Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1° Cultivo, Strain Cubensis F+

Diário de cultivo completo.
Então galera, este é meu primeiro cultivo! Eu estava procurando a strain B+, que pelo que li, era uma stain fácil de cultivar e por frutificar rápido, porém eu não consegui comprar tal strain, então optei pela F+ pelos seus grandes frutos.
Assim como grande maioria dos diários de cultivos, meu objetivo aqui é aprender esta arte!
Eu já lia sobre como caçar cogumelos, identificar e tals, porém eu nunca havia pensado em cultivar. Meu primeiro contato com cogumelos foi na casa onde minha mãe esta morando atualmente, em campos dos goytacazes. Fiz uma para lá para passar o natal e fiz uma colheita gigantesca durante 3 dias, por lá tem pastos por todo lado, já que ninguém se importava com os cogus que nasciam em suas portas...
Peço desculpas, pois por falta de informação acabei deixando muito cogumelo estragar... Não adiantou deixa + de 24 horas no vento, quando voltei pro rio estragou tudo. Minha sorte foram os 2 litros de chá que eu feito, de forma bem iniciante mesmo, esses 2 litros... tomei durante um bom tempo, e nesse tempo esse fungo divino me deixou sem explicação... Como pode a natureza fazer isso com a gente? tão natural...
Assim como consultei este fórum para saber como identificar, agora estou aqui para aprender a cultivar.

Modo de cultivo: PFTek e uma tentativa de casing (milho)
Strain F+

Inoculação feita por seringa de esporos
Inicio:
Seguindo os procedimentos deste método que é o PFTek, misturei a vermiculita com o arroz integral triturado no liquidificador.
A mistura foi, 2 copos de vermiculita, 1 copo de farinha de arros integral e 1 copo de água. Misturei tudo, coloquei nos copos, deixei aproximadamente 1 cm de altura sem mistura e completei com vermiculita seca. Tampei com papel laminado e furei-os para que melhorasse na esterilização e esterilizei.
Esterilizei 2 copos com vermiculita durante 1 hora e deixei eles esfriarem fora da panela, enquanto esterilizava os 2 outros (1 de vermiculita e outro com milho)
Para o Milho eu usei o método do Mauricio para esterilizar.

foto 1.JPG foto 4.JPG foto 3.JPG

Após a esterilização eu os inoculei (seringa, com a posta aquecida com esqueiro para evitar contaminação) através que 2 furos que eu havia feito antes de irem para panela de pressão.

Coloquei os copos em uma caixa de sapatos e coloquei a caixa envolvida por sacos plásticos pretos, para evitar luminosidade. O clima aqui no meu quarto está um pouco frio, logo veio na mente que eles não se desenvolveriam, então depois de uns 4 dias eu comprei uma lampada fiz o que a foto diz: Coloquei uma toalha em cima da caixa e coliquei a lampada pendurada em cima da caixa + toalha para evitar muito aquecimento. Eu não sei dizer qual a temperatura que esta dentro da caixa, porém os fungos estão se multiplicando!
foto 1.JPG foto 2.JPG

Inoculei no dia 12 e ontem eu tirei estas fotos aqui
foto 10.JPG foto 3.JPG foto 2.JPG foto 8.JPG
Fiquei feliz pra caramba, pois eu achava que por não poder controlar a temperatura, os fungos não se formariam. Eu tenho em mente que eles estão demorando muito para se expandir no copo, porém eu não posso reclamar, olha o estado da estufa...

Hoje eu comprei um isopor de 45 litro para servir como estufa, logo comprarei o aquecedor de aquário e um termômetro para poder manter a temperatura constante. Em quanto o aquecedor não chega, eu vou continuar com a lampada, toalha e caixa de sapato.
foto 2.JPG foto 3.JPG

Sigo em frente, sempre lendo diversos tutorias. Esse meu cultivo pode não dar certo por diversos fatores, porém estou disposto a seguir em frente e começar a conhecer de perto estes frutos que os deuses deixaram de presente para nós.

até a próxima
 

Anexos

  • foto 1.JPG
    foto 1.JPG
    87.5 KB · Visualizações: 100
  • foto 7.JPG
    foto 7.JPG
    91.9 KB · Visualizações: 100
Após a esterilização eu os inoculei (seringa, com a posta aquecida com esqueiro para evitar contaminação) através que 2 furos que eu havia feito antes de irem para panela de pressão.

