Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1° Cultivo - Thai Pink Buffalo em PFTek

Diário de cultivo completo.
Oi povo :p

Bom, depois de muito ler, estudar e pesquisar (principalmente aqui pelo forum) resolvi me jogar na primeira tentativa de cultivo. O fato de morar em uma cidade com médias de temperatura um pouco altas (entre 28 e 31 °C) me deixou um pouco preocupado, mas acho que pode dar bom. :3
Espero que minha inexperiência possa servir de incentivo para aqueles que também estão bem nervosos com a ideia de começar um cultivo hehe :cool:


==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================

STRAIN: Thai Pink Buffalo
PROCEDÊNCIA: Carimbo de esporos comprado de loja virtual

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
(X) PF TEK (2V + 1FAI + 1A)
Selo com Vermiculita
(X) Sim ( ) Não

GRÃOS:
( ) Milho
( ) Centeio
( ) Trigo
(X) Outro: Arroz Integral


Método de preparação e esterilização do substrato:

Primeiramente escolhi um local para funcionar como base para todos os processos que iria realizar. Separei um vão grande dentro do meu armário que seria ideal pois funcionaria como barreira de vento para reduzir os riscos de contaminação. Em seguida fiz uma faxina geral no meu quarto usando uma mistura de 3/1 respectivamente de água sanitária e água normal de torneira. Fechei todas as janelas e a porta do quarto de forma que nenhuma corrente de vento pudesse ser sentida ali.
0943f0c6-8673-447a-a366-7d63dd5d7568.jpg


Após a limpeza, fui a cozinha e triturei no liquidificador 2 copos de arroz integral de forma que os grãos não ficassem totalmente quebrados. Em outra vasilha, misturei 4 copos de vermiculita com 2 copos de água mineral de garrafa. Depois de bem misturado, adicionei o arroz integral triturado e continuei misturando até sentir que estava algo homogêneo.
fc2f1303-5129-44ff-a6b3-73b277119800.jpg


Feita a mistura, fui me preparar para a confecção dos copos com substrato. Tomei um banho bem demorado com protex, coloquei touca, máscara e luvas e borrifei álcool 70% por todo o quarto e dentro do armário. Preenchi os 6 copos de vidro (cerca de 200ml cada) com substrato, deixei cerca de um dedo de altura livre em todos, limpei as bordas internas com pano limpo e preenchi totalmente esse espaço em todos com uma camada de vermiculita. Em seguida tapei eles com papel alumínio e vedei com fita isolante o mais firme que pude e assim ficaram prontos para a esterilização na PP (Panela de Pressão para aqueles que também ficaram um tempo perdidos nesse forum sem entender essa sigla :LOL:).
96751243-4061-477e-94fc-1b3ae0014f99.jpg


Agora vem a parte triste da história... minha panela de pressão é muito pequena e mixuruquinha :C
933f3935-b672-4655-90cd-ab4204ab2034.jpg

Por conta disso tive que fazer a esterilização em duas parte, cada vez com 3 copos. Quase esqueço de comentar que antes de colocar os copos na panela, eu coloquei outra camada de papel alumínio cobrindo o todo de cada um deles. Na hora de esterilizar, basicamente eu coloquei um pano de prato no fundo da panela , coloquei 3 copos e preenchi com água até cerca de 2/3 da altura dos copos. Coloquei a panela no fogo e esperei até pegar pressão (cerca de 20 min). Depois que pegou pressão, marquei uma hora no relógio e fui preparar a seringa de esporos enquanto isso.

