Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1° Cultivo - SOUTH AMERICA e SYZYGY

Diário de cultivo completo.
Introdução

Esse é um pequeno diário que tive a idéia de fazer já que tratar-se do meu primeiro cultivo para que possa sanar eventuais dúvidas que venham a surgir. Aqueles que puderem gastar um pouco de seu tempo para avaliar meu cultivo serei eternamente grato. Sintam-se a vontade para criticar e/ou aconselhar-me.
O Cultivo

Possuo 2 carimbos, um PC South America e outro PC Syzygy, usei metade de cada para seringas e pretendo usar a outra metade em algumas CL’s. Não entrarei em detalhes sobre assepsia, esterilização(usei PP) e outras coisas básicas, pois se você dedicou um bom tempo para o estudo dessa, posso dizer, arte, esta macaco velho de saber né. Então vamos lá:

07/08/2011

- Foram feitos 4 copos PF tek + 1 colher de chá de farinha de osso + 2 colheres de chá de cremogema, inoculados via solução de esporos da strain SOUTH AMERICA, nomeados respectivamente, C1; C2; C3; C4.

08/08/2011

- Foram feitos mais 4 copos PF tek + 1 medida de alpiste, linhaça e niger batidos rapidamente no liquidificador apenas para quebrá-las + 1 colher de chá de farinha de osso + 2 colheres de chá de cremogema. Todos foram inoculados via solução de esporos na seguinte ordem: 3 copos inoculados com a strain SOUTH AMERICA (nomeados C5; C6; C7), e o último copo foi inoculado com a strain SYZYGY, devidamente nomeado C8.
- Mais tarde no mesmo dia inoculei mais 4 copos de milha para pipoca tindalizado a partir da técnica descrita por @Mauricio https://teonanacatl.org/threads/milho-de-pipoca-substrato-para-casing.1026/page-4]aqui comentário #71. Inoculados via solução de esporos na seguinte ordem: 2 copos inoculados com a strain SOUTH AMERICA (nomeados C9 e C10), e os outros 2, inoculados com a strain SYZYGY, nomeados C11 e C12.

09/08/2011

- Foi preenchido aproximadamente 50% de um pote grande para azeitonas com milho para pipoca e inoculado via solução de esporos com a strain SOUTH AMERICA, nomeado C13.

* Todos os copos estão na incubadora com temperaturas variando entre 27° durante o dia e 25° durante a noite (uso aquecedor e a noite ponho um edredom para eles).

ERRO:Por acreditar que o selo de vermiculita seria mais eficiente se a mesma fosse mais fina, bati no liquidificador um pouco, mas dei mole, e ficou fino demais, no C1 houve mistura do bolo com o selo, tomará que não prejudique. (Obviamente há selo apenas nos copos onde há bolo e só houve mistura no copo C1).
ERRO: Enchi aproximadamente 85% do copo com milho, acredito que o ideal seria ter deixado um espaço maior, estou errado?
ERRO: Assim que terminei a inoculação, rolei o pote para espalhar os esporos fiz MUITO mal?

12/08/2011

C1 – Apresenta pequenos pontos de micélio bem difundidos, apresentando-se principalmente na parte de baixo do bolo. (Copo onde houve mistura do selo com o bolo);
C2 – Apresenta pequenos pontos de micélio, porém mais que o C1;
C3 – Apresenta apenas dois pontos de desenvolvimento do micélio;
C4 – Pequenos pontos de micélio, um pouco menos que o C1e C2;

C5 – O micélio parece ter adorado a receita: completamente visível os pontos de inoculação já colonizando as imediações; nota-se um bom rizomorfismo (estou na dúvida se usei bem a palavra....risos);
C6 – Igual ao C5;
C7 – 0% (triste);
C8 – Igual ao C5.

C9 – Pontos muito pequenos e espalhados;
C10 – Igual ao C9;
C11 – 0%;
C12 – 0%;

C13 – 0%.

***Algumas observações pessoais:***

- Alguém ai já usou a farinha de osso? Cara, nunca vi algo tão fedorento, parecia que tinha um cachorro morto dentro da minha casa há dias!
- Sou só eu que durmo e acordo pensando neles, e se não bastasse tenho sonhos extremamente reais com o eles (sempre sonho que estou colhendo-os), e quando acordo ou entro em casa a primeira coisa que tenho que fazer é checar a temperatura e afins da minha incubadora, ver se eles estão bem e de vez em quando ainda rola um papo!
- Cara, senti uma felicidade imensa a vê-los em meus copos, imensa mesmo, não conseguia conter o sorriso. Fora que estou extremamente orgulho dos copos C5,6 e 8 (mas como filhos amo todos igualmente hahaha).

Vou tentar fazer umas fotos deles esse fim de semana e posto aqui.
Grande abraço a todos e muita vibração positiva!

Fala Tupy, certinho? Notei sim cara, e por sinal acelerou bastante, porém perdi um o C12 pro duende verde depois da troca gasosa, retirei ele da incubadora e deixei alguns dias pra verse o micélio derrotava o duende verde, mas não deu certo. Já o C11 acelerou bastante, so que não estou achando o micélio muito saudavel não, ele esta meio algodoado em alguns pontos e em outros ele esta tão denso que parece glasse.

