Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1° Cultivo/Strain B+/PF Tek/Terrario Pet

Diário de cultivo completo.
Olá galera da comunidade, é com grande satisfação e muita ansiedade e apreensão que trago aqui para vocês meu primeiro cultivo :eba::unhas::deolho:

Strain: B+
Substrato: 2 Vermiculita / 1 Arroz integral / 1 água
PF Tek padrão
Terrário: Pet 3,3L e 6L

Bom galera, tive muitos problemas durante o processo de confecção da seringa, fiquei muito ansioso, nervoso (ainda estou nervoso), e acho que fiz algumas cagadas.
Comecei levando todo material para cozinha, tomei banho com protex, usei mascara e luvas, limpei a pia com alcool 70%, limpei a glovebox com papel toalha encharcado de alcool 70% por fora e por dentro, passei papel toalha encharcado de alcool 70% em todo material que iria usar e coloquei tudo dentro da glovebox, borrifei lysol dentro da glovebox e fechei.

Agora começaram os problemas, a glovebox que eu fiz ficou muito limitadora na questão de movimento, como é a primeira vez que eu trabalho nela foi pior ainda, usei uma luva de jardinagem e isso limita bastante a sensibilidade do toque, na ansiedade abri primeiro o pacote da seringa, ai logo vi que fiz merda e abri logo o pacote da agulha pra tampar logo o furo da seringa, mas acho que encostei o furo da seringa em varios lugares.
Com a agulha na seringa já, peguei o copinho de água mineral com muita dificuldade e coloquei fita micropore na tampa, peguei o potinho de coleta esterlizado e abri o pacote, abri o potinho, botei a pazinha em cima da tampa, puxei a água do copinho atravéz da micropore, joguei metade da água no potinho de coleta, com muita dificuldade abri o carimbo (me surpreendi com o tamnho dele, bem grande :eek:h:), raspei 1/6 do carimbo pra dentro do potinho de coleta, joguei o restante da água no potinho de coleta, puxei e joguei umas 10 vezes até misturar bem (o troço difícil de misturar :matreiro:), enquanto eu puxava e jogava, sem querer movi a glovebox pra frente e ela inclinou, tive que usar a agulha pra segurar o potinho pra ele não virar, ou seja enconstei em tudo que é canto a águlha dentro do potinho, ai como pensei que já tinha feito merda não dei mais bola e tocava o fundo do potinho com a águlha pra puxar a água durante o processo.
No final do processo de mistura consegui cerca de 7ml de uma seringa de 10ml, a água ficou visivelmente mais escura na seringa, tampei a agulha e embrulhei com papel aluminio a seringa, coloquei num saco ziplock, dobrei e guardei o carimbo num outro saco ziplock.

A seringa foi pra geladeira e vai ficar lá até amanhã na hora da inoculação. :!:

Preparei o substrato enquanto o lysol fazia efeito dentro da glovebox.
Triturei um copo de arroz integral no liquidificador, não chegou a virar farinha, apenas quebrou os grãos.
Foi 2 copos de vermiculita, 1 copo de arroz integral, 1 copo de água, misturei numa vasilha e após bem misturado apertei bem o substrato, senti que estava umido, mas não caiu gota de água, mas senti que umideceu minha mão.
Essa medida rendeu 5 copos, todos com selo de vermiculita seca, retirei o que grudou nas beiradas do copo com papel toalha embebido em alcool 70%.
5 copos prontos, fechei os 5 copos com folha dupla de papel aluminio, não apertei muito.
Foram 4 copos pra panela, porque não caberiam os 5, no fundo da panela coloquei um suporte de metal, em cima do suporte de metal botei 1 pano dobrado, e em cima do pano os copos.
Enchi a panela com água lentamente até alcançar cerda de 1/4 dos copos, tampei a panela e botei no fogo alto, quando pegou pressão baixei o fogo e deixei 1h e 05 minutos, desliguei a panela e ela vai ficar esfriando até amanhã. :sleep::sleep:

Vou postar algumas fotos do processo, minha namorada que tirou as fotos.

