Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1° Cultivo.3° Dia no terrario

Diário de cultivo completo.
STRAIN: South American

SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:Arroz integral(40%) Vermiculita(60%) e Água

Selo com Vermiculita
(X) Sim ( ) Não

INOCULAÇÃO: 14 / 12 /2016

(X) Seringa Multiesporos
( ) Cultura Líquida
( ) Outro:

GloverBox?
( ) Sim (X) Não

100% colonizado: 09 / 01 / 2017

Essa parte mais macia saliente,é normal ou tem algo errado?

Por alguns motivos meu terrário esta com pouca umidade,irei mudar e fazer em uma garrafa pet. Consigo manter a umidade alta no pet só com perlita?

Agradeço desde já sugestões e criticas construtivas.



20170109_152708.jpg 20170110_150250.jpg 20170111_172930.jpg 20170111_172933.jpg 20170111_184930.jpg
 
Podes mostrar uma foto pra gente ver quanto de perlita tem? Ela deveria ser suficiente para colocar a umidade perto dos 100%, mas se não tive fluxo de ar isso não vai acontecer. Na minha opinião não faz sentido mudar para garrafas pet. Faz mais furos no teu terrário e deixa eles livres para circular o ar. Coloca o teu terrário em um local onde o ar circule fora dele também. Um terrário para PF clássica deve ter furos de .5cm em uma grade de 5cm x 5cm ou algo parecido com isso, nos 6 lados da caixa (sim, inclusive embaixo) e o terrário deve ficar levemente suspenso para que o ar venha de baixo também e passe pela perlita para gerar a umidade.
 
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:Arroz integral(40%) Vermiculita(60%) e Água

Então você não fez a receita básica? (2 verm - 1 fai - 1 água / 50% - 25% - 25%)

Essa parte mais macia saliente,é normal ou tem algo errado?

Normal.

Por alguns motivos meu terrário esta com pouca umidade,irei mudar e fazer em uma garrafa pet. Consigo manter a umidade alta no pet só com perlita?

Consegue. Se for adaptar algo, troque a tampa por filtro polfil. Não é preciso fazer furos pra respiro embaixo.

Parabéns pelo cultivo. :)
 
nos 6 lados da caixa (sim, inclusive embaixo)

Acho que fazer furos em baixo é exagero. Além de que iria escoar a água da perlita que iria ficar seca.

Apenas aumente a quantidade de furos para uma troca gasosa.

Se for possível consiga um borbulhador que é garantido aumentar a umidade.
 
Acho que fazer furos em baixo é exagero. Além de que iria escoar a água da perlita que iria ficar seca.

Apenas aumente a quantidade de furos para uma troca gasosa.

Se for possível consiga um borbulhador que é garantido aumentar a umidade.

Se tiver perlita suficiente e for feito corretamente não vai ter nenhuma água para escoar. Não estou falando que outros tipos de terrário não funcionem, mas esse tipo é clássico por um motivo, funciona bem e já foi utilizado por milhares de pessoas.
 
STRAIN: South American

SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:Arroz integral(40%) Vermiculita(60%) e Água

Selo com Vermiculita
(X) Sim ( ) Não

INOCULAÇÃO: 14 / 12 /2016

(X) Seringa Multiesporos
( ) Cultura Líquida
( ) Outro:

GloverBox?
( ) Sim (X) Não

100% colonizado: 09 / 01 / 2017

Essa parte mais macia saliente,é normal ou tem algo errado?

Por alguns motivos meu terrário esta com pouca umidade,irei mudar e fazer em uma garrafa pet. Consigo manter a umidade alta no pet só com perlita?

Agradeço desde já sugestões e criticas construtivas.



View attachment 97801 View attachment 97802 View attachment 97803 View attachment 97804 View attachment 97805
Pelo formato dos seus bolos parece que foram colonizados dentro de uma garrafa pet, é isso mesmo?

Como você conseguiu fazer a esterilização? Me parece muito interessante...
 
Então,preferi trocar a perlita por argila expandida.também fiz mais alguns furos (fiz com um prego,tamanho médio) devido ao tamanho fiz vários,tapei os mesmos com fita micropore.

