Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1ª Cultivo - Thai Na Muang (TNM) Pf tek

Diário de cultivo completo.
Olá todos, após certo tempo lendo materiais e acumulando informações resolvi botar a mão na massa. Consegui os carimbos de TNM de procedência de qualidade, comprei os materiais e resolvi criar meu diário aqui no fórum.

:teo_seta_direita: Sobre o preparo:

Técnica: PF Tek utilizando arroz e vermiculita proporção 1:2.

Esterilização e Limpeza: Nas vésperas de iniciar o cultivo preparei todo o ambiente com uma boa limpeza utilizando desinfetantes, lysoform e alcool nas superficies. Todos os utensílios foram colocados em água fervente antes de ser utilizados.
O substrato foi esterilizado em panela de pressão durante 60 minutos e só retirados em media 5 horas depois, quando já estavam frios. Como a penela coube apenas 4 copos preparei os primeiros, e neste exato momento tenho mais dois copos dentro da panela de pressão.

Inoculação (02/04): Sempre antes de manipular os esporos e seringas, fiz uma nova limpeza do ambiente, borrifando lysoform e deixando agir por um tempo. Confeccionei as seringas deixei hidratar de um dia para o outro, inoculei e tampei os furos com fita micropore. Os dois últimos copos estão terminando de esterilizar e serão inoculados pela manhã (05/04) quando estiverem frios.

Incubadora: Como a temperatura na minha cidade se mantem entre 24 - 30º (ou mais) apenas coloquei primeiros copos caixa térmica logo após a inoculação e estão lá em repouso.

Reta final: Depois de colonizados pretendo testar a frutificação direto nos bolos e quero também tentar fazer um casing para ir trabalhando e praticando cada técnica. A medida do tempo algumas duvidas surgirão sobre o tema..

:teo_seta_direita: Perguntas:

  • No passo-a-passo que acompanhei o copo era vedado com fita isolante e papel alumínio (sem furos) e posto na panela de pressão, e assim fiz. Porém, vi outros tutoriais em que a tampas de papel alumínio eram furadas ou só eram vedadas com fita após a esterilização na pp. Posso ter problemas por ter vedado antes de colocar na pp e n ter feito furos ? (os copos não estufaram, estão intactos)
*Nos dois copos que estão agora na pp, fiz diferente e coloquei sem vedar as tampas, vamos aguardar os resultados e comparar.
  • Alguém sabe me dizer sobre o uso de água deionizada substituindo a água destilada na solução de esporos? Funciona também ?
No momento não consegui fazer muitas imagens pois estou sem câmera e celular, apenas uma que tirei pela cam do computador. Vou atualizando as novidades neste tópico e espero que tudo dê certo e os resultados logo aparecem !

WIN_20170403_00_33_30_Pro.jpg
 
Parabéns pelo copo saudável e bom cultivo. :)

:teo_seta_direita: Essa segunda região que me deixou na dúvida, pois uma área maior já está colonizada (?), porém , a aparência do micélio, caso seja um, está bem diferente. A "teia" branca parece estar menos densa que nos outros pontos, crescendo um pouco mais abafada ou espremida (sensação que tenho), e não apresenta esse formato radial como nos outros, aparentando estar colonizando de forma mais desordenada... (A foto não está muito boa mas acho que vai dar pra ver o fundo na cor normal do bolo e uma névoa branca mais pra cima... mais tarde vou conseguir um celular e mando uma foto melhor)

Contaminante que chamo no popular de "parece teia de aranha", um fungo que coloniza extremamente rápido. Quando ocorre com muito substrato ainda disponível, o micélio não costuma vencer. Mas você pode reservar esse copo pra ver o que acontece. :coffee:
 
Parabéns pelo copo saudável e bom cultivo. :)



Contaminante que chamo no popular de "parece teia de aranha", um fungo que coloniza extremamente rápido. Quando ocorre com muito substrato ainda disponível, o micélio não costuma vencer. Mas você pode reservar esse copo pra ver o que acontece. :coffee:

Como imaginei... estava bem diferente :cr:

-

A permanência desse copo na incubadora é de alto risco pro restante dos bolos ? Como falei acima, estou em viagem por alguns dias..
 
Última edição:
Como imaginei... estava bem diferente :cry:

-

A permanência desse copo na incubadora é de alto risco pro restante dos bolos ? Como falei acima, estou em viagem por alguns dias..

Recomenda-se separar os contaminados para reduzir as chances de afetarem os demais copos. Já está contaminado mesmo, deixa ele em algum lugar na casa pra ver no que dá. :coffee:
 
Não consigo identificar algo que esteja faltando.. A temperatura aqui na cidade sempre é alta, nenhum dos dias fez menos de 27º com ctz.. hoje por exemplo, está batendo 33º na rua... dentro de casa sempre mais ameno... Então a temperatura acho que não é o problema.. Estou usando uma caixa termica daquelas de plastico e abri somente na hora de colocar os bolos que inoculei depois e ontem que foi quando tirei as fotos..

