Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1° Cultivo - Thai Pink Buffalo em PFTek

Diário de cultivo completo.
Oi povo :p

Bom, depois de muito ler, estudar e pesquisar (principalmente aqui pelo forum) resolvi me jogar na primeira tentativa de cultivo. O fato de morar em uma cidade com médias de temperatura um pouco altas (entre 28 e 31 °C) me deixou um pouco preocupado, mas acho que pode dar bom. :3
Espero que minha inexperiência possa servir de incentivo para aqueles que também estão bem nervosos com a ideia de começar um cultivo hehe :cool:


==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================

STRAIN: Thai Pink Buffalo
PROCEDÊNCIA: Carimbo de esporos comprado de loja virtual

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
(X) PF TEK (2V + 1FAI + 1A)
Selo com Vermiculita
(X) Sim ( ) Não

GRÃOS:
( ) Milho
( ) Centeio
( ) Trigo
(X) Outro: Arroz Integral


Método de preparação e esterilização do substrato:

Primeiramente escolhi um local para funcionar como base para todos os processos que iria realizar. Separei um vão grande dentro do meu armário que seria ideal pois funcionaria como barreira de vento para reduzir os riscos de contaminação. Em seguida fiz uma faxina geral no meu quarto usando uma mistura de 3/1 respectivamente de água sanitária e água normal de torneira. Fechei todas as janelas e a porta do quarto de forma que nenhuma corrente de vento pudesse ser sentida ali.
0943f0c6-8673-447a-a366-7d63dd5d7568.jpg


Após a limpeza, fui a cozinha e triturei no liquidificador 2 copos de arroz integral de forma que os grãos não ficassem totalmente quebrados. Em outra vasilha, misturei 4 copos de vermiculita com 2 copos de água mineral de garrafa. Depois de bem misturado, adicionei o arroz integral triturado e continuei misturando até sentir que estava algo homogêneo.
fc2f1303-5129-44ff-a6b3-73b277119800.jpg


Feita a mistura, fui me preparar para a confecção dos copos com substrato. Tomei um banho bem demorado com protex, coloquei touca, máscara e luvas e borrifei álcool 70% por todo o quarto e dentro do armário. Preenchi os 6 copos de vidro (cerca de 200ml cada) com substrato, deixei cerca de um dedo de altura livre em todos, limpei as bordas internas com pano limpo e preenchi totalmente esse espaço em todos com uma camada de vermiculita. Em seguida tapei eles com papel alumínio e vedei com fita isolante o mais firme que pude e assim ficaram prontos para a esterilização na PP (Panela de Pressão para aqueles que também ficaram um tempo perdidos nesse forum sem entender essa sigla :LOL:).
96751243-4061-477e-94fc-1b3ae0014f99.jpg


Agora vem a parte triste da história... minha panela de pressão é muito pequena e mixuruquinha :C
933f3935-b672-4655-90cd-ab4204ab2034.jpg

Por conta disso tive que fazer a esterilização em duas parte, cada vez com 3 copos. Quase esqueço de comentar que antes de colocar os copos na panela, eu coloquei outra camada de papel alumínio cobrindo o todo de cada um deles. Na hora de esterilizar, basicamente eu coloquei um pano de prato no fundo da panela , coloquei 3 copos e preenchi com água até cerca de 2/3 da altura dos copos. Coloquei a panela no fogo e esperei até pegar pressão (cerca de 20 min). Depois que pegou pressão, marquei uma hora no relógio e fui preparar a seringa de esporos enquanto isso.

