Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1° Cultivo B+ Akm (PF Tek / Monotub Bulk)

Diário de cultivo completo.
1° Cultivo B+ Akm (PF Tek / Monotub Bulk)

  • PF Tek

STRAIN: B+ Akm

PROCEDÊNCIA: Ampola Multi Esporos adquirida na Internet


SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:

(x ) PF TEK (2V + 1FAI + 1A)


Selo com Vermiculita

(x) Sim ( ) Não


GRÃOS:

( ) Milho

( ) Centeio

( ) Trigo

(x) Outro: Arroz Integral Triturado (Cateto)


MÉTODO BASE: O processo foi baseado nas instruções do canal “Esporos no Ar” do YT. (Esporos no ar)

PREPARO DO SUBSTRATO: 11/09/2020

Sem dificuldades no preparo do substrato e a esterilização foi conduzida exatamente conforme o as instruções dadas nos vídeos acima. (Figura 1)

1.JPG


INOCULAÇÃO: 12/09/2020

(x) Seringa Multi Esporos

( ) Cultura Líquida

( ) Outro: _________________


GloveBox?

( ) Sim (x) Não


A Inoculação aconteceu na manhã seguinte após completo esfriamento da PP, foi aberta apenas quando o ambiente foi preparado para realizar a tarefa. Como não montei uma GloveBox utilizei meu banheiro, após limpeza da pia e superfícies com Álcool 70% e uma boa carga de spray Lysoform.
Não lembrava de ter utilizado uma seringa com agulha antes (achei estranho como além do líquido se succiona bastante ar para dentro da seringa, provavelmente devido a minha imperícia), como adquiri 30 ml de solução multi esporos formatei 5 seringas de 6 ml. Foram inoculados 5 copos de aprox.. 200 ml. Cada copo foi inoculado através de 4 furos equidistantes próximos à borda do copo com aprox.. 1 ml por furo.


INCUBAÇÃO: 12/09/2020

Os cinco bolos foram para a incubadora assim que inoculados, está sendo utilizada uma caixa térmica de 35 l, um termostato de aquário de 100 W em uma garrafa de vidro de 1 l, 1 termômetro para alimentos com haste e a partir de hoje termohigrômetro (não me parece confiável, o tempo de resposta é bastante lento, captura a variação de temperatura de maneira muito lenta) . A temperatura, desde o início da incubação, varia de 25 a 29°C. (Figuras 2 e 3)

3.JPG 2.JPG

Após 6 dias de incubação a colonização dos bolos é bem semelhante entre os cinco bolos e pode ser visualizada nas Figuras 4 e 5 (2 bolos diferentes).

4.JPG 5.JPG


Próximo passo é montar o terrário em uma caixa organizadora de 50 l, termostato de 100 W em garrafa de vidro de 1 l e bomba de aquário.


  • Monotub Bulk

Pesquisando em diversos canais estrangeiros verifiquei que a técnica do Monotub Bulk é amplamente divulgada, pode ser impressão minha mas parece mais utilizada que a PF Tek, que apresenta diversas vantagens ao iniciante, que por exemplo pode perder apenas um bolo ao invés de um bulk inteiro por contaminação.
Decidi proceder com as duas técnicas ao mesmo tempo, me baseando no tópico do Grande @Cebolo (Tutorial - Entenda e faça o seu Monotub).
O Spawn (3 potes de 500 ml) foi confeccionado exatamente como instrui a Mugunzá Tek, o famigerado Milho Canjica (Tutorial - Esqueça o milho de pipoca, agr é milho de mugunzá mais facil, rápido)
Os potes foram inoculados em conjunto com os bolos para o PF Tek, foi injetado cerca de 2 a 3 ml da seringa multi esporos por pote. Após 6 dias os três potes apresentam o semelhante aspecto visualizado na Figura 6.

6.JPG

Adquiri uma caixa organizadora de 20 l para confeccionar o Monotub e ainda estou estudando os processos de pasteurização do substrato, que pretendo realizar no forno, embalados em sacos próprios para cozimento (como aqueles de assar frango) e então enrolados em papel alumínio. Utilizarei o termômetro com haste, mostrado na Figura 2, para verificar a temperatura do centro da mistura.

