Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1° Cultivo - SOUTH AMERICA e SYZYGY

Diário de cultivo completo.
Introdução

Esse é um pequeno diário que tive a idéia de fazer já que tratar-se do meu primeiro cultivo para que possa sanar eventuais dúvidas que venham a surgir. Aqueles que puderem gastar um pouco de seu tempo para avaliar meu cultivo serei eternamente grato. Sintam-se a vontade para criticar e/ou aconselhar-me.
O Cultivo

Possuo 2 carimbos, um PC South America e outro PC Syzygy, usei metade de cada para seringas e pretendo usar a outra metade em algumas CL’s. Não entrarei em detalhes sobre assepsia, esterilização(usei PP) e outras coisas básicas, pois se você dedicou um bom tempo para o estudo dessa, posso dizer, arte, esta macaco velho de saber né. Então vamos lá:

07/08/2011

- Foram feitos 4 copos PF tek + 1 colher de chá de farinha de osso + 2 colheres de chá de cremogema, inoculados via solução de esporos da strain SOUTH AMERICA, nomeados respectivamente, C1; C2; C3; C4.

08/08/2011

- Foram feitos mais 4 copos PF tek + 1 medida de alpiste, linhaça e niger batidos rapidamente no liquidificador apenas para quebrá-las + 1 colher de chá de farinha de osso + 2 colheres de chá de cremogema. Todos foram inoculados via solução de esporos na seguinte ordem: 3 copos inoculados com a strain SOUTH AMERICA (nomeados C5; C6; C7), e o último copo foi inoculado com a strain SYZYGY, devidamente nomeado C8.
- Mais tarde no mesmo dia inoculei mais 4 copos de milha para pipoca tindalizado a partir da técnica descrita por @Mauricio https://teonanacatl.org/threads/milho-de-pipoca-substrato-para-casing.1026/page-4]aqui comentário #71. Inoculados via solução de esporos na seguinte ordem: 2 copos inoculados com a strain SOUTH AMERICA (nomeados C9 e C10), e os outros 2, inoculados com a strain SYZYGY, nomeados C11 e C12.

09/08/2011

- Foi preenchido aproximadamente 50% de um pote grande para azeitonas com milho para pipoca e inoculado via solução de esporos com a strain SOUTH AMERICA, nomeado C13.

* Todos os copos estão na incubadora com temperaturas variando entre 27° durante o dia e 25° durante a noite (uso aquecedor e a noite ponho um edredom para eles).

ERRO:Por acreditar que o selo de vermiculita seria mais eficiente se a mesma fosse mais fina, bati no liquidificador um pouco, mas dei mole, e ficou fino demais, no C1 houve mistura do bolo com o selo, tomará que não prejudique. (Obviamente há selo apenas nos copos onde há bolo e só houve mistura no copo C1).
ERRO: Enchi aproximadamente 85% do copo com milho, acredito que o ideal seria ter deixado um espaço maior, estou errado?
ERRO: Assim que terminei a inoculação, rolei o pote para espalhar os esporos fiz MUITO mal?


12/08/2011

C1 – Apresenta pequenos pontos de micélio bem difundidos, apresentando-se principalmente na parte de baixo do bolo. (Copo onde houve mistura do selo com o bolo);
C2 – Apresenta pequenos pontos de micélio, porém mais que o C1;
C3 – Apresenta apenas dois pontos de desenvolvimento do micélio;
C4 – Pequenos pontos de micélio, um pouco menos que o C1e C2;


C5 – O micélio parece ter adorado a receita: completamente visível os pontos de inoculação já colonizando as imediações; nota-se um bom rizomorfismo (estou na dúvida se usei bem a palavra....risos);
C6 – Igual ao C5;
C7 – 0% (triste);
C8 – Igual ao C5.


C9 – Pontos muito pequenos e espalhados;
C10 – Igual ao C9;
C11 – 0%;
C12 – 0%;


C13 – 0%.

***Algumas observações pessoais:***

- Alguém ai já usou a farinha de osso? Cara, nunca vi algo tão fedorento, parecia que tinha um cachorro morto dentro da minha casa há dias!
- Sou só eu que durmo e acordo pensando neles, e se não bastasse tenho sonhos extremamente reais com o eles (sempre sonho que estou colhendo-os), e quando acordo ou entro em casa a primeira coisa que tenho que fazer é checar a temperatura e afins da minha incubadora, ver se eles estão bem e de vez em quando ainda rola um papo!
- Cara, senti uma felicidade imensa a vê-los em meus copos, imensa mesmo, não conseguia conter o sorriso. Fora que estou extremamente orgulho dos copos C5,6 e 8 (mas como filhos amo todos igualmente hahaha).


Vou tentar fazer umas fotos deles esse fim de semana e posto aqui.
Grande abraço a todos e muita vibração positiva!
 
Hum, alguma foto para darmos uma observada?

ERRO:Por acreditar que o selo de vermiculita seria mais eficiente se a mesma fosse mais fina, bati no liquidificador um pouco, mas dei mole, e ficou fino demais, no C1 houve mistura do bolo com o selo, tomará que não prejudique. (Obviamente há selo apenas nos copos onde há bolo e só houve mistura no copo C1).
ERRO: Enchi aproximadamente 85% do copo com milho, acredito que o ideal seria ter deixado um espaço maior, estou errado?
ERRO: Assim que terminei a inoculação, rolei o pote para espalhar os esporos fiz MUITO mal?

