Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º cultivo - Golden Teacher PFtek

Diário de cultivo completo.
Olá mestres e amigos, chegou a hora do aprendizado. Depois de muitos estudos e desencanações, fui agraciado com um carimbo de GT. Eu tentei seguir o maximo possível esse guia: https://teonanacatl.org/threads/guia-completo-de-cultivo-básico.2865/#post-48013 até agora. Fiz duas seringas de 10 ml e deixei hidratando por uns 3 dias. Dos cinco copos q eu fiz, um tombou na panela e eu perdi. Os outros quatro foram inoculados no dia 08/11. Tudo foi feito na glovetoskerabox, passei alcool em tudo e na glove inteira, fechei com durex o "ziper" e esperei 1 hora para começar os procedimentos. Os copos estão dentro da "incubadora" a 28-29°C. fotos:

a glovetoskerabox:
100_9698.JPG100_9699.JPG

a incubator (fica coberta com a sacola de papelão):
100_9679.JPG 100_9684.JPG 100_9686.JPG 100_9678.JPG

os bolos em 15/11:
100_9690.JPG 100_9688.JPG 100_9681.JPG

os bolos hoje (20/11)
100_9700.JPG 100_9702.JPG 100_9703.JPG 100_9705.JPG


agora eeeesse aki, parece q tem um ponto meio azulado:eek:, vejam se dá pra sacar, perto da fita isolante:
100_9706.JPG 100_9709.JPG

Muito obrigado a todos os amigos pelo conhecimento compartilhado, e por favor opinem :)

Ps: se fiz algo errado me desculpem, nunca postei um topico em algum forum kkk

Jah Bless!
 
Boa @Cosmik!
Lembrando que o CO² com uma densidade de 1,98 kg/m³ tende a ficar na parte de baixo do terrário enquanto O² com 1,429 kg/m³ tende a subir.


Há controvérsias se realmente ocorre acúmulo significativo de CO2 no fundo do terrário.

Ainda não vi dados (dados mesmo, medições) até hoje ...
 

Há controvérsias se realmente ocorre acúmulo significativo de CO2 no fundo do terrário.

Ainda não vi dados (dados mesmo, medições) até hoje ...

realmente testes dentro de um terrário de cultivos de cogumelos até hoje não vi, é mais pelo senso comum mesmo:
CO2 é mais pesado que O2, isso é fato, já quando a um empurrar o outro, dentro de um terrário, ai depende das condições:
 
CO2 é mais pesado que O2, isso é fato, já quando a um empurrar o outro, dentro de um terrário, ai depende das condições:


Eu diria que um se separar do outro, se forma significativa, em um terrário, depende das condições.

O ar é uma mistura azeotrópica: http://educacao.uol.com.br/discipli...ea-ou-heterogenea-azeotropica-ou-eutetica.htm

Pode ser que qualquer correntezinha de ar misture o CO2 produzido no resto do ar e pronto. Volta a ser uma mistura azeotrópica.
 
Se conseguir encontrar por aí, recomendo trocar o micropore por polyfil, vai ter uma troca de ar passiva muito melhor e consequentemente melhores frutos.
Pra monotub, deixa micropore durante a colonização e troca por polyfil pra frutificar.
 
Em terrários grandes, eu creio que é bem válido abrir furos na parte inferior. Porém, em recipientes menores (o costume e o bom senso indicam que os furos devem ser feitos), como o @Ecuador disse, não sei se causa uma grande diferença.

Uma pequena abertura, ou circulação de ar externa (fora as correntes de ar geradas pelo calor do metabolismo do fungo) já misturariam tudo novamente.
 
olá amigos, muito obrigado pelas informações, todas muito úteis. Eu larguei a caixa preta e montei um terrario novo, mas até agora nada de pins. Pior, tem um bolo com aparencia estranha :(. É o bolo mais novo, foi colocado no terrario no dia 13/12. Vejam as fotos:

o terrario novo:
100_9984.JPG 100_9985.JPG 100_9987.JPG 100_9992.JPG 100_9993.JPG

o bolo estranho:
100_9988.JPG 100_9990.JPG 100_9991.JPG

Será Cobweb?? :cry: Será q fiz alguma m*rda? Se for, devo jogar fora só ele ou os três e começar de novo com os outros bolos??
Já agradeço o help antecipadamente!
 
