Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º cultivo - Golden Teacher PFtek

Diário de cultivo completo.
Olá mestres e amigos, chegou a hora do aprendizado. Depois de muitos estudos e desencanações, fui agraciado com um carimbo de GT. Eu tentei seguir o maximo possível esse guia: https://teonanacatl.org/threads/guia-completo-de-cultivo-básico.2865/#post-48013 até agora. Fiz duas seringas de 10 ml e deixei hidratando por uns 3 dias. Dos cinco copos q eu fiz, um tombou na panela e eu perdi. Os outros quatro foram inoculados no dia 08/11. Tudo foi feito na glovetoskerabox, passei alcool em tudo e na glove inteira, fechei com durex o "ziper" e esperei 1 hora para começar os procedimentos. Os copos estão dentro da "incubadora" a 28-29°C. fotos:

a glovetoskerabox:
100_9698.JPG100_9699.JPG

a incubator (fica coberta com a sacola de papelão):
100_9679.JPG 100_9684.JPG 100_9686.JPG 100_9678.JPG

os bolos em 15/11:
100_9690.JPG 100_9688.JPG 100_9681.JPG

os bolos hoje (20/11)
100_9700.JPG 100_9702.JPG 100_9703.JPG 100_9705.JPG


agora eeeesse aki, parece q tem um ponto meio azulado:eek:, vejam se dá pra sacar, perto da fita isolante:
100_9706.JPG 100_9709.JPG

Muito obrigado a todos os amigos pelo conhecimento compartilhado, e por favor opinem :)

Ps: se fiz algo errado me desculpem, nunca postei um topico em algum forum kkk

Jah Bless!
 
bicho! logo vai "brotar" uns lindos cogumelos ai, tá tudo certíssimo! é só esperar... puxei um banco e to aguardando aqui :)
 
Fala Oneiros.. tudo certo ?? Esos bolos ficaron moite legales desde principio mesmo
Em mia umilde experiencia y sendo um fanatico de GT acho que la troca de ar y temperatura son fundamentaes ai.. en mia opinion falta so um paso y voce estara celebrando....abrazo
 
Olá meus amigos, tenho uma historia um tanto dramatica para contar, vamos lá:

No mesmo dia dessas ultimas fotos aí, eu fui completar com água a garrafa PET de dentro do terrario. Num máximo de lezeira, peguei agua de um recipiente q eu achava ser agua esteril, mas devo ter confundido tudo, acho q a água devia ter algum resquicio de produto, talvez de limpeza.

O fato é que depois de algumas horas, quando fui dar akela "olhadinha" básica, os bolos estavam azuis!! bem feios mesmo, a camada externa do micélio que estava crescendo nos bolos estava toda assim, os "tentáculos" estavam todos caidos, mortos.

Como já aprendi com os mestres daqui a manter a calma, rapidamente eu isolei os bolos (usei a antiga caixa preta pra isso), lavei todo o terrario e troquei a agua,, usei só algumas gotas de agua sanitaria. Tentei tirar uma foto, mas acabei eskecendo no calor da situação.

Lá ficaram os bolos. Eles foram se recuperando bem devagarinho, o mais antigo já está quase todo branco de novo, o outro ainda está um pouco azul, era o q estava do lado da PET e foi mais atingido.

Hj de manhã fui olhar e bater a foto para mostrar a vcs, e olha o q eu vi:
DSCF1019.jpg DSCF1020.jpg
IT´S A KIND OF MAGIC !!!!!!! (Fredy Mercury ecoa na minha cabeça kkkk)

Foda, manos!! Devo confessar, uma gota de suor másculo escorreu do meu olho.
Claro, sem vcs isso nunca seria possível, muito obrigado galera!!! Ah e mto obrigado tbem ao mestre @beraldo , que foi o verdadeiro chapeludo assoprando esporos ao vento rsrs ...

Agora, o próximo passo:
DSCF1021.jpg DSCF1023.jpg
Todo mundo pro terrário! o q acham?

