Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1° Cultivo - Tentativa de domesticação de Cubensis - PF TEK

Diário de cultivo completo.
Raças
Selvagem
Inoculação
18/01/2022
Inoculação via
Seringa Multi-esporos
Assepsia (Inoculação)
SAB
Terrário
Caixa Organizadora
Técnicas
PF TEK
Substratos
Vermiculita, FAI e Água copinho
Saudações a todos!

Primeiramente gostaria de agradecer ao fórum, pois venho aprendendo MUITO com todos vocês, e espero um dia contribuir tanto quanto todos, com esse espaço maravilhoso destinado ao cultivo e estudo do micélio universal!

Bem, vamos ao Diário:

Quando encontrei meu 1° cubensis, por volta de 5 meses atrás, no pasto ao qual tenho acesso, fiquei muito emocionado e tirei logo um print (???) que armazenei num plástico, à temperatura ambiente (vivendo e aprendendo)

Depois, vi que deveria manter o carimbo na geladeira, e transferi-o para lá.

Daí decidi fazer meu próprio cultivo, e comprei todo o material (inclusive fiz uma mini-SAB) e por ironia do destino, a única coisa que faltava chegar era o carimbo de esporos limpo que peguei na net.

Como queria muito dar início ao conhecimento prático, decidi "botar a mão na massa" com o carimbo selvagem mesmo, ainda que houvesse grandes chances de contaminar tudo.


18/01/2022

Pela manhã, preparei o substrato na proporção conhecida: 2:1:1 (Vermiculita, água - e após misturar os dois - FAI), e logo em seguida coloquei na PP por 45 min na pressão. Desliguei para aguardar esfriar.

{Uma observação sobre essa receita: após misturar vermiculita e água, ao espremer, ela estava liberando algumas gotas. Mas ao misturar com a FAI – que na verdade não ficou tão farinha, é indicado não bater muito no liquidificador, mas acho que bati de menos - , não achei a mistura tão úmida. Fiquei até com receio de estar muito seca, mas preferi seguir a receita à risca.}

À noite, umas 20:40, limpei uma SAB improvisada que fiz, com caixa organizadora de apenas 30litros, com álcool e, após secar, borrifei água com gotas de detergente e deixei em cima da mesa com uma toalha, previamente borrifada com a mesma solução. Cobri os buracos com plástico filme e deixei repousando.

Peguei o material que ia utilizar e esterilizei com álcool 70%, e quando fui colocando dentro da SAB, percebi que seria BASTANTE complicado fazer o processo dentro daquele espaço reduzido... já bateu aquela apreensão.


Coloquei lá dentro:
  • água mineral copinho​
  • carimbo de esporos (strain selvagem, rs)​
  • seringa 10ml + agulha​
  • rolo de fita microporosa (com pedaços de fita previamente cortados, grudados pela pontinha na borda do rolo)​
  • copos que removi da PP (percebi que o alumínio de algumas deu uma leve estufada)​

Todos bem higienizados com álcool 70 antes de entrarem na SAB. (Exceto os copos)

Coloquei a touca, máscara e luvas de borracha, e após higienização das luvas, mãos à obra:
E foi aí que a merda começou... Kkkkkkk

Abri o plástico filme, e vi que tinha esquecido de colocar um outro recipiente para despejar a água do copinho. Decidi então que usaria este próprio copo. Abri a tampa de alumínio e peguei o carimbo de esporos, e enquanto tentava abrir, ele caiu na água. A vontade que deu nesse momento foi parar tudo e desistir, mas como estava pra testes, decidi continuar.

Tirei o carimbo fechado da água e abri, despejando todo o carimbo (pois este, além de ser pequeno, ficaria inviabilizado de ser utilizado novamente) e percebi que ele estava um pouco aglomerado. Puxei e devolvi à água algumas vezes, e ele não se desfez 100%, mas percebi que havia dissolvido bastante.

Após isso tampei a agulha, peguei um dos copos e preparei para inoculação, destampei a agulha e... Percebi que não dava pra inocular na vertical, então tive que inclinar os copos para inocular. Logo no primeiro, percebi que isso limitou muito minha destreza, e acabei abrindo um buraco maior do que desejava no alumínio.