Essa é uma parte bem delicada e eu estava bem nervoso com o processo todo (tava vendo a hora furar meu dedo com a agulha kk). Primeiramente separei todo o material que iria precisar, desinfetei com álcool 70% e coloquei tudo dentro do armário onde iria trabalhar. Dentro do armário também optei por deixar uma vela acesa não apenas pra utilizar a chama na desinfecção da agulha, mas também para servir como um tipo de barreira de calor naquele espaço. Eu tinha esquecido de comentar, mas algumas horas antes eu já havia desinfectado as seringas e deixado a água esterilizada dentro delas. Esse processo foi bem simples: peguei um pouco de água mineral, fervi, puxei ela ainda bem quente com a seringa e descartei o líquido. Repeti isso duas vezes em cada uma das 3 seringas de 10 ml. Então puxei a água novamente, dessa vez deixei ela dentro da seringa e guardei as 3 seringas envoltas em papel alumínio para esfriar até a temperatura ambiente. Essa seria a água utilizada na hidratação dos esporos. Em seguida peguei uma pequena vasilha de vidro e coloquei pra ferver por alguns minutos na água. Quando as seringas alcançaram a temperatura ambiente, levei elas para dentro do armário. Novamente coloquei a touca, a máscara, as luvas de borracha e tomei um banho de spray de álcool :LOL:.
Primeiramente quero afirmar uma coisa: manusear objetos pequenos com luvas de borracha é um inferno kkkkkkkkk
Comecei o processo de abrir o carimbo. Fiquei em dúvida sobre a quantidade de esporos, então raspei com uma faca 1/4 do carimbo e coloquei dentro do potinho que tinha esterilizado. Em seguida despejei o conteúdo das 3 seringas dentro do potinho e misturei no processo de sugar e despejar o líquido com a seringa. Depois de certo tempo nesse processo, preenchi as 3 seringas com 10ml da substância em cada. Peguei elas para observar contra a luz e fiquei feliz em ver vários pontinhos pretos flutuando livremente na substância ali dentro. Então envolvi as 3 seringas novamente no papel alumínio e coloquei na geladeira para a hidratação dos esporos por cerca de 16 horas (retirei elas da geladeira 4 horas antes para normalizar a temperatura).

Passado o tempo da primeira carga da PP, desliguei o fogo e deixei a panela esfriar por cerca de 3 horas e, quando abri, os copos ainda estavam um pouco mornos. Como teria que repetir o processo novamente, não pude deixar eles dentro da panela até o momento da inoculação, então guardei os 3 dentro do espaço no armário que já tinha desinfectado previamente. Em seguida repeti o mesmo processo com os 3 copos restantes sendo que dessa vez não abri mais a panela até o momento da inoculação :)



-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data 20 / 06 / 2020
-------------------------------------------------
(X) Seringa Multiesporos
( ) Cultura Líquida
( ) Outro: _________________

GloverBox?
( ) Sim (X) Não

Essa certamente foi a parte em que fiquei mais nervoso poi é bem conhecido que contaminantes são coisinhas traiçoeiras :devilish:
Pois bem, peguei todos os copos, as seringas e a fita micropore e levei para dentro do armário onde iria manipular tudo. Dei umas boas borrifadas de álcool lá dentro, vesti toda a proteção, ascendi a vela dentro do armário, cortei previamente tiras de fita para diminuir os riscos de contaminação por exposição do substrato e comecei o trabalho.
Em cada copo fiz 4 furos equidistantes nas bordas e um no meio depositando 1 ml em cada furo. na hora de espetar o papel alumínio, me preocupei em fazer a seringa entrar até a base de plástico para que o buraco deixado fosse relativamente grande e facilitasse a troca gasosa por meio da fita micropore. Tentei fazer esse processo o mais rápido possível e de vez em quando ainda dava uma borrifada de álcool dentro do espaço mesmo com medo de explodir tudo por conta da vela :ROFLMAO:

Com os copos prontos, me preparei para colocar eles dentro da incubadora.
A incubadora consiste em uma caixa térmica de isopor de 13L e um aquecedor composto por um termostato com aquecedor para aquários e uma garrafa de vidro de 1,5L cheia de água e vedada com ele dentro. Para essa parte de encubação, deixei o termostato ajustado para a temperatura de 28 °C. Arrumei todos os copos dentro e agora só pretendo abrir para verificar daqui cerca de 10 dia ^^
aa3443b1-b2d9-4edb-8388-ff8dc7d3e211.jpg
(um detalhe é que dps dessa foto resolvi tirar a cobertura extra de papel alumínio e deixei a fita micropore exposta pra ajudar o micélio a respirar :) )




Bom gente, por enquanto é isso, qualquer coisa que surgir , eu atualizo o diário por aqui!
Desculpa se fui detalhista d+, é que estava realmente pensando nas pessoas que estão começando a estudar o assunto agora e estão completamente perdidas :s (inclusive podem perguntar aqui caso tenha ficado alguma dúvida sobre o meu processo)

Grato pela atenção e boas safras a todos! 🍃
 
Então gente, novamente apareceu aquelas formações de antes mas dessa vez ela veio mais algodoada.... e tipo, eu sempre abano eles e ainda tem a bombinha de aquário que garante um pouco da circulação do ar... será que isso é por conta do calor? :s
WhatsApp Image 2020-07-26 at 13.42.10 (1).jpeg WhatsApp Image 2020-07-26 at 13.42.10.jpeg

A outra possibilidade é que isso seja próprio da strain né... até porque começou a surgir logo no segundo dia de uma forma bem natural... também acho estranho que ainda não vi nenhum pin D:
Talvez estejam se escondendo por baixo do algodoado?

