Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1° Cultivo - Australian - Arroz Integral

Diário de cultivo completo.
Boa tarde galera do CM! É com muita felicidade que crio este diário. Resolvi voltar com a minha tentativa de 1° cultivo de Psilocybe Cubensis indoor.
Quinta-feira dia 26/09 preparei 5 copos com a receita do PF Tek, esterilizei-os por 1:15 na PP, deixei esfriar por 5 horas. Ao mesmo tempo que eles estavam na PP fiz a seringa de esporos de Australian que recebi da PróFungos há um tempo atrás.
No outro dia de manhã inoculei eles e os botei na incubadora, onde estão até hoje.
Um dos copos foi contaminado pelo bolor azul-esverdeado, foi separado dos outros e devidamente jogado fora.

Segue algumas fotos da situação dos 4 copos:
1380647195535.jpg 1380647582832.jpg 1380647602245.jpg 1380647617257.jpg

Vou começar a montar o meu terrário hoje, já tenho todos os materiais, só esperar os 100% agora!

Desde já agradeço por todo o aprendizado adquirido aqui na comunidade, espero que me ajudem a continuar firme e forte neste cultivo

Abraço
 
Quinta-feira dia 26/09 preparei 5 copos com a receita do PF Tek, esterilizei-os por 1:15 na PP, deixei esfriar por 5 horas. Ao mesmo tempo que eles estavam na PP fiz a seringa de esporos de Australian que recebi da PróFungos há um tempo atrás.

Não é querendo te deixar preocupado, mas acho que você terá problema para retirar o bolo do copo da segunda foto (e também o da ultima?)

Perceba que tem uma diferença de circunferência perto da boca e principalmente perto do fundo. O copo ganha um certo espaço, sendo que quando o bolo colonizar será impedido de sair, pois o micélio irá endurecer a vermiculita...falo isso por experiência própria...já usei esses copos (acho que é de geléia).

Uma saída, caso não consiga retirar o bolo de dentro desse(s) copo você ou terá que frutificar dentro do próprio recipiente, ou então terá que quebrar e montar um casing ou bulk.
 
Legal, o micélio está bem saudável! Uma PF é sempre boa pra começar.

Você também pode quebrar com cuidado o vidro, utilizando pra isso uma toalha. Enrole o vidro com ela, e dê leves marteladas, quando o vidro rachar, basta remover o bolo com cuidado. ;)
 
Eai galera
Só pra dizer que dei uma olhada agora pouco nos copos, e o micélio ta progredindo muito bem e ta lindo de se ver. To louco pra sentir esse cheiro forte e agradável do micélio de que tanto ouvi falar :)
To começando a montar o terrário pra futuramente aloja-los. Vou fazer uns testes de temperatura e umidade pra ver se ta tudo ok e funcionando.
Valeu galera, uma boa noite pra todos

shanti
 
Manda vê, tudo na calma, bem pensadinho e com destreza...
... todos aqui podem ser bons cultivadores, é só querer, perseverar e manter o ritmo... errou, conserte, errou de novo, conserte de novo e nunca pense que não irá errar mais... os que hoje são experientes um dia beberam leite, agora mastigam os manjares, porque? porque souberam aprender...
te desejo muito sucesso ai! :)

ah, esqueci do shanti,

shanti
 
Boa noite galera
Segue umas fotos que tirei de uns trabalhos feitos hoje no terrário:
1380842671595.jpg 1380842709682.jpg 1380843988292.jpg
Instalei um cooler de pc na parte superior do terrário pra fazer a troca gasosa. (ft1)
Fiz furos há 9cm do fundo do terrário para a saída do CO2. A marcação feita em preto é para argila expandida + água, estou fazendo testes com o terrário. Se a umidade ficar muito baixo vou por. (ft2)
E na última foto é o teste que estou fazendo agora de temperatura e umidade (Dois potes de conserva com água quente e um pote de água para a bomba de ar). (ft3)
Estou observando como vai ficar o terrário, posto os resultados breve.

Abraços :alien:
 
Os meus terrários são estilo esse seu dá uma olhadinha... Se te ajudar em algo!
2013-09-02 21.44.38.jpg 2013-09-02 21.45.45.jpg 2013-09-02 21.45.53.jpg SAM_1861.JPG

No cooler fiz uma armação de arame e cobrí com "Gorro hospitalar" para reter poeira e possíveis contaminantes.
O cooler fica ligado a um timer. E funciona durante 15 minutos umas 5 vezes ao dia apenas para manter a umidade em no max 94% quando estão em fase de frutificação alem de efetuar uma oxigenação melhor.
Antes da frutificação deixo desligado ai a umidade se mantem no alto.
 