  • Cultura Líquida

Como ainda tinha uma seringa ME após a confecção de 5 bolos e 3 potes de Spawn resolvi tentar criar CLs, seguindo exatamente o procedimento do tópico: Tutorial Cultura Líquida
250 ml de agua + 2 gramas de Dextrose (vendida em lojas de suplementos para academia) e 1 ml de solução ME por copo (3 copos confeccionados) foram utilizados,
A Inoculação aconteceu no dia 16/09/2020 e ainda nenhum sinal do micélio conforme Figura 7.
[O tópico acima utiliza carimbos para a confecção da CL, no meu caso utilizei uma seringa ME, portanto quando os copos foram esterelizados na PP já estavam vedados com papel aluminio e fita isolante]

7.JPG


Percepções Iniciais de Cultivador de primeira viagem:

- Atividade fantástica e prazerosa;

- Depois de começar o cultivo você se torna meteorologista, sempre preocupado com a umidade relativa do ar e temperatura do dia;
- Contaminastes se tonam o inimigo número 1, paranoia com assepsia.... rs;

- Esperava o micélio demorasse mais para se desenvolver, pode ser a temperatura quente da época do ano favorecendo colonização, porém imagino que a mesma irá interferir na frutificação onde é necessário condições mais amenas;

- Para Spawns não utilizei a tampa dos potes, apenas papel alumínio vedado com fita isolante e os furos de inoculação tampados com fita micropore. Este tipo de vedação não é tão resistente, quando fui agitar o conteúdo em um dos potes danifiquei o papel alumínio e rapidamente vedei novamente. Para os próximos potes utilizarei a tampa para maior segurança;

- Imaginava que os potes de Spawns iriam colonizar primeiro que os bolos, não me parece que isso esta acontecendo;

- O processo de confecção do substrato de milho é simples, porém ainda tenho dúvidas da umidade correta antes de colocados nos potes. Utilizei o freezer para retirada da umidade neste lote (em torno de 35 min, mexendo de 5 em 5 min) mas ainda não tenho a percepção da umidade correta.

- Depois de retirar os potes de Spawn da PP formaram blocos sólidos de milhos, agitei bastante mais ainda ficaram em cada pote um bolo no meio, que não agitei mais para não danificar a vedação de papel alumínio. Não sei se isto irá causar problemas para o crescimento do micélio ou promover contaminação;

- Não sei ainda quando é o momento correto de agitar os potes de Spawn para promover um crescimento mais acelerado do micélio.


A vontade para receber críticas e aprender com os irmaõs!
PS: Espero ter postado o Diário no lugar correto.
 
ATUALIZAÇÃO 22/09/2020

Dia 19/09/2020 os bolos já apresentavam ter colonizado 100% da superfície dos copos, hoje a situação é a seguinte:

IMG_2231.JPG

Os spawns já estão bastante colonizados também:

IMG_2232.JPG


Pretendo aniversariar os bolos e os spawns no final de semana, dia 28/09/2020, portanto um total de 16 dias incubando. Pelas imagens acham que tudo ok?


Referente à pasteurização do bulk, pretendo realizar no forno. Para atingir a temperatura adequada de 70 a 80 °C por 2 horas pensei em deixar a porta do forno entreaberta, fiz o teste com o termometro e consegui manter a temperatura constante em torno de 80°C. O termometro possui uma haste, prentendo deixá-la dentro de um dos recipientes do substrato para averiguar a temperatura de um deles, assumindo que os outros recipientes se comportarão da mesma maneira.

Seguem imagens do forno:

IMG_2233.JPG IMG_2234.JPG IMG_2235.JPG

Acreditam que esse método é valido?
 
Última edição:
E ai amigo! Vejo que tu fez diversas técnicas, isso aí!
Fui assim em meu primeiro cultivo e nunca mais parei... uma CL de 100mL que fiz brincando, exatamente da mesma forma que tu fez, com uma seringa ME e com essa CL fiz muuuuitos cultivos...

