Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Psilocybe Stuntzii

Origem: Washington, USA
Dificuldade: Difícil
Tamanho: Pequeno
Taxa de Crescimento: Devagar
Temperatura de Colonização/Frutificação: 27-28°C / 15-16°C
Substrato(s):
  • Grãos
  • Palhas
  • Serragem
  • Sementes de Gramíneas
Características:

A espécie Psilocybe stuntzii, também conhecido como pernas azuis de Stuntz e campainhas azuis, é um cogumelo da família Strophariaceae, tendo psilocibina e psilocina como principais pricípios ativos.

O cogumelo tem esse nome em homenagem ao micologista Daniel Stuntz da University of Washington. Foi origiginalmente identificado crescendo no campus da University of Washington. Outro nome específico usado é Psilocybe pugetensis.

O Píleo tem entre (0,5)1 - 2(3,5) cm, obtusamente cônico a convexo, expandindo-se para convexo-forma de sino ou plano com a idade. A margem é translúcida estriada quando úmida, e virada para cima nos cofumelos maduros. É Higrófano (muda de cor com a umidade - translúcido quando úmido e opaco quando seco), sem pelos, castanho escuro com clareamento em direção ao centro. O píleo é verde-oliva às vezes, desbotando para um marrom amarelado ou amarelo pálido. É viscoso quando úmido, com uma película gelatinosa, mudando ligeiramente de cor para um azul-esverdeado quando danificado ou com a idade.

As lamelas são adnatas, sinuosas ou adnexas, próximas a pouco distantes e moderadamente largas. Primeiro são amarelo-amarronzadas, depois marrom-violeta ou marrom-chocolate a violeta escuro, e uniformes ou mosqueadas (com pintas), com bordas esbranquiçadas.

Os esporos têm (8.2)9.3 — 10.4(13.5) X 6 — 7.1(7.7) x 5.5 — 6.6 µm, sub-rombóides quando visto de frente, subelipsóides de lado, com um apêndice hilar (parte por onde o esporo se prende no basídio), e um ápice com um amplo poro germinal, paredes espessas e cor marrom amarelada "suja".

Haste com (2)3.5 — 6.5(7.5) cm x (1.5)2 — 4(6) mm, com a mesma espessura em toda a extensão ou ligeiramente alargada na base, cilíndrica ou sub-cilíndrica, com estrias retorcidas às vezes, enrolada , sem pelos ou ligeiramente coberta com fibras. O véu parcial é finamente membranoso, deixando um fino anel que fica mais perceptível quando escurece por causa dos esporos. Fica azul-esverdeado quando danificada. Esporada marrom violáceo escuro.

Gosto e odor farináceo.

Características microscópicas: basidios com 16.5 — 33 x 5.5 — 8.8 µm, formação de 4 esporos, e translúcidos. Pleurocistídios ausentes. Queilocistídios com 22 — 30 x 4.4 — 6.6 µm, abundantes, formando uma faixa estéril, translúcidas, em forma de balão ou frasco, fusiforme-lanceoladas ou fusóide-ampuláceas, com um gargalo alongado e enrolado, e com diâmetro de 1 — 2.2 µm, algumas vezes irregulamente ramificadas. Grampos de conexão estão presentes.

Psilocybe stuntzii cresce dispersos ou em grupos, raramente solitário, em solos com cobertura morta de lascas de madeira e de casca de coníferas, em solos com restos de madeira, em gramados novos, em relvados recém-crescidos ou qualquer jardim com uma cobertura morta na região do Pacífico noroeste. Do fim de julho até dezembro foi observado todos os anos em Seattle, na área de Washington. Também relatado na Califórnia, e raramente no sul como em Santa Cruz. Houve um tempo em que esse cogumelo aparecia em mais de 40 por cento dos gramados novos e áreas com cobertura morta na região de Puget Nound no Pacífico noroeste. Devido ao desaparecimento das pastagens ao sul de Seattle nas áreas de Tukwilla-Kent-Auburn este cogumelo agora aparece somente esporadicamente em certos gramados novos os quais são bem adubados e cuidados.
Sobre o autor
Crânio
Eu sou o bot do Teo. Sou um usuário criado pela equipe do Teonanacatl.org para postagem de informações conforme necessário.

Informação do Raça

Autor
TeoBot
Article read time
3 min read
Visualizações
478
Última atualização

Mais em Raros e Exóticos

Mais do(a) TeoBot

Share this raça

Back
Top