Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1° Cultivo/Strain B+/PF Tek/Terrario Pet

Diário de cultivo completo.
Olá galera da comunidade, é com grande satisfação e muita ansiedade e apreensão que trago aqui para vocês meu primeiro cultivo :eba::unhas::deolho:

Strain: B+
Substrato: 2 Vermiculita / 1 Arroz integral / 1 água
PF Tek padrão
Terrário: Pet 3,3L e 6L

Bom galera, tive muitos problemas durante o processo de confecção da seringa, fiquei muito ansioso, nervoso (ainda estou nervoso), e acho que fiz algumas cagadas.
Comecei levando todo material para cozinha, tomei banho com protex, usei mascara e luvas, limpei a pia com alcool 70%, limpei a glovebox com papel toalha encharcado de alcool 70% por fora e por dentro, passei papel toalha encharcado de alcool 70% em todo material que iria usar e coloquei tudo dentro da glovebox, borrifei lysol dentro da glovebox e fechei.

Agora começaram os problemas, a glovebox que eu fiz ficou muito limitadora na questão de movimento, como é a primeira vez que eu trabalho nela foi pior ainda, usei uma luva de jardinagem e isso limita bastante a sensibilidade do toque, na ansiedade abri primeiro o pacote da seringa, ai logo vi que fiz merda e abri logo o pacote da agulha pra tampar logo o furo da seringa, mas acho que encostei o furo da seringa em varios lugares.
Com a agulha na seringa já, peguei o copinho de água mineral com muita dificuldade e coloquei fita micropore na tampa, peguei o potinho de coleta esterlizado e abri o pacote, abri o potinho, botei a pazinha em cima da tampa, puxei a água do copinho atravéz da micropore, joguei metade da água no potinho de coleta, com muita dificuldade abri o carimbo (me surpreendi com o tamnho dele, bem grande :eek:h:), raspei 1/6 do carimbo pra dentro do potinho de coleta, joguei o restante da água no potinho de coleta, puxei e joguei umas 10 vezes até misturar bem (o troço difícil de misturar :matreiro:), enquanto eu puxava e jogava, sem querer movi a glovebox pra frente e ela inclinou, tive que usar a agulha pra segurar o potinho pra ele não virar, ou seja enconstei em tudo que é canto a águlha dentro do potinho, ai como pensei que já tinha feito merda não dei mais bola e tocava o fundo do potinho com a águlha pra puxar a água durante o processo.
No final do processo de mistura consegui cerca de 7ml de uma seringa de 10ml, a água ficou visivelmente mais escura na seringa, tampei a agulha e embrulhei com papel aluminio a seringa, coloquei num saco ziplock, dobrei e guardei o carimbo num outro saco ziplock.

A seringa foi pra geladeira e vai ficar lá até amanhã na hora da inoculação. :!:

Preparei o substrato enquanto o lysol fazia efeito dentro da glovebox.
Triturei um copo de arroz integral no liquidificador, não chegou a virar farinha, apenas quebrou os grãos.
Foi 2 copos de vermiculita, 1 copo de arroz integral, 1 copo de água, misturei numa vasilha e após bem misturado apertei bem o substrato, senti que estava umido, mas não caiu gota de água, mas senti que umideceu minha mão.
Essa medida rendeu 5 copos, todos com selo de vermiculita seca, retirei o que grudou nas beiradas do copo com papel toalha embebido em alcool 70%.
5 copos prontos, fechei os 5 copos com folha dupla de papel aluminio, não apertei muito.
Foram 4 copos pra panela, porque não caberiam os 5, no fundo da panela coloquei um suporte de metal, em cima do suporte de metal botei 1 pano dobrado, e em cima do pano os copos.
Enchi a panela com água lentamente até alcançar cerda de 1/4 dos copos, tampei a panela e botei no fogo alto, quando pegou pressão baixei o fogo e deixei 1h e 05 minutos, desliguei a panela e ela vai ficar esfriando até amanhã. :sleep::sleep:

Vou postar algumas fotos do processo, minha namorada que tirou as fotos.