Essa é uma parte bem delicada e eu estava bem nervoso com o processo todo (tava vendo a hora furar meu dedo com a agulha kk). Primeiramente separei todo o material que iria precisar, desinfetei com álcool 70% e coloquei tudo dentro do armário onde iria trabalhar. Dentro do armário também optei por deixar uma vela acesa não apenas pra utilizar a chama na desinfecção da agulha, mas também para servir como um tipo de barreira de calor naquele espaço. Eu tinha esquecido de comentar, mas algumas horas antes eu já havia desinfectado as seringas e deixado a água esterilizada dentro delas. Esse processo foi bem simples: peguei um pouco de água mineral, fervi, puxei ela ainda bem quente com a seringa e descartei o líquido. Repeti isso duas vezes em cada uma das 3 seringas de 10 ml. Então puxei a água novamente, dessa vez deixei ela dentro da seringa e guardei as 3 seringas envoltas em papel alumínio para esfriar até a temperatura ambiente. Essa seria a água utilizada na hidratação dos esporos. Em seguida peguei uma pequena vasilha de vidro e coloquei pra ferver por alguns minutos na água. Quando as seringas alcançaram a temperatura ambiente, levei elas para dentro do armário. Novamente coloquei a touca, a máscara, as luvas de borracha e tomei um banho de spray de álcool :LOL:.
Primeiramente quero afirmar uma coisa: manusear objetos pequenos com luvas de borracha é um inferno kkkkkkkkk
Comecei o processo de abrir o carimbo. Fiquei em dúvida sobre a quantidade de esporos, então raspei com uma faca 1/4 do carimbo e coloquei dentro do potinho que tinha esterilizado. Em seguida despejei o conteúdo das 3 seringas dentro do potinho e misturei no processo de sugar e despejar o líquido com a seringa. Depois de certo tempo nesse processo, preenchi as 3 seringas com 10ml da substância em cada. Peguei elas para observar contra a luz e fiquei feliz em ver vários pontinhos pretos flutuando livremente na substância ali dentro. Então envolvi as 3 seringas novamente no papel alumínio e coloquei na geladeira para a hidratação dos esporos por cerca de 16 horas (retirei elas da geladeira 4 horas antes para normalizar a temperatura).

Passado o tempo da primeira carga da PP, desliguei o fogo e deixei a panela esfriar por cerca de 3 horas e, quando abri, os copos ainda estavam um pouco mornos. Como teria que repetir o processo novamente, não pude deixar eles dentro da panela até o momento da inoculação, então guardei os 3 dentro do espaço no armário que já tinha desinfectado previamente. Em seguida repeti o mesmo processo com os 3 copos restantes sendo que dessa vez não abri mais a panela até o momento da inoculação :)



-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data 20 / 06 / 2020
-------------------------------------------------
(X) Seringa Multiesporos
( ) Cultura Líquida
( ) Outro: _________________

GloverBox?
( ) Sim (X) Não

Essa certamente foi a parte em que fiquei mais nervoso poi é bem conhecido que contaminantes são coisinhas traiçoeiras :devilish:
Pois bem, peguei todos os copos, as seringas e a fita micropore e levei para dentro do armário onde iria manipular tudo. Dei umas boas borrifadas de álcool lá dentro, vesti toda a proteção, ascendi a vela dentro do armário, cortei previamente tiras de fita para diminuir os riscos de contaminação por exposição do substrato e comecei o trabalho.
Em cada copo fiz 4 furos equidistantes nas bordas e um no meio depositando 1 ml em cada furo. na hora de espetar o papel alumínio, me preocupei em fazer a seringa entrar até a base de plástico para que o buraco deixado fosse relativamente grande e facilitasse a troca gasosa por meio da fita micropore. Tentei fazer esse processo o mais rápido possível e de vez em quando ainda dava uma borrifada de álcool dentro do espaço mesmo com medo de explodir tudo por conta da vela :ROFLMAO:

Com os copos prontos, me preparei para colocar eles dentro da incubadora.
A incubadora consiste em uma caixa térmica de isopor de 13L e um aquecedor composto por um termostato com aquecedor para aquários e uma garrafa de vidro de 1,5L cheia de água e vedada com ele dentro. Para essa parte de encubação, deixei o termostato ajustado para a temperatura de 28 °C. Arrumei todos os copos dentro e agora só pretendo abrir para verificar daqui cerca de 10 dia ^^
aa3443b1-b2d9-4edb-8388-ff8dc7d3e211.jpg
(um detalhe é que dps dessa foto resolvi tirar a cobertura extra de papel alumínio e deixei a fita micropore exposta pra ajudar o micélio a respirar :) )




