Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1° Cultivo B+ Akm (PF Tek / Monotub Bulk)

Diário de cultivo completo.
1° Cultivo B+ Akm (PF Tek / Monotub Bulk)

  • PF Tek

STRAIN: B+ Akm

PROCEDÊNCIA: Ampola Multi Esporos adquirida na Internet


SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:

(x ) PF TEK (2V + 1FAI + 1A)


Selo com Vermiculita

(x) Sim ( ) Não


GRÃOS:

( ) Milho

( ) Centeio

( ) Trigo

(x) Outro: Arroz Integral Triturado (Cateto)


MÉTODO BASE: O processo foi baseado nas instruções do canal “Esporos no Ar” do YT. (Esporos no ar)

PREPARO DO SUBSTRATO: 11/09/2020

Sem dificuldades no preparo do substrato e a esterilização foi conduzida exatamente conforme o as instruções dadas nos vídeos acima. (Figura 1)

1.JPG


INOCULAÇÃO: 12/09/2020

(x) Seringa Multi Esporos

( ) Cultura Líquida

( ) Outro: _________________


GloveBox?

( ) Sim (x) Não


A Inoculação aconteceu na manhã seguinte após completo esfriamento da PP, foi aberta apenas quando o ambiente foi preparado para realizar a tarefa. Como não montei uma GloveBox utilizei meu banheiro, após limpeza da pia e superfícies com Álcool 70% e uma boa carga de spray Lysoform.
Não lembrava de ter utilizado uma seringa com agulha antes (achei estranho como além do líquido se succiona bastante ar para dentro da seringa, provavelmente devido a minha imperícia), como adquiri 30 ml de solução multi esporos formatei 5 seringas de 6 ml. Foram inoculados 5 copos de aprox.. 200 ml. Cada copo foi inoculado através de 4 furos equidistantes próximos à borda do copo com aprox.. 1 ml por furo.


INCUBAÇÃO: 12/09/2020

Os cinco bolos foram para a incubadora assim que inoculados, está sendo utilizada uma caixa térmica de 35 l, um termostato de aquário de 100 W em uma garrafa de vidro de 1 l, 1 termômetro para alimentos com haste e a partir de hoje termohigrômetro (não me parece confiável, o tempo de resposta é bastante lento, captura a variação de temperatura de maneira muito lenta) . A temperatura, desde o início da incubação, varia de 25 a 29°C. (Figuras 2 e 3)

3.JPG 2.JPG

Após 6 dias de incubação a colonização dos bolos é bem semelhante entre os cinco bolos e pode ser visualizada nas Figuras 4 e 5 (2 bolos diferentes).

4.JPG 5.JPG


Próximo passo é montar o terrário em uma caixa organizadora de 50 l, termostato de 100 W em garrafa de vidro de 1 l e bomba de aquário.


  • Monotub Bulk

Pesquisando em diversos canais estrangeiros verifiquei que a técnica do Monotub Bulk é amplamente divulgada, pode ser impressão minha mas parece mais utilizada que a PF Tek, que apresenta diversas vantagens ao iniciante, que por exemplo pode perder apenas um bolo ao invés de um bulk inteiro por contaminação.
Decidi proceder com as duas técnicas ao mesmo tempo, me baseando no tópico do Grande @Cebolo (Tutorial - Entenda e faça o seu Monotub).
O Spawn (3 potes de 500 ml) foi confeccionado exatamente como instrui a Mugunzá Tek, o famigerado Milho Canjica (Tutorial - Esqueça o milho de pipoca, agr é milho de mugunzá mais facil, rápido)
Os potes foram inoculados em conjunto com os bolos para o PF Tek, foi injetado cerca de 2 a 3 ml da seringa multi esporos por pote. Após 6 dias os três potes apresentam o semelhante aspecto visualizado na Figura 6.

