Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Artigo Panorama Contemporâneo do Uso Terapêutico de Substâncias Psicodélicas: Ayahuasca e Psilocibina

Artigos & Livros details

Mais um artigo que encontrei no NEIP: http://neip.info/upd_blob/0001/1067.pdf

PDF anexo. Resumo abaixo.

Panorama Contemporâneo do Uso Terapêutico de
Substâncias Psicodélicas: Ayahuasca e Psilocibina

José Arturo Costa Escobar 1* , Antonio Roazzi 2


RESUMO

As substâncias psicodélicas, ou mais comumente conhecidas alucinógenas, constituem-se de substâncias banidas no passado e categorizadas como compostos de elevado risco à saúde com potencial de dependência química e sem qualquer utilidade terapêutica. A categorização dessas substâncias como alucinógenas e proscritas tem sido questionada recentemente, visto que estudos suficientes demonstram o oposto, isto é, não promovem dependência química ou psicológica e possuem elevado potencial de aplicação terapêutica. A abertura recente para o desenvolvimento de novos estudos com os psicodélicos, ainda na década final do século XX, veio a culminar em uma série de estudos acerca do potencial psicoterapêutico desses psicoativos na primeira década do século XXI. A presente revisão busca conceituar o que tais substâncias representam para a ciência contemporânea, bem como apresentar os principais estudos psicoterapêuticos desenvolvidos com o uso da ayahuasca (beberagem rica dos psicoativos dimetiltriptamina e beta-carbolinas) e da psilocibina (presente em cogumelos do gênero Psilocybe). Os resultados promissores dos estudos conduzidos até o momento atual sugerem a necessidade da exploração desses compostos no país, principalmente no que condiz ao tratamento da dependência de drogas.

Palavras-Chave: Alucinógenos; Enteógenos; Psicointegrador; Estado Alterado de Consciência; Psicoterapia; Psicofarmacologia; Banisteriopsis caapi; Psychotria viridis; Psilocybe sp.

1* Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva, Universidade Federal de Pernambuco, Recife-PE
2 Departamento de Psicologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife-PE

Informação do Artigos & Livros

Categoria
Artigos & Livros
Added by
Ecuador
Visualizações
456
Última atualização

Downloads

  • 0 bytes · Visualizações: 72
  • 1067.pdf
    87.5 KB · Visualizações: 145

Mais em Artigos & Livros

Mais do(a) Ecuador

Share this Artigos & Livros

Back
Top