Enfim, essas são as atualizações... meu umidificador ainda não chegou também... espero que ele ajuda nisso tudo 😓
 
será que isso é por conta do calor?
Você ta fazendo o coldshock? Se estiver calor é provavel que seja esse sim o motivo, acima de 26 graus o micélio nem sempre consegue distinguir que voce botou pra frutificar e continua na fase vegetativa, crescendo, se fizer o coldshock, mesmo com temp. ambiente acima de 26, ele naturalmente irá iniciar o processo de frutificação

A outra possibilidade é que isso seja próprio da strain
Pode ser tambem..

edit--
Ambos os dunks foram executados dentro da geladeira ^^
Bom, se esses bolos são os mesmos desse post ai, então ignora oq eu falei kkk
 
Bom, se esses bolos são os mesmos desse post ai, então ignora oq eu falei kkk

São eles sim amigo haha

Mas vamos continuar vendo né... dessa vez foi bem diferente do primeiro flush essas formações... agora é esperar os pins ^^
 
Quando tu abre a tampa do terrário perde muita umidade , sendo q se vc tem uma bomba de agua, ela ja faz a troca do CO2 sozinha ... pelo que eu saiba quanto menos interferência, melhor sera sua produtividade, e também tem a necessidade da luz indireta para seus cogumelos crescerem para cima

e deixar a bomba ligada 24h não existe a possibilidade de secar o terrário, a menos que o copo de agua da bomba esteja vazia né ( ao contrario doq o amigo disse )

temperatura ideal do terrário é de 22 a 24

ps: gostei muito do sistema do teu terrário
 
Última edição:
Quando tu abre a tampa do terrário perde muita umidade , sendo q se vc tem uma bomba de agua, ela ja faz a troca do CO2 sozinha ... pelo que eu saiba quanto menos interferência, melhor sera sua produtividade, e também tem a necessidade da luz indireta para seus cogumelos crescerem para cima

e deixar a bomba ligada 24h não existe a possibilidade de secar o terrário, a menos que o copo de agua da bomba esteja vazia né ( ao contrario doq o amigo disse )

temperatura ideal do terrário é de 22 a 24

ps: gostei muito do sistema do teu terrário


Exatamente, na teoria sim mas na prática eu vejo que as opiniões divergem e eu acredito que talvez seja o clima localizado diferente ou mesmo eficiência no projeto embora algumas regiões são mais propicias permitindo ao cultivador uma melhor experiência com relação a autonomia simplificada.

Perde-se umidade mas se tiver a quantidade certa de argila ou perlita ... em questão de minutos estabiliza.

A grande verdade é que deve-se atentar em promover o ecossistema ideal aos espetaculosos magnanimos da natureza ... kkk ou seja ater-se ao tato do ciclo ... se conectar ao micélio
 
Exatamente, na teoria sim mas na prática eu vejo que as opiniões divergem e eu acredito que talvez seja o clima localizado diferente ou mesmo eficiência no projeto embora algumas regiões são mais propicias permitindo ao cultivador uma melhor experiência com relação a autonomia simplificada.

Perde-se umidade mas se tiver a quantidade certa de argila ou perlita ... em questão de minutos estabiliza.

A grande verdade é que deve-se atentar em promover o ecossistema ideal aos espetaculosos magnanimos da natureza ... kkk ou seja ater-se ao tato do ciclo ... se conectar ao micélio

falou tudo .. eu falo da menor interferência tendo em vista que o terrário está sendo o ambiente ideal para a frutificação.

a natureza é bela e o ciclo de vida sublime, cultivando cogumelos estamos dando origem a vida. Por isso a importância de se tratar como tal. vamos se conectar ao micélio 😃
 
Como eu ainda sou muito novato em tudo, vou tentar pegar mais leve já que é meu primeiro cultivo ^^
Já coletei alguns carimbos então o maior medo já passou, agora é experienciar até entender como funciona o esquema pela minha região mesmo :3
 
Sim nem sempre o que é bom pra um é o melhor pra você ... mas voce tem ido muito bem ... nada melhor que a experiência e isso demanda práticas ...