Bom gente, por enquanto é isso, qualquer coisa que surgir , eu atualizo o diário por aqui!
Desculpa se fui detalhista d+, é que estava realmente pensando nas pessoas que estão começando a estudar o assunto agora e estão completamente perdidas :s (inclusive podem perguntar aqui caso tenha ficado alguma dúvida sobre o meu processo)

Grato pela atenção e boas safras a todos! 🍃
 
Gente apareceram os primeiros pins!!!!!🥳🥳🥳

1594487831608.png

Agora é só esperar meu filho se expressar melhor hehe

Alias gente, é a primeira vez que vejo essas formações que parecem pequenas árvores. Isso seria algo próprio da strain?

Fiquem na paz! 🍃
 
Ver os primeiros pins é a melhor sensação né?!
Como estão os furos do seu terrario? eu particularmente abanaria um pouco mais !!!
 
Ver os primeiros pins é a melhor sensação né?!
Como estão os furos do seu terrario? eu particularmente abanaria um pouco mais !!!
É ótimooo!!!! :D
Sobre os furos, são 12 pequenos e 2 grandes perto das alças ^^
To abanando umas 3 vezes por dias x.x
 
É ótimooo!!!! :D
Sobre os furos, são 12 pequenos e 2 grandes perto das alças ^^
To abanando umas 3 vezes por dias x.x
Não consigo dizer precisamento o numero de vezes pra abanar o terrario, depende muito do ambiente externo ...
Com o tempo você vai pegando no olho quando deve abrir a caixa pra abanar e borrifar mais agua, continue nos estudos ... de primeira vc ja se saiu muito bem, é daqui pra cima. Parabens !!! :cool:
 
Gente apareceram os primeiros pins!!!!!🥳🥳🥳

View attachment 115788

Agora é só esperar meu filho se expressar melhor hehe

Alias gente, é a primeira vez que vejo essas formações que parecem pequenas árvores. Isso seria algo próprio da strain?

Fiquem na paz! 🍃

Parabéns, papai!!! rsrs. A paciência foi recompensada, hein! Vai postando fotos da evolução deles pra gente acompanhar.

Quanto a essas formações, aconteceu nos meus bolos no primeiro flush também, mesmo eu abanando o terrário 4 vezes ao dia. Nos meus ela não ficou tão grande assim mas, além dela cresceu um algodoado e esse sim ficou grande. Agora, jdepois do segundo dunk e roll, não apareceu mais.

Parabéns, meu amigo!
 
Gente apareceram os primeiros pins!!!!!🥳🥳🥳

View attachment 115788

Agora é só esperar meu filho se expressar melhor hehe

Alias gente, é a primeira vez que vejo essas formações que parecem pequenas árvores. Isso seria algo próprio da strain?

Fiquem na paz! 🍃
Aeeee, ai sim!
Agora cê vai ficar na ansiedade de ver eles crescendo kkkkk 😅
Esse carinho e vontade de ver eles desenvolvendo nunca passa :giggle:
Mas sobre essas ramificações ai, nossa, nunca vi tão grande, incrível como eles se sustentam!
Eu daria a mesma dica que o resto do pessoal, aumentar a troca gasosa, abanar mais, teu terrário não tem mais espaço? talvez dê uma espaçada entre eles, podem estar sufocando o oxigênio um do outro (só uma hipótese)
 
Eu daria a mesma dica que o resto do pessoal, aumentar a troca gasosa, abanar mais, teu terrário não tem mais espaço? talvez dê uma espaçada entre eles, podem estar sufocando o oxigênio um do outro (só uma hipótese)
Puts talvez seja isso mesmo ó D:
Vlw dica <3
 
Obrigado pelo apoio @Psytherapist :D

Aproveito para passar e dar uma atualizada de alguns pins :3
1594833673111.png

Engraçado que esse bolo não foi o primeiro a apresentar pin, mas foi o que cresceu mais rápido em menos tempo xD

Acho que pela aparência dos bolos, estou caminhando para a semana final ^^
 
Então gente, hoje foi a colheita de um dos bolos e o resultado acho que foi bem mediano kkk
1595082233554.png 1595082331178.png

