta algumas cargas. Por enquanto estou usando um pote de vidro, deixei ele sem tampa por algum tempo mas a ebulição da água estava umidificando muito a incubadora então hoje de manhã acionei a tampa para que o vapor continue dentro do recipiente, :!:apesar de acreditar que o resultado da ebulição da água tenha descansado sobre o Micropore e sido absorvido pelos copos reabastecendo com água o subtrato (que acreditava estar ressecado por ter levado a panela lacrado) criando assim um ambiente plenamente favorável para o desenvolvimento do Micélio: Torca gasosa e certeza de umidade interna. :!:Assim, sempre que for necessário, poderei simplesmente repetir o processo de retirada da tampa para hidratar os bolos e evitar que os mesmo estaguinem, não é genial como aprendemos com os erros :LOL:?

Ps.: Com esse método de evaporação até agora tive 0% de contaminantes.

Terrário: Meu terrário consiste em uma caixa organizadora (Acredito ser de 60lts, não me recordo pois arranquei o adesivo :hilario:) na qual fiz 16 furos com espaçamentos igual distribuídas por toda área para dispersão de CO², :!:que como todo mundo já sabe é mais pesado que o O² (Oxigênio) mas mesmo com essa informação tão difundida no fórum ainda :!:vejo muitos cultivadores errando fazendo furos muito altos ou muito grandes, a intenção do furo é ser baixo, logo acima da camada de Argila expandida pois o CO² se concentra nessa região. Os furos foram feitos aproximadamente 5cm acima da base da caixa permitindo assim que a água não escorra. O Terrário conta ainda com mais um furo que irá passar a mangueira de uma bomba de aquário que irá repousar numa garrafa com água para manutenção e troca do oxigênio dentro do terrário (Como podem reparar na 4º Foto do anexo :fotos:). Para iluminação, uma lampada fluorescente 110w que colocarei em uma base acima da tampa, mas ainda estou revendo isso, pois a lampada esquenta um pouco e como aqui o clima anda meio quente preciso de frio, e não calor.

Pra cultivar não existe segredo, basta ler bastante. Quando se vai pra prática percebemos que muitas coisas não funcionam com pensávamos e aos poucos vamos descobrindo mais e nos aperfeiçoando, espero que esse diário sirva de exemplo para futuros cultivadores - como eu - gosta sempre de esclarecer tudo nos mínimos detalhes antes de colocar em prática.

Estarei atualizando o tópico em breve com noticias sobre o andamento das coisas, espero que gostem e acompanhem, e sintan-se livres para discordar de tudo que eu disse acima, pois esse é meu primeiro cultivo e não sou nada ainda, ainda tenho bastante pra aprender e se puderem contribuir com criticas e concertar algo que eu eventualmente tenha me equivocado serei muito grato. Dúvidas e sugestões serão muito bem vindas.

Paz e luz.

Anexo 1: 11 de Setembro, inicio de tudo, fabricação da seringa, inoculação e incubação.
Anexo 2: 21 de Setembro, 10 dias após incubação.
Anexo 3: Incubadora com base improvisada para sustentar o pote com água quente que serve para aquecer a incubadora.
Anexo 4: Terrário ainda em processo de montagem.

Visualizar item de mídia 2925Visualizar item de mídia 2926Visualizar item de mídia 2927Visualizar item de mídia 2928
 
Última edição:
Parabens, tudo muito bem organizado.
É bem como você falou, na pratica a teoria é outra, mas é incrível como aprendemos mais na prática e como os erros nos impulsiona para o melhoramento.
Sigo acompanhando e torcendo.
 
Obrigado :love:

O Micélio cresce saudável e acredito que até segunda-feira (28 de Setembro) os dois primeiros copos já estarão colonizados 100% e verei quando aniversária-los entre o dia 5-8 de outubro dependendo das condições.

Anexo 2: 21 de Setembro, 10 dias após incubação.
Anexo 5: 24 de Setembro, 13 dias após incubação (ontem).
Anexo 6: 25 de Setembro, 14 dias após incubação (hoje).