Estava bem desconfortável, pois na minha cabeça, já tinha feito merda o suficiente, mas ela continuava a acontecer, haha.
Inoculava os 4 pontos, e só aí tapava os buracos com fita microporosa. Depois flambava a agulha e puxava novamente a solução de esporos e seguia nesse processo.
Com o tempo percebi que fui melhorando a destreza e os buracos ficaram menores.

Após finalizada a inoculação, coloquei os copos no terrário de isopor e liguei o termostato.

Fiz o teste com a sonda do termohigrômetro:

- Quando a sonda está perto da garrafa, o termo marca 27,5° em média.
- Quando a sonda está na parede oposta à garrafa, mantém uma média de 26,5°.

Acredito que a temperatura está ok.​

Após isso, vim acompanhando os copos, e, até hoje (23/01/2022), NADA!
Só o que pude perceber é que parece que alguns copos trincaram... Comprei copos americanos novos, mas parece que são de baixa qualidade.

Peço perdão pelo excesso de detalhes (sou bastante detalhista e prolixo), porém, isso abre espaço para mais correções. Espero ajuda dos irmãos mais experientes.
A pergunta que mais me preocupa é: Estou ansioso ou já devo me preocupar com os copos estarem sem sinais de vida? kkkk
 

Anexos

  • Antes da PP (2).jpg
    Antes da PP (2).jpg
    1.4 MB · Visualizações: 676
  • Antes da PP.jpg
    Antes da PP.jpg
    1.4 MB · Visualizações: 23
  • Copo.jpg
    Copo.jpg
    1.1 MB · Visualizações: 24
  • Incubadora Interna.jpg
    Incubadora Interna.jpg
    956.5 KB · Visualizações: 25
  • Incubadora.jpg
    Incubadora.jpg
    818.3 KB · Visualizações: 24
Salve irmão, tranquilo? Belo cultivo, irei acompanhar seu diário, muito bem detalhado.

Respondendo a sua pergunta, você ainda pode ficar tranquilo, o micélio pode levar uns 10 dias para dar o primeiro sinal, já vi gente relatando que levou 2 meses pro micélio colonizar 100%. Porém em uma parte do seu diário você diz que jogou o carimbo dentro do copinho de água, será que não está com muita água e pouco micélio? Um amigo meu me passou uma cultura liquida que ele replicou de outra cultura liquida e eu inoculei dia 12 e até hoje não há nenhum sinal, ele ainda usou água. Pensa, foi água em cima de água, pode ter acontecido isso com a sua cultura liquida também.

Enfim, boa sorte no cultivo.
 
Salve irmão, tranquilo? Belo cultivo, irei acompanhar seu diário, muito bem detalhado.

Respondendo a sua pergunta, você ainda pode ficar tranquilo, o micélio pode levar uns 10 dias para dar o primeiro sinal, já vi gente relatando que levou 2 meses pro micélio colonizar 100%. Porém em uma parte do seu diário você diz que jogou o carimbo dentro do copinho de água, será que não está com muita água e pouco micélio? Um amigo meu me passou uma cultura liquida que ele replicou de outra cultura liquida e eu inoculei dia 12 e até hoje não há nenhum sinal, ele ainda usou água. Pensa, foi água em cima de água, pode ter acontecido isso com a sua cultura liquida também.

Enfim, boa sorte no cultivo.
Quando eu observo o copo, na incubadora, me aparenta estar com pouca água na mistura.

Com relação à seringa multi-esporos, apesar de ter ficado uma quantidade boa de água, utilizei o carimbo inteiro (ainda que, era pequeno)

Estou aguardando pra ver se aparece algum sinal.

Agradeço desde já a sua contribuição!!
 
Acompanhando:sorriso:. É sempre bom ir treinando o processo. A inoculação é sempre um processo tenso. Exige bastante concentração, né mesmo? Com um tempo vai ficando mais fácil.
Ademais sempre cruzo os dedos pra cultivo com print de selvagem dar certo! Afinal desse jeito a magia pode ser acessada mais facilmente. Boa sorte irmão!
 