Ta bonito o spawn de canjica aí... a aparência sempre fica linda nesse grão.
Seria bom vc ter agitado bem o bloco que a canjica vira depois da pressao... É a unica parte que nao gosto da canjica, ela gruda muito. Mas se estava rasgando a tampa sem problemas... mas depois de colonizado vai virar um tijolo, nao que seja um super problema que vai inviabilizar su cultivo. Em pote de palmito eu faço um furo na tampa de metal e fecho com camada dupla de micropore. Guenta qualquer porrada kkk

Quanto a agitar no meio da colonização para acelerar: se estiver rapido a colonização nem precisa... alguns potes de canjica aqui em 10 dias tá pronto. Eu agito apenas em potes que a colonização começa a estagnar, ai dou uma agitada que logo fecha o 100%.

Parabéns tudo muito legal ai e os resultados também serão.
 
ATUALIZAÇÃO 28/09/2020

  • PF Tek
Os bolos foram aniversariados no dia 26/09/2020, estavam lindos e branquinhos. O terrário foi montado em uma caixa de 50 l:

IMG_2242.JPG

Todos os bolos foram cobertos de vermiculita esterilizada no micro-ondas por 5 min com uma quantidade de agua que se compactada escorresse algumas gotas.

O terrário possui 6 furos no maior comprimento e 3 furos no menor comprimento da caixa (altura de 1 palmo), a tampa também foi furada e possui 10 furos realizados com uma chave de fenda quente.

Hoje (28/09/2020) a situação do terrário é:

IMG_2257.JPG IMG_2258.JPG

A temperatura desde o aniversário varia de 23 a 27 °C e a umidade se mantêm em 100%, para troca de ar estou utilizando um compressor de aquário que leva ar para um copo com água através de uma mangueira com pedra porosa na ponta. O compressor é o Boyu SC-7500 de 2x3L/min e estou usando apenas uma saída de ar. Além do compressor tenho abanado por 30 segundos 3 vezes ao dia.

A ansiedade é brava em aguardar para ver se irão pinar.


Para as 3 jarras (aprox. 500 g) de milho canjica 100% colonizadas foi preparado um substrato nutritivo:

2,5 jarras de Esterco Bovino
2,5 jarras de Vermiculita
1 jarra de Fibra de Coco
4 colheres de sopa de Café
2 colheres de sopa de Dextrose
2 dedos da jarra de gesso


A pasteurização foi realizada no forno, ligando e desligando o mesmo para manter o substrato por 3 horas a uma temperatura de 60 a 75 °C:

IMG_2237.JPG

O monotub foi preparado em uma caixa plástica de 20 l, com 6 furos na lateral maior, 3 furos na lateral menor (altura de 4 dedos) e 2 furos maiores nos comprimentos menores próximo a tampa:

IMG_2239.JPG IMG_2238.JPG

Após resfriamento do substrato o monotub foi preenchido no dia 24/09/2020 com substrato e três camadas de spawn colonizado e então coberto com uma folha de papel alumínio e um liner de saco plástico preto, posso verificar através de brechas no papel alumínio que o micélio esta colonizando o substrato mas fiquei receoso de abrir a tampa e interferir no processo, vou aguardar mais alguns dias para retirar o papel alumínio. O monotub esta sendo guardado em uma armário na cozinha, no escuro na maior parte do dia.

IMG_2259.JPG


  • Cultura Líquida

Após 12 dias da inoculação a CL apresenta as seguintes características:

IMG_2261.JPG IMG_2262.JPG IMG_2263.JPG


Por algum motivo as CLs estão demorando para se desenvolver, o que acham?
 
ATUALIZAÇÃO 28/09/2020

  • PF Tek
Os bolos foram aniversariados no dia 26/09/2020, estavam lindos e branquinhos. O terrário foi montado em uma caixa de 50 l:

View attachment 118831

Todos os bolos foram cobertos de vermiculita esterilizada no micro-ondas por 5 min com uma quantidade de agua que se compactada escorresse algumas gotas.

O terrário possui 6 furos no maior comprimento e 3 furos no menor comprimento da caixa (altura de 1 palmo), a tampa também foi furada e possui 10 furos realizados com uma chave de fenda quente.

Hoje (28/09/2020) a situação do terrário é:

View attachment 118832 View attachment 118833

A temperatura desde o aniversário varia de 23 a 27 °C e a umidade se mantêm em 100%, para troca de ar estou utilizando um compressor de aquário que leva ar para um copo com água através de uma mangueira com pedra porosa na ponta. O compressor é o Boyu SC-7500 de 2x3L/min e estou usando apenas uma saída de ar. Além do compressor tenho abanado por 30 segundos 3 vezes ao dia.

