Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1° Cultivo/Strain B+/PF Tek/Terrario Pet

Diário de cultivo completo.
Olá galera da comunidade, é com grande satisfação e muita ansiedade e apreensão que trago aqui para vocês meu primeiro cultivo :eba::unhas::deolho:

Strain: B+
Substrato: 2 Vermiculita / 1 Arroz integral / 1 água
PF Tek padrão
Terrário: Pet 3,3L e 6L

Bom galera, tive muitos problemas durante o processo de confecção da seringa, fiquei muito ansioso, nervoso (ainda estou nervoso), e acho que fiz algumas cagadas.
Comecei levando todo material para cozinha, tomei banho com protex, usei mascara e luvas, limpei a pia com alcool 70%, limpei a glovebox com papel toalha encharcado de alcool 70% por fora e por dentro, passei papel toalha encharcado de alcool 70% em todo material que iria usar e coloquei tudo dentro da glovebox, borrifei lysol dentro da glovebox e fechei.

Agora começaram os problemas, a glovebox que eu fiz ficou muito limitadora na questão de movimento, como é a primeira vez que eu trabalho nela foi pior ainda, usei uma luva de jardinagem e isso limita bastante a sensibilidade do toque, na ansiedade abri primeiro o pacote da seringa, ai logo vi que fiz merda e abri logo o pacote da agulha pra tampar logo o furo da seringa, mas acho que encostei o furo da seringa em varios lugares.
Com a agulha na seringa já, peguei o copinho de água mineral com muita dificuldade e coloquei fita micropore na tampa, peguei o potinho de coleta esterlizado e abri o pacote, abri o potinho, botei a pazinha em cima da tampa, puxei a água do copinho atravéz da micropore, joguei metade da água no potinho de coleta, com muita dificuldade abri o carimbo (me surpreendi com o tamnho dele, bem grande :eek:h:), raspei 1/6 do carimbo pra dentro do potinho de coleta, joguei o restante da água no potinho de coleta, puxei e joguei umas 10 vezes até misturar bem (o troço difícil de misturar :matreiro:), enquanto eu puxava e jogava, sem querer movi a glovebox pra frente e ela inclinou, tive que usar a agulha pra segurar o potinho pra ele não virar, ou seja enconstei em tudo que é canto a águlha dentro do potinho, ai como pensei que já tinha feito merda não dei mais bola e tocava o fundo do potinho com a águlha pra puxar a água durante o processo.
No final do processo de mistura consegui cerca de 7ml de uma seringa de 10ml, a água ficou visivelmente mais escura na seringa, tampei a agulha e embrulhei com papel aluminio a seringa, coloquei num saco ziplock, dobrei e guardei o carimbo num outro saco ziplock.

A seringa foi pra geladeira e vai ficar lá até amanhã na hora da inoculação. :!:

Preparei o substrato enquanto o lysol fazia efeito dentro da glovebox.
Triturei um copo de arroz integral no liquidificador, não chegou a virar farinha, apenas quebrou os grãos.
Foi 2 copos de vermiculita, 1 copo de arroz integral, 1 copo de água, misturei numa vasilha e após bem misturado apertei bem o substrato, senti que estava umido, mas não caiu gota de água, mas senti que umideceu minha mão.
Essa medida rendeu 5 copos, todos com selo de vermiculita seca, retirei o que grudou nas beiradas do copo com papel toalha embebido em alcool 70%.
5 copos prontos, fechei os 5 copos com folha dupla de papel aluminio, não apertei muito.
Foram 4 copos pra panela, porque não caberiam os 5, no fundo da panela coloquei um suporte de metal, em cima do suporte de metal botei 1 pano dobrado, e em cima do pano os copos.
Enchi a panela com água lentamente até alcançar cerda de 1/4 dos copos, tampei a panela e botei no fogo alto, quando pegou pressão baixei o fogo e deixei 1h e 05 minutos, desliguei a panela e ela vai ficar esfriando até amanhã. :sleep::sleep:

Vou postar algumas fotos do processo, minha namorada que tirou as fotos.