6.JPG

Adquiri uma caixa organizadora de 20 l para confeccionar o Monotub e ainda estou estudando os processos de pasteurização do substrato, que pretendo realizar no forno, embalados em sacos próprios para cozimento (como aqueles de assar frango) e então enrolados em papel alumínio. Utilizarei o termômetro com haste, mostrado na Figura 2, para verificar a temperatura do centro da mistura.

  • Cultura Líquida

Como ainda tinha uma seringa ME após a confecção de 5 bolos e 3 potes de Spawn resolvi tentar criar CLs, seguindo exatamente o procedimento do tópico: Tutorial Cultura Líquida
250 ml de agua + 2 gramas de Dextrose (vendida em lojas de suplementos para academia) e 1 ml de solução ME por copo (3 copos confeccionados) foram utilizados,
A Inoculação aconteceu no dia 16/09/2020 e ainda nenhum sinal do micélio conforme Figura 7.
[O tópico acima utiliza carimbos para a confecção da CL, no meu caso utilizei uma seringa ME, portanto quando os copos foram esterelizados na PP já estavam vedados com papel aluminio e fita isolante]

7.JPG


Percepções Iniciais de Cultivador de primeira viagem:

- Atividade fantástica e prazerosa;

- Depois de começar o cultivo você se torna meteorologista, sempre preocupado com a umidade relativa do ar e temperatura do dia;
- Contaminastes se tonam o inimigo número 1, paranoia com assepsia.... rs;

- Esperava o micélio demorasse mais para se desenvolver, pode ser a temperatura quente da época do ano favorecendo colonização, porém imagino que a mesma irá interferir na frutificação onde é necessário condições mais amenas;

- Para Spawns não utilizei a tampa dos potes, apenas papel alumínio vedado com fita isolante e os furos de inoculação tampados com fita micropore. Este tipo de vedação não é tão resistente, quando fui agitar o conteúdo em um dos potes danifiquei o papel alumínio e rapidamente vedei novamente. Para os próximos potes utilizarei a tampa para maior segurança;

- Imaginava que os potes de Spawns iriam colonizar primeiro que os bolos, não me parece que isso esta acontecendo;

- O processo de confecção do substrato de milho é simples, porém ainda tenho dúvidas da umidade correta antes de colocados nos potes. Utilizei o freezer para retirada da umidade neste lote (em torno de 35 min, mexendo de 5 em 5 min) mas ainda não tenho a percepção da umidade correta.

- Depois de retirar os potes de Spawn da PP formaram blocos sólidos de milhos, agitei bastante mais ainda ficaram em cada pote um bolo no meio, que não agitei mais para não danificar a vedação de papel alumínio. Não sei se isto irá causar problemas para o crescimento do micélio ou promover contaminação;

- Não sei ainda quando é o momento correto de agitar os potes de Spawn para promover um crescimento mais acelerado do micélio.


A vontade para receber críticas e aprender com os irmaõs!
PS: Espero ter postado o Diário no lugar correto.
 
imagino que para aniversariar o substrato tenha de estar completamente branco, como nas fotos de seu diario @Cebolo.
Eu acho que isso varia da receita, strain, tempo de colonização etc..
Por exemplo esses meus 2 tubs fruticando, um totalmente branco e o outro mais cor de esterco.
IMG_20200704_231708380.jpgScreenshot_20200929-021052.png

O que acontece também é que desde o aniversário até a frutificação ele também vai colonizando mais a superfície e ficando mais branco

O video do North Spore - Monotb, indica fibra de coco pura direto do saco para casing quando colocar para frutificar.
Eu parei de tomar qualquer cuidado com o roll, vermiculita e fibra direto do saco.

Pra mim, pelas fotos que você enviou, ta super saudável mano
 
Sim pelo que verifiquei a fibra de coco e a vermiculita são bastante inertes, a chance de contaminar devido a estes elementos é muito pequena. Sobre o casing, existe muita polemica me parece, mas o intuito é criar um micro ambiente favorecendo a pinagem. O gesso também ajuda a criar um ambiente alcalino que diminui a chance de contaminantes como o duende verde, pelo menos é o que eu entendi. Acho que vale a pena testar monotubs com e sem casing, pelo menos o simples de 50/50 verm/fibra de coco com gesso.
 
