Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1° Cultivo, Strain Cubensis F+

Diário de cultivo completo.
Então galera, este é meu primeiro cultivo! Eu estava procurando a strain B+, que pelo que li, era uma stain fácil de cultivar e por frutificar rápido, porém eu não consegui comprar tal strain, então optei pela F+ pelos seus grandes frutos.
Assim como grande maioria dos diários de cultivos, meu objetivo aqui é aprender esta arte!
Eu já lia sobre como caçar cogumelos, identificar e tals, porém eu nunca havia pensado em cultivar. Meu primeiro contato com cogumelos foi na casa onde minha mãe esta morando atualmente, em campos dos goytacazes. Fiz uma para lá para passar o natal e fiz uma colheita gigantesca durante 3 dias, por lá tem pastos por todo lado, já que ninguém se importava com os cogus que nasciam em suas portas...
Peço desculpas, pois por falta de informação acabei deixando muito cogumelo estragar... Não adiantou deixa + de 24 horas no vento, quando voltei pro rio estragou tudo. Minha sorte foram os 2 litros de chá que eu feito, de forma bem iniciante mesmo, esses 2 litros... tomei durante um bom tempo, e nesse tempo esse fungo divino me deixou sem explicação... Como pode a natureza fazer isso com a gente? tão natural...
Assim como consultei este fórum para saber como identificar, agora estou aqui para aprender a cultivar.

Modo de cultivo: PFTek e uma tentativa de casing (milho)
Strain F+

Inoculação feita por seringa de esporos
Inicio:
Seguindo os procedimentos deste método que é o PFTek, misturei a vermiculita com o arroz integral triturado no liquidificador.
A mistura foi, 2 copos de vermiculita, 1 copo de farinha de arros integral e 1 copo de água. Misturei tudo, coloquei nos copos, deixei aproximadamente 1 cm de altura sem mistura e completei com vermiculita seca. Tampei com papel laminado e furei-os para que melhorasse na esterilização e esterilizei.
Esterilizei 2 copos com vermiculita durante 1 hora e deixei eles esfriarem fora da panela, enquanto esterilizava os 2 outros (1 de vermiculita e outro com milho)
Para o Milho eu usei o método do Mauricio para esterilizar.

foto 1.JPG foto 4.JPG foto 3.JPG

Após a esterilização eu os inoculei (seringa, com a posta aquecida com esqueiro para evitar contaminação) através que 2 furos que eu havia feito antes de irem para panela de pressão.

Coloquei os copos em uma caixa de sapatos e coloquei a caixa envolvida por sacos plásticos pretos, para evitar luminosidade. O clima aqui no meu quarto está um pouco frio, logo veio na mente que eles não se desenvolveriam, então depois de uns 4 dias eu comprei uma lampada fiz o que a foto diz: Coloquei uma toalha em cima da caixa e coliquei a lampada pendurada em cima da caixa + toalha para evitar muito aquecimento. Eu não sei dizer qual a temperatura que esta dentro da caixa, porém os fungos estão se multiplicando!
foto 1.JPG foto 2.JPG

Inoculei no dia 12 e ontem eu tirei estas fotos aqui
foto 10.JPG foto 3.JPG foto 2.JPG foto 8.JPG
Fiquei feliz pra caramba, pois eu achava que por não poder controlar a temperatura, os fungos não se formariam. Eu tenho em mente que eles estão demorando muito para se expandir no copo, porém eu não posso reclamar, olha o estado da estufa...

Hoje eu comprei um isopor de 45 litro para servir como estufa, logo comprarei o aquecedor de aquário e um termômetro para poder manter a temperatura constante. Em quanto o aquecedor não chega, eu vou continuar com a lampada, toalha e caixa de sapato.
foto 2.JPG foto 3.JPG

Sigo em frente, sempre lendo diversos tutorias. Esse meu cultivo pode não dar certo por diversos fatores, porém estou disposto a seguir em frente e começar a conhecer de perto estes frutos que os deuses deixaram de presente para nós.

até a próxima
 

Anexos

  • foto 1.JPG
    foto 1.JPG
    87.5 KB · Visualizações: 100
  • foto 7.JPG
    foto 7.JPG
    91.9 KB · Visualizações: 100
Boa tarde, galera!

