Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1° Cultivo, Strain Cubensis F+

Diário de cultivo completo.
Então galera, este é meu primeiro cultivo! Eu estava procurando a strain B+, que pelo que li, era uma stain fácil de cultivar e por frutificar rápido, porém eu não consegui comprar tal strain, então optei pela F+ pelos seus grandes frutos.
Assim como grande maioria dos diários de cultivos, meu objetivo aqui é aprender esta arte!
Eu já lia sobre como caçar cogumelos, identificar e tals, porém eu nunca havia pensado em cultivar. Meu primeiro contato com cogumelos foi na casa onde minha mãe esta morando atualmente, em campos dos goytacazes. Fiz uma para lá para passar o natal e fiz uma colheita gigantesca durante 3 dias, por lá tem pastos por todo lado, já que ninguém se importava com os cogus que nasciam em suas portas...
Peço desculpas, pois por falta de informação acabei deixando muito cogumelo estragar... Não adiantou deixa + de 24 horas no vento, quando voltei pro rio estragou tudo. Minha sorte foram os 2 litros de chá que eu feito, de forma bem iniciante mesmo, esses 2 litros... tomei durante um bom tempo, e nesse tempo esse fungo divino me deixou sem explicação... Como pode a natureza fazer isso com a gente? tão natural...
Assim como consultei este fórum para saber como identificar, agora estou aqui para aprender a cultivar.

Modo de cultivo: PFTek e uma tentativa de casing (milho)
Strain F+

Inoculação feita por seringa de esporos
Inicio:
Seguindo os procedimentos deste método que é o PFTek, misturei a vermiculita com o arroz integral triturado no liquidificador.
A mistura foi, 2 copos de vermiculita, 1 copo de farinha de arros integral e 1 copo de água. Misturei tudo, coloquei nos copos, deixei aproximadamente 1 cm de altura sem mistura e completei com vermiculita seca. Tampei com papel laminado e furei-os para que melhorasse na esterilização e esterilizei.
Esterilizei 2 copos com vermiculita durante 1 hora e deixei eles esfriarem fora da panela, enquanto esterilizava os 2 outros (1 de vermiculita e outro com milho)
Para o Milho eu usei o método do Mauricio para esterilizar.

foto 1.JPG foto 4.JPG foto 3.JPG

Após a esterilização eu os inoculei (seringa, com a posta aquecida com esqueiro para evitar contaminação) através que 2 furos que eu havia feito antes de irem para panela de pressão.

Coloquei os copos em uma caixa de sapatos e coloquei a caixa envolvida por sacos plásticos pretos, para evitar luminosidade. O clima aqui no meu quarto está um pouco frio, logo veio na mente que eles não se desenvolveriam, então depois de uns 4 dias eu comprei uma lampada fiz o que a foto diz: Coloquei uma toalha em cima da caixa e coliquei a lampada pendurada em cima da caixa + toalha para evitar muito aquecimento. Eu não sei dizer qual a temperatura que esta dentro da caixa, porém os fungos estão se multiplicando!
foto 1.JPG foto 2.JPG

Inoculei no dia 12 e ontem eu tirei estas fotos aqui
foto 10.JPG foto 3.JPG foto 2.JPG foto 8.JPG
Fiquei feliz pra caramba, pois eu achava que por não poder controlar a temperatura, os fungos não se formariam. Eu tenho em mente que eles estão demorando muito para se expandir no copo, porém eu não posso reclamar, olha o estado da estufa...

Hoje eu comprei um isopor de 45 litro para servir como estufa, logo comprarei o aquecedor de aquário e um termômetro para poder manter a temperatura constante. Em quanto o aquecedor não chega, eu vou continuar com a lampada, toalha e caixa de sapato.
foto 2.JPG foto 3.JPG

Sigo em frente, sempre lendo diversos tutorias. Esse meu cultivo pode não dar certo por diversos fatores, porém estou disposto a seguir em frente e começar a conhecer de perto estes frutos que os deuses deixaram de presente para nós.

até a próxima
 

Anexos

  • foto 1.JPG
    foto 1.JPG
    87.5 KB · Visualizações: 100
  • foto 7.JPG
    foto 7.JPG
    91.9 KB · Visualizações: 100
Boa noite, Comunidade!