ATUALIZAÇÃO 06/10/2020

Pela primeira vez vi um bolo pinar =] :

IMG_2301.JPG IMG_2303.JPG


A situação da superfície do Mini Monotub é a seguinte;

IMG_2304.JPG

Esta em condição de frutificação, deixei uma pequena abertura na tampa para maior troca de ar, abanando mais ou menos 2 vezes ai dia. (agora percebi como deixei o substrato desnivelado qdo preenchi o monotub rs)


Espero que pine em breve.
 
Pessoal bom dia, uma dúvida em relação a colheita e confecção de carimbos:

Um dos cogumelos despontou e cresceu muito em comparação aos irmãos, vale a pena colher apenas ele? Existe algum ponto específico para colher e confeccionar o carimbo, neste caso o véu esta quase totalmente aberto.

IMG_2314.jpg IMG_2315.jpg

Quando vocês colhem esperam todos estarem no ponto ou vão colhendo e secando conforme vão crescendo?
 
Pessoal bom dia, uma dúvida em relação a colheita e confecção de carimbos:

Um dos cogumelos despontou e cresceu muito em comparação aos irmãos, vale a pena colher apenas ele? Existe algum ponto específico para colher e confeccionar o carimbo, neste caso o véu esta quase totalmente aberto.

View attachment 119029 View attachment 119030

Quando vocês colhem esperam todos estarem no ponto ou vão colhendo e secando conforme vão crescendo?
Este grandao ai rende um baita carimbo!
Eu colho tudo de uma vez... assim que os maiores estão de chapeu bem aberto... dessa forma vem alguns com veu rompendo... alguns ainda jovens...
Tem quem colha os que fiquem no ponto e pode esperar para os menores crescerem e chegarem no ponto... mas nao tenho essa paciencia por aqui...
No seu caso colheria apenas o grandão... os outros ainda vao crescer.. o bolo do grandão não está contaminado?
 
@mysticgrower Colhi o grandão e estou produzindo o carimbo, como são aveludados estes bichinhos rs.

Eu não sei, acredito que não seja contaminação, o tom azulado e o fluffy devem ter sido causados por problemas microclimáticos do aquário. Notei que onde a vermiculita não grudou no bolo quando aniversariei o tom azulado apareceu.

Outro fator que percebi e vou alterar depois do dunk é a quantidade de vermiculita no fundo da travessa, o micélio parece buscar se expandir e até ele perceber que é apenas vermiculita sem nutrientes vão uns dias, pelo menos me parece que ele se comporta assim.
 
ATUALIZAÇÃO 12/10/2020

- Primeiro Flush em 09/10/2020, totalizando 79,5 gramas: (já realizado dunk de 24 hrs e recolocados no aquário para segundo flush)

NRPZ3875.JPG RYKH7581.JPG


- O monotub esta pinando, porém estou preocupado com manchas de coloração amarela, não sei se seria contaminates ou alguma reação do micélio à algum componente do substrato:

IMG_2326.JPG IMG_2327.JPG IMG_2328.JPG


Eu adquiri um desidratador de alimentos e deve chegar na semana que vem, por enquanto para secagem 12 horas de ventilador e então confinados em um pote com silica alimentícia laranja.
 
ATUALIZAÇÃO 15/10/2020

- Monotub

Realizada a colheita do primeiro flush do monotub, talvez um pouco tardia porque estava esperando chegar o desidratador, para minha surpresa os frutos vieram muito maiores que o flush do PF Tek, o chapéu de alguns encostaram na tampa do monotub e ficaram engraçadamente retinhos:

- 465 gramas frescos:

IMG_2337.JPG IMG_2338.JPG IMG_2342.JPG

Patroa segurando o maior fruto

IMG_2340.JPG

IMG_2346.JPG

Ótima experiencia para aprendizado, não vou realizar o segundo flush, quero rever meus processos e alterar o Monotub.