Essa seringa ficou carregada de esporos. Na próxima não precisa de tantos esporos assim, o ideal é que a seringa fique quase transparente. Basta lembrar que em cada ponto escuro de esporos visíveis a olho nu, contêm centenas de esporos.

:teo_seta_direita: https://teonanacatl.org/threads/uma-seringa-de-esporos-escura-nem-sempre-é-uma-seringa-de-qualidade.9442/
 
Não havia nescidade dos furos nos tampões de alumínio antes da esterilização desde que os potes não estejam lacrados. E como assim deixou esfriar fora da panela? :cautious: O recomendado é desligar o fogo e deixar a panela perder pressão por si so, abrir-la apos 24hs e lacrar os potes imediatamente.

Com uma seringa dessas ai eu diluiria em no minimo 40ml de água.
 
Fique mais atento aos procedimentos ensinados aqui, @Marola ! Eles existem por uma razão e foram refinados por anos para chegar nessa fórmula simples ;)

No mais, te desejo uma enorme boa sorte com esse cultivo! :D
 
Essa seringa ficou carregada de esporos. Na próxima não precisa de tantos esporos assim, o ideal é que a seringa fique quase transparente. Basta lembrar que em cada ponto escuro de esporos visíveis a olho nu, contêm centenas de esporos.

:teo_seta_direita: https://teonanacatl.org/threads/uma-seringa-de-esporos-escura-nem-sempre-é-uma-seringa-de-qualidade.9442/
Fiquei com isso na cabeça após ler alguns cultivos aqui do fórum :/. Pra essa seringa chegar aqui em casa foi uma briga, quando eu percebi que desperdicei uma grande quantidade de esporos, fiquei com peso na consciência...

Fique mais atento aos procedimentos ensinados aqui, @Marola ! Eles existem por uma razão e foram refinados por anos para chegar nessa fórmula simples ;)

No mais, te desejo uma enorme boa sorte com esse cultivo! :D
Sem dúvidas!!! Sou muito grato a todo esse conhecimento que todos vocês do fórum me disponibilizam!

Boa sorte no cultivo! Apague essa luz!
Tupy, estou com uma dúvida! Aqui em casa de noite tem feito muito frio, fiquei com medo do micélio não evoluir, por isso coloquei a lampada... Tentei proteger a caixa de sapato com essa toalha para tentar dissipar um pouco do calor, porém como eu disse antes, não tenho como controlar a temperatura.
O que vocês acham? será que esta superaquecendo?

Não havia nescidade dos furos nos tampões de alumínio antes da esterilização desde que os potes não estejam lacrados. E como assim deixou esfriar fora da panela? :cautious: O recomendado é desligar o fogo e deixar a panela perder pressão por si so, abrir-la apos 24hs e lacrar os potes imediatamente.

Com uma seringa dessas ai eu diluiria em no minimo 40ml de água.
Fiquei com medo, por não possuir uma glovebox... Mas sem dúvidas vou ficar mais ligado na próxima vez, caso eu não consiga fazer meu próprio carimbo, com certeza não desperdiçarei toda essa quantidade. Vlw o bizu!
 
Última edição por um moderador:
Finalização da incubadora.
Hoje, finalmente eu finalizei a minha incubadora, este inverno ta meio complicado aqui no Rio de janeiro temperatura variando demais, então decidi montar a incubadora pra tentar evitar um pouco essa mudança de tempo que tem acontecido aqui.
Minha incubadora foi baseada no tópico do
@beraldo
https://teonanacatl.org/threads/incubadora.9365/
Materiais:
Caixa de isopor de 45L
: R$ 17
Papel laminado:
Aquecedor de aquários 25W : R$ 37
Termômetro vagabundo( em breve pensarei num digital): R$ 4,50
Garrafa PET de 10L (em breve substituirei por uma de 5L, pois achei a de 10L mt grande):

Mãos a obra!
Fiz um rasgo na tampa da garrafa para poder passar o aquecedor e outro rasgo no pedaço que tirei da tampa para poder passar o fio do aquecedor
foto 3.JPG foto 4.JPGfoto 2.JPG
Eu usei cola quente, pois eu tinha essa pistolinha em casa à mt tempo, então decidi usar.
Fotos da estufa finalizada 1.JPGFotos da estufa finalizada 3.JPG

A conclusão ficou assim
Fotos da estufa finalizada 4.JPG
Eu achei a garrafa de 10 litros muito grande, então eu vou comprar uma menor(só acha em mercado :/) para poder colocar mais copos inoculados.