Seguem algumas fotos do meu segundo flush. Aproveitei e incluí mais um bolo que estava 100% colonizado.
Percebi a questão da luz em cima deles, alguém ja comentou isso aqui no forum não lembro qual post, falando sobre o crescimento deles com a luz constante.
notei que aqui no meu terrário metade do bolo ficava sem exposição a luz ou seja, só nascia cogumelo onde a luz batia.
foto 1 (1).JPG foto 2 (1).JPG foto 3.JPG

Pessoal, outro assunto que eu gostaria de comentar aqui.
Comprei um carimbo B+, Pai santo cogumelesco! O micélio do B+ é realmente tudo aquilo que falam, ele coloniza muito mais rápido é realmente uma raça muito boa para que está começando. É bom poder ler sobre o assunto e depois comprovar na prática.
em breve postarei as fotos da colonização do micélio nos meus bolos de PFTek com apenas 2 semanas de encubadora, que já ultrapassou a colonização dos meus copos com Australian que já estavam colonizando à mais de 1 mês ( vale lembrar que cada um tem sua temperatura de crescimento diferente e minha encubadora usa apenas uma temperatura)
 
O micélio do B+ é realmente tudo aquilo que falam, ele coloniza muito mais rápido é realmente uma raça muito boa para que está começando. É bom poder ler sobre o assunto e depois comprovar na prática.
em breve postarei as fotos da colonização do micélio nos meus bolos de PFTek com apenas 2 semanas de encubadora


Sugiro que abra um novo diário para o B+.

Parabéns.
 
Como está a umidade no terrário? Pergunto isso pois no meu terrário o nivel d água estava semelhante ao seu e os bolos secaram um pouco, acho que para uma melhor evaporação a água deve estar na altura da metade das pedras... Fiz isso e boom! Pins e mais pins. Pode não ter nada a ver, mas comigo deu certo e acho que vou sempre fazer dessa maneira agora. E parabéns aí! :p
 
Como está a umidade no terrário? Pergunto isso pois no meu terrário o nivel d água estava semelhante ao seu e os bolos secaram um pouco, acho que para uma melhor evaporação a água deve estar na altura da metade das pedras... Fiz isso e boom! Pins e mais pins. Pode não ter nada a ver, mas comigo deu certo e acho que vou sempre fazer dessa maneira agora. E parabéns aí! :p
Muito obrigado pelo conselho!!!
cara meu primeiro flush quase não teve aborto, já este segundo flush está tendo muito aborto. Fiz o mesmo que você, reduzi bastante a água do terrário, deixei na metade das argilas, provavelmente pode ter sico isso que causou tantos abortos e ainda nem uma pinagem no segundo bolo :/
Fiz isso agora de manhã.
Cara, sou do RJ e aqui o verão já chegou. Meu quarto tem ficado quente demais, pode ser outro fator para influenciar nos abortos... de ontem pra hoje eu liguei o ar-condicionado, não deixei a temperatura muito alta não (falta de termômetro...) notei que o pins que eu achava que seria abortados assim como os outros, cresceram muito rapido! em apenas uma noite, notei que o terrário estava todo úmido de evaporação. em apenas 12 horas na condição certa a diferença é absurda...
Estou pensando aqui como vou fazer pra manter esta temperatura dentro do terrário, aquecer é tranquilo, e resfriar?
 
Estou pensando aqui como vou fazer pra manter esta temperatura dentro do terrário, aquecer é tranquilo, e resfriar?
É, resfriar é mais dificil. Já vi a galera usando pedras de gelo grande dentro do terrário, mas o meu terrário nem comporta 4 bolos direito, quiçá gelo... Estou deixando a deus dará, colho os bons, retiro os abortos... Até que eu tenha um setup legal vai ser assim... E ruim não tá! :D
 
É, resfriar é mais dificil. Já vi a galera usando pedras de gelo grande dentro do terrário, mas o meu terrário nem comporta 4 bolos direito, quiçá gelo... Estou deixando a deus dará, colho os bons, retiro os abortos... Até que eu tenha um setup legal vai ser assim... E ruim não tá! :D
Vou seguir no mesmo ritmo que você, em breve vou pegar um terrário maior, aqui no quarto já está sem espaço :/
Cara a diferença de crescimento e pinagem quando o Ar-condicionado está ligado é absurda! crescem muito mais!
Verão já está batendo na porta, não sei como vai ser a frutificação aqui no terrário, devido as este calor...
Assim que eu adquirir um terrário maior eu vou tentar colocar uma bolsa de massagem congelada todo dia de manhã, vamos ver se vai melhorar algo.
 