Os bolos PF Tek já setão pinando para o segundo flush.
 
Que delícia de colheita! Parabéns!
Essa strain produz muito esporo mesmo... vi hoje um carimbo dela que estava quase que em alto relevo... o chapéu dos cogumelos menores do monotub completamente esporulados
 
ATUALIZAÇÃO 15/10/2020

- Monotub

Realizada a colheita do primeiro flush do monotub, talvez um pouco tardia porque estava esperando chegar o desidratador, para minha surpresa os frutos vieram muito maiores que o flush do PF Tek, o chapéu de alguns encostaram na tampa do monotub e ficaram engraçadamente retinhos:

- 465 gramas frescos:

View attachment 119246 View attachment 119247 View attachment 119249

Patroa segurando o maior fruto

View attachment 119248

View attachment 119250

Ótima experiencia para aprendizado, não vou realizar o segundo flush, quero rever meus processos e alterar o Monotub.

Os bolos PF Tek já setão pinando para o segundo flush.
Mano que coisa linda, muito feliz de ver um resultado tão bom, parabens!
E caramba, esporularam legal hein
 
@Cebolo Vlw meu amigo, agradeço a vc por ter criado aquele guia de Monotub, na verdade só fiz o meu por causa das instruções dele.

A diferença de performance do Monotub (na verdade um Minitub) é considerável frente ao PF Tek.
 
@Cebolo Vlw meu amigo, agradeço a vc por ter criado aquele guia de Monotub, na verdade só fiz o meu por causa das instruções dele.

A diferença de performance do Monotub (na verdade um Minitub) é considerável frente ao PF Tek.
Ótima experiencia para aprendizado, não vou realizar o segundo flush, quero rever meus processos e alterar o Monotub.
Fala mano, tava relendo seu diário e agora me perguntei o por que não seguiu com o mono? Ainda mais o seu que rendeu tão bem
 
Grande amigo @Cebolo , resolvi não seguir para o segundo flush porque quero alterar o minitub, o micélio parecia estão combatendo alguma contaminação bacteriana pois havia muita excreção amarela e infelizmente a genética destes B+ estava muito fraca, potencia muito baixa, apesar da secagem ter sido realizada no desidratador e estarem cracker dry.

Chegou um carimbo de A+ agora e vou abrir um segundo diário em breve.

Ainda está para chegar alguns itens que comprei para trabalhar com agar, planejo seguir com Carimbo - Agar - Isolamento em Agar - 1 Jarra Spawn Master - G2G Jarras de Spaws - Cultivo Minitub Substrato (fibra de coco + vermiculita Bucket Tek) - Clone - Cultivo.

Vamos ver se consigo seguir com o Agar.


Sendo assim considero este diário de cultivo encerrado.
 
Grande amigo @Cebolo , resolvi não seguir para o segundo flush porque quero alterar o minitub, o micélio parecia estão combatendo alguma contaminação bacteriana pois havia muita excreção amarela e infelizmente a genética destes B+ estava muito fraca, potencia muito baixa, apesar da secagem ter sido realizada no desidratador e estarem cracker dry.

Chegou um carimbo de A+ agora e vou abrir um segundo diário em breve.

Ainda está para chegar alguns itens que comprei para trabalhar com agar, planejo seguir com Carimbo - Agar - Isolamento em Agar - 1 Jarra Spawn Master - G2G Jarras de Spaws - Cultivo Minitub Substrato (fibra de coco + vermiculita Bucket Tek) - Clone - Cultivo.

Vamos ver se consigo seguir com o Agar.


Sendo assim considero este diário de cultivo encerrado.
Entendi mano, realmente esses metabolitos parecem sinal de bactéria, mas o flush foi tão belo que me fez questionar... Beleza, desejo só energia positiva ai pra ti e boa sorte nos experimentos! To querendo muito comprar um Bda tbm, mas agora a grana ta curta pra isso heheh,

Tenho certeza que você seguindo essa regrinha só vai ter só monstrão nascendo!
 
Back
Top