Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º cultivo - Golden Teacher PFtek

Diário de cultivo completo.
Olá mestres e amigos, chegou a hora do aprendizado. Depois de muitos estudos e desencanações, fui agraciado com um carimbo de GT. Eu tentei seguir o maximo possível esse guia: https://teonanacatl.org/threads/guia-completo-de-cultivo-básico.2865/#post-48013 até agora. Fiz duas seringas de 10 ml e deixei hidratando por uns 3 dias. Dos cinco copos q eu fiz, um tombou na panela e eu perdi. Os outros quatro foram inoculados no dia 08/11. Tudo foi feito na glovetoskerabox, passei alcool em tudo e na glove inteira, fechei com durex o "ziper" e esperei 1 hora para começar os procedimentos. Os copos estão dentro da "incubadora" a 28-29°C. fotos:

a glovetoskerabox:
100_9698.JPG100_9699.JPG

a incubator (fica coberta com a sacola de papelão):
100_9679.JPG 100_9684.JPG 100_9686.JPG 100_9678.JPG

os bolos em 15/11:
100_9690.JPG 100_9688.JPG 100_9681.JPG

os bolos hoje (20/11)
100_9700.JPG 100_9702.JPG 100_9703.JPG 100_9705.JPG


agora eeeesse aki, parece q tem um ponto meio azulado:eek:, vejam se dá pra sacar, perto da fita isolante:
100_9706.JPG 100_9709.JPG

Muito obrigado a todos os amigos pelo conhecimento compartilhado, e por favor opinem :)

Ps: se fiz algo errado me desculpem, nunca postei um topico em algum forum kkk

Jah Bless!
 
Cara, q dahora a sua Glove ! vc fez com palito de churrasco ? mto bom, mto criativo ela aprece bem funcional. Mandou bem, e os copos estão com uma aparência mto bonita. Parabéns pela dedicação mano, boa sorte :D
 
Tudo certo. Estou torcendo pelo sucesso do seu cultivo!
Boa iniciativa.
Jah Bless
 
Acompanhando! Pelo visto tudo está indo bem. Gostei da improvisação na glovebox.

Os copos que você usou são copos de bar? Copos americanos?

Boa sorte!
 
dae galera, obrigado pelas msgs e pelos votos! Respondendo: são copos americanos de buteco, e são palitos de churrasco com alguns outros q achei por aqui kkk, colados por fora de uma embalagem de travesseiro, essa idéia eu vi aki mesmo, alguém chamou de glove-edredon-box, parece ter funcionado bem mas na real foi horrível de se trabalhar nela, mto pequena, fora q eu eskeci de colocar algodão e tesoura lá dentro e depois tive q me virar sem pra não estragar a "assepsia", mas perece ter dado certo, isso q importa:)

jah bless!
 
olá amigos! ayatualização:

o primeiro dos copos completos fechou no dia 24/11, teoricamente está pronto para desenformar neh, mas tem dois pontos parecem que estão meio amarelados, por favor dêem uma olhada:
100_9801.JPG 100_9802.JPG

o segundo copo fechou ontem 27/11 e está lindão IMHO:
100_9804.JPG

os outros dois estão quase porém indo devagarzinho, não sei se devo abrir os tais furos, não gosto muito dessa idéia rsrs:
100_9805.JPG 100_9806.JPG 100_9807.JPG

no dia 22/11 inoculei mais 4 copos, todos já estão com sinais do micelindão :):
100_9808.JPG

Outra Super Dúvida: pra aniversariar o bolo devo fazer o dunk ou o cold-shock mesmo? vermiculita em volta esterilizada na PP? não estou muito preocupado com alta produção, se nascer só alguns tá otimo, meu maior medo é tal da contaminação, o q me aconselham, mestres?

obrigado a todos, to testando o terrario, logo mais fotos :)
Jah Bless
 
Última edição:
Essas manchinhas Amarelas são excrementos do micélio pode ficar tranquilo... os furos são necessários caso a colonização pare, mas no seu caso ja está 100% creio q nao tem necessidades mesmo dos furos :D. Boa Sorte :D
 
obrigado mestres! eu estou sem microondas, posso esterilizar a vermiculita do mesmo jeito dos bolos? já umida ou melhor ferver a agua mineral à parte?
Desculpem se já tiver essa info por aí, procurei mas não achei..
 
eu estou sem microondas, posso esterilizar a vermiculita do mesmo jeito dos bolos? já umida ou melhor ferver a agua mineral à parte?

