Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1° Cultivo PF TEK- FAI + Vermiculita(B+)

Diário de cultivo completo.
Ae! Chegou a Hora! Abro um diario parair relatando minha experiencia do meu primero cultivo!

Vou reunir aqui mas ou menos todos os materiais utilizados e alguns procedimantos ja feitos.

-Seringa de Esporos B+ esterelizada ja comprada do fornecedor
-Luva
-Mascara
-Toca
-Incubadora caseira(metodo Tube in Tube com termostato+aquecedor aquario)
-etanol 90%
-Panela de pressao
-8 potes pequenos ligeramente verticais
-2 potes grandes nao-verticais(possivel problema)
-Farinha de arroz integral
-vermiculita
-aluminio
-caxa de plastico pequena para glovebox(nao fiz ainda)
-vela pequena para esterelizar a agulha

Principio do procedimento.

Comecei fazendo 2 furos na lateral de cada tampa dos potes utilizados.

Depois fiz a mistura do substrato:

Para cada 3/4 de vermiculita, 1/4 de agua e 1/4 defarinha de arroz integral, adicionados nessaordem.

Enxo quase o copo intero deixando poco mais de meio dedo para completarcom vermiculita seco.

Limpo as bordas com um pano de prato + ethanol 90° Completo com o vermiculita seco e fexo os potes com as tampas. E logo um papel aluminio por emcima.

Usei uns suportes de aluminio no fundo da panela pra evitar oc ontato direto dos potescomo fundo, e dai ponho os potes na panela de pressao,e a cozinhar por quase 1 hora.

Cheguei ate AI!

MAS, estou pensando em comecartudo denovo, porque estou retomando alguns conceitos, e quero fazer-lo a medida mais perfeccionista(e economica :p) possivel, tambem pelo fato de ter so uma seringa de esporos so com 10ml.

O primeiro a observar, foi que li relatos aonde se adiciona um selo de fita micro-esporica, essas fitas adesivas medicinal, ou algo parecido nos buraquinhos aonde se fara a futura inoculacao, para nao deixar o buraco totalmente exposto durante a retirada do aluminio para a inoculacao dos esporos.

O segundo é que, acho que os potes que estou usando sao pequenos demais, e eu poderia aproveitar a unica seringa de esporos que tenho para uns potes mas grandes, aumentando assim, a producao dos futuros cogus.

Agora mesmo acabei de desligaro fogo da panela de pressao, e estou querendo limpar o banhero para inoculacao, mas acho que vou retomar o cultivo des do comeco para mais seguranca contra os contaminantes, e uma maior possivel quantidade de producao.

Aceito opinioes ae ! Valeuz

***Cultivo Encerrado!***

POR FAVOR, poste fotos dos bolos dunkados por 6 dias ????

brincadeirinha

ei insider, onde você leu que este era o tempo de dunk? se pensar na natureza, o chão drena a água, mesmo que chova por 6 dias... e assim mesmo acho que o micélio selvagem teria maus momentos nessa 'semaninha'... mais de 12 horas no dunk pode sim saturar o micélio, e dissolvê-lo.

outras fontes podem atestar o que o mauricio falou...

POR FAVOR, poste fotos dos bolos dunkados por 6 dias ????

brincadeirinha

ei insider, onde você leu que este era o tempo de dunk? se pensar na natureza, o chão drena a água, mesmo que chova por 6 dias... e assim mesmo acho que o micélio selvagem teria maus momentos nessa 'semaninha'... mais de 12 horas no dunk pode sim saturar o micélio, e dissolvê-lo.

outras fontes podem atestar o que o mauricio falou...

O morta me deu esse.. "conselho"... nao sei qual era a intencao dele mas so pedia ajuda :p acho que eu nao lhe "simpatizo" muito hihi... whatever...
hoje vou montar o terrario improvisado e por eles la dentro...

Ja passou de 12 horas de dunk, ja deve ta umas 18 horas em dunk... mas acho q ta deboa!!