Visualizar item de mídia 2926Visualizar item de mídia 2936Visualizar item de mídia 2937
Paz e luz.
 
Última edição:
por estarem selados erroneamente eu até tive exito, 0% de contaminante até agora, pelo fato do copo já ter saído selado da panela ele não ficou exposto nenhum momento a bactérias transportadas pelo ar

Eu achava que a função de deixar não lacrado o alumínio (inclusive se faz dois furos nele para não sair do copo com a evaporação interna) era pra otimizar a autoclave dentro dos copos. Ou seja, se for essa a razão, houve maior chance de contaminação. Felizmente, todos seus copos estão indo bem :D.

Minha incubado consiste em uma caixa de isopor pequena o suficiente para caber 4 copos juntos, uma base, e um espaço extra onde coloco algum material responsável por aquecer a mesma (Como podem reparar na 3º Foto do anexo :fotos:)

Até que enfim eu entendi essa foto que eu vi na área de mídia! :lol:

Bom cultivo e muito legal o detalhismo e a preocupação em ajudar outros iniciantes como a gente :).
 
Ola. Primeiramente boa sorte e parabens pela organização e iniciativa.
Vou começar com uma "critica" pessoal. Acho legal brincar com as fontes e as cores, mas essa em particular está complicada de ler do celular. Talvez seja apenas meu astigmatismo.

Agora, vamos às observações.

1 - Se o copo vai pra esterilização com o substrato, não vejo por que "esterilizar" separado por 10 minutos. Posso estar errado, mas o choque térmico pode acabar trincando os copos.
2 - 2ml por furo é muita coisa na minha opinião.
3 - durante a colonização, os copos estão vedados e a umidade necessaria esta toda lá dentro, a incubadora serve apenas pra controle de temperatura mesmo.
4 - sobre o terrário, furos e afins, recomendo que tente a SGFC (Shotgun Fruiting Chamber). Vários furos pequenos com espaçamento padrão, inclusive abaixo da caixa (que não deve ficar em contato direto com a superfície), este método causa uma corrente de ar debaixo, que passa pela perlita úmida e fornece um bom microclima.

No mais, tudo bonito.
 
Obrigado a todos por se disporem a comentar :rolleyes::love:.

Acho legal brincar com as fontes e as cores, mas essa em particular está complicada de ler do celular.

Alterei a fonte para que outros usuários não tenham o mesmo problema, obrigado pela observação à deixarei em desuso.

Se o copo vai pra esterilização com o substrato, não vejo por que "esterilizar" separado por 10 minutos. Posso estar errado, mas o choque térmico pode acabar trincando os copos.

Vi essa técnica aqui no fórum por um dos moderadores, se não me engano ela vem até no manual básico de PF Tek que todo novato já deve ter lido (Ou deveria), e acredito que assepsia nunca é demais, e no final das contas funcionou muito bem e sem trincados, basta ficar de olho!

2ml por furo é muita coisa na minha opinião.

Na minha também :roflmao:, ainda não entendia a importância da secura para o crescimento micelial, obrigado por ressaltar, nas próximas farei 4 furo com 1ml cada, o que acha? pois reparei que teria acelerado muito mais o crescimento afinal o Micélio cresce na região inoculada e o resto vai sendo "engolido" ou "abraçado" sendo assim: 4 pontos melhor que 2.

Quanto ao terrário utilizarei argina expandida com água e água oxigenada, e lacrarei os furos com Micropore, pois vou armazena-lo dentro do guarda-roupas para evitar luzes laterais.
 
Obrigado a todos por se disporem a comentar :rolleyes::love:.



Alterei a fonte para que outros usuários não tenham o mesmo problema, obrigado pela observação à deixarei em desuso.