Sucesso na empreitada brow!!!
 
Então gente, novamente apareceu aquelas formações de antes mas dessa vez ela veio mais algodoada.... e tipo, eu sempre abano eles e ainda tem a bombinha de aquário que garante um pouco da circulação do ar... será que isso é por conta do calor? :s


Não, calor não gera isso, que eu saiba. Esse micélio que sai do bolo em direção ao ar é o que chamo de micélio aéreo, e é sinal que seu bolo quer absorver mais oxigênio do que no momento. Em condições ideais de troca gasosa, não surgem. Mas, uma vez que surgiram e você já ajeitou bem a oxigenação/umidificação com a bombinha, só deixar.

Eu tenho aqui uma teoria pra mim. Quando o bolo faz isso daí, ele compensa qualquer problema de troca gasosa. Em outras palavras, :!: e isso é uma opinião minha em desenvolvimento não compartilhada por ninguém, o bolo se adapta ao meio e se torna desnecessário aumentar a troca gasosa, exceto pra evitar o excesso da umidade.

Mas, seguindo a orientação tradicional e consolidada, melhore a troca gasosa. Se o micélio buscou ar com intensidade depois da bombinha entrar, é porque ela não é suficiente pra o bolo não buscar mais ar. Abra o terrário 1 a 3 vezes ao dia e o abane. O turbilhão de ar formado é o mais funcional nesses termos.

E outra opção se tiver em casa é simplesmente deixar o terrário em um local da casa com boa ventilação, como uma janela ou qualquer passagem de ar. Isso irá gerar um constante fluxo de vento sobre o cultivo que irá oxigenar passivamente o terrário com mais facilidade.
 
Galera o segundo flush veio FORTE! kkkkkkkkkk

1596325050003.png 1596325115230.png 1596325161570.png

Esse peso ai foi só UM dos bolos kkkkkk O que vou colher amanhã parece ainda maior :D
E tipo, esses cogus vieram tão bonitos e densos que resolvi, além de coletar os esporos, tentar aquela clonagem no papelão ^^

Então gente tenho algumas coisas peculiares pra explicar sobre esse flush.

Eu realizei a seguinte observação: todo dia colocava algumas gotas de água com a seringa em cima de cada bolo e ia observando ao longo do dia como os bolos se comportavam na absorção dela.
Dos 5 bolos, 4 pinaram mais rápido e desses pinados 2 cresceram mais rapidamente. Dessa forma eu observei que a água colocada em cima dos bolos pinados era absorvida em questão de horas enquanto os outros ficavam lá. Então eu meio que fazia sempre isso de ver se a água de cima tinha secado ou não pra ficar repondo e acho que foi justamente isso que deixou esse flush tão grande ^^
Regava o pratinho até a água n parecer mais ser absorvida e deixava umas godas em cima de cada bolo.
Observei que quando o cogu ta próximo de aumentar o tamanho do chapéu ele absorve MUITO mais água do bolo, então assim da pra ter uma ideia do momento ideal pra se aumentar a umidade hehe

Não sei se essa regada extra que dei ajudou, mas a safra veio muito boa agora :)
Amanhã mostro os resultados da colheita do segundo bolo ^^

Boas safras gente 🍃 🍄
 
Perfeito ♥️
Você e o micélio estão se entendendo muito bem!
Esse lance que você fez aí foi muita sintonia!
Muito feliz em ver teu empenho e resultado
Parabéns irmão 🍄👽🤩
 
Esse flush realmente veio incrível gente ^^

1596361482782.png 1596361616142.png 1596361846033.png

Bom, mais tarde colho o terceiro bolo que está quase pronto :)
Os outros 2 bolos ainda estão em crescimento hehe

