Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo | Mazatapec | Casing | +Dicas

Diário de cultivo completo.
Boa tarde a todos, venho fazer minha contribuição ao fórum que tanto me auxiliou, disseminar o que aprendi :idea:, tirar algumas futuras dúvidas e receber os seus Feedbacks sobre o meu primeiro cultivo :LOL:.

Minha intenção aqui é criar um diário para que alguém com a minima experiência - como eu à pouco - possa sair daqui apto ou ao menos mais instruído para o cultivo, sempre estudando mais para um melhor esclarecimento pois só não consegue quem não se dedica.

Para novatos e futuros cultivadores - E até mesmo para os que discordam - fiquem atentos as dicas que irei destacar com o simbolo ":!:", são dicas que eu - Como bom perfeccionista - gostaria de ter lido para me ajudar em todo processo, coisas que errei e acertei que gostaria de compartilhar.

Eu me apego bastante aos detalhes, então vamos as informações :ler::

Strain: Mazatapec - Adquirido em um banco de esporos.
Substrato: 50% Vermiculita (Expandida), 25% Arroz integral (Inteiro), 25% Água (Mineral).
Casing: 1 Camada 0,5cm Vemiculita esterilizada úmida, 1 Camada Spraw colonizado, 1 Camada 1-2cm Vemiculita esterilizada úmida (Ainda será produzido :pare:).

Data de inicio 11 de Setembro

• Criação da seringa: Após borrifar uma solução de 50% Alvejante e 50% Água por todo o ambiente ao redor e esterilizar todo material com Álcool 70%, comecei o processo dentro da Glove Box (Como podem reparar na 1º Foto do anexo :fotos:), mas por complicação com as luvas de látex (Que normalmente são usadas em Glove Box caseiras), que :!:são grosseiras para trabalhar e dificultam o manuseio por falta de sensibilidade nas pontas dos dedos parte do processo foi feito fora da Glove Box com :!:bastantes borrifadas de Alvejante pra cima - Que acredito não ser correto mas funcionou muito bem, e até recomendaria, visando que não se pode inalar a substância - sem maiores complicações.
Após criada a seringa foi enrolada em papel alumínio e ficou na geladeira por algumas poucas horas, e digo que não o façam, :!:deixe ela lá por mais tempo, no minimo 1 dia inteiro, pois percebi que só faltou um pouco mais de hidratação para que meu micélio pudesse crescer mais forte.

• Preparo do substrato: Como citado a cima preparei o substrato com 50% Vermiculita, 25% Arroz integral, 25% Água. Até :!:tentei moer o Arroz integral para faz a FAI mas não deu muito certo, e por isso irei compartilhar uma técnica que foi citada por um companheiro aqui no fórum: @Hs.Krause "Meu liquidificador tem um botão de pulsar, aperto ele 3 vezes, do uma sacudida no liquidificador, mais 3 pulsadas, mais 1 chacoalhada, e assim vai até ficar no ponto." No fim das contas preparei todo subtrato em uma tigela enquanto :!:deixei os copos
esterilizando em uma panela por 10 minutos. Substrato pronto e misturado, foram para os copos cobertos com uma camada de papel alumínio... ai cometi um erro, :!:vedei o papel alumínio com a fita (que só deveria se feito após a esterilização) e os mandei para 2 panelas de pressão forradas com panos por 1 hora após pegar pressão. Uma das panelas queimou o pano por evaporação da água, mas isso não foi um problema :)!: a mancha na panela saiu facilmente com lã de aço), em seguida deixei a penela resfriando enquanto a seringa hidratava.

• Inoculação: Após algumas - poucas :facewall: - horas de hidratação parti para incubar os 4 copos, alvejante pra cima, e o ambiente estava pronto. Abri rapidamente as panelas já no local de inoculação, na panela que queimou o papel alumínio se contratiu um pouco para dentro (Como podem reparar na 2º Foto do anexo :fotos:), sem maiores problemas prossegui, inoculei os copos fora da Glove Box, nesse ponto acredito que :!:por estarem selados erroneamente eu até tive exito, 0% de contaminante até agora, pelo fato do copo já ter saído selado da panela ele não ficou exposto nenhum momento a bactérias transportadas pelo ar, e a única abertura foi o furo que fiz para inocular, e mesmo assim com o ambiente repleto de Alvejante e a seringa devidamente flambada. Em 16ml adicionei pouco mais de 2ml para cada furo, foram feitos 2 furos em diferentes extremidades, e por adicionar errado acabou sobrando apenas 1,5ml para o 4º copo (2 furos, 0,75 ml para cada furo), sem mais problemas (Inclusive o 4º copo como podem ver se desenvolveu melhor do que 3º copo, enfim). Furos selados com Micropore e os 4 copos seguiram para incubadora.