Vi essa técnica aqui no fórum por um dos moderadores, se não me engano ela vem até no manual básico de PF Tek que todo novato já deve ter lido (Ou deveria), e acredito que assepsia nunca é demais, e no final das contas funcionou muito bem e sem trincados, basta ficar de olho!



Na minha também :roflmao:, ainda não entendia a importância da secura para o crescimento micelial, obrigado por ressaltar, nas próximas farei 4 furo com 1ml cada, o que acha? pois reparei que teria acelerado muito mais o crescimento afinal o Micélio cresce na região inoculada e o resto vai sendo "engolido" ou "abraçado" sendo assim: 4 pontos melhor que 2.

Quanto ao terrário utilizarei argina expandida com água e água oxigenada, e lacrarei os furos com Micropore, pois vou armazena-lo dentro do guarda-roupas para evitar luzes laterais.

Particularmente faço o substrato um pouquinho mais úmido e uso 0,5 por furo (2,5 por copo pois faço um furo central), totalizando assim 8 copos por seringa, que da duas levas na minha PP.

Obrigado por mudar a fonte, bem melhor!
 
ainda não entendia a importância da secura para o crescimento micelial
A questão é não ficar úmido demais... Estou com um copo que está demorando horrores pra terminar de colonizar, isso se colonizar tudo..
No começo a gente acha que ta seco demais, mas depois de um tempo as vezes acumula água dentro do copo, o que foi o meu caso... pouquíssima água, mas já atrapalhou.
 
Atualização 28 de Setembro

Os dois primeiros copos colonizaram 95% como podem reparar no Anexo 7 :fotos:. O Micélio cresce forte e Rizomorfico, o que é um alivio. Acredito que mais 1 ou 2 dias eles concluem. Pretendo aniversária-los Sexta-feira, dia 2 de Outubro (Daqui a quatro dias) ou talvez segunda-feira (Mas não sei se aguento esperar :unhas:).

Agora uma dúvida; Comprei esses Marmitex de alumínio (Anexo 9 :fotos:) e fiquei na dúvida se é melhor eu comprar um Marmitex de área menor para o substrato ficar mais alto. É melhor um Casing mais "alto" e estreito ou um mais "largo" funciona bem? Pretendo criar o Casing com 0,5cm Vermiculita > 2 copos de Spraw > E 1,5cm Vermiculita. Posso usar essa tampa térmica que já vem nele? Acredito que o problema só seria o verso, pois o material é feito de papel e dificulta a esterilização.

Anexo 7: 28 de Setembro, 17 dias após incubação (hoje).
Anexo 8: Colonização dos dois primeiros copos (95%).
Anexo 9: Marmitex de alumínio.

Visualizar item de mídia 2945Visualizar item de mídia 2944Visualizar item de mídia 2943
 
Belas fotos, micélio realmente bonito.
Quando ao casing, quanto maior a sua área de superfície, melhor. Faça a analogia do invitro VS casing. Não existe a necessidade de ter profundidade, é melhor ter vantagem a sua superfície.
 
@tupy Obrigado pela colaboração :love:.

Tenho mais algumas dúvidas; Caso eu decida criar o Casing que consiste apenas em Vermiculita esterilizada é necessário incubação? Li aqui no forum que levar o Casing para incubadora tira o propósito do mesmo, frutificar. E faz sentido, além de fazer com que o Micélio gaste mais energia.
Outra questão de pouca importância apenas para esclarecimento; Se o Micélio não coloniza a Vermiculita o Cogumelo vai nascer abaixo da camada?

Ps.: Podem me indicar boas técnicas de esterilização de Vermiculita em panelas? Acredito que as minhas sejam pouco viáveis pois só consigo esterilizar um pouca quantia por vez. Tenho dado uma estudada :ler:, mas se puderem contribuir serei grato.

Desde já sou grato por qualquer resposta.
Paz e luz.
 
@tupy Obrigado pela colaboração :love:.