Fiquem na paz pessoal 😁
 
Galera o segundo flush veio FORTE! kkkkkkkkkk
Que felicidade meu mano! Parabéns hahahah, muito gratificante né!?
Dos 5 bolos, 4 pinaram mais rápido e desses pinados 2 cresceram mais rapidamente. Dessa forma eu observei que a água colocada em cima dos bolos pinados era absorvida em questão de horas enquanto os outros ficavam lá. Então eu meio que fazia sempre isso de ver se a água de cima tinha secado ou não pra ficar repondo e acho que foi justamente isso que deixou esse flush tão grande ^^
Você fez um dunk em sessões? rs 😅
Observei que quando o cogu ta próximo de aumentar o tamanho do chapéu ele absorve MUITO mais água do bolo, então assim da pra ter uma ideia do momento ideal pra se aumentar a umidade hehe
Já reparei que os bolos encolhem muito também! toda a água deles vai pro cogu, no meu caso eu borrifo água dentro do terrário 2 a 3x ao dia, e sempre cai gotículas nos bolos, acho que ajuda tbm
1596361482782.png
1596361616142.png
1596361846033.png
E essa mutação bico de peitinho deles? hahahah, que graça. muito lindos, tirou carimbo de algum?
Os meus TKSSS eu tirei só 2 carimbos (de mais de 20 cogus colhidos), me arrependi kkkk, um deles ficou tão claro que nem consegui fazer seringa... então na duvida eu dou a dica de fazer vários kkkk
 
Que felicidade meu mano! Parabéns hahahah, muito gratificante né!?
Mdls SIMMM! 🥴
Ainda mais sendo o primeiro cultivo ficava rondando na mente uma série de inseguranças sobre a própria capacidade de produzir algo assim e tals ^^

Você fez um dunk em sessões? rs 😅

Meio que isso né? :p
Eu realizei o dunk normal antes mas fiquei nessa curiosidade se esse boostizinho não poderia ajudar eles com os processos e acho que ajudou sim hehe

E essa mutação bico de peitinho deles? hahahah, que graça. muito lindos, tirou carimbo de algum?
Os meus TKSSS eu tirei só 2 carimbos (de mais de 20 cogus colhidos), me arrependi kkkk, um deles ficou tão claro que nem consegui fazer seringa... então na duvida eu dou a dica de fazer vários kkkk

Oh amigo os pobi kkkkkkkkkkkk Não vou criticar a subjetividade deles aUShAUHdsAHUShAS
E eu tirei muitos carimbos sim ^^
Acho que no total foram 10 e também to tentando clonar um deles que ficou MUITO grande e bonito :D
Se der certo o lance da clonagem, vou tentar fazer um bolo só pra ela depois e abro um tópico pra registrar ^^
 
meus TKSSS eu tirei só 2 carimbos (de mais de 20 cogus colhidos), me arrependi kkkk, um deles ficou tão claro que nem consegui fazer seringa... então na duvida eu dou a dica de fazer vários kkkk

Se quiser garantir o carimbo, pega um chapéu seco. Chapéus molhados vão render carimbos ralos - mas funcionais. Lembrando que o cogumelo tem que esporular antes de ser colhido.
 
Se quiser garantir o carimbo, pega um chapéu seco. Chapéus molhados vão render carimbos ralos - mas funcionais. Lembrando que o cogumelo tem que esporular antes de ser colhido.
Seco? Você diz seco de que amadureceu muito e "secou" o chapéu ou seco de desidratar?
Sim :( ficou tão ralinho e úmido que nem deu pra raspar... Sobre esporular eu sempre deixo ;)
Obrigado pela dica :D
 
Lembrando que o cogumelo tem que esporular antes de ser colhido.
Eita que disso eu não sabia D:
O que rola se não esporular primeiro? :s
 
Seco? Você diz seco de que amadureceu muito e "secou" o chapéu ou seco de desidratar?

Seco, assim, dentro do terrário. Alguns cogumelos/chapéus crescem meio enxarcados ou com muita umidade, a ponto de serem mais pesados ou molengas.

Procure usar cogumelos "secos" ou normais, que não são molhados ao toque. Ou seja, todos os cogumelos que não crescem molhados.
Eita que disso eu não sabia D:
O que rola se não esporular primeiro? :s

Não esporulará nunca.

A ordem pra liberar os esporos vem do micélio. Se tirar o chapéu antes, não esporulará mais.
 
Back
Top