Ingredientes para o seu cultivo - Por: Mortandello e Andrew
Obs.: segue em anexo slide em PowerPoint. O Mortandello foi me ensinando o conteúdo pelo MSN, e eu editei e fiz o texto e o slide.
- Seringa estéril (melhor se for de 20 ml)
- Agulha estéril
- Pote de exame de urina estéril
- Pazinha plástica do tipo para tomar sorvete(alguns potes de exame já vem)
- Band-Aid
- Recipientes para poder mergulhar a agulha em álcool
- Glovebox (GB)
- Fita adesiva (durex ou crepe)
- Copo de água mineral, tampa alumínio
- Papel toalha
- Garrafa plástica de álcool 92 graus
- Um pedaço de plástico resistente, tipo PVC, pouco maior do que a área do print, pode ser um pedaço de vidro
Procedimento:
- Preparação da garrafa de álcool:
A garrafa de álcool tem que caber com folga na GB.
Faz 2 ou 3 furinhos na tampa da garrafa com um alfinete. - Tudo deve ser limpo com álcool, inclusive o interior da GB, Ou fazer na boca do forno sem esterilizar a bandeja que será usada, senão tudo explode.
- Uma vez tudo dentro da GB e ela fechada tira-se a seringa da embalagem e monta-se a agulha ainda encapada.
- Tira o copinho da sua embalagem e tira a tampa.
Obs.: Você pega um copinho de água mineral que a tampa é de alumínio e cola um esparadrapo nele. Fura com a agulha no esparadrapo e suga água para dentro. Tira a agulha, tampa o furo e espirra essa água dentro do copinho. Fura novamente o copo, em cima do esparadrapo, puxa mais 20 ml e joga dentro do copinho de exame. Tapa o copinho de exame, raspa o carimbo, abre o potinho e joga os esporos dentro. Fecha o potinho e chacoalha vigorosamente, não esquecendo de deixar a pazinha dentro do potinho para facilitar a quebra dos CLUSTERS (bolotas) de esporos e pronto, suga de volta pra seringa e guarda o que sobrou ETIQUETADO na geladeira ou em local arejado e fora da incidência de luz. - Abre o print (NÃO ESQUEÇA DE LIMPAR O CARIMBO ANTES DE ABRIR: antes de começar a desdobrar, pega um algodão seco e limpa ele inteirinho por fora do carimbo no papel alumínio)
- Apoia o print aberto no plástico ou vidro.
- Raspa o print em cima do copinho aberto, deixando o suporte com o print a 45 graus em relação ao plano da boca do copo.
- Fixa o alumínio no suporte com um anel de durex, inclina o suporte com o alumínio a 45 graus em relação à boca do pote, a uns 2 cm de altura acima do pote, raspa a metade do print direto sobre o pote com o número necessário de raspagens para limpar o alumínio. Raspa metade do print, isto é 180 graus do círculo. A pazinha fica a 90 graus em relação ao print.
- Enche a seringa de água mineral furando através do band-aid e da tampa de alumínio. Esguicha o conteúdo da seringa no pote, molhando bem as paredes do pote.
- Recolher com a seringa 20 ml do conteúdo e o restante deixar no pote e poderá ser conservado até 5 anos fechadinho com a tampinha e passe um plástico filme de cozinha e guarde no armário ou na geladeira.
- Verifica se há esporos ainda no pote e repete os passos 9 e 10 caso ainda seja visível que o pote contém quantidades significativas de esporos.
- Tampa a agulha da seringa (não deixar uma bolha de ar dentro da seringa - procedimento pra tampar a seringa é passar um pano com álcool na agulha e depois na tampinha).
- Deixa hidratar por 10 ou mais horas – o ideal é 24 horas – guarda dentro dum ziploc no armário
BOLOS
Manufatura dos bolos para inoculação:
Material:
- recipientes de vidro que tenham o fundo menor do que a boca para permitir o desenforme, copos de whisky são normalmente adequados.
- papel alumínio
- papel filtro para café
- barbante de algodão
- panela de pressão onde caibam os recipientes de vidro
- 3 copos de vermiculita seca.
- 1 1/2 copos de farinha de arroz integral (ideal moer arroz integral no liquidificador ou em
um moedor de café) - 1 1/2 copos de água mineral sem gás
- Homogeneíze a mistura com um garfo até ficar bem soltinha
- 2 colheres de chá de CREMOGEMA
- 1 colher de sopa de calcário (dolomítico) agrícola (gesso, giz ou qualquer outro corretor de pH)
Procedimento
- Tomar um banho com sabonete protex, usar luvas, toca e máscara.