Tenho mais algumas dúvidas; Caso eu decida criar o Casing que consiste apenas em Vermiculita esterilizada é necessário incubação? Li aqui no forum que levar o Casing para incubadora tira o propósito do mesmo, frutificar. E faz sentido, além de fazer com que o Micélio gaste mais energia.
Outra questão de pouca importância apenas para esclarecimento; Se o Micélio não coloniza a Vermiculita o Cogumelo vai nascer abaixo da camada?

Ps.: Podem me indicar boas técnicas de esterilização de Vermiculita em panelas? Acredito que as minhas sejam pouco viáveis pois só consigo esterilizar um pouca quantia por vez. Tenho dado uma estudada :ler:, mas se puderem contribuir serei grato.

Desde já sou grato por qualquer resposta.
Paz e luz.

Oi @Absolem, te indico olhar esses três diários de cultivo, foram feitos casings (camadas) simples, alguns métodos levemente diferente uns dos outros, mas no fim o resultado é quase o mesmo, positivo. Acredito que acompanhando esses diários (já finalizados) essas suas dúvidas vão ser esclarecidas.
Bons estudos!

@RShankar
https://teonanacatl.org/threads/mdk-pf-casing.11299/

@cubensisdedread
https://teonanacatl.org/threads/xapuri-fai-com-pó-de-coco-casing.9297/page-2
https://teonanacatl.org/threads/gt-2°-tentativa-pftek-pó-de-coco-casing.9296/
 
Atualização 15 de outubro

Por hora estou sem ter como atualizar o diário com todas as informações que eu pretendo anexar, então venho trazer à vocês informações de como andam minhas primordias!

image.jpg

Espero que gostem, em breve editarei o post com todas as informações de como foi minha caminhada até aqui.

Paz e luz.
 
Última edição:
Atualização 07 de Novembro - Parte 1 - Dividido em duas partes pois não é possível postar acima de 30 imagens de uma vez

Nesta atualização pretendo levantar novos pontos que ainda não foram abordados no fórum para auxiliar os nossos futuros cultivadores. Afinal os detalhes é que são os responsáveis pelas maiores duvidas e acabamos por sermos criativos em soluciona-los.

Novamente fiquem atentos as dicas que irei destacar com o simbolo ":!:".
Ressalvo que o conteúdo que irei abordar é denso e com informações importantes, não é atoa que demorei tanto a atualizar pois estava procurando um tempo livre para passar tudo - Ou boa parte - que aprendi nessa jornada. Então para aqueles que estão dispostos a aprender: Senta que lá vem historia.

Ps.: Em breve atualizarei com as devidas datas pois estou sem acesso a essas informação no momento.

"DATA":
A vermiculita é induzida a esterilização na PP por 1h após pressão para ser usada em sequencia como camada do cassing.
Existe um grande dilema da melhor forma de esterilizar a vermiculita (Ou substrato) na PP, pois das primeiras vezes não se sabe ao certo como funciona. O pontos que gostaria de levantar são os seguintes:
O pano no fundo apenas irá garantir uma boa segurança contra trincados, o ideal mesmo é que haja boa quantidade de água la dentro, para isso você irá precisar de uma elevação para que possa consequentemente por mais água dentro.
A água irá evaporar, então temos que conseguir no minimo uma boa quantidade de liquido dentro da PP para que a evaporação não seja suficiente para queimar o conteúdo lá dentro.

Ai vai a minha dica :!:: Embrulhei um "pires" em um pano de cozinha e o acomodei no fundo da PP, como não possuía nenhum tipo de elevador para os copos me foi a melhor solução. e recomendo!
Visualizar item de mídia 3069
"DATA": Enquanto a vermiculita seguia esterilizando preparei a esterilização da argila expandia:
Fervi por uns 5-10 minutos
Pus de molho com 2 tampinhas de água sanitária por 24h
:!: Dica do @Hs.Krause para emergir na água sanitária conforme anexo :fotos:
Lavei até sair o cheiro de água sanitária
Fervi por mais 5-10 minutos
Sequei ao sol até escorrer toda água
Visualizar item de mídia 3070
Após os 2 primeiros copos 100% colonizados iniciei o preparo do Cassing
Visualizar item de mídia 2945
"DATA": Após esterilizado o material de uso emergidos em uma panela com água fervente por 10m iniciei quebrando os bolos para montagem do Cassing.
Ressalvas interessantes :!::
Os bolos são bem duros e difíceis de quebrar e essa é a hora que se pode ser brutal para quebra-lo o máximo possível pois ele conseguirá se regenerar
Cubensis tem cheiro doce! Sim, e isso é maravilhoso