Então, galera. Bom dia!
A situação aqui no Rio de janeiro está um pouco complicada... Verão chegou adiantado.
Tenho acompanhado cada passo do crescimento dos meus cogumelos nos bolos de PFTEK que coloquei no terrário. Meu primeiro flush do meu primeiro bolo nasceu uma verdadeira obra de arte
Olha que coisa linda.
foto (2).JPG
Porém, durante o nascimento do meu primeiro flush o clima aqui no Rio ainda estava um pouco melhor (mais frio), agora o clima está quente demais e meu quarto também tem ficado quente. Conclusão, antes quase não havia abortos, agora estão cada vez mais comuns e em grandes quantidades... Coloquei meu segundo bolo para pinar, ou seja, agora eram 2 bolos, porém o segundo bolo demorou quase 2 semanas pra pinar e outra os pins estão nascendo um pouco deformado...
olha só
foto 1.JPG foto 2.JPG foto 3.JPG foto 4.JPG
:/
Seguinte, eu me lembro que um dia eu deixei o Ar condicionado do quarto ligado e o quarto ficou numa temperatura agradável, no dia seguinte eu notei que o terrário estava com bastante respingo no vidro e nas paredes e além disso notei que nasceram bastante pins e um pouco mais saudável. Pensei, ou era a temperatura que estava afetando o crescimento deles (não tenho termômetro) ou era a falta de umidade ou oxigenação do terrário, sei lá.
Minha conclusão me levou a construir tipo um cooler, não chega aos pés da construção do senhor @MuiLok, mas creio que vá ajudar.
Comprei uma bomba de aquário, paguei R$ 43 (caro!) a bomba tem 2 saídas de ar
Bomba de AR.JPGSaida Bomba de ar.JPG
O esquema vai ser o seguinte, liguei as 2 saídas de ar com uma conexão T para uma mangueira um pouco maior, esta mangueira um pouco maior um conectei a serpentina de 2 metros que comprei, paguei R$ 9 (preço bom). Enrolei a serpentina e ela ficou assim
Serpentina.JPG
O objetivo será colocar esta serpentina dentro do isopor, colocar gelo no isopor e tentar dessa forma fazer com que este ar, gelado, consiga trazer uma temperatura mais confortável para meus filhos e ao mesmo tempo uma troca de ar também.
Conexão T.JPG Conexão das mangueiras.JPG
O sistema ficou assim
Sistema completo.JPG

Agora surgiram algumas dúvidas?!?
O que é melhor fazer, colocar a mangueira de resfriamento para jogar ar gelado de cima para baixo ou colocar a mangueira em contato com a água para poder gerar uma melhor oxigenação e troca gasosa?
Como a bomba tem 2 saídas de ar, em breve eu pretendo comprar mais uma serpentina e quem sabe colocar uma saída de ar para cima do terrário e outra saída de ar para o contato com a água.
Preciso de ajuda, o que vocês acham?
 

Anexos

  • Isopor.JPG
    Isopor.JPG
    78.4 KB · Visualizações: 70
  • Conexão das mangueiras 2.JPG
    Conexão das mangueiras 2.JPG
    103.5 KB · Visualizações: 63
Última edição:
Meu primeiro flush do meu primeiro bolo nasceu uma verdadeira obra de arte

Eu quero as ibagens! Cadê? Sem ibagens não tem graça. :brincalhao:

O que é melhor fazer, colocar a mangueira de resfriamento para jogar ar gelado de cima para baixo ou colocar a mangueira em contato com a água para poder gerar uma melhor oxigenação e troca gasosa?

Acho que seria melhor colocar a mangueira em contato com a água, não?! Dessa forma ajudaria diminuir a temperatura da água também.
 
Boa noite.
Me surgiu outra dúvida, estou querendo adquirir um terreiro novo, como já expliquei a situação do clima, agora estou pensando. Qual é a melhor opção para um terrario, uma caixa organizadora ou um isopor?
 
Qual é a melhor opção para um terrario, uma caixa organizadora ou um isopor?


Se você estiver em um lugar muito quente será mais fácil resfriar o terrário com métodos simples, como uma garrafa de gelo, se for um isopor. Ainda que caixas organizadoras sejam mais fáceis de manter e limpar, na minha opinião.
 
também pensei bastante sobre a limpeza, isopor é realmente mais problemático pra manter bem limpo.
vou fazer esse esquema do gelo, assim que eu adquirir uma organizadora maior
Muito obrigado!
 
