Completo 1° Cultivo B+ Akm (PF Tek / Monotub Bulk)

Cebolo

Primórdia
Membro Ativo
imagino que para aniversariar o substrato tenha de estar completamente branco, como nas fotos de seu diario @Cebolo.
Eu acho que isso varia da receita, strain, tempo de colonização etc..
Por exemplo esses meus 2 tubs fruticando, um totalmente branco e o outro mais cor de esterco.
IMG_20200704_231708380.jpgScreenshot_20200929-021052.png

O que acontece também é que desde o aniversário até a frutificação ele também vai colonizando mais a superfície e ficando mais branco

O video do North Spore - Monotb, indica fibra de coco pura direto do saco para casing quando colocar para frutificar.
Eu parei de tomar qualquer cuidado com o roll, vermiculita e fibra direto do saco.

Pra mim, pelas fotos que você enviou, ta super saudável mano

Churchill_85

Esporo
Membro Novo
Sim pelo que verifiquei a fibra de coco e a vermiculita são bastante inertes, a chance de contaminar devido a estes elementos é muito pequena. Sobre o casing, existe muita polemica me parece, mas o intuito é criar um micro ambiente favorecendo a pinagem. O gesso também ajuda a criar um ambiente alcalino que diminui a chance de contaminantes como o duende verde, pelo menos é o que eu entendi. Acho que vale a pena testar monotubs com e sem casing, pelo menos o simples de 50/50 verm/fibra de coco com gesso.

Churchill_85

Esporo
Membro Novo
Pessoal bom dia, uma dúvida em relação a colheita e confecção de carimbos:

Um dos cogumelos despontou e cresceu muito em comparação aos irmãos, vale a pena colher apenas ele? Existe algum ponto específico para colher e confeccionar o carimbo, neste caso o véu esta quase totalmente aberto.

IMG_2314.jpg IMG_2315.jpg

Quando vocês colhem esperam todos estarem no ponto ou vão colhendo e secando conforme vão crescendo?

mysticgrower

Hifa
Membro Ativo
Pessoal bom dia, uma dúvida em relação a colheita e confecção de carimbos:

Um dos cogumelos despontou e cresceu muito em comparação aos irmãos, vale a pena colher apenas ele? Existe algum ponto específico para colher e confeccionar o carimbo, neste caso o véu esta quase totalmente aberto.

Ver anexo 119029 Ver anexo 119030

Quando vocês colhem esperam todos estarem no ponto ou vão colhendo e secando conforme vão crescendo?
Este grandao ai rende um baita carimbo!
Eu colho tudo de uma vez... assim que os maiores estão de chapeu bem aberto... dessa forma vem alguns com veu rompendo... alguns ainda jovens...
Tem quem colha os que fiquem no ponto e pode esperar para os menores crescerem e chegarem no ponto... mas nao tenho essa paciencia por aqui...
No seu caso colheria apenas o grandão... os outros ainda vao crescer.. o bolo do grandão não está contaminado?

Churchill_85

Esporo
Membro Novo
@mysticgrower Colhi o grandão e estou produzindo o carimbo, como são aveludados estes bichinhos rs.

Eu não sei, acredito que não seja contaminação, o tom azulado e o fluffy devem ter sido causados por problemas microclimáticos do aquário. Notei que onde a vermiculita não grudou no bolo quando aniversariei o tom azulado apareceu.

Outro fator que percebi e vou alterar depois do dunk é a quantidade de vermiculita no fundo da travessa, o micélio parece buscar se expandir e até ele perceber que é apenas vermiculita sem nutrientes vão uns dias, pelo menos me parece que ele se comporta assim.

ExPoro

Psiconauta Apaixonado. Enteogenista Floyd-Gospel.
Membro Ativo

Churchill_85

Esporo
Membro Novo
ATUALIZAÇÃO 12/10/2020

- Primeiro Flush em 09/10/2020, totalizando 79,5 gramas: (já realizado dunk de 24 hrs e recolocados no aquário para segundo flush)

NRPZ3875.JPG RYKH7581.JPG

- O monotub esta pinando, porém estou preocupado com manchas de coloração amarela, não sei se seria contaminates ou alguma reação do micélio à algum componente do substrato:

IMG_2326.JPG IMG_2327.JPG IMG_2328.JPG

Eu adquiri um desidratador de alimentos e deve chegar na semana que vem, por enquanto para secagem 12 horas de ventilador e então confinados em um pote com silica alimentícia laranja.