A ansiedade é brava em aguardar para ver se irão pinar.


Para as 3 jarras (aprox. 500 g) de milho canjica 100% colonizadas foi preparado um substrato nutritivo:

2,5 jarras de Esterco Bovino
2,5 jarras de Vermiculita
1 jarra de Fibra de Coco
4 colheres de sopa de Café
2 colheres de sopa de Dextrose
2 dedos da jarra de gesso


A pasteurização foi realizada no forno, ligando e desligando o mesmo para manter o substrato por 3 horas a uma temperatura de 60 a 75 °C:

View attachment 118828

O monotub foi preparado em uma caixa plástica de 20 l, com 6 furos na lateral maior, 3 furos na lateral menor (altura de 4 dedos) e 2 furos maiores nos comprimentos menores próximo a tampa:

View attachment 118830 View attachment 118829

Após resfriamento do substrato o monotub foi preenchido no dia 24/09/2020 com substrato e três camadas de spawn colonizado e então coberto com uma folha de papel alumínio e um liner de saco plástico preto, posso verificar através de brechas no papel alumínio que o micélio esta colonizando o substrato mas fiquei receoso de abrir a tampa e interferir no processo, vou aguardar mais alguns dias para retirar o papel alumínio. O monotub esta sendo guardado em uma armário na cozinha, no escuro na maior parte do dia.

View attachment 118834


  • Cultura Líquida

Após 12 dias da inoculação a CL apresenta as seguintes características:

View attachment 118835 View attachment 118836 View attachment 118838


Por algum motivo as CLs estão demorando para se desenvolver, o que acham?
Acho que o teu copo do meio já tem uma boa quantidade de micélio. Tinha uma seringa mais ou menos assim consegui inocular 4 bolos com ela. Bom cultivo
 
ATUALIZAÇÃO 28/09/2020

  • PF Tek
Os bolos foram aniversariados no dia 26/09/2020, estavam lindos e branquinhos. O terrário foi montado em uma caixa de 50 l:

View attachment 118831

Todos os bolos foram cobertos de vermiculita esterilizada no micro-ondas por 5 min com uma quantidade de agua que se compactada escorresse algumas gotas.

O terrário possui 6 furos no maior comprimento e 3 furos no menor comprimento da caixa (altura de 1 palmo), a tampa também foi furada e possui 10 furos realizados com uma chave de fenda quente.

Hoje (28/09/2020) a situação do terrário é:

View attachment 118832 View attachment 118833

A temperatura desde o aniversário varia de 23 a 27 °C e a umidade se mantêm em 100%, para troca de ar estou utilizando um compressor de aquário que leva ar para um copo com água através de uma mangueira com pedra porosa na ponta. O compressor é o Boyu SC-7500 de 2x3L/min e estou usando apenas uma saída de ar. Além do compressor tenho abanado por 30 segundos 3 vezes ao dia.

A ansiedade é brava em aguardar para ver se irão pinar.


Para as 3 jarras (aprox. 500 g) de milho canjica 100% colonizadas foi preparado um substrato nutritivo:

2,5 jarras de Esterco Bovino
2,5 jarras de Vermiculita
1 jarra de Fibra de Coco
4 colheres de sopa de Café
2 colheres de sopa de Dextrose
2 dedos da jarra de gesso


A pasteurização foi realizada no forno, ligando e desligando o mesmo para manter o substrato por 3 horas a uma temperatura de 60 a 75 °C:

View attachment 118828

O monotub foi preparado em uma caixa plástica de 20 l, com 6 furos na lateral maior, 3 furos na lateral menor (altura de 4 dedos) e 2 furos maiores nos comprimentos menores próximo a tampa:

View attachment 118830 View attachment 118829

Após resfriamento do substrato o monotub foi preenchido no dia 24/09/2020 com substrato e três camadas de spawn colonizado e então coberto com uma folha de papel alumínio e um liner de saco plástico preto, posso verificar através de brechas no papel alumínio que o micélio esta colonizando o substrato mas fiquei receoso de abrir a tampa e interferir no processo, vou aguardar mais alguns dias para retirar o papel alumínio. O monotub esta sendo guardado em uma armário na cozinha, no escuro na maior parte do dia.