Tai algumas fotos do progresso do micélio:

Fotos 21/08/2011
DSCF1433.jpg DSCF1427.jpg DSCF1428.jpg DSCF1425.jpg DSCF1426.jpg
DSCF1429.jpg DSCF1430.jpg DSCF1431.jpg DSCF1432.jpg

- O C7 continuava sem apresentar desenvolvimento nenhum então o tirei da incubadora;
- Fiz um casing com o C13 na segunda, 22/08, usando a tek 60/40 do Shroomery;
- Efetuei uma troca gasosa nos C11 e 12; terminei perdendo o C12 para o duende verde, já o C11 acelerou bastante o crescimento.

Fotos 29/08/2011 (sombra e água fresca para todos...rs)
DSCF1449.jpg DSCF1447.jpg DSCF1448.jpg DSCF1450.jpg
DSCF1456.jpg DSCF1455.jpg DSCF1454.jpg

- O C5, C6, C8, C9 e C10 estao 100% colonizados: deixarei os copos com PF tek mais uma semana na incubadora para consolidação do micélio no substrato (consolidation week), já o C9 e 10 farei um casing para cada usando também a tek 60/40;
- Efetuei uma troca gasosa no C3 por que seu crescimento estava muito lento.

Brigadão @Syanidi e @kleber, mas o mérito é todo do micélio.

DSCF1434.jpg

Eles estão com a cara boa sim, só o C11 que acho que não esta com uma cara muito saudavel!

tá tudo lindo, vai vir cogumelos daí!!!

Aquela caixa, terrário, se embrulhou com que tipo de fita? Parece uma fita isolante.

me parece vinil...
... pois é, estou a procura de um material assim, mas onde encontro? é vinil mesmo?
vivo embalando meus terrários com saco preto, não é muito bom.

Usei papel contact preto, só que o fosco! R$3,00/m. Não cheguei a usar nem 3m em uma caixa de 68l.

... pois é, estou a procura de um material assim, mas onde encontro? é vinil mesmo?
vivo embalando meus terrários com saco preto, não é muito bom.
meu estudio e todo revestido com esse material, dura mais que tinta e nao faz sujeira, vc encontra em lojas que vendem material pra comunicaçao visual, e usado em placas, veiculos etc... plotagem em geral. e a media de preço e essa mesmo que o amigo ai em cima falou...

Bom galera já algum tempo que não posto nada. Me PC quebrou estou fazendo esse post do celular só tenho uma cisa a dizer: PINS, MUITOS PINS! Hoje completaram 7 dias desde os aniversários. São 4 bolos, onde apenas um pinou e 3 casings onde todos já pinaram e dois deles estão dominados por nossos pequenos amiguinhos. Tenho mais 3 bolos e um casing pra ir pro terrario acredito que amanha ou quinta só estou esperando pra comprar outra CO pra fazer um terrario só pros casings.

Deve pegar o PC ainda essa semana dai posto fotos pra galera.

Abraçao a todos brigadao pelas vibes.

Syanidi disse:
Algum bolo/casing de syzygy pinou?

foootos pra gente gurii!!!:):)

Hoje pela manhã apareceram os primeiros pins no bolo que aniversariei, total de 10 dias, comparado ao South America, o Syzygy ta devagar quase parando, ta rolando um preguiça sinistra. O casing está bem problemático, fiz a primeira camada deixei 7 dias incubando, deu um overlay brabo, o micélio muito algodoado, com cara de cansado, fiz um deep scratch e deixei mais três dias. Coloquei mais uma camada de casing e esta incubando, vamus ver se melhora.
Pela visto o Syzygy é uma criança bem problemática não? rs

Hoje pela manhã apareceram os primeiros pins no bolo que aniversariei, total de 10 dias, comparado ao South America, o Syzygy ta devagar quase parando, ta rolando um preguiça sinistra. O casing está bem problemático, fiz a primeira camada deixei 7 dias incubando, deu um overlay brabo, o micélio muito algodoado, com cara de cansado, fiz um deep scratch e deixei mais três dias. Coloquei mais uma camada de casing e esta incubando, vamus ver se melhora.
Pela visto o Syzygy é uma criança bem problemática não? rs

É, não dá pra culpar a strain, muito de tudo isso é derivado de vários fatores; luz, temperatura, substrato, umidade, isolamento, multiesporos e a lista é grande...

Update ai pra galera:

* 4º dia desde o aperecimento dos primeiros pins:
09-16-2011 (C13,C1 e C5).jpg

* 3º dia para o casing e 2º para o bolo:
09-16-2011 (C6 e C9).jpg

* 2º dia para o casing e 1º para o bolo(Syzygy)
09-16-2011 (C8 e C10).jpg

tupynambá disse:
É, não dá pra culpar a strain, muito de tudo isso é derivado de vários fatores; luz, temperatura, substrato, umidade, isolamento, multiesporos e a lista é grande...

Na minha humilde ignorância e inexperiência assumi isso por ter resultados tão positivos com uma strain e resultados menos satisfatórios com outra provendo os mesmos parâmetros para ambas, mas com certeza a lista é grande mesmo, retiro o que disse, me expressei mal. rs

em casing os cogus crescem mais e em maior velocidade do que em bolos, ta normal...
parabens !! vai ter uma bela colheita ai!!!

Back