Bom amigos, por enquanto é só pessoal, amanhã trarei novidades, apesar de tudo espero que vocês torçam muito por mim e me mandem boas vibrações, e to rezando pra que a glovebox tenha sido bem esterelizada, e não tenha ficado nenhum microorganismo a espreita das minhas cagadas. Será que pus tudo a perder ? :drepessivo::amargo: :notworthy:

PS: @tupy Stalker do Alcool 70% :hilario:
PS 2: As fotos do carimbo ficaram péssimas porque plastico da glovebox não é totalmente transparente e a bateria da camera digital acabou, então minha namorada recorreu a camera do celular dela, que também não ajudou muito. :facewall:

Anexos

• DSCN0349.JPG
    DSCN0349.JPG
    234.3 KB · Visualizações: 121
  • DSCN0367.JPG
    DSCN0367.JPG
    232.2 KB · Visualizações: 118
  • DSCN0350.JPG
    DSCN0350.JPG
    230.7 KB · Visualizações: 117
  • DSCN0361.JPG
    DSCN0361.JPG
    229.8 KB · Visualizações: 117
  • DSCN0363.JPG
    DSCN0363.JPG
    235.4 KB · Visualizações: 118
  • DSCN0352.JPG
    DSCN0352.JPG
    236.7 KB · Visualizações: 110
  • DSCN0375.JPG
    DSCN0375.JPG
    230.9 KB · Visualizações: 116
  • DSCN0378.JPG
    DSCN0378.JPG
    230.1 KB · Visualizações: 116
  • DSCN0380.JPG
    DSCN0380.JPG
    228.7 KB · Visualizações: 110
  • DSCN0388.JPG
    DSCN0388.JPG
    240.4 KB · Visualizações: 111
  • DSCN0386.JPG
    DSCN0386.JPG
    226 KB · Visualizações: 120
  • DSCN0384.JPG
    DSCN0384.JPG
    224.1 KB · Visualizações: 115
  • DSCN0381.JPG
    DSCN0381.JPG
    225.6 KB · Visualizações: 108
  • DSCN0383.JPG
    DSCN0383.JPG
    223.3 KB · Visualizações: 106
  • 20150815_222155.jpg
    20150815_222155.jpg
    73.9 KB · Visualizações: 117
  • 20150815_222111.jpg
    20150815_222111.jpg
    77.2 KB · Visualizações: 114
Colhidos os cogumelos do vidro.
DSCN0682.JPG DSCN0681[1].jpg DSCN0684.JPG DSCN0683.JPG

Olhá só como eles cresceram! Hora da colheita! :eba:
DSCN0704.JPG DSCN0705.JPG DSCN0706.JPG DSCN0703.JPG DSCN0710.JPG DSCN0709.JPG DSCN0708.JPG DSCN0713.JPG DSCN0712.JPG DSCN0711.JPG DSCN0714.JPG

Essas fotos ai de cima foram hoje de manhã, deixei 2 dos maiores pra carimbar agora de noite, essas fotos de baixo são da colheita/carimbos de agora a noite. :D
DSCN0716.JPG DSCN0715.JPG DSCN0734.JPG

Eu fiquei admirado com a beleza desse cogumelo em especial :bigode::fotos:
DSCN0718.JPG DSCN0717.JPG DSCN0719.JPG

Resolvi que não vou dunkar os bolos ao fim desse flush, apenas no final do próximo.
Deixei os pins menores e que não aparentavam serem abortos nos bolos, vou esperar 2 dias para ver se desenvolvem ou irei remove-los.

Até a próxima pessoal.

Eu tinha 5 bolos no terrário, agora tenho só 3, 2 serão enterrados e quem sabe me presentear com mais cogumelos no jardim.
Dos 3 bolos, 1 está indo para o segundo flush, mas está sem pinar até o momento. 1 bolo colhi 2 cogumelos e ainda tem pins, mas ainda está no primeiro flush. E o outro está no primeiro flush ainda, foi o bolo que mais demorou a pinar, mas ta vindo um lindo flush, olhem só.
Eu não sei vocês, mais eu contei +20 cogumelos nesse bolo. :D
DSCN0739.JPG DSCN0741.JPG DSCN0740.JPG

Por enquanto é só.
Até a próxima.

Fiz uma pequena colheita hoje no bolo com bastante cogumelos, e removi alguns abortos do bolo que eu tava monitorando os pins, ainda tem uns 3 ou 4 pins nesse bolo que não sei bem se são abortos ou não, aguardando.
DSCN0758.JPG DSCN0760.JPG DSCN0761.JPG

Até a próxima.

Anexos

• DSCN0762.JPG
    DSCN0762.JPG
    223.5 KB · Visualizações: 23
Bom pessoal eu tive que encerrar minhas atividades por enquanto, parentes estão aqui em casa des do dia 10 de outubro.
Meu cultivo encerrou assim.
DSCN0767.JPG DSCN0768.JPG DSCN0769.JPG

Ainda vou fazer umas atualizações no meu segundo cultivo, e não tenho certeza de quando será o próximo. Mas farei algumas mudanças no terrário.
Então declaro encerrado esse cultivo e peço a moderação que o declare completo.

Back