View attachment 118834


  • Cultura Líquida

Após 12 dias da inoculação a CL apresenta as seguintes características:

View attachment 118835 View attachment 118836 View attachment 118838


Por algum motivo as CLs estão demorando para se desenvolver, o que acham?
Olha na minha opinião 2g é muito pouca dextrose para 250mL de agua... mas se o pessoal tem resultados com isso...
Pelo que sei o ideal é de 3 a 4% de "açúcar", seja dextrose, mel, etc... diversas receitas que existem por ai.
Outro possível motivo, essa dextrose de suplemento é realmente pura? Eu comprei uma dita pura e no fim descobri que tem um antiaglutinante e as CL tao super devagar também.
Vou comprar dextrose anidra (p.a.) para testar futuramente... pelo menos sei que é de procedência.
Tem uma Cl ai que está bonita... parece.
O que vc pode fazer na CL é agitar ela diariamente, na colonização da CL. Com isso vc quebra o micélio em varias partes, e fornece oxigênio para o meio. Agita por 1 minuto fazendo um vortex e tá tranquilo.
 
ATUALIZAÇÃO 28/09/2020

  • PF Tek
Os bolos foram aniversariados no dia 26/09/2020, estavam lindos e branquinhos. O terrário foi montado em uma caixa de 50 l:

View attachment 118831

Todos os bolos foram cobertos de vermiculita esterilizada no micro-ondas por 5 min com uma quantidade de agua que se compactada escorresse algumas gotas.

O terrário possui 6 furos no maior comprimento e 3 furos no menor comprimento da caixa (altura de 1 palmo), a tampa também foi furada e possui 10 furos realizados com uma chave de fenda quente.

Hoje (28/09/2020) a situação do terrário é:

View attachment 118832 View attachment 118833

A temperatura desde o aniversário varia de 23 a 27 °C e a umidade se mantêm em 100%, para troca de ar estou utilizando um compressor de aquário que leva ar para um copo com água através de uma mangueira com pedra porosa na ponta. O compressor é o Boyu SC-7500 de 2x3L/min e estou usando apenas uma saída de ar. Além do compressor tenho abanado por 30 segundos 3 vezes ao dia.

A ansiedade é brava em aguardar para ver se irão pinar.


Para as 3 jarras (aprox. 500 g) de milho canjica 100% colonizadas foi preparado um substrato nutritivo:

2,5 jarras de Esterco Bovino
2,5 jarras de Vermiculita
1 jarra de Fibra de Coco
4 colheres de sopa de Café
2 colheres de sopa de Dextrose
2 dedos da jarra de gesso


A pasteurização foi realizada no forno, ligando e desligando o mesmo para manter o substrato por 3 horas a uma temperatura de 60 a 75 °C:

View attachment 118828

O monotub foi preparado em uma caixa plástica de 20 l, com 6 furos na lateral maior, 3 furos na lateral menor (altura de 4 dedos) e 2 furos maiores nos comprimentos menores próximo a tampa:

View attachment 118830 View attachment 118829

Após resfriamento do substrato o monotub foi preenchido no dia 24/09/2020 com substrato e três camadas de spawn colonizado e então coberto com uma folha de papel alumínio e um liner de saco plástico preto, posso verificar através de brechas no papel alumínio que o micélio esta colonizando o substrato mas fiquei receoso de abrir a tampa e interferir no processo, vou aguardar mais alguns dias para retirar o papel alumínio. O monotub esta sendo guardado em uma armário na cozinha, no escuro na maior parte do dia.

View attachment 118834


  • Cultura Líquida

Após 12 dias da inoculação a CL apresenta as seguintes características:

View attachment 118835 View attachment 118836 View attachment 118838


Por algum motivo as CLs estão demorando para se desenvolver, o que acham?
Cara, parabéns, ta muito bonito isso tudo ai!

Sobre a montagem do monotub, ficou show! Pelo que eu entendi ficou na proporção de 2:1 né? Vai ser sucesso.

Sobre a questão
fiquei receoso de abrir a tampa e interferir no processo, vou aguardar mais alguns dias para retirar o papel alumínio. O monotub esta sendo guardado em uma armário na cozinha, no escuro na maior parte do dia.