Isso ai eu ainda juntei com um coguzinho que tava em outro bolo hehe

Teoricamente, pelo o que pesquisei, a strain pink buffalo é bem menor nos primeiros flushs que nos outros (o que não faz muito sentido para mim :s ), então vou botar fé nos que ainda não cresceram e na continuação da experiência ^^

Me desejem sorte por favor 😓
 
Então gente, hoje foi a colheita de um dos bolos e o resultado acho que foi bem mediano kkk
View attachment 116101 View attachment 116102

Isso ai eu ainda juntei com um coguzinho que tava em outro bolo hehe

Teoricamente, pelo o que pesquisei, a strain pink buffalo é bem menor nos primeiros flushs que nos outros (o que não faz muito sentido para mim :s ), então vou botar fé nos que ainda não cresceram e na continuação da experiência ^^

Me desejem sorte por favor 😓

Isso é normal, meu amigo. Lembra do cultivo do @fff ? O primeiro flush também veio pequeno mas, agora os bolos estão lotando de cogumelos. O seu vai ser assim também, acho que essas strains frutificam mais nos últimos flushes.

Parabéns!!!!
 
Isso é normal, meu amigo. Lembra do cultivo do @fff ? O primeiro flush também veio pequeno mas, agora os bolos estão lotando de cogumelos. O seu vai ser assim também, acho que essas strains frutificam mais nos últimos flushes.

Parabéns!!!!

Eu to me agarrando muito nessa esperança e no fato que eu também comprei um umidificador igual ao dele pois o clima de fortaleza não perdoa 😅
 
Eu to me agarrando muito nessa esperança e no fato que eu também comprei um umidificador igual ao dele pois o clima de fortaleza não perdoa 😅
So cuidado pra não deixar o umidificador ligado o tempo todo, ele é muito potente, aqui ligo ele durante 15 a 20 min umas 8 vezes por dia
 
Muito bom irmão!
Tá sucesso!
Você se esforçou e ainda está se esforçando,
Vamos seguindo os flushs que tá promissor seu cultivo!
🍄👽🍄👽🍄👽🍄👽🍄👽🍄👽🍄
 
Dando continuação rumo ao segundo flush hehe

1595345800191.png
Primeiro resolvi liberar espaço no terrário tirando o aquecedor pois n faz sentido já que aqui nunca fica abaixo de 24° :LOL:
Ante ontem eu tirei o bolo do canto superior esquerdo do dunk de 24 horas e pus no terrário. Os outros 4 bolos eu coloquei no terrário ontem a noite após um dunk de 32 horas. Ambos os dunks foram executados dentro da geladeira ^^

Eu to mais esperançoso com esse flush pois, como é conhecido da strain, os maiores flushs veem mais pro final :) ( Thai Pink Buffalo )
Além disso o primeiro flush não passou por dunk e acho que isso pode ter sido crucial ainda mais em um clima quente como o de Fortaleza, então fica essa dica de realizar o dunk desde o primeiro flush :p

Caso surja outra novidade, venho aqui e aviso :)
 
Dando continuação rumo ao segundo flush hehe

View attachment 116252
Primeiro resolvi liberar espaço no terrário tirando o aquecedor pois n faz sentido já que aqui nunca fica abaixo de 24° :LOL:
Ante ontem eu tirei o bolo do canto superior esquerdo do dunk de 24 horas e pus no terrário. Os outros 4 bolos eu coloquei no terrário ontem a noite após um dunk de 32 horas. Ambos os dunks foram executados dentro da geladeira ^^

Eu to mais esperançoso com esse flush pois, como é conhecido da strain, os maiores flushs veem mais pro final :) ( Thai Pink Buffalo )
Além disso o primeiro flush não passou por dunk e acho que isso pode ter sido crucial ainda mais em um clima quente como o de Fortaleza, então fica essa dica de realizar o dunk desde o primeiro flush :p

Caso surja outra novidade, venho aqui e aviso :)

Parabéns, @Grako !

E que venha o segundo flush!!! 🍄 🍄🍄
 
Back
Top