Churchill_85

Esporo
Membro Novo
ATUALIZAÇÃO 15/10/2020

- Monotub

Realizada a colheita do primeiro flush do monotub, talvez um pouco tardia porque estava esperando chegar o desidratador, para minha surpresa os frutos vieram muito maiores que o flush do PF Tek, o chapéu de alguns encostaram na tampa do monotub e ficaram engraçadamente retinhos:

- 465 gramas frescos:

IMG_2337.JPG IMG_2338.JPG IMG_2342.JPG

Patroa segurando o maior fruto

IMG_2340.JPG

IMG_2346.JPG

Ótima experiencia para aprendizado, não vou realizar o segundo flush, quero rever meus processos e alterar o Monotub.

Os bolos PF Tek já setão pinando para o segundo flush.

Cebolo

Primórdia
Membro Ativo
ATUALIZAÇÃO 15/10/2020

- Monotub

Realizada a colheita do primeiro flush do monotub, talvez um pouco tardia porque estava esperando chegar o desidratador, para minha surpresa os frutos vieram muito maiores que o flush do PF Tek, o chapéu de alguns encostaram na tampa do monotub e ficaram engraçadamente retinhos:

- 465 gramas frescos:

Ver anexo 119246 Ver anexo 119247 Ver anexo 119249

Patroa segurando o maior fruto

Ver anexo 119248

Ver anexo 119250

Ótima experiencia para aprendizado, não vou realizar o segundo flush, quero rever meus processos e alterar o Monotub.

Os bolos PF Tek já setão pinando para o segundo flush.
Mano que coisa linda, muito feliz de ver um resultado tão bom, parabens!
E caramba, esporularam legal hein

Cebolo

Primórdia
Membro Ativo
@Cebolo Vlw meu amigo, agradeço a vc por ter criado aquele guia de Monotub, na verdade só fiz o meu por causa das instruções dele.

A diferença de performance do Monotub (na verdade um Minitub) é considerável frente ao PF Tek.
Fala mano, tava relendo seu diário e agora me perguntei o por que não seguiu com o mono? Ainda mais o seu que rendeu tão bem

Churchill_85

Esporo
Membro Novo
Grande amigo @Cebolo , resolvi não seguir para o segundo flush porque quero alterar o minitub, o micélio parecia estão combatendo alguma contaminação bacteriana pois havia muita excreção amarela e infelizmente a genética destes B+ estava muito fraca, potencia muito baixa, apesar da secagem ter sido realizada no desidratador e estarem cracker dry.

Chegou um carimbo de A+ agora e vou abrir um segundo diário em breve.

Ainda está para chegar alguns itens que comprei para trabalhar com agar, planejo seguir com Carimbo - Agar - Isolamento em Agar - 1 Jarra Spawn Master - G2G Jarras de Spaws - Cultivo Minitub Substrato (fibra de coco + vermiculita Bucket Tek) - Clone - Cultivo.

Vamos ver se consigo seguir com o Agar.

Sendo assim considero este diário de cultivo encerrado.

Cebolo

Primórdia
Membro Ativo
Grande amigo @Cebolo , resolvi não seguir para o segundo flush porque quero alterar o minitub, o micélio parecia estão combatendo alguma contaminação bacteriana pois havia muita excreção amarela e infelizmente a genética destes B+ estava muito fraca, potencia muito baixa, apesar da secagem ter sido realizada no desidratador e estarem cracker dry.

Chegou um carimbo de A+ agora e vou abrir um segundo diário em breve.

Ainda está para chegar alguns itens que comprei para trabalhar com agar, planejo seguir com Carimbo - Agar - Isolamento em Agar - 1 Jarra Spawn Master - G2G Jarras de Spaws - Cultivo Minitub Substrato (fibra de coco + vermiculita Bucket Tek) - Clone - Cultivo.

Vamos ver se consigo seguir com o Agar.

Sendo assim considero este diário de cultivo encerrado.
Entendi mano, realmente esses metabolitos parecem sinal de bactéria, mas o flush foi tão belo que me fez questionar... Beleza, desejo só energia positiva ai pra ti e boa sorte nos experimentos! To querendo muito comprar um Bda tbm, mas agora a grana ta curta pra isso heheh,

Tenho certeza que você seguindo essa regrinha só vai ter só monstrão nascendo!

Superior