O pequeno problema de se abrir a tampa é a troca de ar, na fase de colonização é bom estar com um ar mais concentrado em CO2 (a troca gasosa é um dos fatores que influencia na pinagem), mas em relação a contaminantes não precisa se preocupar pois o trabalho da pasteurização é garantir sucesso nisso.

Sua caixa tem tampa, você não precisava abafar com a folha de alumínio.
Eu gosto de cobrir os meus bulk/casing (a caixa) com um plástico filme transparente, assim consigo acompanhar o crescimento sem a troca gasosa.
Entendo que bate uma ansiedade... mas espera pelo menos uns 5 dias antes de abrir.
 
Por algum motivo as CLs estão demorando para se desenvolver, o que acham?

Não tão não. Inclusive, são todas de Cubensis, pela cor e por formarem uma nuvem concentrada.

Para agilizar a expansão das suas CL em próxima oportunidade, coloque uma pedrinha ou bolinha de gude dentro da CL antes de esterilizar ela, para que possa mexer o recipiente pra oxigenar a água e agitar o micélio, quebrar ele, e o fazer se propagar mais rápido.

O que vc pode fazer na CL é agitar ela diariamente, na colonização da CL. Com isso vc quebra o micélio em varias partes, e fornece oxigênio para o meio. Agita por 1 minuto fazendo um vortex e tá tranquilo.

Ou nem precisa botar nada na água então, como ressaltado pelo nobre @mysticgrower.
 
@mysticgrower e @ExPoro , sobre a CL, Dextreose que estou usando é da Integral Médica (não sei pode colocar o nome aqui, se não puder eu edito) e ela possui antiumectante na fórmula:

IMG_2278.JPG

Ná próxima vez vou utilizar pedras coloridas da minha esposa para facilitar a quebra do micélio, outra questão que só percebi agora é que copos maiores como de requeijão vao me dar mais trabalho para criar uma seringa, o ideal são potes de altura pequena me parece.
Sobre o desenvolvimento do micélio vemos fotos de nuvens maravilhosas por ai, ai parece que o nosso esta indo mais devagar rs.

@Cebolo Boa ideia essa questão do plastico filme transparente, seria ideal mesmo para verificar o desenvolvimento do micelio, o canal no YT "Home Mycology" que acho bem legal sempre cobre o bulk com papel alumínio no inicio da colonização do substrato. Sim a proporção foi de 2:1, me baseie bastante no seu guia do monotub=].


Irmãos, hoje de manha fui verificar os bolos e dei de cara com esse crescimento algodoado branco conforme fotos abaixo: (a vermiculita dificulta verificar se as primordias estão presentes)

IMG_2274.JPG IMG_2275.JPG IMG_2273.JPG


E observando com mais cautela me parece que o micélio esta se expandindo sobre a vermiculita também, no topo e no corpo dos bolos, mas é difícil observar nas fotos pois são bem sutis.

Ai ficamos na questão, é Cobweb!? Procurando um pouco na internet vi casos de que baixa ventilação com alta umidade pode causar esse crescimento algodoado do micélio, creio ser o "fluffy mycelium".

Será que precisaria ajustar a troca de ar? Meu compressor possui 2 saidas, mas estou usando apenas 1, pensei em colocar mais 1 copo com agua bombeando ar para dentro do terrário, no lado contrário do copo que ja esta presente e/ou abrir mais furos no terrario. Coloco agua oxigenada 10 v ou espero ?

A situação do terrário é a seguinte (umidade 100%, temperatura de 23 a 27 °C)

IMG_2276.JPG IMG_2277.JPG

Abs

fluffy pf tek mycelium - Google Search
 

Anexos

  • IMG_2276.JPG
    IMG_2276.JPG
    4 MB · Visualizações: 17
  • IMG_2277.JPG
    IMG_2277.JPG
    1.8 MB · Visualizações: 10
  • IMG_2273.JPG
    IMG_2273.JPG
    2 MB · Visualizações: 14
  • IMG_2274.JPG
    IMG_2274.JPG
    1.4 MB · Visualizações: 14
  • IMG_2275.JPG
    IMG_2275.JPG
    1.1 MB · Visualizações: 14
  • IMG_2278.JPG
    IMG_2278.JPG
    1.8 MB · Visualizações: 15
Última edição:
me baseie bastante no seu guia do monotub=].
Fico feliz que ajudou mano ♥

