Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1ª Cultivo - Thai Na Muang (TNM) Pf tek

Diário de cultivo completo.
Olá todos, após certo tempo lendo materiais e acumulando informações resolvi botar a mão na massa. Consegui os carimbos de TNM de procedência de qualidade, comprei os materiais e resolvi criar meu diário aqui no fórum.

:teo_seta_direita: Sobre o preparo:

Técnica: PF Tek utilizando arroz e vermiculita proporção 1:2.

Esterilização e Limpeza: Nas vésperas de iniciar o cultivo preparei todo o ambiente com uma boa limpeza utilizando desinfetantes, lysoform e alcool nas superficies. Todos os utensílios foram colocados em água fervente antes de ser utilizados.
O substrato foi esterilizado em panela de pressão durante 60 minutos e só retirados em media 5 horas depois, quando já estavam frios. Como a penela coube apenas 4 copos preparei os primeiros, e neste exato momento tenho mais dois copos dentro da panela de pressão.

Inoculação (02/04): Sempre antes de manipular os esporos e seringas, fiz uma nova limpeza do ambiente, borrifando lysoform e deixando agir por um tempo. Confeccionei as seringas deixei hidratar de um dia para o outro, inoculei e tampei os furos com fita micropore. Os dois últimos copos estão terminando de esterilizar e serão inoculados pela manhã (05/04) quando estiverem frios.

Incubadora: Como a temperatura na minha cidade se mantem entre 24 - 30º (ou mais) apenas coloquei primeiros copos caixa térmica logo após a inoculação e estão lá em repouso.

Reta final: Depois de colonizados pretendo testar a frutificação direto nos bolos e quero também tentar fazer um casing para ir trabalhando e praticando cada técnica. A medida do tempo algumas duvidas surgirão sobre o tema..

:teo_seta_direita: Perguntas:

  • No passo-a-passo que acompanhei o copo era vedado com fita isolante e papel alumínio (sem furos) e posto na panela de pressão, e assim fiz. Porém, vi outros tutoriais em que a tampas de papel alumínio eram furadas ou só eram vedadas com fita após a esterilização na pp. Posso ter problemas por ter vedado antes de colocar na pp e n ter feito furos ? (os copos não estufaram, estão intactos)
*Nos dois copos que estão agora na pp, fiz diferente e coloquei sem vedar as tampas, vamos aguardar os resultados e comparar.
  • Alguém sabe me dizer sobre o uso de água deionizada substituindo a água destilada na solução de esporos? Funciona também ?
No momento não consegui fazer muitas imagens pois estou sem câmera e celular, apenas uma que tirei pela cam do computador. Vou atualizando as novidades neste tópico e espero que tudo dê certo e os resultados logo aparecem !

WIN_20170403_00_33_30_Pro.jpg
 
Posso ter problemas por ter vedado antes de colocar na pp e n ter feito furos ? (os copos não estufaram, estão intactos)
View attachment 99451
Se você colocou água o sufciente dentro do copo para cozir o substrato a ponto de esterilizar, sem problemas. Acho que algumas pessoas fazem furos para que a pressão junto com o vapo d'agua entre no copo e esterilize o substrato, o ideal seria vc só colocar o o papel alumínio sobre o copo e dps da panela de pressão, lacrar os copos com a panela fria.

Vamos aguardar os resultados do seu cultivo, estou na torcida; espero ter ajudado. :D
 
Técnica: PF Tek utilizando arroz e vermiculita proporção 1:2.
Não colocou água?


No passo-a-passo que acompanhei o copo era vedado com fita isolante e papel alumínio (sem furos) e posto na panela de pressão, e assim fiz. Porém, vi outros tutoriais em que a tampas de papel alumínio eram furadas ou só eram vedadas com fita após a esterilização na pp. Posso ter problemas por ter vedado antes de colocar na pp e n ter feito furos ? (os copos não estufaram, estão intactos)

Poder pode, mas eu fiz a mesma coisa com 7 copos e nenhum deles contaminou.

Alguém sabe me dizer sobre o uso de água deionizada substituindo a água destilada na solução de esporos? Funciona também

Deionizada é uma água que não é estéril é apenas desprovida de minerais...
 
Se você colocou água o sufciente dentro do copo para cozir o substrato a ponto de esterilizar, sem problemas. Acho que algumas pessoas fazem furos para que a pressão junto com o vapo d'agua entre no copo e esterilize o substrato, o ideal seria vc só colocar o o papel alumínio sobre o copo e dps da panela de pressão, lacrar os copos com a panela fria.

