Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Casing Casing - Passo a Passo

slide2.jpg slide.jpg
*Por favor note que esse passo-a-passo começa a partir do ponto que você possui uma jarra de micélio totalmente colonizada para trabalhar. Uma vez que você tenha a jarra colonizada você pode começar com essas instruções.

Depois que você possui o grão de centeio colonizado com micélio, certifique-se de que possui todos os itens para montar seu casing. É importante estar preparado e ter uma área de trabalho limpa antes de começar.

Limpeza é igual a sucesso com o cultivo de cogumelos. Sempre se lave e se possível tome um banho antes de começar seu experimento. E tenha um par de roupas limpas ou um avental de laboratório pronto para usar, pode parecer exigente, mas você realmente pode considerar esse hobby como sendo um experimento científico, desempenhando o máximo possível dentro de seu orçamento. É possível obter sucesso com o mais básico, mas para limitar as possibilidades de contaminação é recomendado usar todos os recursos possíveis para manter seu ambiente e câmara de crescimento esterilizados sempre.

Para montar um casing você vai precisar de:

® Caixa de papelão de crescimento
® Uma redoma de plástico transparente
® Um saco de plástico para mistura
® Uma embalagem (de pano) com a mistura do casing (palha ou outra camada)
® Um borrifador
® Uma jarra com substrato de grão de centeio totalmente colonizada.

Outros itens que você vai precisar para completar o processo incluem 1 panela com 20 litros ou mais para pasteurização da palha, um coador ou dreno; um peso, como uma pedra; e itens para esterilização, como lysol, lenços de álcool, luvas. Também se você tiver, uma glove Box ou capela de fluxo ou qualquer outro equipamento que ajudará a manter um ambiente de trabalho limpo. Esses últimos itens não são obrigatórios, mas ajudam.

Passo 1 - Pasteurização da palha


Nesse primeiro passo você vai preparar sua palha para colonização. Se você já inoculou o grão de centeio e o incubou ao ponto em que o micélio colonizou totalmente todos os grãos, deixando-o com um “tijolo sólido de saúde”. É isso que você vai utilizar para misturar com a palha, mas antes você vai precisar matar todos os possíveis contaminantes remanescentes e bactérias que podem estar vivendo na palha desfiada.

É aqui que você vai precisar da panela de 20 litros ou mais. Encha-o até aproximadamente ¾ da capacidade, ou seja, 75% com água limpa e coloque para ferver usando uma chama de um fogão. Deixe entrar em plena ebulição. Quando começou a ferver, desligue o fogo e coloque o saco de pano cheio de palha dentro da panela. É por isso que você vai precisar de uma grande, pois é necessário que o saco esteja totalmente submerso na água, e com as bolhas removidas. Uma pedra grande ou tijolo limpos geralmente são utilizados. A partir desse ponto você pode esperar pacientemente, pois precisa ficar de molho por no mínimo 25 minutos até esfriar.

Depois dos 25 minutos, você pode ligar o fogo novamente, mas baixo, para que a água esquente, mas não ferva. Pressione para baixo o peso para que bolhas de ar extras escapem. Deixe assim por mais 35 minutos. Depois de esperar você pode desligar o fogo e preparar o coador. Remova o saco de palha quente da panela e coloque-o no coador para que toda a água escoe. A água vai estar bem escura, parecendo um chá preto, e vai ter um cheiro forte de palha fresca. Simplesmente deixe o saco de palha no coador para escorrer e baixar a temperatura, isso vai levar aproximadamente 2-3 horas. Se você adicionar o micélio nesse ponto e a camada ainda estiver quente, poderá matar o mesmo e impedir o seu desenvolvimento, destruindo seu projeto antes mesmo de começar. Tenha paciência.

Passo 2 – Misturando o micélio com a palha


Depois que você esperou e deixou a palha atingir a temperatura ambiente, você está pronto para misturar a jarra de micélio (grão de centeio colonizado) com ela. Seja cuidadoso com essa parte, pois ela demanda um pouco de paciência, e pode facilmente dar errado com mãos impacientes. De novo, esteja seguro de que sua área de trabalho e ferramentas estão limpos.

Primeiro você vai precisar remover toda a palha do saco de pano e colocar dentro do saco de mistura. Você vai precisar fazer isso rapidamente e deixar o micélio exposto o mínimo possível durante o processo de transferência. A melhor maneira de fazer isso é despejar o conteúdo do saco de pano dentro do saco de mistura e torcê-lo para que todo o ar saia.