Bom amigos, por enquanto é só pessoal, amanhã trarei novidades, apesar de tudo espero que vocês torçam muito por mim e me mandem boas vibrações, e to rezando pra que a glovebox tenha sido bem esterelizada, e não tenha ficado nenhum microorganismo a espreita das minhas cagadas. Será que pus tudo a perder ? :drepessivo::amargo: :notworthy:

PS: @tupy Stalker do Alcool 70% :hilario:
PS 2: As fotos do carimbo ficaram péssimas porque plastico da glovebox não é totalmente transparente e a bateria da camera digital acabou, então minha namorada recorreu a camera do celular dela, que também não ajudou muito. :facewall:

Anexos

• DSCN0349.JPG
    DSCN0349.JPG
    234.3 KB · Visualizações: 121
  • DSCN0367.JPG
    DSCN0367.JPG
    232.2 KB · Visualizações: 118
  • DSCN0350.JPG
    DSCN0350.JPG
    230.7 KB · Visualizações: 117
  • DSCN0361.JPG
    DSCN0361.JPG
    229.8 KB · Visualizações: 117
  • DSCN0363.JPG
    DSCN0363.JPG
    235.4 KB · Visualizações: 118
  • DSCN0352.JPG
    DSCN0352.JPG
    236.7 KB · Visualizações: 110
  • DSCN0375.JPG
    DSCN0375.JPG
    230.9 KB · Visualizações: 116
  • DSCN0378.JPG
    DSCN0378.JPG
    230.1 KB · Visualizações: 116
  • DSCN0380.JPG
    DSCN0380.JPG
    228.7 KB · Visualizações: 110
  • DSCN0388.JPG
    DSCN0388.JPG
    240.4 KB · Visualizações: 111
  • DSCN0386.JPG
    DSCN0386.JPG
    226 KB · Visualizações: 120
  • DSCN0384.JPG
    DSCN0384.JPG
    224.1 KB · Visualizações: 115
  • DSCN0381.JPG
    DSCN0381.JPG
    225.6 KB · Visualizações: 108
  • DSCN0383.JPG
    DSCN0383.JPG
    223.3 KB · Visualizações: 106
  • 20150815_222155.jpg
    20150815_222155.jpg
    73.9 KB · Visualizações: 117
  • 20150815_222111.jpg
    20150815_222111.jpg
    77.2 KB · Visualizações: 114
O chapeludo ta carimbando.
DSC_0147.jpg DSC_0148.jpg

To em dúvida se fiz tudo correto. Acordei atrasado para trabalhar e fiz tudo meio correndo. Coloquei luvas limpei elas com álcool gel, coloquei máscara, retirei o bolo do terrario, limpei o pote com álcool 70%, coloquei um pouco de sílica gel no fundo do pote, limpei a tesoura com álcool 70%, limpei o papel alumínio com álcool 70%, limpei 1 palito de dente com álcool 70%, espetei o palito no chapéu e cortei com a tesoura o mãos próximo das lamelas, depositei o chapéu no alumínio, fexei o pote e guardei numa gaveta.

Todo procedimento foi feito no meu quarto, limpei todo quarto no domingo com água e qboa e depois água e veja limpeza pesada, chão e paredes (como sempre faço todo domingo)

Mas ainda fica aquela dúvida, será que esse carimbo será viável?

E o ciclo encerra no início, o carimbo.
DSC_0149.jpg DSC_0150.jpg

Carimbo pequeno mas que renderá bons estudos futuros.
Exatamente 1 mês de ciclo.

Agora mudando um pouco de Boa para má notícia.
Ontem fui retirar os pins de 2 bolos que pareciam ter abortado (acho que a aeração da garrafa pet tava ruim), e acabei derrubando a garrafa do termostato e derrubei 2 bolos e eles se molharam e azularam quase que instantaneamente, desmontei o terrario, limpei e montei de novo, enquanto isso botei os 2 bolos machucados pra dunkar na geladeira, coloquei 1 prato com vermiculita no microondas por 10 minutos e deixei ele dormindo lá (isso foi ontem a noite).
Hoje cedo retirei os bolos do dunk (eles continuaram azuis), rolei na vermiculita e voltei a acomodalos no terrario, espero que meus bolos superem o trauma e me perdoem, que ainda possamos ser amigos e eu continue aprendendo com eles. @Ecuador, agi certo? Meus bolos vão sobreviver? :cry:

Ontem a noite 12h depois de adicionar os bolos machucados ao terrario eles já pinaram o_O
Notei que fazer cold dunk/roll. acelera a pinagem, e ou, meu setup está bem melhor que nas garrafas pet.
Hoje a noite trarei fotos. :fotos:

Esse é o estado atual do bolo que não tomou banho, ta no primeiro flush.
DSCN0614.JPG DSCN0618.JPG DSCN0616.JPG

E esses são os 2 bolos que sofreram um acidente e foram pro cold dunk/roll e 12h de terrário heis que surgem os pins, 2 em cada bolo, segundo flush.
DSCN0622.JPG DSCN0623.JPG DSCN0620.JPG DSCN0621.JPG