Valeu ae.

hm entendi, mas verifique a mp/mensagem, com o próprio, e outras fontes também... talvez você tenha se confundido...

e dependendo da região em que você está, dá pra deixar os bolos colonizando à temperatura ambiente e transformar a incubadora em terrário...

desejo muita sorte

hm entendi, mas verifique a mp/mensagem, com o próprio, e outras fontes também... talvez você tenha se confundido...

e dependendo da região em que você está, dá pra deixar os bolos colonizando à temperatura ambiente e transformar a incubadora em terrário...

desejo muita sorte

Ae vincent! Acabei de montar o terrario, aqui a temperatura ambiente eh muito frio pra colonizar, eh de 16 a 20 graus dentro de casa, e quase sempre constante entre 16, 18... entao eu preciso manter o resto os bolos na incubadora...

O que eu vou fazer, e jogar fora as velhas growboxes q eu tinha, que ja rendeu oq tinha que render! E por o mini terrario que montei ali, peguei a mini-glovebox q tinha transformei ela em um terrario, pus perlita humeda, logo uma camada bem fina de perlita seca por emcima, tampei os buracos da glovebox com aluminio e fiz uns furos pra uma troca de ar... depois aniversariei os bolos com vermiculita seca e mandei pro terrario, mandei um spray de agua pra ajuda na humidade... cada bolo esta emcima de um pequeno pedaco de aluminio pra evitar o contato direto com a perlita, e agora vo por ele no banheiro(lugar das velhas growboxes).

Ali eles nao recebem mta luz do dia mas pelomenos tem uma temperatura contante de 20 - 22 graus(com o aquecedor aceso), suficiente pra pelomenos pina, vo dexa eles ali como terrario provisorio, entao quando acabe a incubacao posso transformar a incubador em terrario.

Um perguntinha ae, ate que ponto eh importante a luz do dia? Sera que so aluz do banheiro serve pra da uma direcao pra eles de luz?

Valeu ae!!
:D

Ae, depois de 4 dias no terrario o micelio comeca a expandir no terrario,ta criando "vultos" de micelios nos 3 bolos, acho q isso é o comeco da pinagem.

Problema: humedade baixa, ta sempre em 40 - 50%, to jogando spray de agua e tem uns 2,5cm de perlita humeda embaixo mas nao ta funcionando muito... acho que preciso de um terrario maior pois pela caixa de plastico que estou usando como "terrario-improvisado" eh muito pequena e nao deu pra por muita perlita... vamos ver como vai ser quando passar pro terrario grande, so preciso esperar que o resto acabem de colonizar...

E uma coisa que andei olhando tambem no video Mushroom Growing Made Easy, é que borrifar agua diretamente no micelio pode danificaro micelio, que prcisa de uma protecao e talz.. mas nao entendi como fazer uma protecao,e eu to mandano spray direto no micelio...devo continuar ou oqq eu faco?

Outro pequeno o problema eh a falta de luz, o banheiro eh muito escuro pois nao tem janela, e acho que pra pinagem pode ser importante um pouco de luz para orientacao do crecimento, mas sera outro problemaque sera resolvido ao passar ou terrario grande pois vai receber luz do dia.

mas de resto, tem bom sinal a coisa! Mas uns dias e comecam a sair pins se tudo der certo!

Logo posto fotos dos meninos!

Valeuz!

Ae, mais um pote 100% colonizado, o negocio é que é impossivel aniversariar todos de uma vez pq tem copo ainda qnao colonizo tudo, e tem pote q ta 100%,

Qto tempo mais eu posso deixar um pote 100% colonizado na incubadora sem ter risco de zuar o micelio? Pq ue ja ouvi dizer q nao rola dexar mto tempo o micelio la dentro... entao qq eu faco? Alguem me ajuda ae... poderia dexar o micelio mais 1 meis la dentro depois de 100% colonizado? ou como q eh?

E no mini-terrrario por enquanto nem sina de pin, o micelio continua expandindo pra fora, mas eu to com esse problema da humedade que ta foda, ontem puis mais perlita humeda, mas a humedade nao sobe, to borrifando as paredes direto, mas nao adianta muito... ja nao sei oq fazer... nao sai do 50%a humedade :(

Espero que pine um dia.... vamo ver....