Sim, pode esterilizar a vermiculita umedecida do mesmo jeito que os bolos. Não precisa ferver a água antes.

Desculpem se já tiver essa info por aí, procurei mas não achei..

Se não achou, tenha paciência e use busca: https://teonanacatl.org/search/7436321/?q=esterilizar+vermiculita&o=date&c[node]=9+14+10+11+12+13
 
Regra geral pra esterilização é panela de pressão ou autoclave. Qualquer coisa abaixo disso é pouco pra esterilizar.
 
Olá amigos , obrigado pelas infos e apoio, segue UP:

Fiz o dunk de 24horas msm. dpois o roll e double-casing, como foi indicado.

O primeiro teste do terrario foi feito assim:
100_9810.JPG 100_9811.JPG
Obviamente essa vedação não funcionou, entao usei a propria tampa da caixa para fazer a tampa propriamente dia, ainda botei um divisor e outra pedra porosa com um pote de agua no canto,

ficou assim:
100_9830.JPG

vedei tudo q era buraquinho com silicone, o problema eh q esse plastico aih de cima não se enxerga mto bem. o primeiro bolo foi colocado lah no dia 01/12 e ontem coloquei o segundo, aproveitei pra dar uma olhada no primeiro bolo e não vi nenhum pin, parece q ele só continuou colonizando a vermiculita até agora, putz q ansiedade kkkkkk
sei q as fotos não vão ajudar pois foram tiradas atraves do ótimo visor, mas cá estão:
100_9822.JPG 100_9823.JPG 100_9827.JPG 100_9828.JPG 100_9829.JPG

não sei se mando fazer um vidro pra por aih ou procuro uma caixa nova e melhor logo, acho q vou na segunda opção...

os copos:
o 1º da esquerda fechou no dia 30/12, vou mandar pro dunk hj,; o 2º estagnou em uns 95%, e os outros 4 são os q foram inoculados dia 22/12:
100_9837.JPG

Jah bless!
 
Belo trabalho mano. Sem querer me intrometer mas já intrometendo, eu aconselho vc a colocar esse higrômetro as vezes apenas pra ver se está tudo certo na temperatura/umidade. Ele é bem sensível, e com a umidade 99% ele tem grandíssimas chances de não passar de 2 meses de vida. A temperatura dele se mantém correta, mas a umidade começa a ficar meio estranha.... Se você ver q está marcando de 80% pra baixo desconfie. Abraços e boa sorte ae :D
 
Parece ser difícil a troca de ar nesse terrário, vamos ver como esses frutos vão sair, GT é uma boa pedida!
 
Belo trabalho mano. Sem querer me intrometer mas já intrometendo, eu aconselho vc a colocar esse higrômetro as vezes apenas pra ver se está tudo certo na temperatura/umidade. Ele é bem sensível, e com a umidade 99% ele tem grandíssimas chances de não passar de 2 meses de vida. A temperatura dele se mantém correta, mas a umidade começa a ficar meio estranha.... Se você ver q está marcando de 80% pra baixo desconfie. Abraços e boa sorte ae :D
eae Dread, valeu pelo pitaco! na real essa porcaria de termohigrometro já veio quebrado kkk não mede umidade coisa nenhuma, está só pra temperaturas msm!


Parece ser difícil a troca de ar nesse terrário, vamos ver como esses frutos vão sair, GT é uma boa pedida!
olá Tup, obrigado pelo pitaco! será q se eu fizer mais furos e aumentar esses aí posso melhorar isso? tem 6 agora, mas são pequenos, tipo o diametro de um mindinho...

:)
 
será q se eu fizer mais furos e aumentar esses aí posso melhorar isso? tem 6 agora, mas são pequenos, tipo o diametro de um mindinho...

Acho que mais 1 ou 2 furos a mais em cada lado (na parte superior) aumentaria consideravelmente a circulação de ar.
 
Boa @Cosmik!
Lembrando que o CO² com uma densidade de 1,98 kg/m³ tende a ficar na parte de baixo do terrário enquanto O² com 1,429 kg/m³ tende a subir.
Entao o ideál sao furos bem próximos à água.
Acho que a troca de ar é realizada mais pela bomba de aquário do que pela convexao de ar natural no terrário... Se nao houvesse bomba aí sim seria bom uma porrada de furos pra que o ar circule naturalmente!
 
Back
Top