Então, tenho acompanhado o crescimento do micélio nos meus copos de PF. 1 copo já está com 99% colonizado e outro está 95% falta muito pouco...
Estou com dúvidas quanto ao Dunk+Cold. Seguindo à risca o método PF Tek eu vi que não precisa deste DC, porém eis que me surge esta dúvida. Qual a opinião de vocês?

Mudando um pouco o foco do primeiro cultivo. Estou tentando fazer um outro cultivo de Australian com os potes de milho, porém como vocês podem ver nas fotos acima eu coloquei muita vermiculita, ele ficou seco demais, creio eu. Fiz a inoculação no dia 12, hoje já completam 14 dias que eles estão na encubadora e não nasceu nem um simples micélio... Será que eu poderia esterilizar umas seringas com água e umedecer um pouco os potes com milho para ver se cresce algum micélio? Se é que o problema é realmente a falta de umidade nos potes.

Grato!
 
Estou com dúvidas quanto ao Dunk+Cold. Seguindo à risca o método PF Tek eu vi que não precisa deste DC, porém eis que me surge esta dúvida. Qual a opinião de vocês?

O dunk melhora muito a produção. E um dunk seguido de um roll é melhor ainda. O cold shock não é necessário, mas a maioria dos cultivadores faz o dunk junto com o cold shock por segurança. Leia o glossário e pesquise o fórum e a Biblioteca para mais informação sobre esses assuntos.


Se é que o problema é realmente a falta de umidade nos potes.

Acho pouco provável que o problema seja a umidade.
 
A quantidade de vermiculita acrescentada nos vidros está boa, não se preocupe quanto à isso.

E sobre a umidade dos grãos: mesmo que ela não esteja visível externamente, os grãos já absorveram bastante água durante o preparo, que fica no interior deles! Um micélio bem estabelecido utilizará essa umidade, mas para a germinação, as camadas externas do milho devem estar um pouco úmidas também.

Aguarde mais alguns dias.
 
Boa tarde, Cultivadores!
Seguem algumas fotos que tirei hoje dos meus copos miceládos.
1º copo só está faltando este pedaço para ficar 100%
foto 1.JPG
2º copo falta um pouco mais
foto 3.JPG
3º copo já está 100%, porém seguindo os conselhos de vocês, eu vou deixar mais uma semana e pretendo aniversaria-los no próximo sábado.
pretendo na sexta de noite, dia (10/10) na parte da noite, coloca-los no Dunk + Cold até sábado de manhã
foto 2 (1).JPG

terrário já está pronto e limpo, estou numa ansiedade absurda...
Estou num perrengue danado quanto a questão de carimbos, logo precisarei muito do nascimento destes cogumelos para que eu possa dar continuidade ao cultivo, glovebox já está pronta, sempre seguindo os passos dos integrantes do forum.
Fé, força e foco!
Até final de semana que vem !
foto 4.JPG
 
ai eu pergunto para vocês
Eu fiz a inoculação no dia 08/08, foram praticamente 2 meses para o micélio tomar 100% do bolo.
Este tempo é normal?
 
Eu fiz a inoculação no dia 08/08, foram praticamente 2 meses para o micélio tomar 100% do bolo.
Este tempo é normal?

Não. Levou muito tempo.

Tem que ver o que influenciou. Talvez temperaturas baixas, a viabilidade dos esporos, estagnação devido à falta de troca de ar ou mesmo o tamanho do pote (esse último acho que não foi o seu caso).
 