Não tenho como afirmar a quantidade exata do substrato,fiz sem prestar muito atenção nas medidas,fui mais pela intuição,felizmente deu certo.Nos próximos cultivos pretendo prestar mais atenção a todos os detalhes,me instruir melhor,assim como comprar coisas que faltam,borbulhador e copos (os que usei eram de vidro,dimensões adequadas,porem de difícil visualização do crescimento do micélio)

Duvidas,arrumei o terrário faz umas duas hora e nao percebo umidade alguma,poucos furos ainda ou tamanho errado?Devo retirar a micropore? Sempre que a temperatura aqui sobe muito (a tarde uns 30°,as vezes mais) coloco uma pet 600 ml congelada,isso esta correto e baixa a temperatura em todo terrário ou só no bolo que esta próximo?

Obrigado a todos.


20170113_162000.jpg 20170113_162529.jpg 20170113_162615.jpg 20170113_182102.jpg
 
nao percebo umidade alguma

Você não vai conseguir ver a umidade. A única maneira de saber se tá ok é com um higrômetro (se for comprar um, compre um analógico, mas na minha opinião não é necessário). Se você está esperando ver condensação nas paredes do terrário, isso só acontece quando dentro está mais quente do que fora e você não quer que isso aconteça porque significa que a troca de ar não está legal.

Na minha opinião e de acordo com tudo que já li por aí a perlita é melhor que a argila expandida para manter o terrário úmido.
 
E como cultivadores que não usam higrômetro fazem para saber aproximadamente a umidade do terrário(antes que afete o micélio)?

Não estou e nem pretendia borrifar,mas se é o recomendado irei fazer isso.fazendo isso não aumentaria o risco de contaminação? Borrifar somente água?
 
E como cultivadores que não usam higrômetro fazem para saber aproximadamente a umidade do terrário(antes que afete o micélio)?


No olhômetro mesmo ;)



Não estou e nem pretendia borrifar,mas se é o recomendado irei fazer isso.fazendo isso não aumentaria o risco de contaminação? Borrifar somente água?


Nas suas condições é melhor borrifar. Só vai aumentar o risco de contaminação se o seu ambiente estiver cheio de contaminantes. Bolos 100% colonizados e novos são bem resistentes a contaminantes.

Borrife somente água. Pode ser água mineral limpa ou água fervida.
 
Só indico que não coloque os bolos muito perto da garrafa congelada. Os bolos tendem a azular se ficarem muito perto dela.

Deixe os bolos de um lado e a garrafa deitada do outro, assim ela pode baixar a temperatura do terrário mais uniformemente.

Outra dica é tornar a troca da garrafa regular para que não tenha variações muito grandes de temperatura.

E faça o borrifamento uma hábito já que o gelo pode diminuir a umidade. Quando estiverem pinando pode diminuir o borrifamento.
 
Surgiram os primeiros pins(to muito feliz)pelo que entendi devo borrifar mesmo assim só que em menor quantidade,tenho que ter mais algum cuidado extra,tipo não borrifar sobre os pins ou algo assim?

Geralmente coloco a garrafa com água perto do meio dia quando a temperatura chega próxima aos 30°,retiro assim que a temperatura chega perto dos 25°,irei fazer como indicado colocando ela no meio do terrário e longe dos bolos

Novamente obrigado a todos,espero um dia poder retribuir a ajuda que estou recebendo.Assim que houverem mais progressos posto fotos.
 
tenho que ter mais algum cuidado extra,tipo não borrifar sobre os pins ou algo assim?

Agora é a hora de tomar cuidado e não borrifar água em cima dos pins. O acúmulo de água em cima deles pode faze-los apodrecer.

Borrife apenas as paredes do terrário. Caso haja condensação na tampa deve colocar um anteparo para que não caiam gotas nos pins.

Fico feliz em poder ajudar assim como fui ajudado um dia. Boa sorte.
 