Vamos aguardar os resultados do seu cultivo, estou na torcida; espero ter ajudado. :D

Entendi, irmão.. espero que comecem a colonizar ! Os 2 ultimos fiz dessa forma como vc falou.. vamos vendo..

Não colocou água?


Poder pode, mas eu fiz a mesma coisa com 7 copos e nenhum deles contaminou.



Deionizada é uma água que não é estéril é apenas desprovida de minerais...

Com água também, rs..

Bom saber que fez dessa forma e deu certo mano... vamos aguardando..

Sobre a água deionizada, então ela só não seria tão segura quanto a destilada , mas pode dar certo tbm ? tendo em vista que há quem faça com agua mineral...


Pergunta: acabei dormindo enquanto os copos que estavam na pp ontem esfriavam e acabou não dando tempo de inocular logo de manhã qdo acordei, ai deixei na panela e só vou inocular qunado voltar pra casa... Tem algum problema esse tempo com os copos descansando dentro da penela ? Devo esterilizar novamente quando chegar em casa ?
 
Entendi, irmão.. espero que comecem a colonizar ! Os 2 ultimos fiz dessa forma como vc falou.. vamos vendo..



Com água também, rs..

Bom saber que fez dessa forma e deu certo mano... vamos aguardando..

Sobre a água deionizada, então ela só não seria tão segura quanto a destilada , mas pode dar certo tbm ? tendo em vista que há quem faça com agua mineral...


Pergunta: acabei dormindo enquanto os copos que estavam na pp ontem esfriavam e acabou não dando tempo de inocular logo de manhã qdo acordei, ai deixei na panela e só vou inocular qunado voltar pra casa... Tem algum problema esse tempo com os copos descansando dentro da penela ? Devo esterilizar novamente quando chegar em casa ?

Água mineral quando é de copinho é estéril, pois é esterilizada no envase, mas não esquenta pode dar certo sim.

Os copos ficam estéreis por dias, não tem problema não.

Fonte: Esterilização - Técnicas
 
Pergunta: acabei dormindo enquanto os copos que estavam na pp ontem esfriavam e acabou não dando tempo de inocular logo de manhã qdo acordei, ai deixei na panela e só vou inocular qunado voltar pra casa... Tem algum problema esse tempo com os copos descansando dentro da penela ? Devo esterilizar novamente quando chegar em casa ?

Já li alguns diários, que as pessoas deixaram 24h esfriando, acho que não tem problema nenhum, visto que a panela esta esterilizada e teoricamente "lacrada".
 
Água mineral quando é de copinho é estéril, pois é esterilizada no envase, mas não esquenta pode dar certo sim.

Os copos ficam estéreis por dias, não tem problema não.

Fonte: Esterilização - Técnicas
Já li alguns diários, que as pessoas deixaram 24h esfriando, acho que não tem problema nenhum, visto que a panela esta esterilizada e teoricamente "lacrada".

Mt obrigado à rapaziada por sanar dúvidas e por estarem acompanhando.

Os dois copos que restavam já foram inoculados e colocados dentro da caixa termica... Como ainda há espaço, estou pensando em preparar mais alguns !
 
Acho que vai dar tudo certo!

Só não concordo com tanto Lysoform, isso faz mal para a saúde/câncer.
Eu coloco mais velas - limpo tudo com água sanitária e alcool 70 º - mas não uso Lysoform

- Aquilo é uma janela na foto? (na frente da mesa) - se for uma janela eu faria os procedimentos longe dela! (possível fluxo de ar)

Abraço, sorte!
 
Lembre-se que a paciência é uma virtude meu colega @dmtripta , aconselho que não fique abrindo a incubadora, principalmente nos primeiros dias do processo, deixe para a segunda ou terceira semana!

Acompanhando aqui seu cultivo e desejando bons frutos!!! :):)
 
Lembre-se que a paciência é uma virtude meu colega @dmtripta , aconselho que não fique abrindo a incubadora, principalmente nos primeiros dias do processo, deixe para a segunda ou terceira semana!

Acompanhando aqui seu cultivo e desejando bons frutos!!! :):)

Verdade, concordo plenamente amigo ! Abri a caixa só mesmo para colocar os ultimos bolos, e não sei se faz diferença, mas fiz isso no quarto 100% escuro...

Falando nisso, tem um lugar especifico que me aconselham guardar a caixa?



Acho que vai dar tudo certo!

Só não concordo com tanto Lsoform, isso faz mal para a saúde/câncer.
Eu coloco mais velas - limpo tudo com água sanitária e alcool 70 º - mas não uso Lsoform

- Aquilo é uma janela na foto? (na frente da mesa) - se for uma janela eu faria os procedimentos longe dela! (possível fluxo de ar)

Abraço, sorte!