DSCF1026.jpg
o guardião do terrário manda um salve!
Jah bless!
 
Lá ficaram os bolos. Eles foram se recuperando bem devagarinho, o mais antigo já está quase todo branco de novo, o outro ainda está um pouco azul, era o q estava do lado da PET e foi mais atingido.

Ufa! Que bom que manteve a calma e conseguiu recuperá-los. :eek:h:

Todo mundo pro terrário! o q acham?

Sem dúvidas! Afinal, é Natal, aniversário, festas e tudo mais um pouco! :D
 
Galera, hj botei os outros bolos no terrario. Eu já tinha percebido que esse bolo que pinou estava meio "alto" no pires. hj peguei ele e vi q tem vários cogumelos nascendo por baixo! Infelizmente estou sem maquina e não dá pra tirar fotos, então peguei o outro q ainda está machucado e vi q tem pins por baixo tbem! hue hue hue hehe, não dá nem pra ficar triste neh, estou pensaando q eles estão nascendo ali porque foi uma área não afetada pelo "acidente". Estou pensando em virar de lado esse bolo q só pinou em baixo, agora o outro não sei o q fazer, tem cogus em 2 lados e em baixo lkkkkk.
Sorr, fotos assim q possível :)
 
agora o outro não sei o q fazer, tem cogus em 2 lados e em baixo lkkkkk.

É normal pinarem embaixo, onde a umidade é relativamente mais alta. Então não se preocupe tanto com isso, os frutos se adaptam ao meio.
 
paciencia meu amigo...deixar que los bolos fazan su labor solzinhos... ya vendran.....Abraaaaaaazo y sigo seu cultivo
 
Estou pensando em virar de lado esse bolo q só pinou em baixo, agora o outro não sei o q fazer, tem cogus em 2 lados e em baixo lkkkkk.

Creio que nesse estágio de crescimento é melhor deixá-los assim mesmo! Você pode colocar um pouco de vermiculita embaixo para que a água acumulada nos pires não fique em contato direto com os cogumelos e acabe apodrecendo-os. :)
 
não vire , não mexa, deixa lá quieto agindo com a inteligência da natureza... eles vão crescer e subir e ai você colhe...
eu faria como o Rain colocou, põe vermiculita na base para absorver o excesso de água...:)
 
eae my friends! estou sem maquina ainda, mas PRECISO fazer um up, então vai essas fotinhos toscas msm, desculpem.

O bolo com os meninos:
IMG_0044.JPG IMG_0045.JPG
Estão meio judiados neh? A temperatura está meio dificil de controlar esses dias, teve dias q passou dos 28°, não sei c eh isso, vou tentar arrumar uma camera logo...

Agora, vocês lembram daquele bolo que eu enterrei??

IMG_0042.JPG IMG_0043.JPG IMG_0046.JPG IMG_0048.JPG

:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D


Confesso q ainda nem li as partes de conservação deles, será que duram alguns dias em um recipiente fechado na geladeira, ou é melhor eu correr pra fazer um tunel de vento?
Eles não tem nem um sinal de verdinho nem nada, posso comê-los?
Será que são muitos para uma pessoa em sua primeira consagração?

Bom, acho que posso dizer que minha primeira colheita teve a mãozinha da Mãe Gaia, não eh? :love: foda manos!!!
 
Confesso q ainda nem li as partes de conservação deles, será que duram alguns dias em um recipiente fechado na geladeira, ou é melhor eu correr pra fazer um tunel de vento?

Não precisa confessar. Nota-se! Porém, não desista e reserve um tempo para pesquisar o fórum.
https://teonanacatl.org/threads/primeiro-cultivo-b.9319/page-5#post-140353

Eles não tem nem um sinal de verdinho nem nada, posso comê-los?

Igual selvagens.

Será que são muitos para uma pessoa em sua primeira consagração?