Você não vai conseguir ver a umidade. A única maneira de saber se tá ok é com um higrômetro

Então, meu discordar pra postagem foi pra este trecho. O higrômetro é muito usado nos primeiros cultivos, por insegurança dos cultivadores iniciantes. Depois, aprende-se a ver a umidade correta na base do olhômetro mesmo, com a condensação nas paredes do terrário. :coffee:
 
Então, meu discordar pra postagem foi pra este trecho. O higrômetro é muito usado nos primeiros cultivos, por insegurança dos cultivadores iniciantes. Depois, aprende-se a ver a umidade correta na base do olhômetro mesmo, com a condensação nas paredes do terrário. :coffee:

Sim. Se tiver dinheiro para comprar, claro que é legal. Até porque é divertido ver os números e acompanhar como estão as coisas. Ter um termômetro analógico dentro do terrário e um higrômetro são ferramentas úteis. Porém não são necessárias para um cultivo bem sucedido. É mais importante escolher uma boa Tek e fazer tudo conforme o indicado.

Sobre ver a umidade de acordo com a condensação nas paredes, me desculpa, mas isso significa sim que a sua troca de ar não está boa e o resultado vai ser uma produção mais baixa do que poderia ser, um estipe longo e fino, quem sabe píleos menores, micélio aéreo, etc etc. Os problemas são muitos quando a troca de ar não está boa, e condensação nas paredes do terrário é uma indicação disso.

Má troca de ar é o problema #1 dos iniciantes brasileiros na minha opinião, ainda mais com essa mania de colocar fita microporosa em tudo achando que dá de manter um ambiente estéril dentro de um terrário. Parece aquelas mães que não deixam os filhos assistirem televisão porque vão ser corrompidos pelo mundo. Essa super proteção não é boa para o desenvolvimento deles!

Deixo aqui um link útil (em inglês) com fotos de como as coisas deveriam e não deveriam aparentar:
How it should & shouldn't look - NEW CULTIVATORS GUIDE - Mushroom Cultivation - Shroomery Message Board

E aqui um outro como exemplo de má troca de ar:
FYI: Symptoms of low FAE [pics] - Mushroom Cultivation - Shroomery Message Board
 
Última edição:
Sim. Se tiver dinheiro para comprar, claro que é legal. Até porque é divertido ver os números e acompanhar como estão as coisas. Ter um termômetro analógico dentro do terrário e um higrômetro são ferramentas úteis. Porém não são necessárias para um cultivo bem sucedido. É mais importante escolher uma boa Tek e fazer tudo conforme o indicado.

Sobre ver a umidade de acordo com a condensação nas paredes, me desculpa, mas isso significa sim que a sua troca de ar não está boa e o resultado vai ser uma produção mais baixa do que poderia ser, uma estipe longa e fina, quem sabe píleos menores, micélio aéreo, etc etc. Os problemas são muitos quando a troca de ar não está boa, e condensação nas paredes do terrário é uma indicação disso.

Má troca de ar é o problema #1 dos iniciantes brasileiros na minha opinião, ainda mais com essa mania de colocar fita microporosa em tudo achando que dá de manter um ambiente estéril dentro de um terrário. Parece aquelas mães que não deixam os filhos assistirem televisão porque vão ser corrompidos pelo mundo. Essa super proteção não é boa para o desenvolvimento deles!

Deixo aqui um link útil (em inglês) com fotos de como as coisas deveria e não deveria aparentar:
How it should & shouldn't look - NEW CULTIVATORS GUIDE - Mushroom Cultivation - Shroomery Message Board

E aqui um outro como exemplo de má troca de ar:
FYI: Symptoms of low FAE [pics] - Mushroom Cultivation - Shroomery Message Board

Interessante, tem razão.

Mas, até na experiência do olhômetro, se aprende a ver a condensação que indica umidade adequada, e aquela que indica falta de troca gasosa satisfatória. Pelo menos na minha experiência foi possível chegar a esse ponto após um ano de cultivos e a ajuda dos outros membros nos diários.

O exemplo que posso dar são das minhas garrafas Pet, as quais utilizei em todos meus cultivos até o momento. Aqui vão dois casos:

gt4.jpg (link) --> condensação excessiva na parede indicando problema na troca gasosa;
4b - confirmação da umidade adequada.jpg (
link) --> condensação normal na parede indicando a umidade adequada e ausência de problemas com a troca gasosa.

:) :coffee:

P.S.: não faço ventilações nem umidificações manuais, meus parâmetros de cultivo são de baixa produção.
 
Gostaria de esclarecer mais algumas duvidas.Um cogumelo (a menos que eu esteja enganado) esta pronto para ser "colhido''.qual a melhor forma de agir nessa situação,colhê-lo?esperar até que todos estejam prontos para serem colhidos juntos é uma opção?