Ai ficamos na questão, é Cobweb!? Procurando um pouco na internet vi casos de que baixa ventilação com alta umidade pode causar esse crescimento algodoado do micélio, creio ser o "fluffy mycelium".
Muito dificil, cobweb é mais raro do que pensamos... é so micelio algodoado mesmo, mas por via das duvidas você pode fazer aquela solução de 1:10 água mineral/perioxido de hidrogenio (agua oxigenada) e borrifar um pouco sobre os bolos

Eu sempre uso essa mistura pra umedecer meu terrario e nunca deu cob
 
"fluffy mycelium".

É o que chamei de micélio aéreo, mas que é fofo, é.

Bora chamar de micélio fofo então.

Sabe porque é fofo? Passa o dedo e sente. Bem macio. Afunda quando passa o dedo. Uma delícia tátil.
 
ATUALIZAÇÃO 30/09/2020

Amigos, depois de aproximadamente 6 dias colonizando do armário abri o monotub e retirei o papel alumínio que estava por cima do substrato, conforme fotos abaixo, achei meio amarronzado, mas não sei se é porque preparei meu substrato com muita vermiculita.

IMG_2281.JPG IMG_2282.JPG IMG_2288.JPG IMG_2289.JPG IMG_2291.JPG IMG_2290.JPG


A temperatura no amário é de 23 a 26 °C e ambiente semi escuro.

E ai o que acham?
 
ATUALIZAÇÃO 30/09/2020

Amigos, depois de aproximadamente 6 dias colonizando do armário abri o monotub e retirei o papel alumínio que estava por cima do substrato, conforme fotos abaixo, achei meio amarronzado, mas não sei se é porque preparei meu substrato com muita vermiculita.

View attachment 118881 View attachment 118882 View attachment 118883 View attachment 118884 View attachment 118886 View attachment 118885

A temperatura no amário é de 23 a 26 °C e ambiente semi escuro.

E ai o que acham?
Ta lindo mano!
Só aguardar mais um pouquinho pra fechar essas laterais e os buracos do meio, diria que uns 2 dias colonizando ta bom pra aniversariar

Vai que vai mano!
 
ATUALIZAÇÃO 30/09/2020

Amigos, depois de aproximadamente 6 dias colonizando do armário abri o monotub e retirei o papel alumínio que estava por cima do substrato, conforme fotos abaixo, achei meio amarronzado, mas não sei se é porque preparei meu substrato com muita vermiculita.

View attachment 118881 View attachment 118882 View attachment 118883 View attachment 118884 View attachment 118886 View attachment 118885


A temperatura no amário é de 23 a 26 °C e ambiente semi escuro.

E ai o que acham?

Olá Churchill_85,

Aparentemente a colonização está direitinho. Acontece que a vermiculita depois que perde um pouco da umidade sua coloração fica um pouco mais escura mesmo, pelo menos percebi esse detalhe nos meus testes. Fica de olho na hidratação do casing, e no mais parabéns!
 
@Cebolo e @boscofilho Não vou mentir que levei um susto qdo tirei o papel alumínio, achei muito marrom e realmente parece um pouco seco, talvez deva usar menos vermiculita na proxima vez para preparo do substrato, esperava ver o micélio bem mais branco. Meus furos estão com apenas 1 camada de microporo, talvez 2 ajude a manter uma umidade maior...

Imagino que para aniversariar o substrato tenha de estar completamente branco, como nas fotos de seu diario @Cebolo.

Pretendo montar um casing por cima do substrato, com 50% fibra de coco, 50% vermiculita e gesso, me baseando no post abaixo, porém sem pasteurizar, estou na dúvida se esterilizo ou não no micro-ondas, imagino que a essa altura o micélio deva estar forte o suficiente para receber o casing sem nenhum dos processos.


O video do North Spore - Monotb, indica fibra de coco pura direto do saco para casing quando colocar para frutificar. ()
 
@Churchill_85 eu não aconselharia usar a fibra de côco sem antes pasteurizar, nosso desafio é exatamente manter o meio esterilizado o suficiente pra não acontecer contaminação, desconsidere dar chances ao azar. hahaha


abraço!
 
Back
Top