Bom amigos, por enquanto é só pessoal, amanhã trarei novidades, apesar de tudo espero que vocês torçam muito por mim e me mandem boas vibrações, e to rezando pra que a glovebox tenha sido bem esterelizada, e não tenha ficado nenhum microorganismo a espreita das minhas cagadas. Será que pus tudo a perder ? :drepessivo::amargo: :notworthy:


PS: @tupy Stalker do Alcool 70% :hilario:
PS 2: As fotos do carimbo ficaram péssimas porque plastico da glovebox não é totalmente transparente e a bateria da camera digital acabou, então minha namorada recorreu a camera do celular dela, que também não ajudou muito. :facewall:
 

Anexos

  • DSCN0349.JPG
    DSCN0349.JPG
    234.3 KB · Visualizações: 121
  • DSCN0367.JPG
    DSCN0367.JPG
    232.2 KB · Visualizações: 118
  • DSCN0350.JPG
    DSCN0350.JPG
    230.7 KB · Visualizações: 117
  • DSCN0361.JPG
    DSCN0361.JPG
    229.8 KB · Visualizações: 117
  • DSCN0363.JPG
    DSCN0363.JPG
    235.4 KB · Visualizações: 118
  • DSCN0352.JPG
    DSCN0352.JPG
    236.7 KB · Visualizações: 110
  • DSCN0375.JPG
    DSCN0375.JPG
    230.9 KB · Visualizações: 116
  • DSCN0378.JPG
    DSCN0378.JPG
    230.1 KB · Visualizações: 116
  • DSCN0380.JPG
    DSCN0380.JPG
    228.7 KB · Visualizações: 110
  • DSCN0388.JPG
    DSCN0388.JPG
    240.4 KB · Visualizações: 111
  • DSCN0383.JPG
    DSCN0383.JPG
    223.3 KB · Visualizações: 106
  • DSCN0381.JPG
    DSCN0381.JPG
    225.6 KB · Visualizações: 108
  • DSCN0384.JPG
    DSCN0384.JPG
    224.1 KB · Visualizações: 115
  • DSCN0386.JPG
    DSCN0386.JPG
    226 KB · Visualizações: 120
  • 20150815_222111.jpg
    20150815_222111.jpg
    77.2 KB · Visualizações: 114
  • 20150815_222155.jpg
    20150815_222155.jpg
    73.9 KB · Visualizações: 117
É isso ai, pode ficar tranquilo, fez tudo certinho. Uma coisinha pra ajustar aqui e ali, mas nada muito sério. Desejo boa sorte! Acompanhando!:troll:
 
Fala galera, trago as atualizações.:D

Hoje inoculei os 4 copos, com cerca de 1,5 ml em cada copo fazendo apenas 2 furos equidistantes, no ultimo copo 1 poco mais, porque eu tinha 7,8ml na seringa, e sobrou cerca de 1,8ml e acabei por usar tudo.

Comecei limpando a pia com alcool 70%, limpei a glovebox por fora e por dentro com alcool 70%, limpei a parte de fora da panela de pressão com alcool 70%, lacrei os copos com fita isolante, limpei a parte de cima dos copos com alcool 70%, e mandei tudo que precisava pra dentro da glovebox.

:?::!:Achei estranho que na seringa se formou uma camada escura de esporos na lateral, isso é normal de acontecer ? Isso pode ter comprometido os esporos ? Mesmo assim a água continuou visivelmente escura, menos escura que ontem, porém escura, pude ver alguns esporos boiando na água, porém poucos. :!::?:

Achei mais fácil trabalhar com a glovebox dessa vez, e é impressionante como agente aprende muito mais na pratica. ;)

Minha incubadora é uma caixa de isopor de 44L, fiz um furo na tampa pra passar o sensor do termometro, fiz um corte na lateral pra passar o cabo do termostato.
Para o termostato usei uma garrafa pet de 2,5L, cortei ela na superficie, coloquei ele dentro da garrafa, cortei uma fina tira pra passar o cabo, enchi de água e passei fita isolante pra manter as partes juntas e coloquei a tampa na garrafa pra evitar a evaporação.
Ajustei a temperatura do termostato em 32º, isso matem a temperatura estável em 27,9º quando em pausa, e quando ele liga ela sobre pra 28,2º ai ele pausa e volta pra 27,9°.;)