Seguem imagens inusitadas do processo de montagem do Cassing que por não se acharem facilmente tive um cuidado especial em documenta-las:
Visualizar item de mídia 3071Visualizar item de mídia 3072Vermiculita expandida úmida, após esterilização, sendo colocada sobre o substrato:
Visualizar item de mídia 3073Visualizar item de mídia 3074Visualizar item de mídia 3075
Após criado o Cassing, submeti o mesmo diretamente ao terrário para experimentar uma técnica que me foi debatida aqui no fórum com o @Cosmik, mas após "DIAS" o resultado foi apenas uma progressão vegetativa do micélio (Esperada)
Visualizar item de mídia 3076
Cansando de esperar resolvi submeter o Cassing a um Dunk, e ai vem outra dica valiosa :!::
Como não se encontra essa informação tão fácil no fórum, para mim foi uma grande questão a ser solucionada: "Como eu irei Dunkar um Canssing como todo aquele material solto" criei minha própria Tek afim de solucionar o problema de perca de camadas, afinal um Cassing não é como um bolo, ele solta partes e pode vim a quebrar. A minha solução então (Dunk-Cassing, para quem tiver interessado em estudar um pouco mais) foi recobrir a tampa hermética que vem na "quentinha" como alumínio (Pois a tampa é de papel) para conseguir o máximo de aderência com o Cassing e submete-los a água
Visualizar item de mídia 3077
Após 24h retiro o Cassing e o coloco no terrário para nova tentativa de frutificação
Visualizar item de mídia 3078Não irei entrar em detalhes sobre meu terrário agora (Pois ainda não conclui o projeto) mas ele consta com: Um bomba de aquário, iluminação de LED, argila expandida, e a manutenção de temperatura é feita com garrafas congeladas que são mantidas em um saco plastico elevado :!: pois ao colocar as garrafas sobre a argila elas diminuem a temperatura e dificultam a evaporação. Ainda sempre que irei trocar as garrafas 2-5x por dia (Quando dá) sempre borrifo uma nevoa (Sem miséria) Por todo o terrário e paredes.
Visualizar item de mídia 3079
"DATA": Com a colonização dos últimos 2 copos constatei a presença do duende verde :troll: em um deles, que foi descartado (Nem tentei outdoor) pois ainda tive a audácia (Curiosidade) de abri-lo para ver como era e constatei que pouca coisa sobraria.
Segui com o outro bolo na intenção de uma resposta mais rápida, já que o meu Cassing ainda não havia frutificado e decidi o induzir a incubação
Visualizar item de mídia 3080Visualizar item de mídia 3081Dunk 24h
Visualizar item de mídia 3083Roll em vermiculita (Úmida) previamente esterilizada
Visualizar item de mídia 3084
Após o Dunk, o Bolo PF foi colocado no terrário enquanto o Cassing seguia incubando
Após algum estudo básico de eletrônica consegui fazer uma gambiarra para ligar o LED na cor azul :)!: Que segundo uma informação, pouco difundida aqui do fórum, é a melhor cor para orientação de crescimento dos cogumelos), que futuramente constatei que na verdade era a junção do "RED" e do "BLUE" na escala LED
Visualizar item de mídia 3085
 
