Bom Galera vamos la. Acabei de fazer o Substrato que será inoculado com essa CL-1 do shitake 1. Eu concordo que fazer muitos copos sem ctza da CL estar boa pode ser ruim caso haja contaminação perderá tudo, mas no caso aqui a panela é grande, o gás vai embora junto.. entao pra nao ter esse trampo com apenas 1 copo, eu coloquei 4 um apoiando o outro, assim se der certo fica com os 4, caso contamine, faz parte hehe.
Eu fiz o seguinte, eu tentei usar de base o diário do @
MicoBiotech onde ele obteve um belo sucesso com os Shitakes, mas oq ocorreu aqui foi o seguinte eu não tinha as LASCAS DE MADEIRA, então eu como sempre fui no improviso. Usei Palitos de dente cortados, afinal tbm é madeira. Eu cheguei a pó uma pitada de pó de coco, mas ai resolvi não usar, entao o substrato ficou com quase nada de pó de coco.
Usei 3 copos de Serragem 2 copos americanos e um copo de wisky, usei meio copo de arroz inteiro com um pouco de farelo, usei uma porção de quase meio copo de palito de dente picado e usei
calcário de conchas.
Os copos estão sendo Esterilizados e no decorrer da tarde farei a inoculação com essa CL-1.
Minha única preocupação em relação ao substrato, é q eu acho q vai ficar muito seco em poucos dias... não tem
vermiculita e nem o pó de coco pra reter a
umidade e não sei se a serragem faz esse trabalho tão bem quanto. Mas o jeito é esperar, enquanto isso as outras CL-s ficam prontas, e meu amigo @
Sabbath vai me mandar uns sacos de PP do tamanho ideal e transparente, onde pretendo inoculas as outras culturas sadias do Shitake.
Eu tenho uns sacos de PP mas são brancos, dificultando enxergar dentro, e como eu nunca cultivei comestiveis nem usei um substrato desse, optei por fazer no copo pra poder ver o desenvolvimento, por enquanto a idéia é montar um
Bolo estilo Pftek caso de certo, ou no decorrer do tempo pensar em montar
casing ou
bulk caso seja possivel, ainda estou fazendo leituras

Obrigado, e valeu pra qm acompanha e le tudo q eu escrevo heaueauheaeauh
Não Editei e postei junto com o post passado se não ia virar confusão
Mãos a Obra !
Bom Fim de Semana a todos de bem
___
Editando
Acabei de inocular os copos com a CL-1 do Shitake-1 !
Não sei o substrato está ideal ou não, fiz de acordo com oq eu tinha ao meu alcance e com boa vontade, espero q de tudo certo!
Ontem comprei 4 sopinhas de Nenem tbm pra aproveitar o Pote pra fazer BDA, ja vi essa dica aqui no CM. A intenção é clonar um shitake tbm em bda, ou com papelão dentro desse pote, primeiro vamos aguardar nascer pelo menos um furto de algumas dessas 6 Cl´s !
Potes para fazer clonagem ou isolamento em BDA ou Papelão, ainda estou estudando qual iniciar

é um pouco fundo mas com as ferramentas certas e uma glove box, vai q vai !