- Em um recipiente adequado, misturar os ingredientes conforme a ordem em que são apresentados na receita. O ideal é que este recipiente fique 70% cheio com a mistura que se está preparando.
- Limpar todos os instrumentos e recipientes com álcool 96 graus usando papel toalha dobrado em 4. Pode-se usar uma garrafa de 500ml de álcool com 3 furos na tampa para aspergir o álcool no papel toalha.
- Fazer um "selo" de 1cm de vermiculita pura e seca no fundo do recipiente antes de colocar a mistura.
- Colocar a mistura nos recipientes de vidro (copos de whisky) sem socar.
- Deixar o último centímetro do recipiente sem ser preenchido pela mistura do substrato.
- Com um papel toalha dobrado em 4 e umedecido em álcool, limpar a borda interna do copo que está ainda livre (1cm) dando a volta toda na borda do copo em um só movimento horizontal. O resíduo que ficar com o movimento final de retirar o papel deve ser empurrado para baixo em um segundo movimento vertical.
- Preencher a última camada do recipiente com 1cm de vermiculita seca, deixando um espaço vazio de mais ou menos 0,5 centímetros.
Obs.: Colocar 1 camada de filtro de café – sobrando muito alem da borda para não deixar a água encostar no papel se não contamina. Colocar 2 camadas de papel alumínio sendo que vai se fazer 2 furos nas duas camadas de papel alumínio de baixo para cima – (colocar os dois papeis alumínio em um pano e fazer dois furos de baixo para cima. Um em cima e o outro embaixo) e não furar o filtro de café só as duas camadas de alumínio - Cortar pedaços de papel alumínio com tamanho suficiente para cobrir a boca do recipiente (copo) com folga.
- Corta pedaços de papel filtro com tamanho suficiente para cobrir a boca do recipiente (copo) com folga.
- Firmando apenas com a mão o papel alumínio na boca do recipiente fazer 2 furos com a ponta de uma caneta esferográfica no alumínio.
- Retirar o papel alumínio do recipiente.
- Cobri a boca do recipiente com o pedaço de papel filtro.
- Inverter o papel alumínio de modo que o lado que antes estava para fora do recipiente fique para dentro. As rebarbas nos dois furos feitos com a caneta devem estar para o lado de fora.
- Fixar o alumínio no recipiente, prendendo com o barbante de algodão de modo que fique bem firme, dando voltas na borda do recipiente e colocar os recipiente na panela de pressão.
- Colocar 3 dedos de água na panela de pressão.
- Colocar a panela para ferver.
- Quando começar a ferver a água na panela, fechar a panela e marcar 1 hora de pressão em fogo alto.
- Nos 15 minutos finais de pressão se não escutar mais o barulho dos recipientes batendo no fundo da panela é porque a água está secando. Desligar o fogo mesmo antes de completar 1 hora.
- Deixar esfriar sem derramar água por cima da panela. Usualmente isto leva 10 horas.
Obs.: depois de deixar 1hora com a panela ligada contar 2 horas com a panela desligada abrir a panela de pressão e tampar os 2 furinhos com esparadrapo ou band-aid.
Os bolos prontos e vedados podem ser armazenados por 5 a 7 dias em geladeira, dentro de um saco de lixo preto ou congelados em embalagem ziplok individuais por um ano.
Inoculação
Material:
- Bolos esterilizados e à temperatura ambiente
- Seringa com esporos (mínimo 10 horas de hidratação)
- Máscara e boné
- Fita adesiva (durex)
Procedimento:
- Lavar as mãos com Protex e colocar uma máscara que cubra nariz e boca e um boné na cabeça.
- Colar um pedaço de durex nos dois locais (ou quatro) onde será inserida a agulha na capa de papel alumínio, sendo que são dois esparadrapos, um por baixo pra não rasgar o alumínio e outro por cima pra tampar o furinho da seringa, e não poderá ser aproveitado os 2 furinhos q foram feitos para panela de pressão!!! Serão adicionados esses furos.
- Remover a capa da agulha na seringa.
- A agulha na seringa deverá ter o comprimento necessário para atravessar a camada de vermiculita seca que foi colocada sobre a mistura no recipiente.
- Flambar a agulha em um isqueiro ou semelhante, esperar alguns segundos para que ela esfrie.