Aproveitei o embalo e preparei maus futuros terrários pet, cortei a parte de cima de cada garrafa, fiz 2 furos equidistantes em cada garrafa na altura de onde vai ficar os bolos, passei fita isolante nas garrafas até próximo da abertura sem passar a fita sobre os furos, nos furos coloquei 1 pequeno pedaço de micropore pra tampar, e quando aniversariar os bolos vou passar micropore na junção da garrafa na parte superior.:cool:

Seguem as fotos de hoje.
E a próxima atualização será na sexta-feira.
Espero ver micélio na sexta-feira. :rolleyes:
 

Anexos

  • DSCN0399.JPG
    DSCN0399.JPG
    72.7 KB · Visualizações: 94
  • DSCN0419.JPG
    DSCN0419.JPG
    52.2 KB · Visualizações: 96
  • DSCN0403 (Copy).JPG
    DSCN0403 (Copy).JPG
    96.2 KB · Visualizações: 97
  • DSCN0407 (Copy).JPG
    DSCN0407 (Copy).JPG
    101.4 KB · Visualizações: 94
  • DSCN0412 (Copy).JPG
    DSCN0412 (Copy).JPG
    112.9 KB · Visualizações: 99
  • DSCN0392 (Copy).JPG
    DSCN0392 (Copy).JPG
    147.6 KB · Visualizações: 100
  • DSCN0397 (Copy).JPG
    DSCN0397 (Copy).JPG
    137 KB · Visualizações: 97
  • DSCN0390 (Copy).JPG
    DSCN0390 (Copy).JPG
    121.8 KB · Visualizações: 94
  • DSCN0429 (Copy).JPG
    DSCN0429 (Copy).JPG
    112.7 KB · Visualizações: 101
  • DSCN0395 (Copy).JPG
    DSCN0395 (Copy).JPG
    127.1 KB · Visualizações: 99
  • DSCN0434 (Copy).JPG
    DSCN0434 (Copy).JPG
    145.7 KB · Visualizações: 103
  • DSCN0433 (Copy).JPG
    DSCN0433 (Copy).JPG
    149 KB · Visualizações: 99
  • DSCN0425 (Copy).JPG
    DSCN0425 (Copy).JPG
    151.8 KB · Visualizações: 101
  • DSCN0428 (Copy).JPG
    DSCN0428 (Copy).JPG
    123 KB · Visualizações: 98
Hoje faz 1 semana de inoculação.

DSCN0438.JPG DSCN0436.JPG DSCN0437.JPG

Micélio ta bonito, estou feliz e ansioso pra tirar meus filhos dos copos :rolleyes::love:
 
DSCN0451.JPG Atualização dos 4 copos juntos, os copos nessa foto estão 65%, 95%, 80%, 90% respectivamente.

DSCN0452.JPG Esse é o copo mais avançado, como podem ver falta só essa partezinha pra colonizar.

DSCN0455.JPG DSCN0454.JPG Não sei se da pra ver bem, creio que não da, mas esse copo aparentemente fez "xixi" :eca:, tem uma linha amarela na parte inferior do copo que corre até a altura de 1/3 do mesmo, também há algumas gotas de água próximo ao "xixi".
Hoje faz 14 dias de inoculação, ta tudo indo muito bem.

To fazendo 3 experiencias paralelas a esse cultivo com a mesma strain. Em breve vocês irão saber do que se trata. :idea::ler:

Acho que final de semana que vem o copo mais apressadinho vai pro terrário, vou fazer cold dunk (12h a 16h) & roll (vermiculita esterilizada no forno elétrico 130º por 1h).

Até a próxima pessoal!:D
 
Bom galera, trago novidades, tem boas e "má" notícia.

A boa notícia é que dos 4 bolos, 3 deles estão prontos para serem aniversariados, e assim serão neste final de semana.
Porém a má notícia é que 1 desses 3 bolos que estão prontos parece estar contaminado, estou quase certo disso, e é o bolo que eu achei que tinha feito "xixi".

Olha só como ele está DSCN0468.JPG Entre esses riscos amarelos parece que o micélio não conseguiu colonizar vigorosamente, existe um esbranquiçado, porém pouco vigoroso, e com bastante substrato aparente.