E esse agora é meu novo setup, comprei uma tomada em régua pra ter mais segurança. (os termostatos não estão ligados devido ao calor que tem feito aqui, clima maluco o_O). Na esquerda é a incubadora, na direita o terrário, em cima da tampa do terrário temos a bomba de ar pra aquário e o termômetro.
DSCN0624.JPG

Esse é meu túnel de vento, confeccionei ele com um papel chamado "los angeles", é como uma cartolina só que mais grossa, usei um cooler de uma placa de vídeo de computador, fita isolante, touca cirúrgica e elástico. Gero energia usando um carregador de celular.
DSCN0626.JPG DSCN0628.JPG DSCN0630.JPG DSCN0632.JPG

Não percam! O próximo episódio de Dragon Ball Z seráááá...:hilario:

Estou ansioso para ver seus B+ começarem a esporular para cima, esse strain tem essa característica não é?
Parabéns e bom cultivo, venho acompanhando...
Paz e luz.

Colheita do bolo que não sofreu acidente :D
DSCN0636.JPG DSCN0634.JPG DSCN0635.JPG DSCN0633.JPG DSCN0639.JPG DSCN0638.JPG DSCN0637.JPG DSCN0643.JPG DSCN0645.JPG DSCN0644.JPG DSCN0647.JPG
Total de 11,5 gramas fresco.

Esse foi o cogumelo mais pesado, 3.4 gramas fresco.
DSCN0646.JPG

Então é o fim do primeiro flush, esse bolo foi pro cold dunk e amanhã cedo vai ganhar um roll e volta pro terrário.

Eu fiquei com uma dúvida com respeito aos pequenos pins, devo remover ou não ? Acabei removendo, mas na próxima vez posso deixar os pequeninos antes de dar um cold dunk ? Ou posso dar cold dunk com pequenos pins no bolo ?
@Ecuador
DSCN0640.JPG DSCN0641.JPG DSCN0642.JPG

Bom pessoal por hoje é só.
Até a próxima.

Estou ansioso para ver seus B+ começarem a esporular para cima, esse strain tem essa característica não é?
Parabéns e bom cultivo, venho acompanhando...
Paz e luz.
Como você pode ver nas fotos, nenhum deles eporolou para cima, não sabia dessa característica, mas creio que isso só deva ocorrer se você fizer uma colheita muita tardia, o que vou evitar de fazer, porque afinal segundo alguns tópicos que li diz que a maior concentração de psilocibina é logo quando o véu se rompe.

Última edição por um moderador:
Atualização dos bolos 2 bolos que já estão no segundo flush. To fazendo mais um carimbo, é do cogumelo meio torto com chapéu quase reto, notei que estava esporulando já e mandei ver.
O outro cogumelo grandão do outro bolo também vai virar 1 carimbo, e esses 2 carimbos serão doados.
DSCN0648.JPG DSCN0650.JPG DSCN0649.JPG DSCN0651.JPG
Só o talo do cogumelo que carimbei pesou 4,7 gramas, pesadinho ele :fome:

O outro bolo, que foi dunkado mais recentemente já apresenta pins.

Semana que vem vou dar inicio ao meu segundo cultivo, ainda não sei se vai ser South America, porque as CL's não parecem prontas ainda, acho que o carimbo tem uma certa idade e por isso ta demorando pra desenvolver, ou se vou de Thai Pink Buffalo que o carimbo é mais recente.

Quem quiser ver as CL's ->https://teonanacatl.org/threads/1°-cultura-líquida-south-america.11465/

Bom por hoje é só.
Até a próxima.

Última edição:
Mais uma colheita, e mais 1 carimbo :D
DSCN0652.JPG DSCN0653.JPG DSCN0656.JPG

E uma dica para o pessoal que for esterilizar vermiculita no microondas por 10 minutos, deixe sua vermiculita bem úmida, caso contrario vai perder um prato e ter bastante trabalho pra limpar o microondas, acabei de passar por isso :facewall:

Olha só quem apareceu no meu jardim hoje de manhã :D
DSCN0660.JPG DSCN0658.JPG DSCN0657.JPG DSCN0659.JPG DSCN0661.JPG

Hoje 2 bolos voltaram pro terrario após cold dunk, estou aguardando o terceiro flush.
Enquanto isso o outro bolo continua crescendo seus frutos.
E dando mais uma olhada no jardim, mais dois amigos surgem :DDSC_0160.jpgDSC_0159.jpg

@Hs.Krause Nem acredito que a natureza recuperou seu micélio frágil. realmente o outdoor funcionou com perfeição, e vinha torcendo para isso.
Referente ao Dunk, quanto tempo você está esperando após um flush para realizar o mesmo? Li que o ideal é esperar 4-5 dias para que o micélio descanse, para só depois incentiva-lo á gerar novos "frutos".