Acompanhando:sorriso:. É sempre bom ir treinando o processo. A inoculação é sempre um processo tenso. Exige bastante concentração, né mesmo? Com um tempo vai ficando mais fácil.
Ademais sempre cruzo os dedos pra cultivo com print de selvagem dar certo! Afinal desse jeito a magia pode ser acessada mais facilmente. Boa sorte irmão!
Exige mesmo. Tenho fé que com a prática, melhora.
Agradeço as boas energias, Cibino! :positivo:

Pretendo em breve (assim que as condições estiverem favoráveis), cultivar um TKSSS, mas confesso que maior prazer seria domesticar.
Seguirei nesse desafio! :piscada:
 
Carimbo não precisa guardar na geladeira, até prefiro guardar fora.

Se fez direto com selvagem, minha sugestão seria se preparar para pegar parte colonizada e isolar de contaminantes.
Normalmente, ele chega a colonizar parte do substrato, mas os contaminantes aparecem.

Separar essa parte saudável e passar pro papelão, depois inocular com o papelão e coletar esporos limpos.

Mas torcemos para que dê certo sem precisar de qualquer procedimento extra.
 
Foi exatamente isso que estava pensando em fazer, no caso da contaminação.

Até ensaiei fazer algo nesse sentido(na foto da encubadora tem um pote com papelão dentro) mas acho que fiz de forma incorreta.

Li um tópico fixo como tutorial sobre o papelão, mas ainda fiquei com algumas dúvidas sobre o processo...

Por exemplo, eu preciso fazer mais de uma camada de papelão? (Acima do micelio)

Pode ser em um simples pote de plástico higienizado previamente?

Preciso tirar água do papelão antes dr colocar o pedaço do micelio?

Após colonizar o papelão, posso fazer uma CL com o micélio que se formou ali?
 
Atualizando... 26/01

Inspecionando hoje, pude perceber duas coisas diferentes:

IMG_20220126_145310.jpg

Um pequeno algodoado, com baixa densidade, um pouco esbranquiçado (não sei o que é, será micelio de Cubensis?)

E, pra minha felicidade:

IMG_20220126_145411.jpg

Esse algodoado completamente branco, sem dúvidas é cubensis hehehe

Sem muitas expectativas mas com muitas esperanças, sigo no processo. Assim que tiver mais informações atualizo vocês!

:positivo:
 
20/01

Vamos à evolução...
(A partir de agora vou enumerar as fotos no diário conforme fiz nos copos)

Copo #4 (aquele primeiro algodoado)
IMG_20220128_143607.jpg
IMG_20220128_143633.jpg

Copo #2 (ainda não tinha fotos)
IMG_20220128_143545.jpg

Copo #1 (foi o mais perfeito esteticamente ao sair da PP, e na inoculação também)

IMG_20220128_143450.jpg
IMG_20220128_143453.jpg

Os copos #3 e #5 não apresentam sinais de micelio/contaminação.

Pude perceber também, ao virar os copos de lado, que está aparecendo gotículas na borda do copo. Achava que tinha deixado a mistura muito seca, mas aparentemente acertei nas quantidades 😁
 
Última edição:
Salve amigo ... que experiencia daora que vc ta presenciando por ai, meus parabens !!!

Queria te alertar sobre a hidratação dos esporos que é muito importante pra um desenvolvimento saudavel do micélio, ele se baseia em fazer as seringas de esporos um ou dois dias antes da inoculação, no meu caso eu faço a seringa e deixo descansando na geladeira embrulhada em papel aluminio. Em alguns testes que eu mesmo fiz pude ver uma colonização do micélio mais rapida na seringa q deixei hidratando.

Estava bem desconfortável, pois na minha cabeça, já tinha feito merda o suficiente, mas ela continuava a acontecer, haha.

Me lembro muita dessa sensação no meu primeiro cultivo mas quando vc ve o micelio aparecendo é uma sensação realmente maravilhosa.
Agora que deu seu primeiro passo com os selvagens, ja vá escolhendo o nome que dará a essa strain ... e como o amigo Texugo falou acima, caso contamine vai utilizando a tecnica de Grão para Grão (G2G) até conseguir um micélio saudavel pra conseguir reproduzir essa strain.

