Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1° Cultivo - Australian - Arroz Integral

Diário de cultivo completo.
Boa tarde galera do CM! É com muita felicidade que crio este diário. Resolvi voltar com a minha tentativa de 1° cultivo de Psilocybe Cubensis indoor.
Quinta-feira dia 26/09 preparei 5 copos com a receita do PF Tek, esterilizei-os por 1:15 na PP, deixei esfriar por 5 horas. Ao mesmo tempo que eles estavam na PP fiz a seringa de esporos de Australian que recebi da PróFungos há um tempo atrás.
No outro dia de manhã inoculei eles e os botei na incubadora, onde estão até hoje.
Um dos copos foi contaminado pelo bolor azul-esverdeado, foi separado dos outros e devidamente jogado fora.

Segue algumas fotos da situação dos 4 copos:
1380647195535.jpg 1380647582832.jpg 1380647602245.jpg 1380647617257.jpg

Vou começar a montar o meu terrário hoje, já tenho todos os materiais, só esperar os 100% agora!

Desde já agradeço por todo o aprendizado adquirido aqui na comunidade, espero que me ajudem a continuar firme e forte neste cultivo

Abraço
 
Valeu pela baita resposta amigo @RainSpirit , vou seguir tua recomendação e tentar um out com esse micélio colonizado que seria jogado fora.
Mais uma pergunta Rain, tu acha que se eu botar a argila expandida no meu terrário eu vou conseguir manter a umidade mais alta? To a três dias fazendo testes e teste aqui e ela raramente chega aos 92/93%... Tu acha que pode me ajudar?
Mais uma vez obrigado pela resposta completíssima, máximo respeito
 
Valeu pela baita resposta amigo @RainSpirit , vou seguir tua recomendação e tentar um out com esse micélio colonizado que seria jogado fora.
Mais uma pergunta Rain, tu acha que se eu botar a argila expandida no meu terrário eu vou conseguir manter a umidade mais alta? To a três dias fazendo testes e teste aqui e ela raramente chega aos 92/93%... Tu acha que pode me ajudar?
Mais uma vez obrigado pela resposta completíssima, máximo respeito

Haha... de nada mano! ;)

Você está utilizando argila no momento? E borbulhador?

Porque somente a evaporação da água do aquecimento raramente vai gerar a umidade que se está buscando!
 
Sim, sim... perfeito. Bom inclusive didaticamente, dá pra ver bem o que as contaminações podem fazer com nossos cultivos. Valeu compartilhar conosco!
 
Bom dia pessoal, venho com boas novas.
Um dos bolos ficou 100% mais ou menos na noite de sábado, domingo de manhã ele entrou em dunk & cold-shock pelas 11 horas da manhã e foi retirado hoje pelas 6:30 da manhã. Recebeu um roll de vermiculita e já está no terrário.
Tenho mais dois bolos quase 100% na incubadora ainda, receberão o mesmo tratamento, e dependendo da situação vou fazer um casing.
Sigo com problemas na umidade do terrário, preciso arrumar perlita ou argila expandida pra ontem, mas não to achando em lugar nenhum onde moro. Alguém tem alguma dica de como posso aumentar e estabilizar a umidade? Ta difícil...

Fotos do bolo depois de todos os procedimentos e da situação do terrário:
1381745340929.jpg 1381745893276.jpg

abraços, boa semana pra todo mundo
 
Bom dia pessoal, venho com boas novas.
Um dos bolos ficou 100% mais ou menos na noite de sábado, domingo de manhã ele entrou em dunk & cold-shock pelas 11 horas da manhã e foi retirado hoje pelas 6:30 da manhã. Recebeu um roll de vermiculita e já está no terrário.
Tenho mais dois bolos quase 100% na incubadora ainda, receberão o mesmo tratamento, e dependendo da situação vou fazer um casing.
Sigo com problemas na umidade do terrário, preciso arrumar perlita ou argila expandida pra ontem, mas não to achando em lugar nenhum onde moro. Alguém tem alguma dica de como posso aumentar e estabilizar a umidade? Ta difícil...

Fotos do bolo depois de todos os procedimentos e da situação do terrário:
View attachment 59434 View attachment 59435

abraços, boa semana pra todo mundo

Quando nao se tem nem argila exp. nem perlita o bom é trabalhar com baldes, fazer bulk.
No teu caso tente garrafas de água gelada, de quanto é a temperatura ambiente ai?
 
Moro no RS, nessa época do ano varia de 16/17° até uns 25/26° a temperatura num dia como hoje por exemplo, e a umidade também está sempre relativamente alta, mas não no terrário... Hoje vou rodar mais um pouco por aqui pra ver se eu acho uma das duas, mas a minha referência é a perlita... Oque tu me recomenda amigo @tupy ? Só o borbulhador não ta adiantando quase em nada
 
@vpzotti, mora em Porto Alegre?
Caso sim, PM. Descobri um Growshop recentemente que contém tudo o que você precisa pra cultivo.
É relativamente novo, mas tem tudo, perlita, húmus de minhoca, pó de côco. O dono é um amigo pessoal meu.
 
