Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1° tentativa de Clonagem e cultivo: Shitake

Diário de cultivo problemático.
Boa Noite Galera. A um tempo venho estudando o cultivo de cogumelos tenho treinado bastante com os Cubensis já q na internet tem explicações melhores... Esses dias fiz minha primeira clonagem, e por enquanto os resultados estão sendo positivo. Então resolvi comprar uma bandeja de Shitake já q encontrei fresco no mercado. Os cogumelos estavam feios, com aparência de velhos, mas resolvi tentar assim mesmo. Comprei tbm um Agar comestivel, logo que eu arrumar os frascos certos irei montar a clonagem em Bda tbm que será um processo totalmente novo!
DSC04422.JPG Potes com Cultura Liquida, tampas de borracha injetável, bisturi tesoura e pinça embrulhadas com papel aluminio para esterilização.
DSC04424.JPG Tudo na Panela com um escorredor de macarrão e uns copos vazios para seguras os potes em pé.
DSC04428.JPG Tampa de borracha pinça bisturi e tesoura fora da água.
DSC04430.JPG DSC04432.JPG DSC04431.JPG 2 Shitakes que serão clonados. Vou retirar 3 pedaços do interior de cada um. no total 6 Cl´s, 2 de cada!
DSC04433.JPG DSC04434.JPG Shitakes guardados, Amanha cedo farei a clonagem. Conforme for, vou atualizando aqui.
Abraços a todos ! :D
 
Última edição:
Muito interessante. Após a clonagem em qual substrato pretende inoculá-los?

Sucesso, dread. :)
 
Muito interessante. Após a clonagem em qual substrato pretende inoculá-los?

Sucesso, dread. :)
Então Cosmik Pretendo misturar: Serragem(de hamster, vou procurar em petshop), Arroz Integral, um pouco de Farinha de Arroz e uns pedaços de casca de árvore, no caso a que eu achei pra comprar seria Casca de Pinus(mas ainda não comprei então pode ser outra). Tentei seguir mais ou menos a idéia do Tópico do MicoBioTech. Obrigado mano :D
 
Muito obrigado pelos votos positivo, amigos!
Conforme falei ontem no Post, hoje de manhã fiz a clonagem. Saiu como o esperado, unica problema foi q eu não achei minhas laminas de bisturi então acabei usando a mesma... tentei retirar a parte mais bonita do Shitake para fazer a clonagem, peguei bem a parte do meio quase no chapéu estava um branco bem bonito.... Na glove foi usada alcool 70%, inclusive ao usar a lamina eu colocava em um papel higiênico encharcado com alcool, pra tentar minimizar o erro de ter usado a mesma lâmina, mas estou otimista e creio q algumas das Cl´s vão dar certo !

Vidro 1 de Cl com o Shitake maior clonado, dei o nome de Shitake 1.
DSC04441.JPG

O Vidro 2 foi feito com o Shitake um pouco menos, que ficou como Shitake 2.
DSC04442.JPG

Algumas amostras
DSC04443.JPG DSC04444.JPG

Shitake 1
DSC04445.JPG

Shitake 2
DSC04446.JPG
Agora só Aguardar :geek:.
 
Bom Dia, Andei tendo uma idéia e gostaria de compartilhar com vocÊs, e logo vou por em prática...
Já que os L.Edodes (shitake) gostam de celulose, pensei no seguinte para fazer a CL...
Vocês conhecem aquela Seda pra fumar, que chama ALEDA feita de 100% Celulose ? ... ela derrete em temperatura não tao alta, pensei em colocar uma sedinha daquela picada dentro do frasco de cultura liquida, na hora da esterilização a Celulose iria derreter, e creio que ficaria uma cultura liquida ideal para os Shitakes, oque vc´s Acham ? não custa tentar né ?

Pra quem não conhece, é essa
ledadadada.jpg
 
Bom Dia Amigos... Hoje fui olhar as CL´s e fiquei muito feliz, a CL-1 do 1°Shitake apresentou sinal de vida. Ficou bem difícil pra conseguir tirar uma foto em q aparecesse bem. Nesse vidro de cl, foi colocado um pedaço de c ogu, e esse pedaço soltou um pedacinho bem pqno... O sinal de Micélio esta em volta desses dois pedaços, inclusive do pedaço menor. Dei uma chacoalhada bem forte e o micélio se quebrou, creio q ja da pra preparar uma seringa com um pouco de substrato apenas pra ver se está Viável. Vou preparar isso, e logo voltou com notícias... Estou pensando em fazer uma mistura de:
Serragem + Arroz integral + Farinha de Arroz integral + um pouco de Pó de coco + Calcário de conchas.