Mandando boas energias para seu cultivo, até mais !!!
 
Salve amigo ... que experiencia daora que vc ta presenciando por ai, meus parabens !!!

Queria te alertar sobre a hidratação dos esporos que é muito importante pra um desenvolvimento saudavel do micélio, ele se baseia em fazer as seringas de esporos um ou dois dias antes da inoculação, no meu caso eu faço a seringa e deixo descansando na geladeira embrulhada em papel aluminio. Em alguns testes que eu mesmo fiz pude ver uma colonização do micélio mais rapida na seringa q deixei hidratando.



Me lembro muita dessa sensação no meu primeiro cultivo mas quando vc ve o micelio aparecendo é uma sensação realmente maravilhosa.
Agora que deu seu primeiro passo com os selvagens, ja vá escolhendo o nome que dará a essa strain ... e como o amigo Texugo falou acima, caso contamine vai utilizando a tecnica de Grão para Grão (G2G) até conseguir um micélio saudavel pra conseguir reproduzir essa strain.

Mandando boas energias para seu cultivo, até mais !!!
Gratidão pelas dicas aí, irmão!!

Depois que já tinha feito a inoculação, estudei bastante sobre a hidratação dos esporos. Tenho certeza que aceleraria bastante a incubação.

Talvez por isso demorou de dar os primeiros sinais.

Poxa, nomear a strain? Massa demais!! Torcendo muito pra dar certo!
 
03/02

Salve irmandade!
Trazendo atualizações...
Dessa vez tirei foto de todos os copos ( inclusive o 3 e o 5 - sem indícios de desenvolvimento, não entendi porque)

#1
IMG_20220203_081757.jpg
IMG_20220203_081802.jpg


#2
IMG_20220203_081843.jpg


#3
IMG_20220203_081956.jpg


#4
IMG_20220203_081904.jpg
IMG_20220203_081906.jpg
IMG_20220203_081908.jpg


#5
IMG_20220203_082008.jpg

Pra mim que sou iniciante, aparenta estar tudo ok com o desenvolvimento dos copos 1, 2 e 4.

Mas porque o 3 e o 5 não deram sinal? Foi o mesmo carimbo e mesma seringa/agulha...

Nem contaminação eles deram kkkkk
 
Salve ..

Pra mim que sou iniciante, aparenta estar tudo ok com o desenvolvimento dos copos 1, 2 e 4.

Mas porque o 3 e o 5 não deram sinal? Foi o mesmo carimbo e mesma seringa/agulha...

Estão com aspecto bem rizo, lindo de ver o desenvolvimento desse micélio.
Sobre os copos que nao desenvolveram saiba que é muito comum e muitas coisas pode levar a isso, uma delas é que nos outros copos a quantidade de esporos que vc injetou com a seringa era maior ...
 
caramba que sorte acertar de primeira assim viu brother, ja estou curioso com o nome que vai dar!!!
 
caramba que sorte acertar de primeira assim viu brother, ja estou curioso com o nome que vai dar!!!
Cara, eu tô feliz demais. Fiz só pra não ficar parado, sem muita expectativa nem experiência, e tá dando certo aparentemente.

Tô viajando nessa parada de dar nome.. responsabilidade viu?

Uma hora o nome chega!
 
07/02

atualizando:

#1
IMG_20220207_145943.jpg
IMG_20220207_145949.jpg

#2
IMG_20220207_150016.jpg
IMG_20220207_150022.jpg


#3 - apareceu um pequeno algodoado hahaha já estava dando como falho.
🎉🎉🎉🎉
IMG_20220207_150121.jpg

#4 suspeito que pode ter contaminado! Tirei uma foto bem de perto de uma parte entre os micélios... O que acham??
IMG_20220207_150034.jpg
IMG_20220207_150037.jpg
IMG_20220207_150044.jpg
IMG_20220207_150052.jpg
IMG_20220207_150101.jpg

#5
Permanece sem sinais...
 
Back
Top