Nos proximos dias estarei viajando acho que vou colocar a caixa dentro de um armário de cozinha e deixar la por enquanto.. qundo voltar de viagem espero ter uma boa surpresa.. rs..

vamos vendo..
A minha incubadora estava encima da geladeira pra aproveitar o calor, mas um dia eu pensei, todo esse abre e fecha de porta deve incomodar os micélios. Então coloquei num armário acima da geladeira, que mantém a temperatura de 26-27 graus, mesmo ontem fazendo 18 C em Sp.
 
A minha incubadora estava encima da geladeira pra aproveitar o calor, mas um dia eu pensei, todo esse abre e fecha de porta deve incomodar os micélios. Então coloquei num armário acima da geladeira, que mantém a temperatura de 26-27 graus, mesmo ontem fazendo 18 C em Sp.

pode crer, @DougFunnie depois da mudança de local parece ter acelerado o crescimento, aqui na Bahia raramente ta fazendo abaixo de 25º.. Hoje vou comprar um termômetro pra pode ir monitarando, e tb para os proximos cultivos...

Bom dia, galera !

Ontem fui dar uma conferida e constatei dois copos contaminados, o que eu ja havia postado aqui antes, que pelo que li, parece ser o tal Coweb e um outro com alguns pontinho pretos em algumas regiões do substrato e sem nenhum sinal de micelio.. isolei os dois copos pra ver..

:teo_seta_direita: O restante dos bolos percebi uma melhora no desenvolvimento do micélio depois que mudei o local da incubadora... Já que antes com 10 dias de inoculação haviam copos sem nem dar sinal de micélio, agora apenas 5 dias depois da mudança de local todos os outros copos ja apresentam micelio aparentemente bem saudáveis. vamos seguindo.


coguespalhado.jpg
 
Última edição por um moderador:
Agora vai @dmtripta !!

Também tenho sofrido com essa questão da temperatura, pois aqui varia entre os 27~ 31º C, e pelo que vi em outros diários, os próprios bolos aumentam a temperatura da encubadora em cerca de 4º C :ler:. Essa temperatura alta acaba resultando em um crescimento mais lento do micélio.

Optei por usar uma caixa de isopor como encubadora neste primeiro cultivo, mas nos posteriores irei utilizar uma caixa de papelão mesmo, para não reter tanto o calor la dentro. Acredito que deva acelerar o processo.

Boa sorte em seu cultivo!
 
Agora vai @dmtripta !!

Também tenho sofrido com essa questão da temperatura, pois aqui varia entre os 27~ 31º C, e pelo que vi em outros diários, os próprios bolos aumentam a temperatura da encubadora em cerca de 4º C :ler:. Essa temperatura alta acaba resultando em um crescimento mais lento do micélio.

Optei por usar uma caixa de isopor como encubadora neste primeiro cultivo, mas nos posteriores irei utilizar uma caixa de papelão mesmo, para não reter tanto o calor la dentro. Acredito que deva acelerar o processo.

Boa sorte em seu cultivo!

Pode crer, amigo. Eu até pensei em tirar da caixa termica e deixar apenas no armário, pois os copos que contaminaram avançaram MUITO a colonização depois que retirei eles da caixa termica e reservei num armário... Mas depois preferi não, ja que não sei exatamente o que condicionou a rapida colonização desses contaminantes...
 
Salve galera!! Chegando ao fim da incubação!
:teo_seta_direita: Objetivo para os próximos cultivos é melhorar o o controle das condições de temperatura. Aprimorar sempre!

Alguns bolos ainda faltam um pouco de substrato para ser colonizado , outros já 100% colonizados foram hoje para o dunk

Esse é o último copo que ainda falta completar a colonizar... a foto foi tirada há alguns dias, já está bem mais avançado...
IMG_0042.JPG

os outros ficarão no dunk e em breve para o terrario.
IMG_0311.JPG

image.jpg
 
Dunk e roll feitos, e bolos no terrário !

Roll
Durante o roll em vermiculita seca, tinha algumas partes do bolo que a vermiculita não grudava de forma alguma... no geral pensei que ficaria bem mais vermiculita.. isso pode ser um problema ?

Terrário
Como perdi alguns bolos para os contaminantes e não restaram tantos, resolvi não investir ainda na caixa organizadora e fazer os terrários individuais na garrafa PET, utilizando argila expandida e água.

Ia colocar uma base para apoiar os bolos dentro do terrário, mas tomaria basicamente todo o espaço da argila, e já li em alguns lugares que isso não é bom, então coloquei diretamente em cima da argila. (Também dei uma lida no relato do @ExPoro para me basear)

- Um pouco de vermiculita que caiu no fundo do terrario representa algum problema ou não pega nada ?

terrario.jpg
 
Como perdi alguns bolos para os contaminantes e não restaram tantos, resolvi não investir ainda na caixa organizadora e fazer os terrários individuais na garrafa PET, utilizando argila expandida e água.