- Inserir a agulha no recipiente com o substrato, atravessando a fita adesiva, a capa de papel alumínio e ultrapassando a barreira de 1cm de vermiculita pura.
- Com a agulha junto a parede do recipiente (pelo lado de dentro) pressionar o êmbolo injetado somente o necessário da água com esporos de modo que este líquido escorra até o fundo do copo.
- Repetir a operação no outro lado do copo. Para repetir o processo em outros recipientes é melhor flambar a agulha antes de inocular em cada um.
Fase Final
Quando estiver o copo todo branco depois de uns 15 dias, injetar água mineral em cada copo com seringa e depois colocar 24 horas na geladeira...tirar todos os papeis e tirar os bolos dos copos com cuidado e colocar no terrário.
Terrário
Material:
- Aquário de vidro que caiba todos os bolos com espaço
- 1 bomba de aquário
- 2 pedras porosas
- 5 metros de cano de ar
- 1 divisor para as duas pedras
- 1 garrafa pet de 500 ml
Procedimento
- Seguir todas normas básicas de assepsia(limpeza)
- Luvas, toucas, mascara e banho com Protex.
- Pegar papel toalha embebido em álcool e passar em todo terrário por dentro e por fora
- Limpar tudo que entrar no terrário com cloro (menos os bolos claro)
- Montar a bomba: colocar uma pedra porosa dentro da garrafa pet de 500 ml que você irá encher de água até um pouco depois da metade e outra direto no fundo do terrario, não precisa ser na água nem nada, solto mesmo (as pedras encaixadas 1 em cada cano)
- Colocar um calço para o terrário ficar 15 graus inclinado para a frente (INDISPENSÁVEL).
Obs.: a bomba que precisa do dobro de volume de movimentação de ar do que a capacidade do aquário. - Os bolos você vai colocar um apoio no fundo do aquário e vai colocar vermiculita pura pra poder colocar os bolos em cima da vermiculita.
Final – CARIMBOS
- Cortar alumínios sempre em quantidade superior ao numero de chapéus no terrário
- Medida dos alumínios - 25x 10 se tiver cogumelos com raio superior a10 centímetros adeque o tamanho, sempre deixe 3 cm de "sobra" no alumínio para fazer a vedação.
- Dobre ao meio no lado de 2,5 deixando o lado OPACO para DENTRO do alumínio mantenha eles "fechados" durante todo processo.
- Pegue um pano com álcool e limpe os quadrados de alumínio com álcool, por dentro e por fora.
- Disponha esses quadrados paralelamente dentro de uma assadeira previamente limpa com álcool e com uma camada de 2 folhas de papel toalha cobrindo o fundo dela.
- Espete MEIO palito de madeira dentro do chapéu, bem no “bico" que ele forma pra cima, sem inserir o palito MAIS que. Um MM para dentro do cogumelo. O lugar exato é onde começa o setor paralelo do palito de dente, enfie até a parte cônica da ponta entrar completamente no chapéu, de CIMA PARA BAIXO. Após espetar os chapéus e colocar a bandeja com os quadrados de alumínio sobre o papel toalha, pegue dois copos largos, com circunferência superior a 10 cm de boca.
- Abra 2 quadrados de papel alumínio e CUBRA com um copo limpo com álcool
- Corte o TALO DO COGUMELO RENTE AO CHAPÉU, logo acima do "véu" com cuidado para não ferir as lamelas do cogumelo, enquanto segura o palito com dois dedos, pegue esse chapéu e disponha em cima da parte interna do alumínio, com as guelras (lamelas) para baixo, sem apertar.
- Cubra com um copo largo, deixando uma boa parte do copo sobre o papel toalha. O cogumelo deve ficar por 12 horas sobre esse papel alumínio.
- Se pega o chapéu pelo próprio palito e TROCA desse alumínio pra tirar o seu carimbo secundário, que demora mais 24 horas.
- Mantenha o alumínio inicial ainda coberto por 24horas (tempo de secagem) depois dobre novamente o papel alumínio, sem apertar o carimbo, dobrado as beiradas em três dobras de 0,5 cm. A cor do carimbo deve mudar de preto para um violeta mais claro, indicando que está bem seco e apto para ser vedado e guardado por até três anos. Utilize mascara/luvas e evite qualquer pancada na bandeja durante o processo. Assim que o véu se soltar do chapéu, marque + 6 horas. 6 horas após o rompimento acontece a maturação dos esporos e o inicio do deposito de carimbo.
- BOA SORTE!!!