Valeu ae...

Qto tempo mais eu posso deixar um pote 100% colonizado na incubadora sem ter risco de zuar o micelio? Pq ue ja ouvi dizer q nao rola dexar mto tempo o micelio la dentro... entao qq eu faco? Alguem me ajuda ae... poderia dexar o micelio mais 1 meis la dentro depois de 100% colonizado? ou como q eh?

E no mini-terrrario por enquanto nem sina de pin, o micelio continua expandindo pra fora, mas eu to com esse problema da humedade que ta foda, ontem puis mais perlita humeda, mas a humedade nao sobe, to borrifando as paredes direto, mas nao adianta muito... ja nao sei oq fazer... nao sai do 50%a humedade :(

Como você sabe que a umidade está em torno de 50% ?

Deixar + 1 mês na incubadora mesmo depois de 100% colonizado o pote?
Vai acabar contaminando.

Ou pode vir a acontecer isso:
dentrodojarro.jpg

1- eu tenho hygrometro

2- depois de 100% colonizado nao acho q rola contaminacao.. bem dificil.. pois o micelio ja ta estabilizado...

3- se entra en fruitifing mode nao ahco q seria algo normal, pois o micelio normalmente entre em frutifing mode qdo as temperaturas baixa....

Ae, mais um pote 100% colonizado, o negocio é que é impossivel aniversariar todos de uma vez pq tem copo ainda qnao colonizo tudo, e tem pote q ta 100%,

Espero que pine um dia.... vamo ver....

Valeu ae...

Dentro do terrário, uma camada de 2 dedos de perlita, adiciona água com uma colher de chá de água sanitária. O nível de água não pode cobrir a superfície da perlita. Assim preparado, gera umidade suficiente.
Somente se o ambiente estiver muito frio abaixo de 15ºC a umidade é reduzida, fora isso não precisa nem de higrometro.

Se você deixar um mês no copo após 100% de colonização pode acontecer sim de pinar no copo.

Eu já usei essa técnica, de deixar no copo e esperar pinar lá par adepois colocar no terrário, e geralmente não levava um mês não.

Se a sua umidade está tão baixa com essas medidas todas talvez o seu higrômetro esteja pifado. Quando você tira ele do terrário e deixa algumas horas no ambiente quanto ele marca?

Ae, talvez o hygrometro nao funfe direito, mas nao tenho certeza ainda, mas de qqer jeito a temperatura eh uma media de 19-22 graus... mas ja tem 2 semanas e pouco q ta os bolos la dentor e ainda nada de pins... ate qto pode demorar ate que comecem a sair pins?

valeu ae...

Ae!! Faz 3 dias comecaram a sair pins! Até agora só 2, mas ja é um otimo sinal!! Aqui ficam as fotos do comeco da frutificacao!

Hahhaa to orgulhoso dos meus primeiros pins !! :p :p

Lembrando qu eesse é um terrario provisorio pq ainda tem mais 2 bolos que estao quase 100% colonizados, entao vou transformar a inciubadora num terrario grande, e semana q vem vou passar tudo pro terrario grande!

Ai acho q vai bombar mais o lance da humedade e melhor iluminacao tb!

Abracos! Evaleu a atencao aee!
P1020133.JPGP1020132.JPGP1020134.JPG

Ae galera!! Aqui vai uma foto dos primeiros frutos! Nao sao muuito grandes mas sao bunitos! hehe Ainda estao no terrario provisorio, ocorreiu um problem ana incubadora, eu desliguei o termostato sem ver e a temperatura estava baixa uns 2 dias, ai estagnou um pouco o desenvolvimento do micelio...

mas agora ja ta tudo bem dnv, mas uns 5 dias e ja posso montar o o terrario decente!!