Ia colocar uma base para apoiar os bolos dentro do terrário, mas tomaria basicamente todo o espaço da argila, e já li em alguns lugares que isso não é bom, então coloquei diretamente em cima da argila. (Também dei uma lida no relato do @ExPoro para me basear)

Ficando interessante! Estou pensando em fazer o mesmo por aqui com uma ressalva, acho q vou colocar um folhinha de papel aluminio entre o bolo e a argila, folha do tamanho e formato da base do bolo mesmo. Só pra não ficar em contato direto com a argila.

Assistindo e torcendo pelo seu sucesso aqui!!!
 
Ficando interessante! Estou pensando em fazer o mesmo por aqui com uma ressalva, acho q vou colocar um folhinha de papel aluminio entre o bolo e a argila, folha do tamanho e formato da base do bolo mesmo. Só pra não ficar em contato direto com a argila.

Assistindo e torcendo pelo seu sucesso aqui!!!

Massa, irmão !! Pelo que vi não tem problema deixar direto na argila, mas Agora que você falou acho que tbm vou fazer isso.. me passa mais segurança..

Valeu pela torcida !
 
Um pouco de vermiculita que caiu no fundo do terrario representa algum problema ou não pega nada ?

Pega nada. :)

então coloquei diretamente em cima da argila

folha do tamanho e formato da base do bolo mesmo. Só pra não ficar em contato direto com a argila

Eu não uso nada debaixo dos bolos, por vezes até "atocho" um pouco os micélios pra pegarem o formato das argilas um pouco, e assim ficarem mais equilibrados. :lol:

Algo interessante é que o micélio, como fungo que é, já luta pelo ambiente em que está. Enquanto o micélio estiver saudável, não desenvolve contaminante nas argilas - a menos que contamine o bolo. Já quando você tira o micélio de dentro do terrário, lá no fim do cultivo, em poucos dias dá contaminante na argila se você deixar pra observar. :bigode:

Mas assim, se eu usasse perlite, eu colocaria a tampinha dos copos embaixo dos micélios. Mas argila expandida é osso de equilibrar. :coffee:
 
Como o espaço do terrário é relativamente apertado, tive pensando em revestir as laterais da garrafa com papel alumínio pra tentar forçar o crescimento mais pra cima devido ao bloqueio da luz nas laterais, não sei se seria efetivo ou se pode gerar algum problema. Alguém tem alguma opinião sobre?
 
papel alumínio

Papel alumínio é refletivo, né. Se for tentar algo assim, tenta um papel contact preto ou algum outro revestimento preto. :coffee:
 
Papel alumínio é refletivo, né. Se for tentar algo assim, tenta um papel contact preto ou algum outro revestimento preto. :coffee:

verdade, a luz que entrar por cima acabará refletida nas laterais tb pelo papel... vou ver outra forma.. mas quero mesmo é arrumar umas garrafas maiores...
 
Aquelas de 5 litros de água mineral são bem boas, eu tenho duas aqui que uso como terrário.

Justamente estas !

-

Sobre a umidade, não estou borrifando água, ou pelo menos ainda não. As paredes das garrafas estão o tempo todo com indicativos de umidade bem alta.

A troca de ar na garrafa PET ocorre automaticamente pela tampa - dinâmica dos fluidos né.. rs - mas ainda assim pelo menos uma vez no dia tô fazendo uma espécies de bomba empurrando e puxando a parte superior da garrafa forçando a expulsão do ar da garrafa.

Observei o aparecimento dessa textura "plumosa", mas acredito ser o proprio micelio. Ok ? É bem branco e parece estar consumindo a vermiculita do roll...

Então me parece estar indo tudo bem..

IMG_0524.JPG
 
Última edição:
Observei o aparecimento dessa textura "plumosa", mas acredito ser o proprio micelio. Ok ?
Oi, gostaria de tentar contribuir com o que já passei e o que me orientaram.
Pela sua foto, é provavelmente a insuficiência na troca gasosa. Já tive algumas vezes isto, e sempre resolvido com mais abanadas. Em uma garrafa pet, precisei aliviar mais a tampa da rosca, e em outra acabei removendo a tampa e deixando apenas um micropore em cima para resolver.
O micélio expande com essa forma aérea em busca de oxigênio. Com algumas abanadas a mais diariamente isso vai normalizar.
 
Agora a tarde fui verificar um copo cõntaminado que isolei, é pra minha surpresa: Pins kkkkk mesmo com essa contaminação sinistra rs

IMG_0544.JPG

IMG_0549.JPG

Acredito que já devem estar abortados né ? Vou aproveitar pra tentar alguns experimentos...
 
Última edição:
Back
Top