Preparação e questões

:teo_apontar_direita: Quanto úmida a camada de casing deve estar?

Deve estar úmida, mas não molhada. Um bom modo de determinar a umidade correta é pegar um punhado na mão e espremer. Se cair algumas poucas gotas, está no ponto.

:teo_apontar_direita: Preparando as camadas do casing

O(s) ingrediente(s) devem ser misturados numa vasilha, então se adiciona água até atingir a umidade ideal.

Uma pasteurização pode ser alcançada adicionando o material úmido em um recipiente de microondas adequado com tampa e deixar por 10 minutos na potência alta movendo-o algumas vezes durante o aquecimento para promover uma distribuição de calor homogênea. (O prato giratório do microondas deve dar conta disso.)

Uma esterilização pode ser feita na panela de pressão colocando-o em bolsas de autoclave e cozinhando-o na pressão por 1 hora.

Ao contrário da crença popular, o Psilocybe cubensis não precisa de micro-organismos no casing para o micélio produzir pins, então a esterilização pode ser usada onde o fluxo de contaminações é um problema.

Após o material esfriar até a temperatura ambiente ele pode ser aplicado ao substrato.

:teo_apontar_direita: Casing precisa de terrário?

A camada do casing é que fornece umidade para o micélio, mas a umidade ao redor do casing precisa ser alta senão ele vai perder umidade. Geralmente a umidade do ambiente não é suficiente para manter a umidade interna do casing. É uma boa ideia manter o casing coberto para diminuir as chances de esporos de contaminantes caírem sobre a superfície. Há dois meios pra isso - você pode também criar um terrário separado umidificado só para os casings, ou pode montar o casing num recipiente alto e fechado (sobrando espaço), assim ele mesmo se tornará um terrário.

:ler: Criando um terrário separado:

Esse tem a vantagem de abrigar vários casings separados, o que aumenta as chances de sucesso. Há varias maneiras de construir um terrário separado - é somente uma caixa grande que é umidificada. Enquanto os casings estiverem nele, a umidade interna do casing estará garantida.

:ler: Usando o recipiente do casing como terrário:

Esse tem a vantagem de possuir uma área de casing muito maior, já que qualquer caixa pode ser o próprio casing. Também não há necessidade de preocupação com umidade externa - a umidade vem do próprio casing. São maiores e isolados de outros casings-terrários. O recipiente deve ser grande o suficiente para que os cogumelos adultos não batam no teto - geralmente uma caixa com 30 cm de altura está bom. A caixa é coberta de lado a lado, tampada com plástico (ou qualquer material impermeável) e deixada para colonizar em temperaturas de frutificação.

:teo_atencao: NOTA: Neste ponto você pode tirar vantagem dos elevados níveis de CO2 ventilando somente em dias alternados - isso vai fazer com que o casing colonize mais rápido.

Logo que o micélio surgir em diferentes pontos, frutifique o casing normalmente, e mantenha-o coberto, ventilando e umidificando todo dia. Simplesmente umidifique o suficiente para que o casing nunca pareça seco. Você pode fazer um buraco no fundo para drenar a água para impedir que piscinas se formem. Depois de uma ou duas semanas você deve ter muitos e muitos cogumelos!

:teo_apontar_direita: Profundidade da camada de casing

Ponha o substrato colonizado em um recipiente opaco. Nivele a camada de casing sobre o substrato com uma colher ou garfo limpos o mais nivelado possível sem pressionar.

Não tente criar uma superfície totalmente plana, pequenos vales na superfície são benéficos e necessários para a formação de primórdia.

A grossura da camada de casing deve ser relativa a do substrato. Deve ser aproximadamente 1/4 da profundidade do substrato. Então se o substrato alcançou 2 cm, a camada de casing deve ser de 0,5 cm com o limite em torno de 1 cm.

:teo_apontar_direita: Como aplicar uma camada de casing nivelada

Uma profundidade regular do casing é importante para alcançar produção e performance máxima. Sem ligação com o quanto o substrato está nivelado (ou desnivelado), a dica a seguir vai ajudar a garantir uma profundidade consistente do casing. Um casing estendido igualmente (medido na profundidade do nível do substrato, não paralelamente ao chão) ajuda os casings a colonizarem rápido e mais igualmente, promove pin sets nivelados e aumenta a produção. Um casing nivelado faz com que ele colonize a bandeja transversalmente com a mesma taxa fazendo com que o micélio alcance a superfície ao mesmo tempo. Isto pode reduzir o período de iniciação dos pins comparado à colonização de um casing desnivelado e vai definitivamente ajudar no pin set.

Aplicar um casing regular em bandejas grandes, em camadas de substratos desalinhadas ou casings no fundo de caixas altas torna-se difícil. Tenha certeza de que a profundidade do casing é a mesma sobre a bandeja inteira, sem levar em consideração a superfície do substrato estar de fato nivelada ou não é o objetivo desta dica. Isto pode ser feito usando anéis de profundidade.

:teo_lista: Materiais necessários:
  • Algum tipo de tubo (PVC, tubo de papel toalha, etc)
  • Utensílio para corta o material do tubo
  • Régua para medir
  • Uma bandeja de substrato colonizado pronta para casing
  • Material inorgânico de sua escolha para o casing
Corte anéis de grande diâmetro do tubo da altura que você quiser que sua camada de casing seja. Faça anéis suficientes para espalhar por todo o substrato sem deixar muito espaço entre eles. Ponha os anéis sobre o substrato e então aplique o material inorgânico de sua escolha até o topo dos anéis. Gentilmente remova os anéis depois de aplicar em tudo. Isto garante uma camada nivelada relativa à superfície do substrato. Simples realmente. Quanto mais nivelado o substrato, mas fácil ficará o resto.