Abrax ae!
P1020195.JPGP1020197.JPG

ei insider, como vai?

cara, os frutos estão num tamanho ótimo para a receita que você usou...

parabéns, são bonitos mesmo :pos:

Valeu vinicius!! Agora comecoua pinar pakarai o trem aqui! hehe

So q tem 1 cake que comecou a sair uns potinhos brancos, bem miudinhos, eu temo qseja alguma infeccao, emfim, logo vou postar fotos, mas nao parece bem. E amanha passo tudo pro outro terrario! Vai bomba isso ainda=D falouz ae!

Saudacoes!! Ai vai algumas fotos:

As duas primeiras fotos sao do bolo que ta xoveno pins!! COntei 15 no total até agora!!

Depois vai a foto do bolo com uns pontinhos, que tambem esta pinando,mas que preferiseparar do resto por enquanto por q no comeco eu pensei que talvez fossem pins, mas ta meio estranho isso... o que acham que pode ser?

Valeu ae!!
Pins2.JPGPins 3.JPGPontinhos.JPGPontinhos 2.JPGPontinhos + pin.JPG

Ae hehe, foi mal o flood de post... aqui vai mais umas fotinhas de outros frutos q eu ja ranquei q esqueci de postar hehe!

A primeira dos frutos, a ultima eh a tentativa de amizade dos dois distantes irmaos hehe!

Valeuz!
bunitim.jpgbunitim2.JPGamanita e seu amigo.JPG

Última edição por um moderador:
blz de cultivo camarada tbm pretendo tentar minha primeira com os B+....good vibes!!!

Insider,

Esses bolos com pontinhos parecem velhos. Qual a idade deles?

A umidade pode estar baixa e o bolo murcho?

Quando meus bolos ficam com esse aspecto a incidência de contaminantes cresce.

Ae Ecuador!Entao esse bolo deve ter no maximo 1 mes, talvez um pouco meno s qisso, émais novo que o bolo que ta xovendo pins... o engracado foi que eles deram 1 pin só, ai depois ficaram um tempinho sem sair nada, entao comecou a pinacao geral.. nao intendi muito bem... em fim... o bolo com pontinhos esta agora em um tupper com perlita e agua, e esse tupper fecha melhor q o terrario improvisado.. entao acho q mantem bem melhor a humedade la dentro.. vamos ver o que acontece... de qqer jeito, ele ta pinando tambem, tem 3 pins agora! Eu fiz um pouco burrice de ter borrifado uma vez agua direto no cake, e isso azulou umpouco o micelio, mas agora to tomando mas cuidado,estou borrifando agua sempre nas paredes 3 vezes por dia, e do uma ventilada pra sair um pouco o dioxido da perlita.

Valeuz!

Ae insider, nao sesquecendo que quanto menor o terrario maior a oxigenacao e troca de ar necessarias, e maior a chance de entrar contaminantes nese meio.
E o oxigenio eh fator decisivo na pinagem, junnto com a luz.:pos:

Ae! Valeu as dicas ae!

Finalmente passei tudo pro novo terrario, no final os 2 bolos grandes q restavam colonizando la dentro, 1 foi pr terrario, e o outro q tinha estagnado completamente a colonizacao, logo fui ver e tinha contaminacao, mas nao era greenmold, era uma coloracao mais amarronzada, e tinha um cheiro horrivel.Engracado que nao tive nenhuma vez contaminacao com Greenmold aqui em berlin, nao que nao exista greenmold mas asvezes me da impressao que eles gostam de lugares mais quentes pra colonizar.

No final de 9 cakes, sairam 6. No comeco eram 10, mas 1 nao sobrou esporas pra colonizar, entao ficou so 9 mesmo.. mas ta massa, de 9 perder so 3, é uma boa estadistica :D

Ai deixo as fotos de todo o cultivo no novo terrario! E logo fotos de uns dias depois da pinacao, coisa linda! Belos cogus! Estou ja satisfeito com o que saiu dai :) E tenho mt a agradecer ao pessoal q me deu as dicas ae tambem! Mas enfim, ainda temmais coisa pra sair, tudo a seu tempo ;)

Abrax, e logo postarei mas fotos!
cogumelada2.JPGcogumelada.JPGpinacao1.JPGpinacao2.JPGterrario.JPGterrario2.JPG

Back