O próximo passo é remover o micélio de dentro da jarra, então ele poderá ser misturado facilmente com a palha no saco de mistura. Existem técnicas variadas para fazer isso, mas a melhor e mais fácil é colocar uma faca dentro da jarra e esmagar os grãos de centeio. Não tenha medo de danificar nada nesse ponto, pois os grãos já estão totalmente colonizados e precisam ser quebrados em grãos individuais ou em pedaços que sejam os menores possíveis.

Depois de fazer isso você já pode facilmente derrubar tudo dentro do saco de mistura, e começar a misturar tudo muito bem. É importante gastar um pouco de tempo aqui, para massagear e juntar o micélio e a palha, para que fiquem espalhados uniformemente e o micélio entre em contato com o máximo de palha possível. Seja cuidadoso e paciente, se você não quer danificar o saco e abrir um rasgo, e como consequência, o micélio pode escapar. Se isso ocorrer, não coloque-o de volta ao saco, pois isso aumentará as chances de contaminação.

Agora você tem um grande saco de palha e pedaços de micélio. Você vai precisar colocar isso dentro da caixa de papelão. Vai precisar de um ajuste perfeito e um pouco de manuseio, para que fique bem colocado na caixa. Você pode ajeitá-lo um pouco mais ou menos, batendo levemente a mistura no lugar, dentro das bordas da caixa. È importante assegurar que esteja alinhado com todas as bordas, sem estar pressionado no fundo; sem ter pedaços de palha espalhados para fora; com a superfície alinhada e sem pressionar muito a mistura na caixa.

Passo 3 – Incubação no substrato de palha


Agora você possui a palha e o micélio colocados dentro da caixa. Simplesmente coloque a caixa em um ambiente quente, fechado e escuro para a incubação. É importante manter a temperatura em uma faixa de 26 – 27ºC e não deixar exposto à luz. Se esses fatores são observados, a colonização se dará sem contaminações. Nesse tempo é muito difícil não dar uma olhada no processo, mas quanto menor tempo que você gasta olhando menor é a chance de contaminação, pois todo o tempo que você abre e olha para dentro, você está potencialmente abrindo portas para todo o tipo de contaminantes que entram junto com o ar, modificando o ambiente.

O único tempo em que você deve olhar é a cada 2-3 dias, e tendo certeza de que seu corpo está limpo. Dê leves abanadas para que seja realizada a troca do ar. Dentro dos próximos 5-10 dias você poderá ver micélio começando a crescer através da palha, seja paciente e deixe colonizar toda a palha criando outro bloco de micélio que irá se formar dentro da caixa de crescimento.

Passo 4 – Colocando a palha colonizada em um casing


Depois que seu micélio colonizou cerca de 90% da superfície do seu substrato de palha, você pode começar a camada de casing e ficar um pouco mais perto dos frutos finais. Abra o saco de plástico do casing e coloque seu conteúdo dentro de um recipiente para mistura de 2 litros. Adicione 1 litrode água e misture por pelo menos 3 a 5 minutos, até que você tenha uma massa consistente. Você precisa deixar ele molhado e firme, mas sem água escorrendo quando apertado com a mão. Se tiver muita água, drene um pouco até que pare de pingar.

Antes de aplicar o substrato, você vai precisar esterilizar a camada de casing, e o método mais simpoes e efetivo é usando o microondas. Coloque a camada de casing no microondas na potência elevada por dois minutos e deixe voltar à temperatura ambiente antes de usar. Novamente, certifique-se de que seu corpo, roupas e área de trabalho estão mais limpas possíveis antes de começar o casing.

Agora a sua camada está pronta para ser aplicada à palha colonizada. Tenha cuidado e comece a colocar pequenos punhados dentro da caixa, fazendo com que a palha permaneça alinhada com a borda superior da caixa. Você precisa deixar 2 centímetros livres desde a borda até a palha. Não compacte nem comprima ela, somente ajeite cuidadosamente até que nenhum pedaço de palha é deixado de fora.

