Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo do Gnomo - B+

Diário de cultivo completo.
Olá criaturas!

É com enorme demora mas prazer, que declaro aberto meu diário de 1º cultivo! Depois de ler o fórum por ANOS, caçar muito em pasto, tentar obter esporos e juntar toda a tralha e a coragem, eu comecei e não paro não! :fome::fome:

Primeiramente, venho agradecer o @PedroSil pelos esporos de B+ que estarei utilizando nesse cultivo, iremos descobrir juntos se o carimbo está ou não contaminado hehe :)
Quero agradecer também ao @Arcturus que me cedeu também esporos, porém ainda não chegaram e vão ficar pra um cultivo paralelo, que abrirei outro diário em breve! Obrigado cara! ;)
Agradeço também a toda a equipe de moderadores e membros pró-ativos do CM, que me possibilitaram o acesso a esse conhecimento ímpar!

Vamos lá!
Ontem preparei uma CL com dextrose (de marombado), água mineral e um vidro de conserva. Fiz quase tudo como no tutorial do @tup , unica coisa é que eu não tinha balança digital nem nada, fui no olhômetro (sei que isso é coisa de amador :oops:). Uma colher de sopa normal e 250ml de água mineral fervida. Tentei ser o mais asséptico possível! 30min de pressão a fogo alto, esfriou por umas 12hrs ou mais.
Hoje introduzi os esporos de B+ utilizando o método (meio impróprio... denovo) do tampo do fogão. Tudo esterelizado no álcool 70, sem correntes de ar, forno aceso. Agora torçam os dedos!

Resolvi fazer uma CL por alguns motivos:
-É fácil :cool:
-Não perco copos se o carimbo estiver contaminado :feliz:
-É eterno :eek:
-Todos amam :p
Se a CL correr bem eu inoculo nos copos e faço uma segunda CL a partir da primeira, pronto! Ai posso distribuir carimbos a torto e direito :whistle:

Algumas fotos da CL:
WP_20140820_001[1].jpg WP_20140820_002[1].jpg WP_20140820_003[1].jpg

Para a tampa eu utilizei a própria tampa do vidro, furada com prego fino e esterilizada na PP, depois com álcool 70 e então coberta de micropore. Quando esterilizei a CL na PP eu utilizei o método do tup, a tampa de alumínio. Depois só substituí e "vedei" com isolante :roflmao:

É isso aí pessoal! Agora a CL está no isopor fechado para a temperatura não variar bruscamente até que eu compre o aquecedor (terceira falha já, cara! :eek:h: abre o olho!) o que deve ocorrer hoje pela tarde.

Torçam por essas hifas! :p

Namastê

EDIT: vejam as fotos pelo anexo, não sei, no meu tempo anexar imagem no tópico era diferente... (o vidro parece sujo mas é riscado mesmo)

Última edição por um moderador:
Fala Gnomo, que bom ver-lo na ativa!!

É bom ter esperança mas não depender dela! Faça logo uma seringa ME bem diluída e mande pra geladeira/hidratação. Do jeito que foi conduzido acho que foi muito arriscado. Comece pela PF Tek com selo de vermiculita inoculando vários potes com o minimo possível de esporos as chances de sucesso são bem maiores.

Então Arcturus, essa semana vou utilizar o lab de microbiologia da faculdade e quero fazer uma CL lá, com direito a autoclave, balança e tudo o mais. Não quero inocular copos agora, pois o PedroSil não me garantiu que os carimbos eram 100% limpos. Foram os primeiros carimbos dele e erros acontecem, claro! Não quero perder substrato pra contaminante, é mais barato fazer uma CL pra mim ;) Quando eu fizer a outra CL, que deve ocorrer até sexta, eu posto ela aqui pra compararmos desenvolvimento :D

Abraços

Fiz quase tudo como no tutorial do @tup , unica coisa é que eu não tinha balança digital nem nada, fui no olhômetro (sei que isso é coisa de amador :oops:). Uma colher de sopa normal e 250ml de água mineral fervida. Tentei ser o mais asséptico possível! 30min de pressão a fogo alto, esfriou por umas 12hrs ou mais.