Pessoal, o verão chegou, pelo menos aqui no Rio de janeiro.
Hoje cheguei do trabalho e meu quarto estava com a temperatura de 31°c. Triste realidade... Comprei comprei um isopor de 60L, fiz 4 furos superiores e deixei o furo de escoamento do isopor para poder sair um pouco do gás carbônico.
faz mais ou menos 1 hora que deixei a bomba de aquário ligado no máximo para tentar fazer o ar circular e para poder aumentar a umidade do ambiente e também coloquei uma garrafa de gelo dentro do terrário pra tentar manter a temperatura. Dentro do quarto está 28° e dentro do isopor está 21°
foto 1.JPG

Aqui está o pote de água com a mangueira de ar dentro, até então não vi muita diferença de umidade, meu quarto estava com 44% dentro da caixa está apenas com 50% :/
foto 3.JPG

E este será meu novo terrário daqui pra frente... terceira tentativa de terrário.
Estou com um cooler de computador, ele é ligado na tomada diretamente, porém ele acaba aquecendo devido sua velocidade se eu mantiver ele ligado por umas 2 horas direto dentro do terrário e o gelo da garrava derreter, ele vai acabar fornecendo calor pro terrário e não é bem isso que eu quero.
estou pensando em fazer um umidificador igual aquele que o cada do Manual do Mundo fez (caso eu não atinja a faixa dos 90% de umidade com minha bomba e pote de água.

Vamos ver os resultados daqui pra frente.

Até mais.
foto 2.JPG
 
Se você mantiver essa vermiculita que cobre os bolos úmida, e ainda fizer um double casing, ajuda muito a fornecer água para o micélio.

Uma opção para aumentar a umidade é limitar a troca de ar. Cubensis são mais resistentes ao CO2 que outras espécies.
 
Tenho notado que, assim como já li aqui no fórum anteriormente, quando eu troco a garrafa de gelo de dentro do isopor eu percebo que a umidade cai muito.
quando cheguei do trabalho a temperatura estava 25 para 26° e a umidade estava em 99%, porém quando troquei a garrafa de gelo ela caiu para 65% :/
Este final de semana eu vou voltar com a minha técnica de colocar o gelo em outro isopor e ao invés de colocar a bomba de ar para jogar ar dentro do pote de água dentro do terrário eu vou tentar colocar apenas o ar frio, vamos ver se a umidade vai continuar a cair e se vou conseguir estabilizar a temperatura.
Assim como fiz anteriormente, usando serpentina.
 
quando eu troco a garrafa de gelo de dentro do isopor eu percebo que a umidade cai muito.
quando cheguei do trabalho a temperatura estava 25 para 26° e a umidade estava em 99%, porém quando troquei a garrafa de gelo ela caiu para 65% :/

Se estava nessa temperatura então nem precisava ter colocado garrafa com gelo.
 
Boa noite.
Estou muito tempo sem postar nada aque neste meu tópico, tive alguns problemas de grana e por consequência não estou conseguindo resolver o problema da temperatura do meu quarto... Os terrarios estão chegando a temperatura de 31 graus, os cogumelos não estavam se desenvolvendo então acabei abandonando um pouco o cultivo, estou apenas com um ocaso de copos na encubadora sem ter saída enquanto não resolver o problema da temperatura.
Pretendo dar meus pulos ainda este semana para tentar resolver este problema, mas agora vai ser pra valer. Assim que estiver mais condições copiarei um pouco do sistema de terrario do Muilok , pois a alta temperatura e a falta de tempo para manutenção não me deixam outra saída.
Meu terrario tem argila expandida, água, bomba para circulação de ar, iluminação, o que poderia estar afetando a pinarem além da temperatura?
Eu estava com 2 bolos no terrario, eles já estavam a mais de 2 semana sem pinar nem um cogu, fiquei chateado, resolvi pegar os 2 bolos quebrar todos eles e colocá-los num pouco de humos (humos do jeito que veio no saco, sem esterilização)que eu estava pra jogar fora pois não deu cero a tentativa de bulk que eu havia feito. Quebrei tudo e joguei tudo no mesmo pote com humos e coloquei numa garrafa pet lá no quintal, eu já havia até me esquecido dela quando fui lá em baixo ligar a mangueira pra lavar meu terrario e começar tudo de novo, olha o que eu vejo!image.jpg

image.jpg
Pessoal, eu fiz de tudo. Segui os procedimentos de limpeza ( que são bem rigorosos) e tudo mais é nada de pinar aqui no meu quarto, aí eu pego tudo e jogo FORA é olha a surpresa que eles me fazem... Por respeito a ela eu nem os colhi, deixei do jeito que estão na foto.
Vai entender...
 
Back
Top