Última edição:
- Parte 2 -

"DATA":
Após "DIAS" de incubação finalmente o Cassing pinou! Na própria incubação ainda, para me deixar ainda mais contente. Segui o colocando no terrário ansiosamente
Visualizar item de mídia 3086Foram 3 pins, completamente distintos, e cada um teve um rumo diferente...
Visualizar item de mídia 3087
"DATA": Após "DIAS" no terrário o Bolo PF também deu as caras, com pins escuros que logo viraram lindos frutinhos
Mas uma coisa pouco difundida :!:: Ai vai para vocês um cronograma de quando um PC cresce de um dia para o outro, conforme anexos, todos documentados pela manhã assim que acordava
1º Dia, Pinagem
Visualizar item de mídia 30882º Dia, pequenos frutinhos
Visualizar item de mídia 30893º Dia, O Melhor dia de todo meu cultivo: Acordei com o cheiro doce dos PC's infestando meu quarto! Me senti realizado
Visualizar item de mídia 3090
"DATA": Após "DIAS" longe do terrário por conta do feriado, e tendo o deixado sobre cuidados pessoa que não se dedicou o suficiente em borrifar e fazer a manutenção de temperatura os encontro nesse estado, retirei os que estavam sequinhos os induzindo ao túnel de vento (Cooler + Garrafa forrada com papel toalha :!: Papel higiênico gruda nos cogumelos após secos) e prosseguir com os prósperos (Como podem ver aquele no canto superior esquerdo da imagem com o véu fechado)
Visualizar item de mídia 3091
E para minha alegria o Cassing também pinou! e muito! Segue outro cronograma para terem noção do quanto eles crescem (Com o microclima apropriado) de um dia para o outro
1º Dia
Visualizar item de mídia 30922º Dia, percebesse uma notória mudança
Visualizar item de mídia 3093Visualizar item de mídia 3094
"DATA": Após "DIAS" no terrário o Cassing contaminou, ele vinha estagnado a algum tempo, e eu sei até o porquê: Eu vinha sendo de longe o mais asséptico, nesta fase eu já estava meio desgastado de tanto fazer a manutenção, e minha com minha indisposição acabei "testando" o quão forte eles eram contra contaminante. :!: Além de que não aconselho a ficar os expondo ao meio ambiente para tirar fotos e olha-los (E nessa fase eu retirava constantemente).
Visualizar item de mídia 3095
Constatada a contaminação fiz a colheita, foram separados os cogumelos com vestígios de contaminantes para assepsia. Cortei as partes contaminadas e os levei ao túnel de vento
Visualizar item de mídia 3096Não tive como pesar, mas não cabia na palma da mão, foi muito satisfatório, a foto não consegui ressaltar a grande quantidade
Visualizar item de mídia 3097
Como precisei sair nas pressa e pretendia fazer um outdoor do Cassing o coloquei em um balde para pensar o que faria posteriormente com ele, mas acabei ficando um tempo afastado e quando voltei a contaminação já avia se alastrado muito. Segui descartando o material
Visualizar item de mídia 3099Após "DIAS"
Visualizar item de mídia 3100
"DATA":Flush do Bolo PF, com essa textura magnifica de veludo fiquei encantado e resolvi tirar um foto e indica-lá à foto do mês, conto com a participação de vocês
Visualizar item de mídia 3068Visualizar item de mídia 3098
"DATA": 3º Flush do Bolo PF, ao mover o bolo um cogumelo se desprendeu e caiu, logo após colhi os outros que estagnaram e preparei carimbos com os dois maiores.
Visualizar item de mídia 3101Visualizar item de mídia 3102Visualizar item de mídia 3103
Já tive minha primeira experiência intensa com os frutos, e garanto que se usado com sabedoria vai te proporcionar grandes esclarecimentos.
Bom galera, é isso, o 4º Flush já pinou e assim que puder irei atualiza-los.

Obrigado à todos que tiveram disposição para ler até o final.
Paz e luz. E lembrem-se: "Não se perca, encontre-se"
 
Belo relato detalhado dos seus procedimentos, parabéns pela bela colheita!
 
Última edição:
Back
Top