Lembrando que meus micélios estão evoluindo!
Estas fotos são de hoje.
foto 1.JPG foto 2.JPG foto 3.JPG foto 4.JPG

Estou sofrendo os reflexos de ter feito os furos no papel alumínio antes de ir pra panela de pressão. Os copos estão muito úmidos, provavelmente isto está atrasando bastante a evolução dos micélios.
Vlw minha tentativa, agora estou um pouco mais consciente, vi que realmente deu certo por mais que eu não tenha seguido à risca os procedimentos.
Ainda esta semana estarei comprando mais uma seringa para poder fazer mais alguns copos e com certeza vou respeitar mais os procedimentos.

Próximo passo será a montagem da Glovebox!

Até mais!
 
Última edição por um moderador:
Eu achei a garrafa de 10 litros muito grande, então eu vou comprar uma menor(só acha em mercado :/) para poder colocar mais copos inoculados.
Qual o propósito da de 10 litros? Aqui uso uma garrafa pet de 600ml com a parte reguladora de temperatura fora da água, e não tive nenhum problema com temperatura na incubadora até agora. Moro no PR, aqui com certeza está mais frio que aí no RJ. Outro ponto: quanto menos água pro aquecedor aquecer, menos energia ele gasta, visto que é muito mais rápido aquecer a 30ºC 600mls do que aquecer a 30ºC 10lts... Pense ni$$o! ;)
 
Estou sofrendo os reflexos de ter feito os furos no papel alumínio antes de ir pra panela de pressão. Os copos estão muito úmidos, provavelmente isto está atrasando bastante a evolução dos micélios.

Relaxa. Ainda está na terceira semana desde a inoculação. E pelas fotos, acho que o desenvolvimento está muito indo bem. Comece a se preocupar se passar de 5 semanas.

Paciência, jovem Padawan! :velhinho:
 
Última edição por um moderador:
Hoje foi o primeiro dia dos copos dentro da incubadora, a incubadora provavelmente não tem nada a ver. Notei alguns micélios nascendo com uma coloração um pouco amarelada, o que pode ser? Amanha baterei algumas fotos para poder mostrar melhor.
Esse é o copo com umas manchas amarelas (02/09/14)
foto 1.JPG

foto 3.JPG
foto 4.JPG
Por mais que eu tenha feito alguns procedimentos errados, os micélios estão se desenvolvendo muito bem. Senti grande diferença com essa incubadora.
Agora o copo com milho... Só Jesus... Tem alguns micélios lá dentro, não muito, mas agora olha como ficou o fundo do pote com milho.
foto 5.JPG

até a próxima!
 

Anexos

  • foto 2.JPG
    foto 2.JPG
    126.9 KB · Visualizações: 60
Última edição:
Boa noite, galera!
Seguem mais algumas fotos do desenvolvimento dos micélios no bolos de PF.
Será que eu consigo aniversariar esse aqui no final de semana?
foto 1.JPG

Esse aqui está com um bom desenvolvimento, porém ele só está assim em um lado, pois o outro não tem nada :/
foto 2.JPG
Até quem eu achava que não ia vingar... resolveu aparecer. Que bom!
foto 3.JPG
Agora o pote de milho... Até nasceram alguns micélios, mas nem foi pra frente :/
olha como ficou o fundo do pote com milho.
foto 4.JPG

Já estou com outro processo de esterilização de mais milho para inocular com a seringa de Australian que chegou. Dessa vez eu acerto!

Postarei em breve a inoculação de Australian que fiz nos copos PF e nos milhos que em breve farei.
até mais!
 
Boa! Depende muito da taxa de crescimento, mas acho que não. Não seria melhor esperar um pouco mais e aniversariar mais de um bolo ao mesmo tempo? ;)
Quanto ao milho, seque melhor dessa proxima vez (eu deixo várias horas num escorredor coberto de papel toalha) ou use uma camada vermiculita no fundo para absorver qualquer excesso.