Meu principal problema aqui é sempre manter a temperatura... A umidade n é tão difícil de se controlar pq ta sempre alta ao natural por aqui...
Eu tenho um aquecedor de aquário, mas ele ta sendo usado na incubadora. Amanhã vou fazer outro teste com ele junto, pq com o terrário assim a temperatura não passou de 24° e a umidade de 90%... Vou ter que tomar providências ;)
Terrário lindo mano, muito profissa. Tinha visto essa tua ideia de por a touca no teu diário, só não botei ainda pq não tinha em casa.
Tu acha que só esse pote de argila com água é suficiente pra manter a umidade @kinney ?
abraços
 
A umidade vem principalmente do borbulhador de ar, que fica dentro do pote de vidro. Esse pote com argila expandida é para auxiliar.
 
No cooler fiz uma armação de arame e cobrí com "Gorro hospitalar" para reter poeira e possíveis contaminantes.
O cooler fica ligado a um timer. E funciona durante 15 minutos umas 5 vezes ao dia apenas para manter a umidade em no max 94% quando estão em fase de frutificação alem de efetuar uma oxigenação melhor.
Antes da frutificação deixo desligado ai a umidade se mantem no alto.

Kinney, belo trabalho! Gostei do seu terrário.

Só deixando uma opinião, é aconselhável deixar o sensor do termo-higrômetro na altura dos casing/bolos, pois a umidade varia dentro do terrário, pode ver que sempre precipita mais umidade na parte superior.

Você fixou o motor da bomba de aquário no terrário com a finalidade de aquecer? Em lugares de climas mais quentes isso pode influenciar na temperatura do mesmo, ou então quando a temperatura de sua região aumentar isso pode acontecer.
 
Dei uma olhada depois que vc falou, e essa bomba de áquario não esquenta, ela é fria. Já está ligada há dias e está fria. O Meu higrômetro é separado e fica em baixo, esse que fica no teto é o termômetro. Porem já realizei a compra de 2 termo-higrômetro, juntos em um único aparelho, ai sim esse irei colocar na parte de cima caindo mais próximo ao casing.:)
 
Boa tarde galera
Dando uma olhada nos copos agora de tarde percebi mais um copo com bolor azul-esverdeado e alguns indícios de cobweb. Estava fazendo um teste nestes copos. Os dois que foram contaminados receberam uma marcação em "cruz" na hora da inoculação, pois quando os tirei da PP os dois haviam sido abertos pela pressão... Existe alguma chance de salvar esse copo com micélio quase 100%?

Alguém sabe me dizer se este produto daria uma boa camada pra casing?
1368310462043.jpg 1369093408040.jpg

Vou testar a temperatura e a umidade do terrário novamente, só que com o aquecedor de aquário junto ao resto agora. Com o teste que fiz ontem não fui muito feliz... Temperatura entre 23/24° e umidade no máximo de 90%

Valeu gurizada, aguardo respostas. Abraçosss
 
Vi este produto no Nacional (e alguns outros substratos para plantas) e me perguntei a mesma coisa.

Para manter a temperatura com aquecedores de aquário sem termostato é complicado. Acho que as opções é tentar um recipiente menor, para ter menos dissipação de calor, ou alguma fonte de calor a mais, em um recipiente maior.
É uma afirmação meio redundante mas o termostato é a parte mais importante para manter o controle de temperatura.
 
s dois que foram contaminados receberam uma marcação em "cruz" na hora da inoculação, pois quando os tirei da PP os dois haviam sido abertos pela pressão... Existe alguma chance de salvar esse copo com micélio quase 100%?

Se eu fosse você, eu descartaria. Inocular copos rachados não dá muito certo não, os esporos tem livre acesso ao substrato.

Mas se houver a possibilidade de fazer um out com o micélio, não custa nada tentar.


Alguém sabe me dizer se este produto daria uma boa camada pra casing?
View attachment 59008 View attachment 59009

Eu diria que não!

Esse tipo de terra tem a tendência a compactar facilmente. O material recomendado é bosta curtida pura mesmo, misturada com vermiculita. É o que eu utilizo, e sempre tenho uns resultados bons na frutificação.

Lembrando de pasteurizar, é claro. Por exemplo, nesse cultivo de Koh Samui, eu mandei o esterco diretamente na mistura, sem pasteurizar antes. Os cogumelos cresceram, mas como você pode ver, os contaminantes também se alojaram ali.


PCLN.png
 
Back
Top