Creio que temperatura baixa não foi.
talvez possa ter sido a disponibilidade de esporos ou a estagnação devido falta de troca de ar... Se bem que eu não sei muito bem como funciona essa troca.
Obrigado pela resposta.
Vou aniversaria-lo este final de semana, o micélio ficou tanto tempo que eu espero que ele não tenha se alimentado de toda a energia do arroz.
 
Cara, já trabalhei com milho e não recomendo.
É um grão difícil de trabalhar. De uma fonte pra outra, um pode estar mais ou menos contaminado, tornando assim difícil a garantia. A PF é mil vezes mais fácil, prática e em matéria de rendimento são muito semelhantes, pois a pipoca não é tão nutritiva quanto outros grãos (exemplo: centeio).

Sei que tem muita gente que consegue e até prefere, mas eu nunca tive sorte ou talvez competência pra conseguir.
 
Cara, já trabalhei com milho e não recomendo.
É um grão difícil de trabalhar. De uma fonte pra outra, um pode estar mais ou menos contaminado, tornando assim difícil a garantia. A PF é mil vezes mais fácil, prática e em matéria de rendimento são muito semelhantes, pois a pipoca não é tão nutritiva quanto outros grãos (exemplo: centeio).

Sei que tem muita gente que consegue e até prefere, mas eu nunca tive sorte ou talvez competência pra conseguir.
Muito obrigado pelos conselhos...
Os 3 potes de milho que tenho aqui estão demorando muito pro micélio se espalhar por todo o pote...
 
Vou dizer o que aconteceram com os meus, apenas como referência anedótica. Utilizei copos de 1 pint (dobro do copo americano, 400 e poucos mls) e foi assim também. Alguns pararam de colonizar, outros colonizaram micélio rizo que acredito nem ser de cubensis, pois mesmo após a colonização quase completa (estagnou em uns 80%, não colonizou a parte inferior nem superior do copo) nenhum pinou ou frutificou. Foi a primeira vez que vi micélio branco, rizomorfico que não era cubensis nem cobweb.
 
Atualização.
Este aqui é um dos 3 bolos que inoculei no dia 8/08/14
foto 1.JPG foto 2.JPG
Apenas 1 chegou a colonizar 100% (por fora, creio que não tenha colonizado a parte interna)
Fiz a técnica de 12 horas de Dunk + Cold
Coloquei para aniversarias no dia 11/10 e até então não apareceu sinal de pinagem.
Este terrário é bem simples, fiz os furos e coloquei os filtros para tentar fazer o ar circular e costumo abrir a caixa e abanar umas 2x no dia conforme recomendações lidas aqui no fórum.
Como a colonização no copo demorou bastante tempo, eu não estou com pressa com esta pinagem.
 
Como a colonização no copo demorou bastante tempo, eu não estou com pressa com esta pinagem.


Boa sorte.

Pode ser, e repito pode ser, que os bolos com uma colonização e pinagem mais demorada, forneçam os frutos mais potentes.
 
Esses 3 potes foram inoculados a partir do mesmo carimbo do primeiro cultivo?

Só ficariam secos a ponto de prejudicá-los se você não seguiu corretamente os tutoriais do fórum. Pela foto, não me parecem secos assim. Tenta vedar os furos, assim aumenta a umidade interna. Ou espere mais alguns dias.
Estes 3 foram inoculados com carimbos F+

Atualização!!!
Galera, hoje quando eu acordei eu fui abanar o terrário pra poder tirar um pouco dos CO2 no fundo, quando olhei bem para o bolo olha a surpresa!
Alguns pins estão nascendooo!
fiquei feliz pra caramba, vamos ver seu desenvolvimento.
Boa noite galera!
Nada mais gratificante que ver que seus esforços valeram a pena, todo aquele estudo, toda aquela leitura e um pouco de prática. Estou indo dormir com sorriso de canto a canto...image.jpg image.jpg
 

