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Artigo Enteógenos e Inteligência Existencial: Plantas Mestres como Instrumentos Cognitivos

Artigos & Livros details

Artigo (traduzido) em português:


Enteógenos e Inteligência Existencial: Plantas Mestres como Instrumentos Cognitivos 1

Kenneth W. Tupper 2

Resumo:
A partir de recentes mudanças nas legislações em relação às drogas em diferentes países, investiguei o potencial dos enteógenos (i.e., plantas psicoativas usadas como sacramentos espirituais) como instrumentos para favorecer a inteligência existencial. Plantas Mestres das Américas como a ayahuasca, os cogumelos de psilocibina, o peiote e o soma indo-ariano da Eurásia, são alguns dos exemplos de enteógenos que foram e continuam a ser utilizados, no passado e no presente. Todas estas plantas foram reverenciadas por pessoas e culturas diferentes como instrumentos cognitivos que promovem um mais rico entendimento cosmológico do mundo. Utilizo a teoria das múltiplas inteligências revisada por Gardner (1999) e sua formulação de uma inteligência “existencial” como uma lente teórica através da qual se deve considerar as possibilidades cognitivas dos enteógenos e explorar potenciais caminhos na Educação.

1 - Traduzido por Mauro Sá Rego Costa de Tupper, K.W. (2002). Entheogens and existential
intelligence: The use of plant teachers as cognitive tools. Canadian Journal of Education.
27(4),499-516. http://www.csse-scee.ca/CJE/Articles/FullText/CJE27-4/CJE27-4-tupper.pdf),
com a autorização do Canadian Journal of Education.
2 - Kenneth W. Tupper, Ph.D. é Adjunct Professor, School of Population & Public Health.
University of British Columbia. www.kentupper.com

Revista Periferia Volume III – Número 2



Do original:

Entheogens and Existential Intelligence: The Use of Plant Teachers as Cognitive Tools

Kenneth W. Tupper

Abstract:
In light of recent specific liberalizations in drug laws in some countries, I have investigated the potential of entheogens (i.e., psychoactive plants used as spiritual sacraments) as tools to facilitate existential intelligence. “Plant teachers” from the Americas such as ayahuasca, psilocybin mushrooms, and peyote, and the Indo-Aryan soma of Eurasia, are examples of entheogens that have been used in both the past and present. These have all been revered as spiritual or cognitive tools to provide a richer cosmological understanding of the world for both individuals and cultures. I used Gardner’s (1999a) revised multiple intelligence theory and his postulation of an “existential” intelligence as a theoretical lens through which to account for the cognitive possibilities of entheogens and explore potential ramifications for education.

CANADIAN JOURNAL OF EDUCATION 27, 4 (2002): 499–516

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