DSCN0466.JPG Essa parte também não foi bem colonizada, e também aparece umas partes amarelas.

DSCN0467.JPG Nessa parte do copo o micélio está protuberante, crescendo em direção ao vidro, como um espuma, é possível notar gotas de água na região.


DSCN0472.JPG Esse é o fundo do copo, também está protuberante, e tenho a impressão que essa região esta querendo produzir pins.

Convoco a presença do @Ecuador e do @tupy, por favor respondam.
To pensando em enterrar esse copo no quintal, vale mais a pena enterrar ou posso tentar aniversariar ?
Ele parece estagnado.
 
To pensando em enterrar esse copo no quintal, vale mais a pena enterrar ou posso tentar aniversariar ?
Ele parece estagnado.


Parece que está havendo uma disputa do micélio com bactérias aí nesse copo.

Se você tem um bom lugar para fazer um outdoor eu acho que é o mais indicado.
 
Bacana sua primeira tentativa. Conseguir 75% de aproveitamento já é uma vitória. Parabéns!
 
Primeiramente muiot
Bom galera, trago novidades, tem boas e "má" notícia...

View attachment 83519 Essa parte também não foi bem colonizada, e também aparece umas partes amarelas.

View attachment 83520 Nessa parte do copo o micélio está protuberante, crescendo em direção ao vidro, como um espuma, é possível notar gotas de água na região.


View attachment 83521 Esse é o fundo do copo, também está protuberante, e tenho a impressão que essa região esta querendo produzir pins.

Convoco a presença do @Ecuador e do @tupy, por favor respondam.
To pensando em enterrar esse copo no quintal, vale mais a pena enterrar ou posso tentar aniversariar ?
Ele parece estagnado.


Primeiramente parabéns!! Ta tudo dando certo!
Na minha opnião eu já faria o dunk nesses bolos. Depois um Roll na Vermiculita e Terrário.
E creio que não está pinando no copo, ainda. Uma ou duas gotas ainda é pequenas não influenciam muito se estiver bem esterilizado seu substrato. E seu micélio aparenta estar bem saudável. (os dois ultimos. o Amarelo está estranho mesmo)

O mais dificil do outdoor é o clima que não ajuda, dependendo da localidade. Aqui onde moro está muito Seco. Metade do ano chove e a outra metade do ano sol lascado e secura. Essa época não tem cogumelo em lugar nenhum pq não sobrevivem.

Boa sorte no seu cultivo!
 
Última edição:
1 desses 3 bolos que estão prontos parece estar contaminado, estou quase certo disso

Pela aparência próxima ao que houve no meu primeiro cultivo, parece bactéria mesmo, como disse o @Ecuador. Tenho reparado esse mesmo padrão de "contaminação" (uma faixa mais clara) em outros diários. Meu bolo que deu isso conseguiu vencer a contaminação, mas mesmo assim eu não quis arriscar e enterrei no quintal. Deu em nada :lol:, azar.
 
Bom galera trago novidades!

Ontem eu coloquei a argila expandida de molho em um balde com água + duas tampinhas de Qboa. Coloquei 1 prato por cima, pra afundar melhor elas na água.
DSCN0474.JPGDSCN0475.JPG DSCN0477.JPG

Hoje eu despejei essa argila num escorredor de macarrão, lavei bem com água corrente até tirar o cheiro de Qboa, coloquei na panela, enchi de água e botei a ferver por 10 minutos, despejei no escorredor de macarrão e esperei esfriar, prossegui colocando a argila dentro das garrafas pet.
DSCN0501.JPG DSCN0502.JPG DSCN0506.JPG DSCN0509.JPG DSCN0522.JPG

Eu lavei as garrafas pet com água e detergente, sequei com um pano de louça limpo, passei um papel toalha molhado com alcool 70%
DSCN0514.JPG DSCN0515.JPG

Adicionei água oxigenada 10 volumes no fundo das garrafas.
DSCN0528.JPG DSCN0529.JPG