Agora você pode utilizar a redoma de plástico e o spray de água. Molhe levemente o interior da redoma com o spray, para criar um pouco de umidade dentro da câmara. Posicione a redoma no topo da caixa e lacre com um pouco de fita, para criar um ambiente selado e manter a peça fixa à caixa. Posicione a caixa com a redoma dentro da câmara de incubação ou ambiente previamente utilizado. Mantenha a temperatura constante e tenha certeza de que nenhuma luz entra, e deixe descansar por 5 a 10 dias, enquanto o micélio coloniza a camada de casing.

Você deve checar a caixa todos os dias e dar uma nebulizada se necessário. Se não houver nenhuma umidade visível na redoma vai precisar de mais umidade, até que ela comece a aparecer novamente, mas sem chegar ao ponto de começar a pingar pelas bordas. Fazendo essa umidificação, você não vai precisar se preocupar com a troca de ar.

Passo 5 – Frutificando os cogumelos e colhendo uma safra


Uma vez que você tenha esperado pacientemente até que o micélio tenha colonizado a palha, você está pronto para induzir a frutificação. Você vai saber que está pronto quando ver pequenas seções de micélio brotando da superfície colonizada. Elas vão aparecer como pequenas estrelas brancas contrastando com o resto, então obviamente é o momento. Se você não viu micélio e se passaram dez dias, você deve checar novamente a temperatura e esperar mais alguns dias até que o micélio apareça.

Quando você está confiante de que é o tempo para induzir a frutificação, você pode expor a câmara à luz por um mínimo de doze horas por dia e manter a temperatura dentro do recipiente em uma faixa de 26 a 27 graus Celsius por outros 15-25 dias. Essa exposição à luz vai mostrar ao micélio que é hora de começar a crescer cogumelos e o processo começar. A quantidade atual de luz não é importante, a mínima luz visível que penetra dentro da área de crescimento já gera uma resposta. Uma lâmpada de 25 watts ou uma equivalente de LED é suficiente para induzir frutificação.

Você vai começar a ver pins se formando na superfície dentro de 10-15 dias, algumas vezes mais cedo ou mais tarde dependendo da strain de cogumelos e das condições do ambiente. É muito importante manter os níveis de umidade altos e constantes, porque nesse estágio, os cogumelos são constituídos por 90% de água, e vão absorver grandes quantidades da mesma. Mantenha-a entre 75 e 90% todo o tempo. Um sistema de umidificação pode ajudar, mas tome cuidado pois muita água pode entrar, criando problemas em vez de benefícios.

Cogumelos geralmente começam a se formar pelas bordas da caixa, porque é onde a maior umidade está concentrada pelo plástico. Seja paciente e o micélio vai colonizar e formar pins por toda a superfície do mesmo. Algumas vezes você não vai produzir cogumelos por toda área no primeiro flush, e algumas vezes você vai ter mais cogumelos nos segundos e terceiros flushs, sendo diferente todo o tempo e dependendo das strains.

È possível obter diversos flushs com um casing. Tudo o que você vai precisar é colher todos os cogumelos completos e deixar os próximos pins se formarem. Então, adicione mais água (aproximadamente meio ou um litro completo dependendo do tamanho do seu casing) diretamente na superfície, que vai ser absorvida pelo micélio e criar uma nova leva de frutos.

Colhendo seus cogumelos


Quando você estiver pronto para colher cogumelos, é importante fazer com precisão e no tempo correto. O melhor tempo para colhê-los é quando o véu se rompe, isso é logo antes dos esporos serem liberados, fazendo uma confusão no seu casing e possivelmente impossibilitando outros flushs.

Contaminações


Se durante o tempo da incubação, você notar alguma pequena área verde se formando, não é um bom sinal, e você pode considerar o experimento acabado. Pontos verdes são o primeiro sinal de uma contaminação chamada de “Duende Verde” ou Trichoderma Harzianum. Isso é muito comum e acontece para a maioria dos micologistas, e é realmente algo que faz parte. È melhor descartar tudo antes que a contaminação se espalhe por todo o ambiente.
Fonte
Traduzido por: RainSpirit
Fonte
Sobre o autor
Crânio
Eu sou o bot do Teo. Sou um usuário criado pela equipe do Teonanacatl.org para postagem de informações conforme necessário.

Informação do Guia

Autor
TeoBot
Article read time
9 min read
Visualizações
10,130
Última atualização

Mais em Bolos & Casing

Mais do(a) TeoBot

Share this guia

Back
Top