Se tiver que colhe-lo,e eu resolver secar,1 dia no vento (ventilador) e o restante atras da geladeira,e depois de estarem cracker dry guardar em um pote hermético (sem sílica) se manteria sem mofo e com potencia por algum tempo? Também vi em um documentário que poderia secar colocando em um prato e deixando la por alguns dias em temperatura ambiente,até estar totalmente seco.Qual das duas opções seria a mais indicada? Estou procurando algum produto para auxiliar o processo de secagem,mas até agora só encontrei na internet,e não chegaria a tempo.

O que posso dizer até então;é que só de fazer todo o processo,acompanhar todo o ciclo de vida,do esporo ao esporo,pra mim já foi uma trip(por sinal muito interessante e prazerosa) Mas minha maior duvida mesmo antes de começar o cultivo ainda persiste,pretendo comer se possível algo em torno de 40g in natura,o quão seguro é fazer isso? o que sempre me preocupou foi o risco de contaminação por alguma bactéria ou fungo nocivo,o que alguém que já consome a um bom tempo pode me dizer com relação a isso.


a.jpg b.jpg c.jpg d.jpg
 
esperar até que todos estejam prontos para serem colhidos juntos é uma opção?
Essa é sim uma opção, porém muitos cultivadores não esperam muito para a colheita afim de evitar a esporulação (onde cai esporos no bolo, não nasce mais cogumelos). Mas se pode ir colhendo e secando a medida que forem amadurecendo.

Se tiver que colhe-lo,e eu resolver secar,1 dia no vento (ventilador) e o restante atras da geladeira,e depois de estarem cracker dry guardar em um pote hermético (sem sílica) se manteria sem mofo e com potencia por algum tempo?
Bem... eu pessoalmente nunca usei a técnica de colocar atras da geladeira.

Também vi em um documentário que poderia secar colocando em um prato e deixando la por alguns dias em temperatura ambiente,até estar totalmente seco.
Faço isso com os abortos. Coloco todos em um prato na mesa da cozinha e depois de uns 3 dias eles ficam crocantes. Lembrando que moro no nordeste e o clima aqui é mais seco e quente e a quantidade de água em abortos é consideravelmente menor que em cogumelos maduros.

Estou procurando algum produto para auxiliar o processo de secagem,mas até agora só encontrei na internet,e não chegaria a tempo.
Já procurou por Cloreto de cálcio? É usado para substituir a sílica gel e mais fácil de encontrar.

Mas minha maior duvida mesmo antes de começar o cultivo ainda persiste,pretendo comer se possível algo em torno de 40g in natura,o quão seguro é fazer isso?
Se for sua primeira vez, seria melhor diminuir a dosagem para você ter uma ideia do que te espera e ir aumentando com o tempo. Mas alguma pessoas dizem que é melhor começar com uma dosagem alta, acho que isso é muito pessoal.

Sobre contaminações no próprio cogumelo, estou muito por fora desse assunto. Apenas verifico se não está cheirando mal ou se a aparência está normal.

Boa sorte.
 
1. Se você quer consumir os cogumelos, na minha opinião, o melhor momento é quando o véu do primeiro se rompe. Aí são colhidos todos os cogumelos daquele bolo. Mas é possível colher apenas um que crescer antes, etc. Não fique com pena de colher cogumelos mais jovens, eles são bem potentes.

2. Para secar, quanto mais rápido melhor. Antigamente se acreditava que o calor poderia reduzir potência, mas se sabe hoje em dia que é lá pelos 140 graus que a coisa começa a acontecer, então muita gente usa desidratador de alimentos sem problemas. Eu acho que ventilador + sílica é a forma mais barata e simples. Deixar em um prato até secar pode não funcionar dependendo de onde você mora e é a forma menos indicada.

3. Se você mesmo cultivou os cogumelos e não havia sinais de contaminação é super seguro comê-los apenas dando uma lavadinha. Assim como a gente também colhe frutas de árvores e come sem nem mesmo lavar. Se o cogumelo está saudável, você dificilmente correrá riscos. Tendo dito isso, é muito mais fácil de consumir cogumelos secos, por isso vale mais a pena investir num processo de desidratação eficiente.
 
Back
Top