Eu comprei uns pratos de plástico, daqueles de festinhas de aniversário, recortei do tamanho apropriado para as garrafas e posicionei sobre a argila. Limpei os pratinhos com alcool 70%
DSCN0519.JPG DSCN0521.JPG DSCN0526.JPG DSCN0531.JPG

Coloquei 2 copos de vermiculita (no final do processo percebi que foi muita vermiculita), meio copo de água em um pote e misturei, ela ficou úmida, despejei numa forma de assar bolo, cobri com papel alumínio e levei ao forno. Esterilizei a vermiculita no forno elétrico a 150º por 30 minutos.
DSCN0480.JPG DSCN0483.JPG DSCN0485.JPG DSCN0486.JPG DSCN0487.JPG

Continua...

Tirei os bolos dos copos, rolei eles na vermiculita (eu não fiz o dunk, não achei necessário), e os acomodei confortavelmente no sofá plastico.
DSCN0533.JPG DSCN0536.JPG DSCN0537.JPG DSCN0534.JPG DSCN0535.JPG DSCN0539.JPG DSCN0540.JPG DSCN0541.JPG DSCN0538.JPG DSCN0543.JPG DSCN0544.JPG DSCN0547.JPG DSCN0548.JPG

Ficamos todos muito felizes, cantamos parabéns, foi uma verdadeira festa, teve bolo, garrafa de refrigerante, pratinhos de festa, até brigadeiro. :cantar::roflmao::hilario:

Dos 4 bolos, 3 foram aniversariados hoje, amanhã enterrarei o bolo doente, vou fazer uma cama de húmus de minhoca + pó de fibra de coco + casca de ovo em pó, spawn, camada de húmus + coco + ovo, spawn, húmus + coco, terra.
 

Anexos

  • DSCN0545.JPG
    DSCN0545.JPG
    235.5 KB · Visualizações: 79
  • DSCN0542.JPG
    DSCN0542.JPG
    229 KB · Visualizações: 80
Última edição por um moderador:
Acabei de enterrar meu bolo doente no quintal.

O procedimento foi o seguinte:

Misturei 1 copo e meio de húmus de minhoca com 1 copo e meio de pó de fibra de coco, acrescentei 2/3 de 1 copo de água, misturei e levei ao forno por 20 minutos a 80° (menor temperatura do meu forno).
DSCN0567.JPG DSCN0569.JPG DSCN0571.JPG DSCN0572.JPG DSCN0574.JPG DSCN0576.JPG DSCN0578.JPG DSCN0579.JPG DSCN0580.JPG DSCN0581.JPG

Depois de esfriar, cavei um pequeno buraco, retirei a parte doente usando um estilete que foi previamente limpo com alcool 70%,coloquei uma camada de mistura, uma camada de bolo, uma camada de mistura, uma camada de bolo, uma camada de mistura, cobri com terra, molhei.
DSCN0585.JPG DSCN0586.JPG DSCN0588.JPG DSCN0590.JPG DSCN0591.JPG DSCN0593.JPG DSCN0595.JPG DSCN0598.JPG DSCN0599.JPG DSCN0602.JPG DSCN0601.JPG

Vamos aguardar a manifestação da natureza :LOL::love:
 

Anexos

  • DSCN0596.JPG
    DSCN0596.JPG
    232.6 KB · Visualizações: 53
Parabéns irmão, tudo de bom no seu primeiro cultivo :) Admirei a sua parte de enterrar o bolo doente no quintal e deixar a natureza fazer seu trabalho. Conhece pessoas que obtiveram exito enterrando bolos contaminados? E bem detalhado o cultivo, vou deixar a minha argila de molho agora, vou me orientar nos seus planos ;)
 
Parabéns irmão, tudo de bom no seu primeiro cultivo :) Admirei a sua parte de enterrar o bolo doente no quintal e deixar a natureza fazer seu trabalho. Conhece pessoas que obtiveram exito enterrando bolos contaminados? E bem detalhado o cultivo, vou deixar a minha argila de molho agora, vou me orientar nos seus planos ;)

Tem bastante gente que consegue bons frutos enterrando bolos contaminados, mas vai depender muito de vários fatores, como o local a ser enterrado, o tipo de contaminante, strain, substrato, e principalmente o clima. Aqui onde moro o clima é sempre bem úmido, e a temperatura nessa época do ano varia entre 16º aos 28°. Creio que vai dar certo, vou acompanhar. ;)
 