Levando em conta que uma colher de sopa tem em média 15ml, então acho que a porcentagem de nutrientes ficaram um pouco acima do limite. Mas isso não quer dizer que os esporos não irão germinar. Não perca as esperanças ainda. Em minhas experiências, tenho tido sucesso com 1 a 2% de nutrientes. Acredito que no caso das CLs, menos é mais. Outra dica, para esterilizar CL na PP, 20 minutos é mais do que suficiente.

EDIT: vejam as fotos pelo anexo, não sei, no meu tempo anexar imagem no tópico era diferente... (o vidro parece sujo mas é riscado mesmo)

Fiz a correção das fotos. Quando for anexar as imagens no post, clique no botão "miniatura" ao lado de cada foto. :)

Última edição:
Coisas que se aprendem só abrindo um diário mesmo! Vou tentar fazer BDA, @Mauricio... qualquer coisa te mando inbox! :love:

Grato, @Cosmik :)

EDIT: Aquecedor adquirido! Observem esta adaptação mega power hper super ultra foda! Quem quiser mais detalhes da 'fabricação' só pedir, mas me parece bem auto explicativo ;)
hahahah
WP_20140820_005[1].jpg WP_20140820_006[1].jpg WP_20140820_007[1].jpg WP_20140820_009[1].jpg WP_20140820_010[1].jpg

Como nao encontrei ainda um termômetro, coloquei a 28ºC (sei que ele aquecerá a água a 28ºC e não o ar em volta) mas fiquei com medo de pecar pelo excesso, pois era 28º ou 30º... amanhã providencio o termometro e poderei avaliar em quanto o ar fica na caixa de isopor, podendo assim ajustar melhor o termostato.

Última edição:
Boa sorte Lok! Que essa empreitada seja de sucesso e muitos frutos. eu até penso em um dia expandir para outras técnicas, mas só de ver tanta técnica já me assusto. Eu sou das humanas, não sou afeito a laboratórios.

grande abraço

Valeu Pedro! Eu também não era, mas na Biológicas a gente aprende a necessidade de um bom lab pra se chegar a resultados consistentes de qualquer pesquisa! E não tem nada melhor que uma boa estufa e uma autoclave pra cultivar os fungos, sem contar câmara de fluxo, álcool 70 a vontade, dextrose pura... É o paraíso! :contente:

Abraço!

Hoje, 22/08/14 pude notar os primeiro sinais de hifas, no fundo um pequeno algodoamento e um pouco em suspensão, branco. Não consegui a foto pois só com a câmera do celular, e obviamente não pegou, é muito pequeno. Sacodi o líquido em redemoinho e se espalhou um pouco a mini-nuvem.

Vem coisa boa por aí! :LOL:
Quando for grande o suficiente para aparecer na foto eu posto aqui sim!

Pois é @Arcturus ! Esporos meio frescos (menos de 1 mes), temperatura constante (28ºC) e muita energia positiva com certeza fizeram seu papel! haha Logo que vi pensei ser contaminante por ser tão rápido, na verdade ainda pode ser... Mas sei lá, to crendo ser os B+, intuição de gnomo não falha ;)

23/08/14 - Antes de realizar o procedimento do redemoinho (chacoalhar) notei mais hifas crescendo em outros pontos, em suspensão, e aquela do fundo estava maior... Consigo notar o crescimento em questão de horas... se é contaminante, é lindo! E bem sucedido evolutivamente :p:p
WP_20140823_003.jpg WP_20140823_005.jpg

Com a câmera nao da pra perceber NADA, mas eu garanto: Tem micélio (e muito) aí! :roflmao: hahah
Deve ter uns 6 pontos ou mais de crescimento isolado de micélio... Vamos aguardar! E esse diário vai ser assim mesmo, a mínima evolução vai ser retratada até porque demorei demais para poder cultivar e agora quero registrar TUDO o que possível!

Namastê :teo_ninja:

6 dias depois da confecção da CL:

WP_20140826_001.jpg

WP_20140826_003.jpg

@Mauricio é normal ela parecer meio "esfarelando"? Notei de uns dias pra cá que ela aumentou mas ficou mais mole, despedaçando um pouco em micropedacinhos, sei lá... Está com um aspecto, diria eu, "meio morto". (apesar de estar crescendo) Que me dizes? :huh:

Para 6 dias esta muito desenvolvido, identificar micélio de cubensis em cultura liquida é complexo.
Você só terá crtza que é o micélio desejado quando repassar a algum substrato!
Boa Sorte :)

Back