Seja adulto e responsável. Converse com o Self!
 
cogumelos na natureza são lindos, principalmente quando nós os semeamos ou um cultivo que não iria pra frente se fosse feito dentro de uma estufa, olha como a natureza recupera, parece um buquê de cogumelos [.
 
Olá amigos, irmãos, mestres e inspiradores, venho lhes trazer o ultimo capitulo do Primeiro tomo dessa saga:

Continuando:
Os primeiros cogumelos nasceram bem deformados e tortos dakele 1º bolo, e começaram a apodrecer antes mesmo de abrir o chapéu. Esses eu arranquei e descartei. Nesse momento tomei duas medidas que acho foram essenciais:
-Devido a uma festa aki em casa e minha filha estar de férias, mudei o cultivo para o quarto dela, que é o quarto mais fresco da casa, estabilizando a temp. em 25-26° sem gelo (que dava uma desregulada boa na umidade, eu acho)
-Conforme o conselho do Eder da comu do face, troquei a bombinha por uma nova e potente, para aquários de 100Litros.

Desse primeiro bolo ainda, saiu o primeiro e maior fruto, é a 1ª foto, tinha 10g fresco. O outro bolo do "acidente" não deu nada.
Os demais bolos pinaram, formaram primórdias lindas e frutos mais lindos ainda, um lindo mini-jardim mágico! Infelizmente eu fiquei sem a camera todo esse tempo. Registrei no celular, maaaaasss.... no dia da missão da silica laranja eu perdi a porcaria do Cel, antes de passar as fotos pro pc :( .
e FELIZMENTE, ainda tinha um bolo frutificando, que deu pra tirar algumas fotos. Sem mais, olhem:

01.jpg IMG_0066.JPG IMG_0067.JPG 100_9995.JPG 100_9996.JPG 100_9997.JPG 100_9998.JPG 100_9999.JPG

..mas já pro seu foguete viajar pelo universo, é preciso meu carimbo dando sim,sim,sim,sim...
101_0002.JPG

Sílica Laranja + véu de noiva! (ou de viúva rsrs):
101_0003.JPG
foram mais ou menos 10g de cubensis secos :eba::roflmao::feliz::D

Considerações finais:
-Meu terrário é pequeno :cabecada:. Vários frutos bateram no teto já quando estavam para abrir o véu. Se no 2º flush eles forem maiores como sugere nosso guia de raças, eu to fU$#*o rsrs
-Para os principiantes: Sigam À RISCA todos os conselhos e procedimentos passados pelos mestres, acredito que a chave do sucesso taí ;)
-O cultivo inteiro fiquei encanadíssimo com contaminações, e acho q isso foi bom :) . Álcool em gel toda hora, álcool liquido borrifado em tudo, emfim...
-Respeito à Mãe Natureza :love:

É isso meus queridos, sem palavras para agradecê-los, qualquer opinião é sempre bem vinda ,

PAZ, AMOR E MEDITAÇÃO PRA TODO MUNDO!!
 
Referente as carimbadas. Recomendo espetar um palito de dente bem no meio do chapéu, isso facilita a transferência para a próxima carimbada. Já que eles tendem a ficar mais frágeis com o passar das horas.

-Meu terrário é pequeno :cabecada:. Vários frutos bateram no teto já quando estavam para abrir o véu. Se no 2º flush eles forem maiores como sugere nosso guia de raças, eu to fU$#*o rsrs

Não se preocupe, os frutos se adaptam.
 
Referente as carimbadas. Recomendo espetar um palito de dente bem no meio do chapéu, isso facilita a transferência para a próxima carimbada.
Valew @Cosmik , pra mim foi literalmente impossível tirar os chapéus sem borrar o carimbo hehe

Não se preocupe, os frutos se adaptam.
Com crteza eles se adaptam hehehe
olha essa do guia de raças, os mexicans https://teonanacatl.org/attachments/mexican05-jpg.53509/
Blz, então! Esse pote de mexicans tah lindo kkk
 
Back
Top