1 dos 3 bolos pinou! To muito feliz, quando crescer mais um pouquinho eu tiro foto, não quero tirar eles da garrafa por enquanto.
O bolo que pinou apresenta umas bolinhas de micélio que creio que irão se tornar pins também, caso eu esteja correto esse bolo promete muitos cogumelos :eba:

E os outros 2 também estão com essas bolinhas, porém em menas quantidade, e tem 1 ponto cego em cada um desses 2 bolos que não consigo enxergar, devido a uma leve inclinação neles, e como só observo eles pelo alto das garrafas fica difícil ver o bolo 100%.

Em breve trarei fotos :fotos:
 
Essa é o bolo da garrafa de 6L, saiu na frente.
Primeiros pins! :fome:
DSC_0159.jpg

Pequeno pin.
DSC_0160.jpg

Protuberâncias brancas que to torcendo para se tornarem pins também :roflmao: (tem pins ai também)
DSC_0162.jpg DSC_0161.jpg
 
Hoje faz 4 dias que aniversariei 3 bolos, os 2 que estão nas garrafas de 3,3L ainda não pinaram, e da garrafa de 6L acabei de contar 11 cogumelos.
Me questionei sobre o porque dos outros 2 bolos não terem pinado ainda, recebi um insight, "Pode ser o oxigênio", ora pois, a garrafa de 6L não esta com fita micropore no corte superior, porque acidentalmente eu cortei o topo da garrafa por inteiro, resultando assim uma garrafa menos vedada, logo possui mais entrada/saida de ar, sendo assim tomei uma providência com respeito as garrafas pet de 3,3L, ao invés de manter a tampa totalmente rosqueada, agora deixei ela solta.
Vamos acompanhar e ver o que acontece.
:D

Os pins mais rápidos estão crescendo bem, ta ficando bonito, domingo tiro mais fotos :fotos:
 
sendo assim tomei uma providência com respeito as garrafas pet de 3,3L, ao invés de manter a tampa totalmente rosqueada, agora deixei ela solta

Uma vez que a umidade lhe pareça correta, é bom não deixar 100% rosqueada não. Sempre um pouquinho solta que seja.
 
Bom galera, trago novidades.

Ontem eu resolvi recortar a tampa do isopor que uso como incubadora e colocar um vidro na tampa pra passar luz, com a finalidade de esquentar as garrafas pet, tendo em vista que a temperatura caiu por aqui e não tem previsão pra subir.
Mas eu cortei errado a tampa :facewall:
Acabei estragando a tampa do isopor, mas como o ser humano é impulsionado pelos erros, fui até o parte do subsolo da oficina do meu tio, peguei 2 pedaços de vidro, lavei com água e sabão, e pronto, agora tenho uma tampa de vidro.
Ai pensei, vou transformar essa incubadora em terrário.
Hoje compre uma caixa de isopor de 27L que é minha nova incubadora, comprei mais 1 termostato que ainda não instalei na nova incubadora, encomendei pela internet um termohigrometro, comprei um compressor de ar pra aquario, pedra porosa e mangueira, eu tinha aqui em casa manta acrilica e muita argila expandida.

Então ai está meu novo terrário, como podem ver fiz 4 quadrados, 1 em cada lado da caixa.
DSC_0155.jpg DSC_0156.jpg DSC_0159.jpg DSC_0160.jpg

Não faço idéia se a humidade está adequada, meu termohigrometro só chega dia 24, até la espero que esteja tudo ok. :facepalm:

E essas são as novas fotos dos bolos, tava indo bem devagar até agora devido ao frio, mas creio que agora vai ser mais rapido o desenvolvimento :eba:
DSC_0147.jpg DSC_0148.jpg DSC_0149.jpg DSC_0150.jpg DSC_0151.jpg DSC_0152.jpg DSC_0153.jpg DSC_0154.jpg

Esse chapeludo ai vai virar 1 carimbo. :feliz:

Até a próxima pessoal.
 
Última edição:
Back
Top