Introdução


Olá, pessoal do Teo!

Faz anos que eu leio os fóruns e faço meus cultivos em casa mas nunca cheguei a criar nenhum tópico. Acho que eu queria aprender alguma coisa antes de poder compartilhar algo. Fiz um terrário há uns anos atrás com um isopor enorme, acho que uns 140 litros (do tamanho de meio sofá!), mas isso vinha com o inconveniente de ter aquele trambolho nada discreto na sala e ter que explicar pras pessoas e tal. Além do mais o isopor vazava umidade e acabava ficando todo molhado por baixo, difícil de limpar, e isso sem usar argila expandida no fundo, só com o umidificador ultrassônico ligando uma vez por hora por 15 min com um timer. Eu acabei nunca conseguindo achar uma regulagem ideal, sempre parecia muito seco ou muito úmido. Ao mesmo tempo, um amigo meu que cultiva em garrafas de água mineral com argila expandida e água no fundo conseguia cogumelos lindos e enormes! (Com a temperatura ideal na primavera e outono). Eu já tentei cultivos com tupperware também, mas aqui onde eu moro faz muito frio no inverno e só o isopor mantém a temperatura.

Procedimento


Por isso eu resolvi combinar um tupperware - que facilita na limpeza - com uma caixa de isopor. Cortei o isopor pela metade bem do tamanho do pote e deixei um espaço por baixo onde eu coloquei o aquecedor de aquário dentro de uma garrafa de amaciante de 2 L cheia de água (li em algum fórum que o plástico dessas garrafas é o mais seguro no caso de altas temperaturas, é só olhar no fundo da garrafa e tem que ter um número "2" e "PEAD"). O aquecedor não chega a encostar no lado de baixo pois eu coloquei algumas braçadeiras em volta dele (Não dá pra ver na foto). O termostato fica num buraco na tampa do isopor. Como o terrário ficou menor, consegui colocar ele na área de serviço, onde não será visto por todo mundo que entrar na minha casa.

Fiz uma abertura no isopor também pra poder colocar uma garrafa de gelo, pois agora em abril e maio faz frio nuns dias e calor em outros, às vezes passando dos 30 graus.

A saída de ar é por apenas um furo na lateral coberto com lã acrílica. Fiz um “túnel” para o ar úmido sair direto para a parte externa sem se acumular lá dentro do isopor.

A umidificação é feita com argila expandida e água e a troca de ar com um umidificador ultrassônico que liga 4 vezes por dia por 15 minutos. Estou muito em dúvida se esse tempo é o ideal ou não. Na verdade eu daria preferência a um borbulhador de aquário, mas o umidificador era o que eu já tinha em casa e não queria sair comprando mais e mais coisas.

O método de cultivo é casing com grãos de centeio esterilizados por uma hora na panela de pressão e camada 50/50 de vermiculita e pó de casca de coco.

Antes que eu esqueça, “hipocausto” é como chamavam o sistema de aquecimento das casas da roma antiga, com o piso elevado e ar quente passando por baixo – Hypocaust - Wikipedia. :)