Good Vibes :feliz::feliz::feliz::feliz:
 
Será que eu consigo aniversariar esse aqui no final de semana?

Lembre-se de que após a colonização completa da superfície do bolo é bom esperar de 5 a 7 dias para aniversariar. Então mesmo que esse bolo colonize toda a superfície até o final de semana você deveria esperar mais esse período.


Agora o pote de milho... Até nasceram alguns micélios, mas nem foi pra frente :/
olha como ficou o fundo do pote com milho.

Parece que o líquido está fermentado. Provavelmente contaminou com bactérias.


 
Galera, boa noite!
Acabei de chegar do trabalho, tomei banho e fui ver como estava meus potes com milho dentro da panela de pressão e por azar meu os 3 potes com milho estavam com uma sobra de agua no fundo do pote, igual a foto acima. Eu iria inocula-los hoje, porém já passei pela experiência e vi que nao vai adiantar...
Meu procedimento de esterilização dos milhos foi bem parecido como do @Mauricio
Porém com algumas modificações pois nao tenho cal para controlar a acides.
Fervi por 30 min, deixei de molho por 24 horas. Dia seguinte, lavei os milhos e deixei de molho novamente com agua sanitária por mais 24 horas. Da seguinte, lavei e fervi de novo para tentar tirar o cloro, isso tudo de noite, coloquei os milhos num escorredouro de macarrão e deixei fora da panela, durante a noite e durante o dia, cheguei de noite ainda estavam um pouco úmidos, sequei commpano de prato e os coloquei nos potes de conserva com a tampa com 4 furos e com papel laminado por cima dos furos.
Nao sei como entrou agua para dentro dos potes, cheguei agora e vi que tinha bastante agua entre a tampa e o papel laminado e agua no fundo.
O que devo fazer?
Será que devo deixar eles secando bastante tempo no escorredor de macarrão?
Até mais, galera!
 
Boa noite!
Depois do perrengue com o milho cheio de água, eu resolvi reca-los e fazer outra esterilização. Mas antes adicionei vermiculita, como eu já li aqui em alguns posts.
Acho que coloquei vermiculita demais, mas ta tranquilo.
foto 1 (2).JPG
Fiz a inoculação utilizando no total 2 seringas de 5ml.
foto 3.JPG
Estes são os furos que fiz na tampa.
Ainda estou tentando chegar a conclusão de como o milho ficou bom resto de água após a primeira esterilização. Alguém sabe o que pode ser? (lembrando que eu coloco papel laminado por cima da tampa)
 

Anexos

  • foto 2 (2).JPG
    foto 2 (2).JPG
    109.1 KB · Visualizações: 51
Após esterilizar em panela de pressão é normal o milho estar "suado", logo mais ele absorvera de volta a umidade. Agora se houver sobra de água no fundo do pote pode ser que tenha cozinhado demais o milho ou não ter secado o suficiente.
 
Esse "milho suado" deve desaparecer em uns dois dias, é absorvido pelo grão, se persistir, vai acumular no fundo e ai sim o processo de secar o milho não foi feito corretamente. Como o @Arcturus falou. Mas agora vai!!! A gente vai pegando o jeitinho, seguir um tutorial é uma coisa, mas praticando é que você vai descobrindo os detalhes. Quanto ao cal não se preocupe, pode ser feito sem também que funciona.
 
Pessoal, esse 3 últimos potes de milho que eu inoculei eu acabei colocando vermiculita demais... Inoculei no dia 12/09 e até agora nada de micélio... Estou achando os potes secos demais, será que pode prejudicar o crescimento dos micélios?
Quanto ao primeiro cultivo F+, estão indo super bem! 2 copos quase 100% colonizados, talvez semana que vem eu já consiga aniversaria-los
 
Esses 3 potes foram inoculados a partir do mesmo carimbo do primeiro cultivo?

Só ficariam secos a ponto de prejudicá-los se você não seguiu corretamente os tutoriais do fórum. Pela foto, não me parecem secos assim. Tenta vedar os furos, assim aumenta a umidade interna. Ou espere mais alguns dias.
 
Back
Top