Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1ª Cultivo - Thai Na Muang (TNM) Pf tek

Diário de cultivo completo.
Olá todos, após certo tempo lendo materiais e acumulando informações resolvi botar a mão na massa. Consegui os carimbos de TNM de procedência de qualidade, comprei os materiais e resolvi criar meu diário aqui no fórum.

:teo_seta_direita: Sobre o preparo:

Técnica: PF Tek utilizando arroz e vermiculita proporção 1:2.

Esterilização e Limpeza: Nas vésperas de iniciar o cultivo preparei todo o ambiente com uma boa limpeza utilizando desinfetantes, lysoform e alcool nas superficies. Todos os utensílios foram colocados em água fervente antes de ser utilizados.
O substrato foi esterilizado em panela de pressão durante 60 minutos e só retirados em media 5 horas depois, quando já estavam frios. Como a penela coube apenas 4 copos preparei os primeiros, e neste exato momento tenho mais dois copos dentro da panela de pressão.

Inoculação (02/04): Sempre antes de manipular os esporos e seringas, fiz uma nova limpeza do ambiente, borrifando lysoform e deixando agir por um tempo. Confeccionei as seringas deixei hidratar de um dia para o outro, inoculei e tampei os furos com fita micropore. Os dois últimos copos estão terminando de esterilizar e serão inoculados pela manhã (05/04) quando estiverem frios.

Incubadora: Como a temperatura na minha cidade se mantem entre 24 - 30º (ou mais) apenas coloquei primeiros copos caixa térmica logo após a inoculação e estão lá em repouso.

Reta final: Depois de colonizados pretendo testar a frutificação direto nos bolos e quero também tentar fazer um casing para ir trabalhando e praticando cada técnica. A medida do tempo algumas duvidas surgirão sobre o tema..

:teo_seta_direita: Perguntas:

  • No passo-a-passo que acompanhei o copo era vedado com fita isolante e papel alumínio (sem furos) e posto na panela de pressão, e assim fiz. Porém, vi outros tutoriais em que a tampas de papel alumínio eram furadas ou só eram vedadas com fita após a esterilização na pp. Posso ter problemas por ter vedado antes de colocar na pp e n ter feito furos ? (os copos não estufaram, estão intactos)
*Nos dois copos que estão agora na pp, fiz diferente e coloquei sem vedar as tampas, vamos aguardar os resultados e comparar.
  • Alguém sabe me dizer sobre o uso de água deionizada substituindo a água destilada na solução de esporos? Funciona também ?
No momento não consegui fazer muitas imagens pois estou sem câmera e celular, apenas uma que tirei pela cam do computador. Vou atualizando as novidades neste tópico e espero que tudo dê certo e os resultados logo aparecem !

WIN_20170403_00_33_30_Pro.jpg
 
Agora a tarde fui verificar um copo cõntaminado que isolei, é pra minha surpresa: Pins kkkkk mesmo com essa contaminação sinistra rs

Pois é. A pinagem pode ocorrer quando acaba todo o substrato disponível. Seja porque já envolveu tudo, seja porque um contaminante dominou a parte ainda não colonizada. :)

Por isso pinagens antes dos 100% em bolos aparentemente saudáveis podem indicar contaminação interna no bolo. :coffee:
 
Oi, gostaria de tentar contribuir com o que já passei e o que me orientaram.
Pela sua foto, é provavelmente a insuficiência na troca gasosa. Já tive algumas vezes isto, e sempre resolvido com mais abanadas. Em uma garrafa pet, precisei aliviar mais a tampa da rosca, e em outra acabei removendo a tampa e deixando apenas um micropore em cima para resolver.
O micélio expande com essa forma aérea em busca de oxigênio. Com algumas abanadas a mais diariamente isso vai normalizar.

Mas é micelio de cubensis né ? Só n pode ser contaminante, rs..

tirei as tampas e vou deixar nos próximos dias apenas com micropore para ir observando.. amanha vou ver se encontro Perlon para testar também, li que tbm é bem eficiente, acho que num relato do @ExPoro

Pois é. A pinagem pode ocorrer quando acaba todo o substrato disponível. Seja porque já envolveu tudo, seja porque um contaminante dominou a parte ainda não colonizada. :)

Por isso pinagens antes dos 100% em bolos aparentemente saudáveis podem indicar contaminação interna no bolo. :coffee:

Daora essa observação @ExPoro.