Algumas fotos da CL-1 do 1°shitake
DSC04511.JPG DSC04512.JPG DSC04513.JPG DSC04514.JPG DSC04515.JPG
DSC04516.JPG Essa foi tirada depois de chacoalhar, por isso tem por todo lado.
 
Última edição:
Bom Galera vamos la. Acabei de fazer o Substrato que será inoculado com essa CL-1 do shitake 1. Eu concordo que fazer muitos copos sem ctza da CL estar boa pode ser ruim caso haja contaminação perderá tudo, mas no caso aqui a panela é grande, o gás vai embora junto.. entao pra nao ter esse trampo com apenas 1 copo, eu coloquei 4 um apoiando o outro, assim se der certo fica com os 4, caso contamine, faz parte hehe.

Eu fiz o seguinte, eu tentei usar de base o diário do @MicoBiotech onde ele obteve um belo sucesso com os Shitakes, mas oq ocorreu aqui foi o seguinte eu não tinha as LASCAS DE MADEIRA, então eu como sempre fui no improviso. Usei Palitos de dente cortados, afinal tbm é madeira. Eu cheguei a pó uma pitada de pó de coco, mas ai resolvi não usar, entao o substrato ficou com quase nada de pó de coco.

Usei 3 copos de Serragem 2 copos americanos e um copo de wisky, usei meio copo de arroz inteiro com um pouco de farelo, usei uma porção de quase meio copo de palito de dente picado e usei calcário de conchas.
Os copos estão sendo Esterilizados e no decorrer da tarde farei a inoculação com essa CL-1.

Minha única preocupação em relação ao substrato, é q eu acho q vai ficar muito seco em poucos dias... não tem vermiculita e nem o pó de coco pra reter a umidade e não sei se a serragem faz esse trabalho tão bem quanto. Mas o jeito é esperar, enquanto isso as outras CL-s ficam prontas, e meu amigo @Sabbath vai me mandar uns sacos de PP do tamanho ideal e transparente, onde pretendo inoculas as outras culturas sadias do Shitake.

Eu tenho uns sacos de PP mas são brancos, dificultando enxergar dentro, e como eu nunca cultivei comestiveis nem usei um substrato desse, optei por fazer no copo pra poder ver o desenvolvimento, por enquanto a idéia é montar um Bolo estilo Pftek caso de certo, ou no decorrer do tempo pensar em montar casing ou bulk caso seja possivel, ainda estou fazendo leituras :D
Obrigado, e valeu pra qm acompanha e le tudo q eu escrevo heaueauheaeauh
Não Editei e postei junto com o post passado se não ia virar confusão :D

Mãos a Obra !
DSC04517.JPG
DSC04519.JPG DSC04520.JPG DSC04521.JPG
DSC04522.JPG DSC04523.JPG
DSC04524.JPG DSC04525.JPG DSC04526.JPG DSC04527.JPG

Bom Fim de Semana a todos de bem :D

___
Editando
Acabei de inocular os copos com a CL-1 do Shitake-1 !
Não sei o substrato está ideal ou não, fiz de acordo com oq eu tinha ao meu alcance e com boa vontade, espero q de tudo certo!
Ontem comprei 4 sopinhas de Nenem tbm pra aproveitar o Pote pra fazer BDA, ja vi essa dica aqui no CM. A intenção é clonar um shitake tbm em bda, ou com papelão dentro desse pote, primeiro vamos aguardar nascer pelo menos um furto de algumas dessas 6 Cl´s !

DSC04528.JPG DSC04529.JPG DSC04530.JPG DSC04531.JPG

Potes para fazer clonagem ou isolamento em BDA ou Papelão, ainda estou estudando qual iniciar :D é um pouco fundo mas com as ferramentas certas e uma glove box, vai q vai !
DSC04532.JPG DSC04533.JPG
 
Última edição:
Mano, meus parabéns, vc é um sujeito muito criativo e com iniciativa. Se os Shiitakes não funfarem, no mínimo valeu pelo estudo e experiência. Grato por compartillhar conosco!
 
Última edição:
Obrigado ASht.