Anexos

  • foto 1.JPG
    foto 1.JPG
    145.9 KB · Visualizações: 71
  • foto 2.JPG
    foto 2.JPG
    154.6 KB · Visualizações: 74
Última edição:
Boa tarde, Comunidade!
Primeiramente quero agradecer a todos os integrantes desta comunidade, muito obrigado pelos ensinamentos que absorvi através de leituras, comentários, criticas, etc.
Hoje eu consegui colher o meu primeiro cogumelo! Demorou bastante o processo foi bem lento, pensei varias vezes que não teria mais jeito porém, através da paciência e seguindo corretamente os passos criados por pessoas mais experientes aqui desta comunidade, eu consegui alcançar meu objetivo!
É bom pra caramba quando você pensa em algo, se esforça para torna-lo real e por fim consegue.
Agradeço mesmo de coração,
@Cosmik , @tupy ,@GnomoLok , @Ecuador , @Arcturus , @RainSpirit , @Anão

Hoje eu finalizo a minha colheita, quando eu chegar em casa já vão estar quase todos prontos para ser colhidos. Ainda não sei quando será minha primeira viajem, vou me preparar um pouco mais psicologicamente para enfim poder sentir o que muitos aqui já sentiram graças a estas maravilhas naturais que nos deixaram de presente.
Seguirei em frente aprendendo muito mais com vocês e compartilhando do meu aprendizado e experiencia também!
Creio que este tópico já possa ser dado como encerrado.
Olha a família como ficou.
foto (2).JPG
 
Lindos, lindos! E não é a melhor sensação do mundo cuidar desse ovo micelial, desde que ele era um nada-esporal até chegar a essas pequenas galinhas psilocibínicas? Não é ótimo se sentir uma mãe coruja nesse momento do parto?

Faça bom uso! :)
E conte comigo, sempre que precisar!
Um abraço.:p
 
Procure secar os cogumelos rapidamente com métodos eficientes.
Fiz o mesmo esquema daquele vídeo do youtube mundo cogumelo
deixei um tempo no vento e depois passei pra sílica, estão todos crocantes!!!
foto 1 (1).JPG foto 2 (1).JPG

Meu primeiro carimbo!
foto 3.JPG

Estou sem balança :/
Estou precisando saber um pouco mais sobre dosagens, li que 3g da pra ter uma boa experiencia porém eu quero começar com 1g, será que a quantidade de cogumelo na foto abaixo chega a 1g?
foto 1 (1).JPG
Estou pensando em passar na padaria pra pesar, só que vai ser explanação...
tem como ter ideia de dosagem sem balança?
 
Última edição por um moderador:
Estou pensando em passar na padaria pra pesar, só que vai ser explanação...
tem como ter ideia de dosagem sem balança?

Pesar um g naquelas balanças de padaria? Não perca tempo.

Você vai ter que arriscar. Acho que aí tem um grama sim, ou um pouco mais.
 
Pesar 1g só com aquelas balanças de precisão, aquelas de laboratório ou dessas pequenas que tem pra vender na internet, por um preço até convidativo. Eu vou levar os meus pra pesar no lab de química da facul /o/
 
Estou sem balança :/
Estou precisando saber um pouco mais sobre dosagens, li que 3g da pra ter uma boa experiencia porém eu quero começar com 1g, será que a quantidade de cogumelo na foto abaixo chega a 1g?

Comprei a minha balança por exatamente 15 reais... E é excelente!!! Se pesquisar direitinho você acha fácil balanças boas e baratas.
IMG_0603.JPG
1 g é uma dose ótima para começar e se conhecer. Dai você vai subindo gradualmente. Passar para doses mais fortes como 5g de forma brusca pode ser bem perigoso. Nessa ultima semana tomei 5 gramas com minha namorada que até então só tinha tomado o maximo de 2,5 gramas. Ela entrou numa Bad muuuito forte, e se eu não tivesse experiencia com redução de danos para guia-la de forma correta nem sei o que poderia acontecer. No fim deu tudo certo, mas foi um susto. Tenha sempre muito cuidado com suas dosagens e COMPRE LOGO UMA BALANÇA!!!!
 
Back
Top