Valeu pela dica sobre o lsoform mano, não sabia !
Era uma janela hoje é "vedada".. acabei fazendo ai por conta das bancadas...

E tomara que dê tudo certo sim, obrigado pela positividade amigo !

Nesse momento só aguardando mesmo a fase de incubação.. A temperatura nessa primeira semana foi bem estável, sempre entre 26 - 28..

Tem um lugar especifico onde seja melhor deixar a caixa termica?
 
Última edição por um moderador:
Tem um lugar especifico onde seja melhor deixar a caixa termica?

Não. De preferência não no chão pra reduzir mais chances de contaminantes. Se tivesse mais frio, talvez em cima da geladeira pudesse ajudar em algo. :coffee:
 
Alguem sabe me informar por quanto tempo posso guardar solução de esporos na seringa ?
Já guardei por 2 anos... E estava viável quando usei.
Tenho seringa de mais de 2 anos, mas ainda não usei.

Mas é importante que a qualidade da água que você usa seja de confiança e que faça tudo bem feito. Caso contrario não terá uma vida útil muito longa.
 
Dá uma olhada nos diversos artigos de FAQs da nossa Biblioteca que muitas de suas dúvidas poderão estar respondidas no esquema de perguntas e respostas. :)

O que responde à sua pergunta é este :teo_seta_direita: Carimbos e Seringas. :)

Valeu pelo link ! Havia feito algumas pesquisas nesse link e lembrava de ter tudo bem esclarecido, mas não conseguia encontrar novamente (nem sabia que era aqui do forum) ! Mto obrigado !
 
Boa noite, quase completando 10 dias da primeira inoculação fui dar uma averiguada na incubadora, os resultados parciais são:

Dos 4 primeiros bolos inoculados, dois ja apresentaram sinais de micélio..

BOLO 1: Até agora apareceu apenas nesse ponto. :D

100610-c821fa11404225dfb8f363927903cf79.jpg

BOLO 2: Apresenta duas regiões colonizadas (ou não) com características distintas:

:teo_seta_direita: Essa primeira, semelhante ao Bolo 1, com essa aparência radial bem semelhante ao micélio, então acredito que é ele mesmo. rs
BOLO2.jpg

:teo_seta_direita: Essa segunda região que me deixou na dúvida, pois uma área maior já está colonizada (?), porém , a aparência do micélio, caso seja um, está bem diferente. A "teia" branca parece estar menos densa que nos outros pontos, crescendo um pouco mais abafada ou espremida (sensação que tenho), e não apresenta esse formato radial como nos outros, aparentando estar colonizando de forma mais desordenada... (A foto não está muito boa mas acho que vai dar pra ver o fundo na cor normal do bolo e uma névoa branca mais pra cima... mais tarde vou conseguir um celular e mando uma foto melhor)

bolo 22.jpg

Os outros dois Bolos da mesma data até agora nem sinal de micélio :cry: assim como os que foram inoculados alguns dias depois ..

Aguardo a opinião de vocês, e independente do que seja, já estou feliz em saber que é sim possível cultivar ! rs

Abraço à todos !
 

Anexos

  • BOLO1.jpg
    BOLO1.jpg
    132.9 KB · Visualizações: 84
Realmente esse micélio está lento. As condições da incubação estão ideais?

Não consigo identificar algo que esteja faltando.. A temperatura aqui na cidade sempre é alta, nenhum dos dias fez menos de 27º com ctz.. hoje por exemplo, está batendo 33º na rua... dentro de casa sempre mais ameno... Então a temperatura acho que não é o problema.. Estou usando uma caixa termica daquelas de plastico e abri somente na hora de colocar os bolos que inoculei depois e ontem que foi quando tirei as fotos..

Nos proximos dias estarei viajando acho que vou colocar a caixa dentro de um armário de cozinha e deixar la por enquanto.. qundo voltar de viagem espero ter uma boa surpresa.. rs..

vamos vendo..
 
Vamos esperar então esses dias para ver como se comportam.
 
Agora antes de sair para viajar dei uma olhada e mudei de lugar...

Os dois bolos que havia postado deram uma desenvolvida mas nada surpreendente.. O bolo 1 só deu um aumento no tamanho, mas sem colonizar outras regiões... O bolo 2 deu uma crescida e na região que mostrei que ele estava mais espalhado ja chega quase no fundo do copo..

Além disso um terceiro bolo ja deu sinal de micélio, ainda que bemm pequeno, com uma olhada bem cuidadosa consegui encontrar indicios dele aparecendo...

Vou colocar a caixa térmica no armário da cozinha, espero boas surpresas no retorno da viagem !
 
Back
Top