Origem: Montgomery, Alabama
Dificuldade: Difícil
Tamanho
: Médio
Taxa de Crescimento: Média
Temperatura de Colonização/Frutificação
: 26-29°C / 23-26°C

Características
:

O sabor e o cheiro de Psilocybe caerulescens var. Caerulescens são fortemente farináceos, embora o cheiro diminua com a idade ou quando seco.

Chapéu
O chapéu tem de (1) 3 a 7 (10) cm de largura. Convexo para obtusamente campanulado com uma margem encurvada no início, raramente tornando-se plano, e muitas vezes são umbonados ou com uma ligeira depressão no centro. É viscoso quando úmido, com uma película gelatinosa separável. A margem é ligeiramente translúcida-estriada quando úmida. O chapéu é higrófilo, marrom amarelado a marrom avermelhado com um brilho metálico prateado-azul, mais pálido na margem, e quando seco bege ou um amarelo palha. Ele apresenta facilmente azulamento quando manipulado, os espécimes mais jovens com azualmento oliváceio (mais escuro) ou mesmo enegrecidos. O cahpéu tem frequentemente uma grande variação na cor e na forma.

Lamelas
As lamelas são adnatas para sinuadas. Eles são cinza esbranquiçadas, amareladas quando jovens, tornando-se marrom escuro violáceo a sépia marrom com a idade; As bordas permanecem ligeiramente esbranquiçadas.

Haste
A haste tem de (2) 5 a 9 (13) cm de comprimento e (5) 8 a 10 (12) mm de espessura. Mesma espessura ou ligeiramente mais larga na base, e é um tanto flexível, oca, e sub- aveludada a floccsa. O estipe é esbranquiçado a castanho avermelhado ou enegrecido, e facilmente apresenta azulamento. Micélio com aspecto rizomórfico está às vezes unido à base. O véu é bem desenvolvido, mas não forma um anel permanente.

Esporos
Os esporos de Psilocybe caerulescens var. caerulescens são marrom violáceos escuros.

Os esporos são sub-rombóides a sub-elipsóides, com (6) 6.7 a 8 (8.5) x 4-6 μm. Cada basidia produz quatro esporos e, ocasionalmente, apenas dois esporos. A quelilocístidia tem de 15-22 (25) x 4,5-6

Habitat e formação
Psilocybe caerulescens var. Caerulescens é encontrado crescendo gregariamente ou em grupos, raramente solitário, de junho a setembro em terrenos perturbados ou cultivados, muitas vezes desprovido de plantas herbáceas. Cresce frequentemente em áreas ensolaradas, preferindo solos marrom-alaranjados lamacentos. Psilocybe caerulescens var. Caerulescens foi relatado primeiramente perto de Montgomery, Alabama, por Murrill em 1923 no bagaço da cana-de-açúcar, e não foi re-encontrado nessa localidade desde então. Foi recentemente encontrado na Carolina do Sul em setembro de 2008. Psilocybe caerulescens é comum e difundido em todas as regiões centrais do México, também encontrado na Venezuela e no Brasil.

Links & Referencias:
Psilocybe caerulescens - Wikipedia
Psilocybe caerulescens var. caerulescens
Shroomery - Psilocybe caerulescens
Espécies de fungos neurotrópicos no Brasil