• Incubação: Minha incubado consiste em uma caixa de isopor pequena o suficiente para caber 4 copos juntos, uma base, e um espaço extra onde coloco algum material responsável por aquecer a mesma (Como podem reparar na 3º Foto do anexo :fotos:), :!:fervo a água coloco no recipiente e coloco sobre uma base que improvisei com uma caixa de ovo para não ficar diretamente em cima dos copos, e assim mantenho minha incubadora sempre aquecida, sem medição de temperatura nem nada, eu simplesmente abasteço o recipiente com água quente 2-5 vezes por dia e vem funcionando com perfeição. Antes eu utilizava uma garrafa de água mineral pequena que tornava tudo mais pratico e formal, mas após algumas cargas o plastico se deteriorou com o calor e perdi a garrafa, até tentei em outras que se derreteram assim que despejei a água, então precisa ser das mesma, pequena e forte, para aguenta algumas cargas. Por enquanto estou usando um pote de vidro, deixei ele sem tampa por algum tempo mas a ebulição da água estava umidificando muito a incubadora então hoje de manhã acionei a tampa para que o vapor continue dentro do recipiente, :!:apesar de acreditar que o resultado da ebulição da água tenha descansado sobre o Micropore e sido absorvido pelos copos reabastecendo com água o subtrato (que acreditava estar ressecado por ter levado a panela lacrado) criando assim um ambiente plenamente favorável para o desenvolvimento do Micélio: Torca gasosa e certeza de umidade interna. :!:Assim, sempre que for necessário, poderei simplesmente repetir o processo de retirada da tampa para hidratar os bolos e evitar que os mesmo estaguinem, não é genial como aprendemos com os erros :LOL:?

Ps.: Com esse método de evaporação até agora tive 0% de contaminantes.

Terrário: Meu terrário consiste em uma caixa organizadora (Acredito ser de 60lts, não me recordo pois arranquei o adesivo :hilario:) na qual fiz 16 furos com espaçamentos igual distribuídas por toda área para dispersão de CO², :!:que como todo mundo já sabe é mais pesado que o O² (Oxigênio) mas mesmo com essa informação tão difundida no fórum ainda :!:vejo muitos cultivadores errando fazendo furos muito altos ou muito grandes, a intenção do furo é ser baixo, logo acima da camada de Argila expandida pois o CO² se concentra nessa região. Os furos foram feitos aproximadamente 5cm acima da base da caixa permitindo assim que a água não escorra. O Terrário conta ainda com mais um furo que irá passar a mangueira de uma bomba de aquário que irá repousar numa garrafa com água para manutenção e troca do oxigênio dentro do terrário (Como podem reparar na 4º Foto do anexo :fotos:). Para iluminação, uma lampada fluorescente 110w que colocarei em uma base acima da tampa, mas ainda estou revendo isso, pois a lampada esquenta um pouco e como aqui o clima anda meio quente preciso de frio, e não calor.

Pra cultivar não existe segredo, basta ler bastante. Quando se vai pra prática percebemos que muitas coisas não funcionam com pensávamos e aos poucos vamos descobrindo mais e nos aperfeiçoando, espero que esse diário sirva de exemplo para futuros cultivadores - como eu - gosta sempre de esclarecer tudo nos mínimos detalhes antes de colocar em prática.

Estarei atualizando o tópico em breve com noticias sobre o andamento das coisas, espero que gostem e acompanhem, e sintan-se livres para discordar de tudo que eu disse acima, pois esse é meu primeiro cultivo e não sou nada ainda, ainda tenho bastante pra aprender e se puderem contribuir com criticas e concertar algo que eu eventualmente tenha me equivocado serei muito grato. Dúvidas e sugestões serão muito bem vindas.

Paz e luz.

Anexo 1: 11 de Setembro, inicio de tudo, fabricação da seringa, inoculação e incubação.
Anexo 2: 21 de Setembro, 10 dias após incubação.
Anexo 3: Incubadora com base improvisada para sustentar o pote com água quente que serve para aquecer a incubadora.
Anexo 4: Terrário ainda em processo de montagem.

Visualizar item de mídia 2925Visualizar item de mídia 2926Visualizar item de mídia 2927Visualizar item de mídia 2928

Última edição:
Parabéns! Trabalho muito bonito o seu. Fico feliz em ver seu esforço dar frutos. :D

Back