Não to contando os dias, mas deve ser isso mesmo 4-6 dias.
Espero os frutos ficarem maduros, faço a colheita retirando todos os cogumelos e até os que nao amadureceram, faço dunk por cerca de 12h, rolo na vermiculita e volta pro terrario.

Colhi agora de noite os meninos do jardim.
DSC_0161.jpg DSC_0162.jpg DSC_0164.jpg

Você queria ver esporular pra cima @Absolem, ta ai pra você, foto do chapéu colhido mais tarde que foi pra carimbar.
DSC_0165.jpg DSC_0166.jpg

Cada novo cogumelo comemoro como se fosse de minha própria colheita, to torcendo por você e espero ver bons frutos e que possamos trocar carinbos futuramente. Quem sabe eu não consigo um chapeuzinho de sino para o amigo né? Kkk

Cada novo cogumelo comemoro como se fosse de minha própria colheita, to torcendo por você e espero ver bons frutos e que possamos trocar carinbos futuramente. Quem sabe eu não consigo um chapeuzinho de sino para o amigo né? Kkk

Seja mais participativo no fórum e ganhe acesso ao Compartilhando e trocando, em breve vou abrir 1 tópico para doação e 1 para trocas, 1 desses carimbos poderá ser seu. ;)

Hoje de manhã mais uma colheita, e olha só @Absolem você que gosta de ver esporular pra cima, olha só o presentão que recebi.
DSCN0664.JPG DSCN0662.JPG DSCN0663.JPG DSCN0666.JPG DSCN0668.JPG DSCN0669.JPG DSCN0667.JPG DSCN0665.JPG DSCN0670.JPG
Essa colheita gerou 17g frescos.

flush vindo ai, aguardem.
:geek:

Muito bom, grandes estipes finas e altas, as que ficam mais elegantes, e com toda essa asepicia da pra perceber que estão de otima qualidade e possivelmente muito concetrados.
Como fica a textura dos exporos acima do chapel? Ficam firmes ou se viralos de ponta cabeça caem? Você tem limpado ou deixa como está?

Muito bom, grandes estipes finas e altas, as que ficam mais elegantes, e com toda essa asepicia da pra perceber que estão de otima qualidade e possivelmente muito concetrados.
Como fica a textura dos exporos acima do chapel? Ficam firmes ou se viralos de ponta cabeça caem? Você tem limpado ou deixa como está?
Ficam bem firmes no chapéu, mas se passar o dedo saem, eu deixo ali mesmo, vai que nasce cogumelo no tunel de vento. :rolleyes:

Bom galera tragos algumas novidades.

Dos 3 bolos, 2 no terceiro flush pareciam ter abortado os pins, removi todos os pins, o outro bolo estava no segundo flush, colhi os cogumelos maiores e deixei os pins, mas os pins também abortaram. Resultado, removi os pins dos 3 bolos e deixei eles descansando num pote grande o suficiente para os três, e adicionei mais 3 bolos novos ao terrário que estavam pinando no copo já, porque eu havia feito 4 copos, 10 ou 15 dias depois fiz mais 4 copos, 75% ao final de cada inoculação.
Esses 3 bolos que eu deixei descansando num pote dentro do armário eu iria enterrar, porque achei que assim eles teriam mais chances, tendo em vista que eu os tinha machucado no acidente com o termostato, mas hoje quando fui olhar eles no pote tive a surpresa de 2 dos 3 estarem cheios de pins, então agora estou com 5 bolos no terrário, e 1 deles pra enterrar, já que não pinou, e também vou enterrar 1 pequeno pedaço de micélio de uma experiencia InVitro que não saiu como eu esperava, mas que deu certo. Eu queria que os cogumelos InVitro brotassem no meio do pote, e não nas laterais para não ficarem comprimidos, mas não cobri a lateral do pote pra impedir a luz resultando assim em cogumelos espremidos, tadinhos! :facewall: :arghh:

Seguem as fotos e não deixem de acompanhar meu segundo cultivo que está aqui -> https://teonanacatl.org/threads/2º-cultivo-south-america.11493/

2 dos 3 novos bolos adicionados já pinaram, e a experiência InVitro tem troca de ar através de 1 coador de café de papel preso ao pote com um elástico.
DSCN0673.JPG DSCN0674.JPG DSCN0676.JPG DSCN0675.JPG DSCN0677.JPG DSCN0678.JPG DSCN0679.JPG DSCN0680[1].jpg

Back