Acredita que algum desses cogumelos pode ainda estar em desenvolvimento ou não há chance?

Andei lendo sobre contaminantes e vi opiniões bem divergentes sobre consumir cogus de cultivos que tiveram contaminação... Vou colocar numa garrafa separada, mas mesmo dando cogus "saudáveis" estou com pé atras em relação ao consumo..
 
Acredita que algum desses cogumelos pode ainda estar em desenvolvimento ou não há chance?

Andei lendo sobre contaminantes e vi opiniões bem divergentes sobre consumir cogus de cultivos que tiveram contaminação... Vou colocar numa garrafa separada, mas mesmo dando cogus "saudáveis" estou com pé atras em relação ao consumo..

Ainda podem se desenvolver.

Mas sem identificar qual contaminante que os acompanha, melhor é descartar os bolos com pinos e tudo. :coffee:
 
Acredito que já devem estar abortados né ?


Não parece que abortaram.

Sugiro que espere um pouco antes de colhê-los, pois podem crescer mais do que isso.
 
Atualizando!

Cortei a parte onde tava concentrada a contaminação e coloquei o tal bolo contaminado numa garrafa e isolei. A maioria dos pins que haviam saído ha alguns dias atras não mostraram desenvolvimento, estavam com começando ficar com aparencia murcha e azulando, então tirei eles com medo de que começassem apodrecer e as coisas piorassem.. Em compensação outros continuaram se desenvolvendo, além de novos estarem brotando

pin1.jpg pin2.jpg

- Nas fotos ainda não tinha retirado, então da pra observar alguns bem secos/frágeis e azulando..

Bolos saudáveis

Começaram a apareces os primeiros pins, em um bolo já são bem perceptíveis, em outros ainda bemm discretos, mas olhando com cuidado da pra vê-los !

pin3.jpg


Um último bolo saudável está faltando muito pouco pra ficar 100 %, porem a colonização está muito lenta / estagnada... vou aguardar mais alguns dias ...

No total dos 6 bolos inoculado tenho: 4 no terrário, sendo um deles em observação por ter sido contaminado, e 1 na fase final de colonização 95% + .


;):)

.
 
Atualizando

Todos os bolos pianndo

IMG_0650.JPG IMG_0651.JPG

Bolo contaminado que reservei

IMG_0645.JPG

29/05

Frutos crescendo !

4234ea80-9e6f-45c2-a61d-0ea3715f7849 (1).jpg

* Na região superior do bolo ficou aquela mancha azul, lembra mto o azulado da psilocibina, e foi justamente na região de onde ja tirei alguns cogumelos... Alguem sabe me dizer se tem a ver com isso ? ou ta com cara de contaminante mesmo ? :coffee:
 
Última edição:
Pessoal, aproveitando o embalo no tópico, eu estou aniversariando 3 bolos a 5 dias exatos, mas ainda nem sinal de pins. Quanto tempo leva pra aparecerem? A umidade aparentemente está ok..
Temperatura de 22 a 24
 
Pessoal, aproveitando o embalo no tópico, eu estou aniversariando 3 bolos a 5 dias exatos, mas ainda nem sinal de pins. Quanto tempo leva pra aparecerem? A umidade aparentemente está ok..
Temperatura de 22 a 24

Quando tiver perguntas assim, faça no tópico de perguntas, onde é destinado para perguntas curtas. Por favor, não invada o diário dos outros usuários.

Mas já que estamos aqui, se achar que estiver demorando, procure aumentar a evaporação. Borrifar e fazer troca de ar (abanando com algum objeto, por exemplo, a tampa da caixa organizadora) umas 3 a 4 vezes ao dia. 5 dias ainda está dentro do prazo esperado. Se estiver muito úmido o micélio pode identificar como condições de colonização e não de frutificação. A umidade precisa ser mantida alta, mas deve haver evaporação.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!
 
Última edição:
Back
Top