:teo_seta_direita: Se o selo estiver bem seco, não. O micélio não coloniza partes secas.
:teo_seta_direita: Não. Este espaço é suficiente para a agitação dos grãos durante a colonização.
:teo_seta_direita: Não fez, mas seria melhor ter deixado parado. Lembre que só devem ser sacudidos levemente quando a colonização estiver a meio caminho.

No geral, fez tudo certo. Escreveu bastante mas bem.
 
Não estou conseguindo postar as imagens. Será que você podia me auxiliar?

 
Não estou conseguindo postar as imagens. Será que você podia me auxiliar?

C:\Documents and Settings\XP\Meus documentos\Minhas imagens\Cultivo\IMG_0102.jpg

Clica no botão "Carregar um Arquivo" e faz o upload das fotos, depois você clica no botão "Miniatura", que vai aparece ao lado da foto. :)
 
Cosmik disse:
Clica no botão "Carregar um Arquivo" e faz o upload das fotos, depois você clica no botão "Miniatura", que vai aparece ao lado da foto. :)

Muito grato meu amigo! Desculpa a ignorância. Estava na minha cara né.

Fiz as fotos de todos os recipientes, porém como a máquina do meu celular não é das melhores as imagens não ficaram boas, não dando para distinguir o que é micélio e o que não é, então vou postar apenas as fotos dos copos que apresentam maior desenvolvimento (C5, C6 E C8 respectivamente).
C5.jpgC6.jpgC8.jpg
 
Parece que estão indo bem... um pouco algodoado, mas pode ser apenas o começo (ou da foto!).

Boa sorte no primeiro cultivo!!

Vibrações positivas! :)
 
farinha de osso??? nao entendi onde isso entra num cultivo de cogumelos, no mais ta tudo certim...
 
Realmente me equivoquei na farinha de osso. A comprei pensando em usa-la como corretor de PH porém após uma boa pesquisada vi que não serviria, mas já tinha comprado então resolvi usá-la como fonte de nutrientes mesmo:
-Farinha de osso
Nitrogenio 2,00%
Fósforo 24,00%
Potássio 0,00%
Vi que ela é usada em camadas de casing como nutriente então resolvi tentar em bolos; até agora não tive problemas.
 
... Vi que ela é usada em camadas de casing como nutriente então resolvi tentar em bolos; até agora não tive problemas.

Na camada de casing usa-se carbonato/hidróxido/sulfato de cálcio.. Fósforo é para plantas. :idea:
 
Fósforo é para plantas. :idea:

Cosmik, lembre que na psilocibina há a presença de uma ramificação com um átomo de fósforo. A potência PODE ser alterada dependendo das concentrações do mesmo no substrato.

-Não resisiti a essa observação. :)
 
Tirei os copos com milho hoje para rolar-los e resolvi postar as fotos com o progresso do micélio.
As duas primeiras imagens são do C9 e C10 inoculados no dia 08/08 (9 dias) com SA.
A terceira é do C13, inoculado no dia 09/08 (8 dias) também com SA.
As duas últimas são do C11 e C12, inoculados no dia 08/08 (9 dias) com SYZYGY.

* Esses dois últimos estão me deixando preocupados, o micélio esta colonizando apenas a parte inferior do copo, porém esta lento demais. Estou pensando em abrir os furos onde fiz as inoculações (dentro do meu GB), para oxigenar um pouco dentro dos copos pra ver se ele acelera um pouco, o que vocês acham?
* O C13, que já esta densamente colonizado, tentei rolar e não consegui, ele está muito aglutinado, agitei um pouco mas não soltou nada dai fiquei com medo de machucar o micélio e deixei quieto, tem algum problema não agitá-los?


Os outros copos com bolos não fiz foto por que não quero ficar mexendo. Quando completar 15 dias faço as fotos deles e posto aqui, mas eles estão indo muito bem.

Valeu rapaziada, muitas vibrações positivas a todos.
IMG_0105.jpgIMG_0106.jpgIMG_0107.jpgIMG_0108.jpgIMG_0109.jpg
 
ta colonizando no tempo...
no maximo uma chacoalhada de leve...
 
E quanto aos dois ultimos copos. Eles estão apresentando um crescimento muito lento, será que eu não deveria oxigenar-los?
 
E quanto aos dois ultimos copos. Eles estão apresentando um crescimento muito lento, será que eu não deveria oxigenar-los?

Isso, proceda com a troca gasosa.
Faça um furo de 1cm aproximado e tampe com esparadrapo micropore, passe 2 fitas em forma de cruz.
Tudo com a maior assepsia possível.
 
Feito! Fiz tudo dentro do GB e bem rápido.
Valeu Tupy, brigadão.
 
Hooooww que beleza!!! Boa sorte cara, espero que consiga frutos com esse SYZYGY....ja to a dois meses tentando e nada de pins :cry:...mas seu micelio ta bonitão XDD
 
Back
Top