Na minha opinião, é cobweb sim. Para crescer tudo isso em 3 dias, só ele consegue fazer. Os cubensis levam muito mais tempo.

Será Cobweb?? :cr: Será q fiz alguma m*rda? Se for, devo jogar fora só ele ou os três e começar de novo com os outros bolos??
Já agradeço o help antecipadamente!

Provavelmente, os outros contaminaram por causa desse dentro do terrário. Mas vamos aguardar, não adianta fazer nada no impulso. Isole esse bolo contaminado dos demais, e, se possível, faça uma limpeza no terrário. Remova os bolos com cuidado e os coloque em um ambiente isolado durante a limpeza, não os deixe ao ar livre. Tire e troque a água, lave a argila expandida com água sanitária e recoloque os bolos.

mas até agora nada de pins.

Ainda é tempo para o surgimento dos mesmos, tenha calma. :) Não desanime com contaminações, até os cultivadores mais experientes sofrem com elas. São as leis da natureza, é difícil lutar contra elas!
 
thricoderma.jpg

Mas na minha opinião não há necessidade de limpar o terrário e recolocar os outros bolos novamente dentro, já estão todos comprometidos. Eu descartaria (enterrar no jardim) o bolo com o aspecto feio e deixaria os outros dois ali como estão.
 
obrigado amigos, ontem mesmo eu enterrei o dito cujo, mas hoje já vi esse algodão maldito nos outros 2! Acho q o jeito vai ser descartá-los mesmo, fazer akela limpeza e recomeçar com os outros bolos, que já estão quase prontos.

Jah Bless!
 
Espera mais alguns dias para descartar esse bolos amigo, não está me parecendo contaminação isso ae, e se for já está contaminado mesmo, não tem nada a perder nesse terrário ;)
 
View attachment 62556

Eu descartaria (enterrar no jardim) o bolo com o aspecto feio e deixaria os outros dois ali como estão.

Espera mais alguns dias para descartar esse bolos amigo, não está me parecendo contaminação isso ae, e se for já está contaminado mesmo, não tem nada a perder nesse terrário ;)

Mas, amigos, desse jeito não seria perigoso esporular o contaminante no quarto inteiro dando uma super contaminada no ambiente?
 
Espera mais alguns dias para descartar esse bolos amigo, não está me parecendo contaminação isso ae, e se for já está contaminado mesmo, não tem nada a perder nesse terrário ;)
Mas, amigos, desse jeito não seria perigoso esporular o contaminante no quarto inteiro dando uma super contaminada no ambiente?

Também não está me parecendo cobweb. Cobweb tem uns "filamentos" que são levemente cinzas. Parecem também um amontoado de teias de aranhas, por isso o nome. Segue abaixo umas fotos da interweb.

cobweb1.jpg post-1-0-85712900-1347632305.jpg The_cobweb_mould_texture_by_xNickixstockx.jpg

Recomendo que aumente a troca de ar. Ou diminua a temperatura, caso esteja alta.
 
entendi amigos, sem afobação, tah certo rsrs. Vou esperar um pouco. @Cosmik , realmente a temperatura ficou meio doida esses dias, vou controlar + e fazer + uns furos antes de tentar um exaustor ou algo assim.

vlw. Jah bless!
 
maravilha esses bolos amigo!!! certeza que vai pinar isso ae! evite ficar abrindo e pegando neles, deixa lá quietinho que daqui uns dias já verá as primórdias... parabéns!:)
 
Buenas amigos e inspiradores! Perdoem a minha insegurança, mas poderiam dar uma bizoiada nas fotos de hoje?
Tiradas agora:
DSCF1002.jpgDSCF1003.jpgDSCF1004.jpgDSCF1005.jpgDSCF1006.jpgDSCF1007.jpgDSCF1008.jpgDSCF1011.jpgDSCF1012.jpgDSCF1013.jpg

tá de boa msm?
vlw!
 
Back
Top