Moro no RS, nessa época do ano varia de 16/17° até uns 25/26° a temperatura num dia como hoje por exemplo, e a umidade também está sempre relativamente alta, mas não no terrário... Hoje vou rodar mais um pouco por aqui pra ver se eu acho uma das duas, mas a minha referência é a perlita... Oque tu me recomenda amigo @tupy ? Só o borbulhador não ta adiantando quase em nada

tira o borbulhador, abane 2x por dia.
Recomendo um bulk.
 
a propósito... alguém sabe um jeito de "testar" se o meu higrômetro ta me informando a temperatura e umidade corretamente??
Não é possível, o terrário ta com uma leve névoa de precipitação na tampa e ta me informando 17% de umidade relativa...

@tupy , vou tirar o borbulhador agora pra ver se adianta alguma coisa, mas hoje mesmo vou achar essa perlita em algum lugar por aqui... quanto ao bulk, se a umidade não melhorar vou fazer com os dois próximos copos
 
Estranho. 17% é realmente muito pouco. Meu termohigrômetro chegou essa semana, também moro em porto alegre e não vi a umidade relativa do ar baixar de 50%, isso no ar aberto normal. Se as paredes estiverem úmidas com gotículas o tempo todo é provável que a umidade esteja mais alta.

Mas pega a perlita lá onde eu te falei que agora vai. Boa sorte!
 
Boa tarde mano, não esqueça da possibilidade do seu termohigrometro estar quebrado, porisso marcar 17% ! eu tinha um igual o seu e ele durou apenas 2 meses, isso pq eu usava gelo e a umidade nem era tão alta... entao pensa nisso pq as vezes vc fica quebrando a cabeça e o problema esta no medidor. abração boa sorte ae !
 
17% é uma medida totalmente errrada.. o ar atmosférico geralmente fica acima dessa medida.

Siga as dicas do pessoal que eu creio que funcionará.
 
Eai galera
Com certeza meu higrômetro ta estragado... comprei um saco de perlita numa loja indicada pelo mano @Anão aqui perto da minha casa, molhei ela numa peneira e botei no terrário, a umidade passou de 17% pra 37%... e ta totalmente precipitado tanto tampas quanto paredes do terrário... vou ter que comprar um novo pro terrário, esse vou deixar pra incubadora já que a temperatura ta sendo marcada certinho... Por falar nisso, um copo digamos que está 97% e o outro está 93%, amanhã provavelmente um já esteja 100% e se estiver já vai para o dunk&cold... Segue uma foto do terrário "pronto" para receber os bolos:
1381799780241.jpg

Uma boa noite pra toda a gurizada do CM, valeu pela ajuda de todos!! :)
 
nada por enquanto mano gnomo, só no aguardo...
o cheirinho ta muito bom, veremos os resultados! :)
tenho um bolo em cold shock no momento, amanhã atualizarei o diário com fotos
abraçoss
 
Última edição:
BUENAS
Hoje na tarde preparei meu quarto/laboratório para o preparo dos últimos dois copos deste cultivo... Passei lysol e álcool na mesinha, fechei todas as janelas, passei álcool em todo o material utilizado no procedimento e me tranquei no quarto com tudo necessário... Antes disso preparei o substrato com mais ou menos 70% de pó de coco e 30% de vermiculita, os misturei com água até que da mistura saísse nada mais do que duas gotinhas... Botei tudo num pote de vidro com tampa e deixei por 10 minutos no micro ondas em potência máxima, mas faltando 2 minutos pra acabar o tempo o pote se destampou. Tirei o pote esperei a tampa esfriar por uns minutos e botei por mais 4 minutos... Esterilização ja era...
Já frio, levei pro quarto onde estava um copo 100% de substrato colonizado e outro que estava a umas 30 horas em dunk & cold shock... Quebrei os bolos em pequenos/médios pedaços e os dividi em duas formas de plástico... Botei uma camada fina/mediazinha da mistura de pó de coco, fechei com alumínio, fiz pequenos furos para a troca gasosa e os cobri com micropore...
1382058471841.jpg

Conversando com o mano @Anão , ele me disse que é normal no bolo, quando tocar nele aparecerem manchas azuladas no micélio... Ta normal o bolo? Isso ai não é algum tipo de contaminação?
1382058550347.jpg

abraços a todos
shanti
 
Conversando com o mano @Anão , ele me disse que é normal no bolo, quando tocar nele aparecerem manchas azuladas no micélio... Ta normal o bolo? Isso ai não é algum tipo de contaminação?
abraços a todos
shanti

Parece estar normal. A única coisa meio anormal no bolo é A SUA MÃO SEM LUVA NELE!! Pra que isso, tá querendo contaminar o bolo de propósito? Evite tocar no bolo, deixe ele quietinho lá que o resto ele faz..
 
Back
Top