:teo_apontar_direita: Camada de casing inferior

Esse é um debate popular na comunidade online de cogumelos sobre se deve ou não adicionar camadas inferiores no casing (geralmente vermiculita, no entanto o que você usou para fazer a camada superficial). TMC (The Mushroom Cultivator) refere-se a isto somente uma vez: "Como opção, uma camada de vermiculita parcialmente umedecida pode ser posta embaixo da bandeja para absorver excesso de água." (p. 134).

Alguns argumentos de cada visão estão abaixo:

:teo_idea: Contra:
  • Essas camadas podem abrigar contaminações difíceis de se ver e detectar até ser tarde demais. (Este é o argumento majoritário contra o uso dessas camadas).
  • É supérfluo e também provoca mais discussão que sua importância. Casings frutificarão bem sem elas e são trabalho extra.
  • Ocupa mais espaço em troca de nenhum retorno suficiente. Espaço no recipiente do casing é de muito valor (mais grossa a camada de substrato, maiores os flushes), e isto é desperdiçado com a adição da camada inferior.
:teo_idea: idea: A favor:
  • Atua como um reservatório adicional de água da onde o substrato pode se utilizar (como na camada superficial). Já que cogumelos são 90% água, mais umidade (até um ponto onde não ensope o substrato) produzirá flushes fortes e felizes. Podem também ser suplementadas com água adicional após o primeiro flush, quando os casings costumam puxar pelos lados do recipiente. Pode se adicionar água através dessa diminuição ajudando o segundo flush.
  • Atua como uma "fuga" onde o excesso de água e resíduos miceliais podem ser recolhidos.
  • Atua como uma barreira de luz - então os casings não produzirão pins no fundo. Se cogumelos nascerem e crescerem virados para o fundo, certamente dará trabalho para retirá-los sem incomodar o casing. Além disto, pins podem estragar, abrindo um novo vetor de contaminação.
Algumas pessoas não usam uma camada inferior por si só - em vez disso, elas põem uma camada de perlita no fundo do casing.

:teo_apontar_direita: Casing pronto, e agora?

Uma vez criado, deve ser deixado em condições de colonização para permitir que o micélio permeie o casing. Isso se chama estágio de pós-casing/pré-pinning. Deve ser deixado no escuro, com umidade relativa em 95%, temperatura de incubação (26-28°C) e sem troca de CO2 (o que significa sem troca de ar fresco). Em pequenos setups esse período de incubação é freqüentemente alcançado cobrindo-se o recipiente do casing com alumínio ou uma tampa opaca. Se você for usar uma tampa e ela fechar firmemente, alguns buracos pequenos deverão ser feitos para permitir troca de gases. Se você for usar papel alumínio os buracos não são necessários, já que o papel não sela o recipiente completamente.
A cobertura permitirá o aumento do percentual de CO2, enquanto mantém a alta umidade relativa para esse estágio. Um dia ou dois depois do início do casing, um agressivo micélio pode aparecer em pontos no topo do casing. Muitas pessoas remendam o casing [será tratado mais abaixo] agora para promover um surgimento de pins mais regular no final. Uma vez que o micélio surgir nos vales da camada de casing é hora de começar a formação de primórdias. Não se deve deixar que o micélio colonize a camada de casing já que isso pode facilmente ocasionar overlay [será tratado mais abaixo]. Para começar a soltar pins, o casing precisa de três coisas: a introdução de trocas de ar fresco (e portanto redução de CO2), a introdução de luz e redução da temperatura.

Idealmente, o casing deve ser mantido numa umidade relativa entre 95-100% nessa fase com a temperatura mantida em cerca de 21-23°C. Para conseguir isso, remova o papel alumínio ou o que for do casing completamente. Coloque dentro de um terrário úmido apropriado e ventile de uma a duas vezes ao dia.

O terrário tem que ter pelo menos um lado transparente, idealmente no topo.

A luz ambiente deve ser suficiente para iniciar os pins, assumindo que seu terrário tenha alguma luz e de certa forma seja translúcido. Neste ponto, se o casing parecer seco, umedeça um pouco com água. Não muito, ou então fios miceliais frágeis podem morrer. O casing deve permanecer úmido, mas não molhado.

:teo_apontar_direita: Quando pôr o casing no terrário?

Uma vez que o micélio surja nos vales da camada de casing e seus fios comecem a atravessar a mesma, porém a superfície não esteja colonizada, deve-se iniciar o pinning. O micélio geralmente continua a crescer por uns poucos dias depois do pinning dependendo da strain. Algumas strains de cubensis são mais agressivas do que outras. Não tem como temporizar, você mesmo deve julgar o quanto a camada de casing está adequadamente permeada. Relembrando: o casing deve ser iniciado quando vários pontos surgirem por toda a área da superfície do casing. Isso aumenta a possibilidade do micélio ter colonizado através das camadas internas. Se você conhecer bem quanto tempo sua strain em particular leva para colonizar até a superfície, mas não a superfície, inicialize o casing antes que o micélio venha à superfície. Espere para ver alguma colonização superficial se você não souber quanto tempo sua strain leva para tal. Portanto, quanto mais você conhecer sua strain, menos micélio precisará ser visto na superfície do casing.

Novamente ressaltando: as subcamadas devem ser colonizadas, mas não a superfície! Se isso acontecer acarretará em overlay. Overlay não é bom para cubensis, o casing frutificará, entretanto, mas não tão bem quanto um casing mantido corretamente.