Galera creio q esse copo inoculado com a cl-1 vai ser contaminado, a Cl-1 que tinha usado pra inocular desenvolveu mais ainda e ficou meio arroxeada com uma mancha no pedaço de cogumelo... as outras cl´s estão desenvolvendo bem lentamente comparada a essa, então acho q essa nao seja micélio de Shitake. Mas oq resta é aguardar e ver o copo se contamina ou não... enquanto isso vou procurar uns Shitakes melhores para tentar clonar denovo, mas mesmo assim tem ainda as outras 5 Cl´s se desenvolvendo.
DSC04570.JPG DSC04571.JPG DSC04572.JPG DSC04573.JPG
 
massa ver agalera se interessando pelos comestiveis , que venham os frutos!!!!
 
Estou acreditando e desejando que essa marca mais escura no centro dos clones não seja contaminação, mas sim algum tipo de excreção micelial; parece-me que o micélio está saudável. Veremos. SUCESSO!
 
Boa Tarde. As CL´s em que foram feitos os clones, aparentemente, todas estão boas... O escurecimento q eu mostrei na CL-1 pelo q eu entendi é normal, era uma cor meio de madeira, e dias depois ficou tudo com cor normal... O copo já foi inoculado a uns dias, creio q se tivesse contaminada já teria dado algum sinal de vida intrusa.
Apareceu um sinal bem fraco em todos os copos, os sinais são iguais. Creio que seja de shitake pois está bem lento. Por enquanto eu só testei a CL-1 em 4 copos. Meu amigo @Sabbath me enviou uns sacos de PP, e vou esperar chegar pra dar continuidade na inoculação dos substratos. Gostaria de saber se a CL´s posso deixar em temperatura ambiente, ou se devo colocar na geladeira ? estou chacoalhando elas todo dia pra oxigenação.
DSC04634.JPG DSC04635.JPG DSC04636.JPG
DSC04639.JPG ânimo do fim de semana :D
Abraços galera.
 
Gostaria de saber se a CL´s posso deixar em temperatura ambiente, ou se devo colocar na geladeira ?

As CLs que estão prontas para uso podem/devem ser colocadas na geladeira.
 
Bom Dia, Infelizmente os copos inoculados com a CL-1 está contaminado. Eu tentei tirar foto mas ficou meio difícil por causa da luz, mas parece muito com cobweb, na serragem tem pouco sinal mas o arroz está todo mofado, da pra ver bem pelo aspecto dele. inclusive tem cara de feder Azedo! Vou Descartar esses copos e a CL-1
Gostaria de que não mudassem ainda o tópico, pois tenho mais 5 Cl´s pra usar, e como ganhei uns Sacos de PP, estou esperando eles chegarem p/ fazer o teste neles. creio q segunda feira já devo estar atualizando de novo. Obrigado e vamos q vamos sem desanimar e sem desistir !
 
na verdade se conseguir na primeira tentativa é muito sortudo, comestíveis assim são difíceis de se conseguir reproduzir em casa, ainda mais nessa pequena escala
 
Boa Noite Galera.... Agora que chegou os sacos de PP que meu amigo @Sabbath me mandou, eu retomei com os estudos dos Shitakes....
Só que aconteceu o seguinte, fui olhar as Cl´s que estavam na geladeira, e elas não estão com aparência bonita. Eu só testei a CL-1 até agora, que contaminou com cobweb... agora vamos ver as outras... meu medo é pe foi usado a mesma lâmina, eu limpava a lamina no papel com alcool 70%, mas creio q só isso não seja suficiente pra limpar a lâmina... Usei Serragem, grama seca, fibra de coco e farelo de centeio integral com uns grãos de arroz integral, com calcário de conchas pra PH.

Eu fiz 3 sacos com substrato...
Escolhi as 2 CL´s mais saudáveis e inoculei um saco com cada, o saco que sobrou eu inoculei com minha Clonagem de P.Cubensis Strain Flórida. Quero fazer um teste pra ver como os cubensis se saem nesse substrato :D

Esterilização
shitakepp2.jpg shitakepp3.jpg shitakepp5.jpg shitakepp4.jpg ShitakePP1.jpg shitakepp6.jpg


Inoculação Shitakes.
CAM00130.jpg CAM00131.jpg
Inoculação Flórida...
CAM00133.jpg
logo menos volto com Atualizações.
 
Back
Top